NOWO: Como ter um servidor web dentro da sua rede de casa
Com cada vez melhores e mais rápidos acessos à Internet, é normal que muitos optem por alojar nas suas redes de casa os seus servidores pessoais, com os seus sites e com toda a informação que querem partilhar com o mundo.
O router da NOWO permite que possamos configurar a nossa rede para que todo o tráfego para esses sites alojados dentro da rede seja encaminhado para o sítio certo.
Já por diversas vezes explicámos a forma simples de ter um servidor web, recorrendo a máquinas mais antigas ou a um simples Raspberry Pi. O problema é que ficam limitados à rede local, não estando acessíveis.
Na rede NOWO este processo é simples e com uma simpels configuração no router podemos passar a ter o nosso servidor acessível a todos na Internet. Isso será feito via o encaminhamento dos portos do router para o servidor
Aceder à configuração do Port Forwarding no router da Nowo
Comecem por aceder ao router, no endereço http://192.168.0.1 e autentiquem-se. De seguida naveguem nos menus da barra de topo e acedam a Gateway -> Advanced -> Port Forwarding.
Esta zona de configuração deverá estar livre de qualquer encaminhamento, estando assim preparada para as alterações e configurações que vão fazer.
Para iniciarem o processo devem carregar no botão Add, para assim terem acesso à configuração dos encaminhamentos.
Como adicionar um novo serviço ao encaminhamento de portos
A primeira informação necessária é o endereço ip da rede onde o servidor web está alojado. Podem obter essa informação no servidor ou no próprio router.
Depois devem indicar os portos onde o serviço vai ser acedido externamente. No caso de um servidor web deverá ser o porto 80 (HTTP) ou 443 (HTTPS). Devem indicar também a mesma informação, mas para a parte interna. Tipicamente os portos são os mesmos, mas podem alterar se configuraram o servoço de forma diferente.
Nos 2 casos podem indicar um conjunto de portos, se forem sequênciais ou apenas 1, repetindo no início e no final. Por fim indiquem o protocolo (TCP, UDP ou ambos) e se querem ou não a regra ativa de imediato.
Ao carregarem no botão Add adicinam a regra que construiram e esta é de imediato carregada, ficando ou não ativa dependendo a escolha que fizeram antes.
A gestão das regras pode ser feita nessa mesma interface, ativando-as ou removendo-as com a simples selecção e aplicação, com o botão Apply.
Depois de definidos os portos e aplicados como pretendem, só têm mesmo de apontar o browser para o endereço externo do router, visível nessa página e acederaos vossos conteúdos web.
Claro que esta configuração tanto pode ser usada para um servidor Web como para outro qualquer serviço, seja FTP, SSH ou um que queiram alojar dentro da vossa rede de aceder da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Ponho aqui uma questão que não tem propriamente a ver com o artigo mas mais com o router em sí. Durante muito tempo fui cliente MEO e nunca me entendi com os Technicolor. Por causa disso acabei por comprar um Archer C7 da TP-Link. Entretanto mudei de residência e tive de optar pela Nowo.
Basicamente queria por o meu Archer a gerir a minha rede local, mas não consigo configura-lo em modo Brigde (LAN -> WAN). Alguém me sabe dizer qual o método de autenticação dos routers nos servidores da Nowo?
Não precisas. Mete o teu router da Nowo em modo Bridge e deixa o teu router Archer usar o DHCP na porta Wan para obter um IP público. O Router da Nowo vai depois desactivar o QoS, o Wi-Fi, a firewall, passando o teu router Archer a gerir e controlar tudo.
Obrigado pela resposta.
Já tentei essa abordagem. Pus a porta 4 em modo Bridge e não consigo obter o IP público. O q é q posso estar a fazer mal?
O teu Archer tem de ter a porta WAN com DHCP client activo. Ligas essa porta a uma das do router da Nowo e colocas o router em modo Bridges. Não lhe ligas mais nada.
No momento em que o router da Nowo está em modo bridge, o primeiro equipamento que lhe pedir IP via DHCP, obtém o IP público como resposta.
A partir deste momento, todo o tráfego de entrada é enviado para esse equipamento e, o router da Nowo passa a funcionar como um simples modem.
Um teste que podes fazer é ligares directamente o teu PC ao router da Nowo em modo bridge. Se a interface de rede do teu PC estiver a pedir IP via DHCP, deverá obter o IP público como resposta.
Ok… porreiro, obrigado. Ainda não tive oportunidade de testar mas testo assim que puder.
Obrigado pela ajuda.
Mais uma questão ligeiramente off-topic…
O meu router NOWO não é este modelo, mas um sagemcom, é possível pedir a troca? ou a NOWO evita este tipo de operações?
Eu exigi este router na renovação de contrato e não colocaram entraves. Mas… talvez tenha sido por ser renovação de contrato.
E relativamente à net. Tens tido quebras? No mínimos 2 a 3 vezes por semana tenho quebras de 2 e 3 hrs. Já mudaram o router 3x mas o problema mantém-se. E sei que não sou o único em zonas diferentes do país.
Eu estive a semana passada sem net, a semana toda.
Fiz reclamação para que me reembolsem o tempo que estive sem serviço.
Eu deixei a nowo precisamente pelas quebras…
Aquilo que eu notava é que sempre que chovia, a net falhava…
Eu optei por manter o Sagecom, visto que dá para colocar em modo Bridge e ser eu a gerir toda a minha rede.
Como fazer a configuração correta?
Precisei desta opção e fiquei limitado, não é possível adicionar 32400. Só aceita 4 dígitos no max.
Alguem me pode ajudar, tenho um modem velho,
nao sei o que meter no external ip
https://prnt.sc/242t7sc