Google Classroom: Como entregar trabalhos aos professores?
O Google Classroom é um serviço gratuito para estabelecimentos de ensino, para organizações sem fins lucrativos e para qualquer utilizador com uma Conta Google pessoal. Esta plataforma oferece as mais diversas ferramentas para atividades de aprendizagem/ensino e a ideia é que tanto alunos como professores tenham a informação centralizada no Google Classroom, servindo também como um meio de comunicação simplificado.
Depois de ensinarmos como os professores podem criar e publicar trabalhos para os alunos, hoje ensinamos como os alunos os podem entregar.
O Google Classroom é uma das plataformas de conteúdos mais simples de usar. As características são muitas, mas os destaques vão para o facto de...
- Ser fácil de configurar: os professores podem adicionar alunos diretamente ou partilhar um código de adesão com a respetiva turma. Demora apenas alguns minutos a configurar.
- Poupa tempo: o fluxo de trabalho simples e sem papel permite aos professores criar, rever e classificar trabalhos rapidamente, tudo num único local
- Melhora a organização: os alunos podem ver todos os respetivos trabalhos numa página de trabalhos e todos os materiais da turma (por exemplo, documentos, fotos e vídeos) são organizados em pastas no Google Drive.
- Melhora a comunicação: o Classroom permite aos professores enviar anúncios e iniciar debates de turma imediatamente. Os alunos podem partilhar recursos entre si ou responder a perguntas no stream.
- É acessível e seguro: tal como os outros serviços do G Suite para educação, o Classroom não contém anúncios, nunca utiliza o seu conteúdo ou os dados dos alunos para objetivos publicitários e é gratuito.
Como entregar trabalhos aos professores?
A entrega de um trabalho aos professores é relativamente simples. Depois de um professor publicar um trabalho, basta ir à atividade e na parte inferior carregar na seta. Irá abrir uma segunda interface onde o aluno poderá anexar os seus documentos. Além dos ficheiros, pode também enviar uma mensagem privada ao docente.
Simples não é? A simplicidade desta plataforma faz com que seja um caso de sucesso e adotada por milhões de pessoas para a lecionação de conteúdos. Esta é sem dúvida uma boa solução para quem procura uma plataforma para reunir os alunos e publicar, num único local, trabalho e matérias.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O Classroom é de facto uma ferramenta muito boa e que tem dado muito jeito aos professores e alunos nesta altura de ensino a distância.
Só é pena que a tradução para português seja péssima, o que torna a sua utilização não tão fácil como deveria.
“Stream” em vez de Mural. “Trabalho” em vez de atividade. Pouca clareza na distinção de “Atribuído” e “Devolver”, “Submeter” e “Entregar”, etc.
A versão brasileira, que já vi em vídeos, está bem melhor. A Google terá bons engenheiros, mas tem de dar mais atenção ao domínio das línguas…
Acho o artigo interessante… No entanto penso que ja vem com 1 mes de atraso pelo menos… Já todos os que lidam com esta ferramenta (por força maior da teleescola) devem saber estes passos… No entanto foi uma boa iniciativa…
Boa noite! Gostei desta ajuda. Gostaria de saber se me poderia dar algumas dicas com o intuito de poder orientar e ajudar os alunos nos cuidados que devem ter no anexo de um documento. Por exemplo, ao tirar a fotografia, ela deve estar focada, etc.
Obrigada
Pobre na identificação dos membros das turmas (nem um campo para o número do aluno está disponível). Torna-se ridículo que um docente não tenha qualquer possibilidade de alterar os disparatados nicks por vezes utilizados pelos alunos. Imaginem receber 100 trabalhos e não saber quem realizou metade…