Crie apps para Android: Guia do Android Studio para iniciantes (2)
Se há uns anos o foco era a programação de apps para Desktop, atualmente a tendência é programar para a Web ou então criar apps nativas para dispositivos móveis. Para quem pretender começar a programar para Android, a nossa sugestão vai para o Android Studio. De acordo com a própria Google, com este IDE a programação para Android é mais simples e rápida.
Depois do nosso primeiro artigo a ensinar como podem instalar o Android Studio, hoje vamos saber os primeiros passos para criar uma app.
Depois de instalado o Android Studio vamos então saber quais os passos para começar a programar. Para começar devem escolher a opção "Start a new Android Studio Project".
Em seguida devem então escolher qual o tipo de projeto que vão desenvolver. Pode ser um projeto para smartphones, tablets, para Wear OS, TV, Android Auto ou na área do Android Things.
Vamos considerar, por exemplo, a opção Empty Activity. Para criarem um novo projeto devem indicar um nome para a app/plataforma, indicar o nome do package, local onde vamos guardar o projeto, a lingugem que vamos usar para programar e para que versão (mínima) do Android vai a nossa app ter suporte.
Depois de preenchidos os seguintes passos, estamos prontos para começar a programar a nossa aplicação. Do lado esquerdo temos toda a estrutura da nossa aplicação e do lado direito o código fonte da mesma. Na parte inferior teremos informação sobre o Build da app.
Num próximo tutorial iremos mostrar como podem facilmente começar a programar para Android, apesar de esse não ser propriamente o nosso foco para este conjunto de tutoriais. O objetivo é dar a conhecer as funcionalidades do Android Studio.
O Android Studio é uma plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é baseada no IDE IntelliJ IDEA da Jetbrains e é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores.
Este IDE tem tudo o que um programador precisa para programar uma app, incluindo um editor de código bastante completo, ferramentas de análise de código, emuladores, etc.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente, as aplicações móveis estão no BOOOM, mas por pouco tempo, não é produtivo trabalhar num telemóvel num écran tão pequeno e sem teclado físico e não tem nada de ergonómico. Até mesmo um tablet é improdutivo. As pessoas ainda não caíram na realidade, só querem ter telemóvel porque é fácil de transportar e para dar nas vistas, porque para trabalhar é improdutivo.
O melhor e sempre foi será sempre um portátil ou computador desktop tanto para trabalho ou para jogos.
O boom dos telemóveis e tablets um dia vão acabar, é preciso ver que a produtividade está nos portáteis e desktops tanto a nível pessoal como empresarial.
Para mim uma das melhores invenções foram os portáteis com 15″ ou maiores. Programar para portáteis ou desktops é desafiante, enquanto para telemóveis é interessante, mas a longo termo, não acredito que tenha futuro a não ser claro que se possa ligar um telemóvel a um écran de 15″ ou mais polegadas e colocar um teclado e rato ligado ao mesmo, aí sim, seria interessante, mas não substitui um portátil.
1º – Acho que estás completamente errado no teu pensamento. Hoje em dia já mal se usa o computador a não ser para trabalhar mesmo a sério. Cada vez mais está tudo na palma da mão.
Antes para se ver o saldo bancário tinha que se ir a um multibanco, depois já dava para ver pelos sites, a seguir pelos telemóveis e hoje em dia até pelo pulso dá para ver isso.
O futuro é mobile. Ponto.
2º – Em relação ao teu último parágrafo, caso não saibas, existia o Windows 10 Mobile com uma cena chamada Microsoft Display Dock. Tal como hoje também existe o Samsung Dex. Investiga isto 🙂
Trabalho numa companhia aérea, e toda a minha produtividade é por meio do smartphone. Apresentações, tabelas, controles, recibos… Pelo suite de apps Android.
Discordo, respeitosamente, do seu ponto de vista.
Tenho um notebook que uso muito pouco, e cada vez menos.
No que diz respeito a iniciar-se na (nobre arte) programação em Android ( a qual acho muito promissora (e segue para IoT’s) penso que o artigo apresentado dirá respeito a programadores com alguns conhecimentos. No entanto, existem outras alternativas (essas sim para quem se inicia) nesta área e em Android como por exemplo o B4x. Falo por experiência própria. É muito fácil criar desenhos de ecrãs, muito fácil programar e muito fácil obter ajuda no forum existente relativo à linguagem. Se em qualquer altura necessitar de mais funcionalidades sempre poderá utilizar o Java e incorporá-lo no seu programa em B4X.
Diga-se de passagem que o B4x tem apenas 7,5 Mb de download e que tem um ambiente integrado (identico ao do Android Studio) sendo que quando chega a altura de testar poderá efetuar o download para o android utilizando um cabo Usb ou apenas Wireless…
Muito interessante. Obrigado pela dica.
Queri investir em desenvolvimento para mobile só tenho uma duvida de iniciante. Qual.a melhor a opção para desenvolver um app simultaneamente para android e iOs?
Talvez o Xamarin, desenvolvido no Visual Studio.
O Xamarin Forms se não estou em erro, desenvolves a app e no fim fazes compile para iOS e/ou para Android.
Isto foi o que eu li sobre o Xamarin, ainda não experimentei, mas queria xD
Tem o flutter.
Boas. Conforme indiquei o B4x parece ser a dita. Desloque-se até ao b4x.com e veja por si. qualquer dúvida em relação a programação com esta linguagem digs ou melhor pergunte no amplo forum que lá existe.
Em primeiro lugar, q quiser megulhar de cabeça n Android Studio eu aconselho ter um bom conhecimento de Java e como locais de Estudos
o Site da Devmedia e o livro Use a Cabeça Java.