Construção de um relatório académico em LaTeX – Parte I
Iremos hoje aqui apresentar um guia para a construção de um relatório direccionado para o meio académico/escolar. Trata-se de um documento simples, mas completo, que contém os componentes essenciais que compõe um relatório. Será particularmente útil para aqueles que necessitam de aprender a trabalhar com esta tecnologia rapidamente, quer seja por obrigação ou por curiosidade. Este artigo será dividido em duas partes: construção inicial do relatório e inserção de imagens e tabelas.
No segundo ano do meu curso na universidade foi-me requerido que os relatórios apresentados, fossem redigidos em LaTeX. Tal facto motivou-me a pesquisar e a saber mais, pois vi que poderia apresentar trabalhos com melhor qualidade e em menos tempo. Eu e os meus colegas recorremos a livros e à Internet para aprender sobre LaTex o mais rápido possível, mas o que acontece é que a informação por vezes não é completa e encontra-se dispersa, o que fez com que gastássemos bastante tempo apenas para construir um simples documento. Com este artigo pretende-se facilitar um pouco a vida de quem se inicia no LaTex.
Passemos então à acção: Comecemos então por apresentar um código básico que iremos incrementar:
\documentclass[11pt,a4paper]{report} \usepackage[portuguese]{babel} %Em windows \usepackage[latin1]{inputenc} \usepackage[T1]{fontenc} %Em Linux %\usepackage[utf8]{inputenc} \author{Autor do documento} \title{Titulo do documento} \begin{document} \maketitle \end{document} |
Trata-se do básico para a realização de um documento em língua portuguesa. Com estas marcações poderemos apenas escrever documentos que só contenham texto. Iremos então começar a adicionar outras funcionalidades.
Quem vem de sistemas WYSIWYG, está habituado a que as margens do texto sejam menores, isto é, que o texto ocupe mais espaço na página tanto a nível horizontal com a nível vertical. As classes article,report ou book utilizam uma configuração destes parâmetros, que por omissão, tornam os documentos um pouco estreitos, comparando com os documentos feitos em sistemas WYSIWYG, o que leva muita gente a procurar formas de mudar estes parâmetros.
Os parâmetros utilizados por omissão no LaTex são assim dessa forma, pois foram levados a cabo estudos que mostram que se torna mais fácil ler o documento nesse modelo, bem como cansa menos os olhos, entre outros... mas isso não quer dizer que estes não possam ou devam ser modificados. Por isso existem várias formas de o fazer. A forma mais fácil e prática é utilizando o pacote geometry. Para modificar as margens do documento, iremos então adicionar a seguinte linha antes do inicio do documento:
\usepackage[hmargin=2cm,vmargin=3.5cm,bmargin=2cm]{geometry} |
Iremos então ter:
- Margem horizontal = 2cm
- Margem vertical = 3.5cm
- Margem de fundo = 2cm
Devido ao carácter lógico em que baseia se a linguagem LaTeX, a organização e distribuição de conteúdos presentes no documento são obtidas por meio de marcações que indicam, entre outros, os Capítulos, Secções, Resumo e Índices. As marcações que denominam estas partes são as seguintes:
Índices automáticos de conteúdo:
\tableofcontents %Índice de conteúdos \listoftables %Lista de tabelas \listoffigures %Lista de figuras |
Resumo:
\begin{abstract} Texto aqui \end{abstract} |
Capítulo:
\chapter{Nome_do_capítulo_aqui} |
Secção:
\section{Nome_da_secção_aqui} |
Neste momento torna-se já possível apresentar algo que se parece com um relatório. Adicionando algum texto ao acaso, apenas a título de exemplo, e fazendo uso das marcações acima descritas teremos o seguinte resultado:
Mas caso não se modifiquem as margens e se utilizem os valores por omissão, a zona correspondente à imagem acima irá ser mais estreita e terá o seguinte aspecto:
Depois de atingir este estado evolutivo, torna-se pertinente também a inclusão de cabeçalho e rodapé no documento. Desta forma o documento possuirá mais organização e será mais fácil saber em que região nos encontramos. Em LaTeX isto é feito recorrendo ao pacote fancyhdr.
Teremos então de adicionar este pacote usando a marcação \usepackage{fancyhdr}. Depois necessitamos de dizer qual o estilo, e o que queremos em cada posição do cabeçalho e rodapé. Adicionamos então as seguintes linhas (imediatamente antes da marcação \maketitle):
\pagestyle{fancy} %estilo fancy \lhead{\rightmark} % esquerda do cabeçalho \chead{} %centro do cabeçalho \rhead{\leftmark} % direita do cabeçalho \lfoot{} %esquerda do rodapé \cfoot{\thepage} %centro do rodapé \rfoot{} %direita do rodapé |
Em que \rightmark indica a secção e \leftmark indica o capítulo. Estas alterações produzirão o seguinte resultado:
E pronto, com algumas linhas mais o cabeçalho e rodapé é criado de forma muito simples. Este ainda se poderá tornar mais avançado utilizando o pacote fancyvbr e outras marcações. Nesta fase, a nível de componentes, já não estamos mal, mas não há relatório que se preze que não contenha uma bibliografia. Para adicionar uma bibliografia existem duas formas:
- Recorrendo ao BibTeX: modo em que se utiliza um ficheiro .bib que contém todas as obras por nós utilizadas, e outras mais. De modo a podermos ter sempre acesso às obras que costumamos utilizar, e citar apenas aquelas que foram consultadas no âmbito de um dado projecto.
- Modo manual: modo indicado quando existem poucas referências a serem citadas. Não há necessidade de complicar quando a bibliografia irá conter apenas dez itens, porém utilizando BibTeX a qualidade da bibliografia irá de encontro a uma informação tendencialmente mais completa.
Neste momento irei apenas aplicar o método manual pois é mais básico, e produz o mesmo resultado visual. Para uma bibliografia manual são usadas as seguintes marcas:
\begin{thebibliography}{2} \bibitem{ref1} Alberto Simões ,{\em Uma não tão pequena introdução ao \LaTeX},2007. \bibitem{ref2} Autor do livro ,{\em Título do Livro}, Ano de edição,Editora,etc. \end{thebibliography} |
Tendo como resultado o seguinte:
Como se pode ver tem uma apresentação bastante simples. É certo que a informação também não está muito completa e isso faz com que o aspecto perca um pouco. Para citar um elemento da bibliografia utilização a marcação \cite{ref1} contendo como parâmetro a referência atribuída ao respectivo livro. Algo bastante útil, também para se ter num modelo de relatório, são os apêndices, úteis para adicionar ao relatório código fonte, ficheiros de configuração, demonstrações,etc..
Para isso adicionamos no fim documento a marca \appendix e adicionam-se os apêndices da seguinte forma:
\chapter{Exemplo de Apêndice } \section{Exemplo de Sub Apêndice } |
Isto produz o seguinte:
E concluímos assim este modelo focado na estrutura e na organização do relatório. Existem, com certeza, outras capacidades que o modelo deve conter, como por exemplo a inclusão de tabelas e figuras.
Informação sobre o autor: O meu nome é Ricardo Fernandes e sou estudante na Universidade do Minho no curso de Engenharia de Comunicações. Sou um entusiasta da plataforma LaTeX e tecnologia em geral. Recentemente decidi empregar um pouco do meu tempo na redacção de artigos e manutenção de um blog sobre LaTeX. É meu objectivo facilitar um pouco mais a integração nesta tecnologia. O blog pode ser acedido no seguinte endereço: http:\\easylatek.blogs.sapo.pt
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Este artigo tem mais de um ano
Desculpem, não percebi qual a vantagem de um documento Latex em relação a qualquer processador de texto normal. Alguém me pode explicar?
Já tinha ouvido falar do Latex, mas também me falaram que era algo já um pouco desactualizado.
http://openwetware.org/wiki/Word_vs._LaTeX
Parece-me que essa página com a comparação entre Word e Latex está desactualizada e também algo incorrecta. Vejamos:
– Velocidade de pequenos documentos: eu tirava meia-estrela ao Latex. O que faço em Word faço em metade do tempo no Word (ou menos).
– Velocidade de grandes documentos com muitas imagens: rating desactualizado; actualmente não vejo lentidões nos documentos Word com muitas imagens. Aliás, até acho mais demorado inserir e gerir imagens no Latex do que no Word (há que escrever muito em comparação com alguns cliques do rato). Metia 2,5 estrelas no Word e uma e meia no Latex.
Fácil uso: estrelas a mais no Latex. Querem dizer que usar o Word é só um-terço mais fácil que usar Latex? Exagerado – Meia-estrela no Latex.
Capacidades científicas: a partir do Word 2007 já existe um poderoso editor de equações sem que tenhamos que recorrer a ferramentas de terceiros. 3 estrelas. E muito mais fácil de usar que o do Latex, que recebe 2 estrelas.
Preço: Hum… sim, o Office normal é pago. A não ser que se comece a usar a versão grátis (com ads) ou a versão web. 1,5 estrelas para o Word.
Compatibilidade: Novamente, a partir do Word 2007 (e ainda mais com o 2010), podemos publicar para PDF sem necessidade de ferramentas terceiras. 3 estrelas.
TOTAL: 16 do Word contra 12,5 do Latex
Assim já me parece justo.
kkkk….parece-me que você tá na contramão, sobre as necessiades de se produzir teses e artigos no latex…kkk não sabe de nada, fica calado.
A vantagem é teres um documento com aspecto sóbrio e bastante profissional em termos de organização e apresentação dos conteúdos.
Se te disseram que era desactualizado, então vai para uma faculdade e vês como te mandam fazer os relatorios!!
Até hoje apenas tive uma única cadeira na faculdade em que os profs deixaram não se importaram com a escolha do editor de texto/linguagem… Todas as outras tiveram de ser feitas com LaTeX.
😉
Isso deve depender da tua faculdade, porque já acabei o curso de Engenharia e apenas NUMA cadeira me disseram que preferiam em Latex.
Não existe o curso de Engenharia.
Eu tirei o curso de Engenharia!
Eu esqueci-me da maior parte da matéria.
mas os livros,
os livros ,
os livros ,
eram pesados .
😉 lol
Engenharia de quê?! Sabonetes?!
Engenharia apenas? LOL!!
Era uma piada caros. Reparem no nome da pessoa que tirou o curso de Engenharia.
Eu usei Latex para fazer dois relatórios no secundário e também me deram equivalência a esse curso de engenharia!
que isso cara
o latex deixa o seu trabalho em um formato profissional
onde voce so conseguiria algo similar em uma editora
depois que voce insere os comandos ele padroniza tudo
Se o seu objetivo é fazer pequenos trabalhos, o word resolve seu problema.
Agora se voce quer fazer algo grande, o latex é muiiittooo melhor, ele deixa tudo dentro das normas
Caros amigos,
Tenho certa experiência em editores de texto e posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que LaTeX é o EDITOR! Se você pretende fazer algo rápido, sem necessidade de alta qualidade, o Word é recomendado, entretanto, se sua necessidade é fazer algo de alta qualidade tipográfica, então usa LaTeX.
Temos que observar as mais variadas formatações que um editor de textos disponibiliza. O Word é bem mais fácil de aprender e formatar que o LaTeX, porém o resultado final é bem inferior.
Temos ainda o Adobe InDesign e o Quark Xpress, porém um pouco mais complexos que o Word. Ambos, InDesign e Quark, são editores utilizador por Editoras para publicação de livros.
Dos editores de texto citados anteriomente, apenas o LaTeX é Open (Free, gratuito), todos os outros são pagos e CAROS. Pra quem usa pirata isso não é problema, porém não é legal.
Se tratando de editores de equações vamos ser coerentes. O editor do Word é bom, mas disponibiliza apenas a fonte Cambria Math para as equações enquanto que o LaTeX tem mais opções. Para resolver esse problema em editores de texto que não têm editor de equações ou um bom, temos o MathType e o MathMagic (ambos shareware), mas ainda com os acessórios o LaTeX produz um resultado mais satisfatório, equações mais belas e bem formatadas.
Enfim, em comparação de editores de texto, LaTeX é o melhor, mas o mais difícil. Sua aprendizagem é mais complexa e a BOA documentação para o aprendizado é em Inglês. Se você quer um editor “prático”, sem necessidade de um resultado final de grande qualidade, usa Word. Se quer um editor profissional, com resultados profissionais, mais difícil que o Word, e tem dinheiro pra gastar, usa o InDesign ou o QuarkXpress, mas se você que um editor profissional, com resultados profissionais e sem gastar nada, usa LaTeX e PRONTO!
mitou! exato!
Olá,
Quando eu coloco \chapter{INTRODUÇÃO}, o latex imprime assim:
CAPITULO 1
INTRODUÇÃO
e alem do espaço superior que ele dá antes de começar o capítulo.
Porém, eu quero retirar o “CAPITULO” e ficar assim
1 INTRODUÇÃO
e retirar a margem superior, ficando o padrão de 3 cm , como nas outras páginas.
Estou usando o “report”
Como eu faço isso?? Me ajudem..
Use “article”. O código abaixo resolve seu problema…
\documentclass[10pt,a4paper]{article}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amsfonts}
\usepackage{amssymb}
\usepackage[left=3.00cm, right=2.00cm, top=3.00cm, bottom=2.00cm]{geometry}
\begin{document}
\section{INTRODUÇÃO}
\end{document}
só da mais trabalho e complicação para quem não conhece de programaçao…
O látex ser somente para se editar um livro cientifico ou um relatório em que envolva toda a matemática até a construção de tabelas.mas de resto é mais fácil trabalhar com o office
Grounf 😐
Bom artigo e parabéns ao seu autor.
Apenas tenho duas notas sobre o assunto, ao qual não pretendo retirar mérito ao tema. Actualmente, penso que nao existe ferramenta melhor (fácil e intuitiva) na realização de documentos (todo o tipo de documentos) do que o Ms Word. Mesmo em conferências (nacionais e internacionais) os artigos são submetidos em formatos conhecidos (.odt, .docx), o uso de LaTex está em desuso. Poucos são os investigadores que escrevem artigos em LaTex.
Abraço.
Essa foi a maior besteira que eu já li.
Procure se informar melhor, ok?
“Poucos são os investigadores que escrevem artigos em LaTex.” … Eu ri
Apesar de não ir tão longe na crítica, tenho que concordar que a afirmação é falsa. Basta ver os artigos submetidos no formato IEEE ou ACM para ver que, na sua maioria, são feitos em Latex. Eu próprio trabalhava em Word e passei para Latex quando tive problemas com estes formatos, já que os editores são bastante exigentes no que toca ao seu cumprimento.
Já agora, fica o encoding para MAC:
\usepackage[applemac]{inputenc}
O problema da submissão de artigos em formatos conhecidos tem a ver com a tal facilidade de uso desses mesmos documentos e não com o facto do LaTeX estar ultrapassado.
Na área de Matemática esta ferramenta acresce de sobremaneira a qualidade da impressão.
Abraços
Todas conferência utilizam o formato .pdf que pode ser gerado perfeitamente pelo latex. Foi uma grande besteira mesmo o que você disse. O Latex academicamente continua muito utilizado, todas as conferências disponibilizam a classe latex de formatação.
Abs
Caros,
Antes de mais, parabéns ao autor pela iniciativa.
Depois, para os mais alheios a estas coisas, convém referir que Latex não é a ferramenta em si, mas sim a tecnologia de base… é algo semelhante ao que acontece com as linguagem de programação… temos a linguagem (para simplificar, o compilador) e temos os IDEs (as ferramentas que nos permitem trabalhar com a linguagem).
Ao nível das ferramentas há várias (http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_TeX_editors), eu utilizo LEd e TeXnicCenter.
Para quem gostar do aspecto final do Latex, mas não tem paciência para decorar as “instruções”, pode sempre recorrer ao Lyx que tem um modo de funcionamento mais parecido ao do Word.
Relativamente aos formatos aceites em conferências, tirando uma vez em que me pediram em MSW2003, tenho sempre enviado em PDF, independentemente de ter sido escrito em Latex ou Word.
Inclusivamente, a maior parte das vezes, são mesmo disponibilizados templates para latex e para word, por isso, não se preocupem que os investigadores de facto utilizam latex. Eu estou neste momento de volta de um artigo… 🙂
Boas escritas.
gilito.
Há uns anos atrás ainda tentei usar Latex mas acabei por desistir porque o Word fazia o que queria mais rapidamente. Actualmente, e com as inovações do 2007 e agora do 2010 [e com o poder de processamentos dos computadores actuais para lidar com grandes ficheiros caso tenhamos muitas imagens], não vejo vantagem nenhuma em utilizar o Latex. Antigamente havia a vantagem de poder converter logo para PDF, mas agora o Word também já o faz.
É possível no Word gerar automaticamente um índice?
Sim
Você disse que é possível fazer sumário automaticamente no word. Gostaria de saber como isso é possível. O LaTeX faz tudo automaticamente, inclusive a numeração de capítulo e fórmulas. Por, exemplo se deletarmos um Capítulo do meio, o latex enumera automaticamente, sem precisar o usuário ir no documento e fazer as mudanças. No word é preciso mudar toda a numeração manualmente. Se temos 5 capítulos, delete o Capítulo 3. Quero saber como o word vai corrigir a numeração automticamente. O LateX faz isso.
Sinceramente, trabalho como bolseiro de investigação no departamento de Física da Universidade do Minho, e nunca submeti nenhum artigo elaborado em latex e nem sequer tenho conhecimento que alguém o tenha feito…aliás parece-me um software bastante pouco prático comparativamente com os mais “convencionais”!
Caro,
Dê uma vista de olhos ao meu comentário anterior… é só andar um pouco para trás…
Latex em si não é o software de escrita… 🙂
Boas, dá um salto ao D.I (departamento de informática) e certamente ficas “estonteado” com a quantidade de professores que “obriga”/é apologista do uso do LATEX…
Concordo que a maior parte das pessoas sobrevive bem sem o LATEX, e estar a discutir isto é semelhante a Windows vs Linux…
Caros,
Peço desde já desculpa pelo SPAM, mas sabiam que também é possível fazer apresentações (tipo as do PowerPoint) em Latex? (http://freshmeat.net/articles/making-presentations-with-latex-and-prosper)
Se a maioria já acha estranho escrever em Latex, e que tal fazer apresentações? 🙂
Confesso que das apresentações não sou muito fã, mas sou para escrita de papers, reports, teses, etc. Para a escrita de pequenos documentos recorro também ao MSW2010…
Em Latex, em Word, em notepad, seja lá onde for, o que importa é que se escreva… infelizmente, no caso dos artigos quase sempre em inglês, mas é a vida! 🙂
Abraços, e mais uma vez, peço desculpa pelo número de messagens que já enviei…
gilito.
Boas,
esta resposta claramente é tardia mas aproveito para dar uma pequena dica. A classe Prosper, pelo que me parece, já não é tão usada e tem um aspecto mais “feio”. A classe Beamer parece-me mais recente, mais bonita e mais fácil de utilizar. De todas as apresentações que vi (e que reconheci serem feitas em LaTeX), todas usaram a classe Beamer…
O que sempre me atrapalhou, foi a colocação de imagens, para além de estarem sempre em ficheiros à parte, jpeg, bmp, etc… estas desconfiguravam sempre a imagem, ou perdia qualidade, ficando com pontos como que só passasse a ter umas 16 cores, e ou ficam grandes demais, ou pequenas demais.
Boas…
Em latex, é sempre boa ideia trabalhar com imagens no formato EPS.
É a melhor forma de evitar problemas…
Para quem possa não ter forma de gravar imagens como EPS, pode recorrer ao site: http://www.tlhiv.org/rast2vec/
Abraço,
gilito.
Quer seja para LaTeX ou para Ms Word ou para Openoffice existem algumas regras que por vezes ignoramos ao fazer as nossas figuras. Por vezes porque as ignoramos outras porque nos esquecemos.
Enumero as seguintes:
– tentar nunca reduzir ou aumentar as figuras, ou seja quando desenhamos as figuras tentar desenhar as figuras com o mesmo tamanho da área disponível no documento. Tipicamente 80% da largura do texto;
– colocar o texto no mínimo com o mesmo tamanho da letra da legenda da Figura. Por exemplo se a legenda da figura for em 10pt nunca colocar na figura letras com tamanho inferior;
– as linhas devem ser desenhadas com a grossura do traço no mínimo com 0.5pt, nunca menos;
– salvar a figura com uma resolução de 300dpi por 300dpi;
– Photoshop e Gimp são programas “virados” para os pixeis, Visio e Inkscape são programas “virados” para o vector, confuso?, não. Para tratarem fotos usem o Photoshop ou Gimp, para fazerem as vossas figuras utilizem o Visio ou Inkscape, e acreditem a diferença vai ser enorme.
Inserir as figuras no LaTeX, Ms Word ou Openoffice é outra história, mas muito mais fácil em LaTeX é claro 😀
Tenho algmua dificuldade em perceber a real utlidade deste software para a maioria dos utilizadores.
Pelo que vi nas imagens, nada que o MS office ou OpenOffice não faça, mesmo a nível de fórmulas matemáticas…
Já andei em duas faculdades diferentes e nunca fui obrigado a usar LaTex… Parece-me estranho andar a produzir código para escrever documentos de texto, WYSIWYG é o futuro, não?
Boas…
De facto, no Word pode fazer-se tudo (ou quase tudo) o que se faz em Latex… A diferença está principalmente na forma como se faz.
Basicamente é um pouco como fazer páginas web… podemos andar a preocupar-nos constantemente com o aspecto da página a toda a hora “e muda isto, e muda aquilo”, descurando um pouco o conteúdo, ou podemos concentrar-nos no essencial (o conteúdo) e depois utilizar um sistema de templates que nos permite de uma só vez alterar o aspecto da página…
Com latex é quase a mesma coisa… quando se está a escrever, não nos interessa muito saber como aquilo vai ficar, o importante, é o conteúdo… depois é só compilar e se tudo correr bem (porque também há erros e warnings) temos o documento pronto.
Para fazer alterações substanciais de estilo podemos recorrer também a templates (classes) e/ou podemos alterar os estilos como se CSS se tratassem…
Há muitas outras vantagens de utilizar Latex, mas também compreendo que para a maior parte das tarefas até o MS Wordpad servia.
Espero ter ajudado… eu próprio fui durante muito tempo resistente ao Latex… e agora utilizo frequentemente.
Abraço,
gilito.
Sim, como eu tinha pensado, é tipo uma linguagem de programação, aplicada a algo em concreto… Ainda assim não me parece ter paciência para isto, já me chegam as cadeiras de programação ;p
Devo dizer que para quem é iniciante, é horrível. Parece tudo inútil, nada bate certo, são é erros… Uma vez que se aprende a usar, não se quer outra coisa. Aconteceu isso comigo, até para fazer pequenos apontamentos eu uso LaTeX
Da primeira vez que ouvi falar de latex, a primeira ideia que me veio à cabeça foi “wow um compilador para fazer texto… que overkill”
Depois trabalhei e fiz alguns trabalhos em latex. Não mudei de opinião.
Pode justificar para ambiente académicos (a propósito, ninguém me pediu latex para nada quando andei na universidade do minho em electrónica, nem sequer se ouviu falar), se realmente for um texto mesmo massivo. A longo prazo num trabalho desses é capaz de compensar. É o mesmo principio de usar a linha de comandos num sistema operativo para despachar, em vez de andar a clickar por vários menus. Funciona por aí.
No entanto, eu faço a instalação e manutenção do sistema informático de montes de empresas de todos os ramos. Seria completamente impensável usar latex. Quase toda a gente numa empresa tem necessidade de criar textos. Salvo algumas excepções, o user típico ao nível empresarial não tem tempo, se interessa o suficiente, ou tem conhecimentos para aprender latex. Muito menos quando tem o word que faz essencialmente a mesma coisa.
Não sei qual é a percentagem total da comunidade em que realmente justifica latex mas suponho que a comunidade empresarial seja muito maior que a académica e ainda não me deparei com nenhum caso onde justificasse.
Bastantes argumentos do site:
http://openwetware.org/wiki/Word_vs._LaTeX
são discutíveis, como por exemplo o “speed big docs w graphics”
Ainda no outro dia estive a editar um relatório com mais de 400 páginas, com bastantes imagens e gráficos e não achei “lento”. Isto podia ser verdade aqui à uns anos, mas penso que qualquer máquina actual dá perfeitamente conta do recado.
Os saves esporádicos que quebram a escrita acontecem em menos de 1 segundo. Concordo, pode quebrar e em latex não acontece, mas… 1 segundo. Não me chateio por perder 1 segundo. Tem o efeito positivo de que se falhar a luz, o meu trabalho está guardado. Se os IDE de latex fizerem o mesmo para o código, então o argumento que funciona para o latex perde-se pois também está a salvar texto automaticamente. Se não o fizer, então o que se perde é mesmo o trabalho todo no caso de uma falha de luz. Assumindo que não paro eu para gravar o meu trabalho e perco ainda mais tempo.
Isto é só um exemplo.
Eu acho o Latex uma boa ideia e, os documentos ficam com outro aspecto (o facto de ser “aspecto profissional” é outro argumento discutível). Eu gosto do produto final e ainda por cima se é exigido então nem é opcional. Mas não se enquadra muito bem na realidade empresarial do dia a dia, que é, segundo o Sócrates, o que faz mexer a sociedade 😛
Eu sei trabalhar nos 2 e acabo por usar o word – adapta-se melhor ao que eu faço.
Dou, no entanto, os meus parabéns pela iniciativa ao autor 🙂 Principalmente para quem tem que usar e não sabe por onde lhe pegar, referências para iniciante são sempre bastante úteis.
Mais um óptimo guia, Ricardo. Continua!
bis ! 🙂
Obrigado 😉
Sr. Pedro Pinto, gostaria de lhe colocar uma questao técnica para a qual poderá ter resposta, e que é um pouco off-topic.
Existe alguma razão para o package caption, nomeadamente a sua função \ContinuedFloat dar um erro de compatibilidade de LaTeX no Ubuntu 10.04 LTS, e funcionar perfeitamente no Fedora Core 11 (para além do facto de o Fedora instalar por definição mais programas e pacotes que o Ubuntu)? Os problemas de compatibilidade não deveriam estar associados ao facto de se usar \documentstyle em vez de \documentclass? Obrigado.
@ ricardo correia
não sei se isso era para mim mas err eu estudo numa faculdade…frequentemente uso ferramentas de paginação e processamento de texto e o latex nunca foi opção.
Mais uma vez parabéns pelo guia.
Seria possível, nos próximos guias, utilizar a codificação para o MAC. Uma vez que existem distribuições LATeX também. Obrigado
Levante a mão quem falou em MS Word e sabe usar folha de estilos.
É normal que muita gente não compreenda a razão de ser do LaTeX. O Bugatti Veyron é provavelmente o melhor carro do mundo, mas um Fiat Uno também anda. Com esta analogia, pouco feliz admito, quero dizer que quem não necessita produzir documentos “high end” nunca irá encontrar utilidade no LaTeX. A curva de aprendizagem é muito “steep” o que afasta a grande maioria das pessoas. Mas quando tem que ser, tem mesmo que ser! O LaTeX bate o MS Word ou qualquer outro editor de texto do género aos pontos, quando se pretende escrever por exemplo: um livro, uma tese, etc. É que podem espernear o que quiserem. Contra factos não há argumentos, o LaTeX é o epítomo da edição de texto. Citanto o site do LaTeX: “LaTeX is a high-quality typesetting system; it includes features designed for the production of technical and scientific documentation. LaTeX is the de facto standard for the communication and publication of scientific documents.” – acho que diz tudo…
João,
Quando passares na FNAC vê este livro “Análise Estatística com o PASW Statistics” (é um manual técnico) escrito e paginado com o M$WORD… e são 956 paginas. O LaTex faria um trabalho mais perfeito? Talvez na gestão dos espaços, mas com centenas de imagens no meio do texto e inline… teria muito código extra que bater. O M$Word fez um trabalho bem aceitável (acho eu) e produz docs highend… O facto de a maoria dos utilizadores não conhecer 1/10 das capacidades do Word não lhe tira as qualidades. Pelo contrario, para usar LaTex, não creio que seja possivel fazê-lo a conhecer 10% das potencialidades… (Digo, isto, porque também utilizo o LaTex a nivel profissional, quando tem que ser – e.g. para publicar numa revista)
Aqui está um optimo artigo de iniciação ao Latex, os meu parabéns.
Embora um simples editor de texto sirva para escrever um documento em Latex, existem editores específicos para Latex, por exemplo o Kyle (para Linux) e o LED (para windows) que facilitam imenso o uso de Latex: compilar, inserir caracteres especiais ou imagens, navegar na estrutura do documento, etc
Deixo ainda a sugestão para escreverem um artigo sobre os gestores de referências bibliográficas que suportam bibtex, deixo aqui 2 exemplos: JabRef e Mendeley (que é uma das razões pela qual uso Latex).
Nos primeiros 15 dias é horrível começar com o LaTeX, depois é de “odiar” os MS Word e OpenOffice.
Mas confesso se quiser escrever uma carta de uma página é claro que não vou utilizar LaTeX, se quiser escrever um artigo ou relatório nem ponho em questão o que vou utilizar, LaTeX.
Há muitos livros no mundo cientifico que são escritos em LaTeX, e muitos de nós nunca nos apercebemos disso.
A minha opinião é, pequenos documentos MS Word e OpenOffice sem dúvida alguma. Artigos, relatórios, livros e afins LaTeX também sem dúvida alguma.
Eu utilizo os dois “sistemas” tudo têm as coisas as suas coisas boas e as suas coisas más. Mas acreditem vale a pena aprender LaTeX, quem experimenta já não abandona.
Neste link, http://www.labcom.ubi.pt/latex/tome-antonio-curso-latex-1997.pdf leia a página três e vejam a figura foi o melhor exemplo que vi até hoje e digo que é a verdade.
Para o autor, fica o encoding em falta (para MAC):
\usepackage[applemac]{inputenc}
Muito bom Ricardo! Continua com estes posts que vou ficar atento!
Já ando para aprender LaTeX à uns tempos e acho que é agora que vai ser, este empurraozinho sempre ajuda.
Vai dar muito jeito para as duas cadeiras de portfolio que vou ter este semestre.
cumps!
O MS Word é tão compentente ou mais ainda que o LaTex para fazer livros.
Eu uso o LaTex apenas quando tenho que escrever algum artigo para as, cada vez menos, revistas que exigem o material em Tex. Mas, por exemplo, o livro “Análise Estatística com o PASW Statistics” tem 956 páginas e foi todo composto, tranquilamente, em Word 2007. São largas centenas de figuras que têm que aparecer em zonas especificas do texto, com várias delas inline. No Tex, a gestão destas figuras seria um pesadelo (começando pela exportação de todas para EPS… e são centenas, com várias compósitas). Naturalmente, o custo de edição seria bastante inflacionado.
Em minha opinião, o que o Tex faz melhor que o Word é a justificação horizontal e vertical. Contudo, as tabelas mais complexas no Tex – sem aplicativos exteriores WYSIWG – são um pesadelo, e a formulação matemática também não é muito user friendly (quem estiver aflito com o codigo matematico, pode usar o MathType e exportar as equações com copy-paste em formato Tex). Por outro lado a possibilidade de trabalhar WYSIWG do Word é uma vantagem relativamente ao Tex que exige algum tipo de compilação dem DVI ou PDF.
Agora, se formos pelo argumento do custo, o Tex é freeware e o Word – mesmo com preço para estudante – é (bem) pago…Aqui, não há comparação.
Parabéns ao P. Pinto pelo artigo: é sempre bom a divulgação de ferramentas freeware. O que já não é tão bom é a argumentação radical-do-tipo-do-Windows-vs-Linux….
Fiquem bem,
Jº
Caro João
Concordo plenamente consigo que o Word é capaz de lidar com esse livro, mas quanto não “custou” em termos de tempo a aprender a trabalhar com o Word para se capaz de fazer esse livro?
É que todos nó sabemos que a grande maioria dos utilizadores não sabe trabalhar com os WYSIWG, pense apenas na formatação “Título”, quantos dos habituais utilizadores não os sabe formatar correctamente?
Neste campo a despreocupação da formatação o LaTeX é muito mais leve para o utilizador que os WYSIWG.
Discordo totalmente consigo quando diz que “No Tex, a gestão destas figuras seria um pesadelo” eu digo que no LaTeX é um paraíso em relação ao Word (desculpem mas não conheço o Openoffice) insere-se a figura onde queremos e temos a garantia que fica direitinha e lindinha.
Quanto ao seu comentário “começando pela exportação de todas para EPS”, é certo que os mais “puristas” defendem a utilização de figuras neste formato, eu pessoalmente tenho utilizado dois formatos *.PNG e *.JPG e garanto-lhe que os resultados são bons. Os cuidados que tenho (veja o meu opst, RP says:
2 de Setembro de 2010 at 12:37 pm ) é válido para LaTeX ou Word.
Concluído a história das figuras, com o LaTeX tenho a certeza que neste campo e no final de um livro poupa-se mesmo muito tempo e preocupações.
Tabelas, pois, no que diz, para mim este é o grande tendão de Aquiles do LaTeX, tabelas simples ficam excelentes em LaTeX mas agora Tabelas mais complexas (com a união de linhas e colunas) podem-se tornar um pesadelo, experiência própria.
A questão das fórmulas tudo é uma questão de hábito, até à alguns anos atrás as máquinas de calcular tinham uma capacidade gráfica baixa(uma só linha, quando tinha duas era um must) e todo o mundo se desenrascava. Hoje em dia observa-se os miúdos que para meterem uma fórmula simples vão logo para o ambiente gráfico. Para mim é uma questão de de hábito, não de ser mais ou menos rápido.
“Por outro lado a possibilidade de trabalhar WYSIWG do Word é uma vantagem relativamente ao Tex que exige algum tipo de compilação dem DVI ou PDF.” Aqui é uma outra questão de hábito, depois de nos habituar-nos podemos escrever páginas e páginas sem compilar, e como já foi dito existem ferramentas que fazem o preview.
Volto a relembrar que utilizo o LaTeX e o Word, e que não sou radical, apenas sei que para grandes documentos é melhor utilizar o LaTeX, e que gosto de ajudar a dissipar algumas dúvidas.
Cumprimentos
RP
Caro RP,
Obrigado pelo seu comentário e pela cordialidade com que o faz (ficamos todos a ganhar… começando pelo pplware).
Eu não sou fundamentalista, e utilizo o LaTex (com o TexMaker 2.0) quando tem que ser, por questões profissionais.
Mas, O M$Word tem uma vantagem demolidora face ao Tex: A curva de aprendizagem gradual, contrariamente ao Tex que tem um pico demasiado elevado de inicio, o que o torna impeditivo para a maioria das pessoas (mesmo algumas que estão no ramo das matemáticas).
Quanto às tabelas estamos de acordo, mas quanto às figuras não. Ainda recentemente, um gabinete de paginação está a compor um livro com apenas 400 p. e está a ter muitas dificuldades em inserir as figuras (por exemplo, um printscreen é inserido no word com copy-paste; no Tex é preciso exporta-lo para um programa gráfico, e grava-lo como imagem eps, jpg, png… (A minha experiência é que o jpg, png tem tendencia a desformatar) se multiplicar isto por largas centenas de figuras, verá que não é possivel não ser fã do copy-paste (claro que, e.g., num printscreen é preciso cuidado com as definições e areas de captura, mas isso mantém-se em qualquer processador/compilador de texto).
A minha experiência também é que a gestão vertical do espaço (que é excelente no Tex) geralmente manda a figura para o topo da pagina seguinte, não sendo possivel força-la, um pouco fora das margens, como no Word…(os paginadores profissionais adoram este truque para fazer paginas sem grandes espaços). É possivel que isso se possa fazer também no Tex (eu não sei, ainda, como).
Uma coisa que o LaTex faz com menos “problemas” que o Word (especialmente se o autoupdate estiver ligado) é a referenciação a formulas, capitulos e seccções no texto. Mas, em Latex para referenciar uma formula é preciso digitar, e.g.,\ref{s1} (8 teclas, mas o label na formula) enquanto que no word são precisos dois cliques ou uma combinação CTRL+ALT+…
Quanto às formulas, uso e recomendo o MathType. Muitas vezes, quando tenho dificuldade em lembrar-me dos nomes dos simbolos no Tex, faço as formulas no MathType, e exporto-as com copy-paste para o editor do Latex… Inclusivé, a ultima versão do MathType permite desenhar a formula num touchscreen ou planilha de desenho.
Finalmente, existem os erros de compilação do Tex, que nos primeiros tempos, podem ser muito desanimadores e impeditivos da utilização do LaTex. Dir-me-á que esses erros podem ser reduzidos, com a leitura atenta dos manuais do LaTex … mas quem é que hoje em dia lê manuais de software?
Agora, também, não tenho dúvidas que quando surgir um interface WYSIWYG para o LaTex, aí sim, o Word terá competição à altura. Contudo, não esquecer que a maioria dos utilizadores está tão habituado ao software M$ que mesmo que exista uma opção gratuíta terá sempre resistencia a mudar (por exemplo, porque não utilizamos todos OpenOffice, Linux, R,…?)
Abraço e continue com a qualidade dos seus artigos: São fonte de aprendizagem para muitos de nós, e para os outros, fontes de divulgação.
Jº
Como já se pode ver eu também não sou fundamentalista, e utilizo o LaTeX (mas com o TeXnicCenter), por questões profissionais (ou de desempenho) tenho que utilizar o M$Word :-).
Concordo totalmente acerca da curva de aprendizagem, como já indiquei num post anterior, veja o seguinte documento (http://www.labcom.ubi.pt/latex/tome-antonio-curso-latex-1997.pdf leia a página três e veja a figura, foi o melhor exemplo que vi até hoje e digo que é a verdade.). Eu felizmente não comecei a trabalhar no LaTeX sozinho, tive quem me ajudasse, o que ajuda em muito nos tempo iniciais.
Quanto às figuras não me quero adiantar muito mais, pois estou à espera que o Ricardo Fernandes crie o “Construção de um relatório académico em LaTeX – Parte II ou Parte ??”, como se diz na nossa rica língua “não quero meter a carroça à frente dos bois”. Mas, e não querendo duvidar da sua experiência, mas não compreendo quando diz que “(A minha experiência é que o jpg, png tem tendência a desformatar)”, pois é realmente nisto que o LaTeX me deixa muito descansado, definimos que é aquilo e é aquilo que sai. Mas esteja à vontade, por vezes as coisas correm-nos mal por nossa culpa, não quero dizer que será esse o seu caso.
Editoras e gabinetes de paginação, felizmente/infelizmente também possuo essa experiência e infelizmente no panorama nacional se nós levamos o trabalho num formato M$Word ou mesmo em LaTeX e se a editora ou o gabinete de paginação se lembrou a trabalhar num programa da conchinchina já é um drama, infelizmente típico do nosso país (mas isso é outra história).
Nunca gostei de utilizar o copy-paste mesmo de printscreen, bom ou mau hábito não sei. No Latex podemos fazer tudo inclusive esse truque mas desaconselho grandemente para evitarmos que o nosso trabalho perca qualidade visual.
Quando diz que (os paginadores profissionais adoram este truque para fazer paginas sem grandes espaços), a questão é só uma, poupar dinheiro na impressão do livro.
Depois de se colocar 3 ou 4 figuras no documento já ninguém escreve e.g.,\ref{s1} e utiliza as 8 teclas, cada um de nós vai fazer isso muito rapidamente, caso experimente o TeXnicCenter, verá que ao inserir uma figura pelo menu só terá que escrever “s1” o resto é tudo feito automaticamente serão mais alguns cliques do que no word mas compensam.
O MathType é bom já o utilizei mas tem que ser pago, e em termos de empresas não há volta a dar tem que se pagar. Mas confesso que o utilizei poucas vezes.
Sem ajuda e sem ler os manuais a coisa é aborrecida e infelizmente hoje em dia já ninguém lê nada 🙁
Já existe uma espécie de WYSIWYG para o LaTeX (http://www.bakoma-tex.com/) mas paga-se. A maioria das pessoas utiliza o software M$ porque não paga por ele, esta é a verdade, porque há o amigo do amigo que sabe como se faz, se um dia a M$ conseguisse “apanhar” quem não paga gostava de ver se todos os defensores/utilizadores da marca passariam a pagar. R grande software.
Cumprimentos E sempre disponível.
RP
RP … já agora existe um editor freeware proximo do WYSIWYG: O Lyx… Não uso… mas pode interessar a alguem:
http://www.lyx.org
Um pouco off-topic: Qq pessoa com acesso à net arranja um torrent do software M$, blue-edition, sem pagar e funcional. Os utilizadores dos torrents são essencialmente estudantes: É facil e é barato. Contudo, quando vão trabalhar para as empresas não podem ter software não licenciado. É este o grande mercado da M$. Habitua os estudantes com software facilmente pirateável; e estes utilizadores são depois os professionais que pagam as licenças. Foi assim, e não pela qualidade do software (e.g. quem usar o WordPerfect ou o Lotus?), que a M$ alcançou o dominio comercial….
… é uma teoria…
Fica bem,
Jº
Para quem quiser, vá ao site http://glua.ua.pt/ e procure o tema “LaTeX PaRa ToDoS” tem uma apresentação, ficheiros exemplo e um vídeo.
Por gentileza,
Alguém poderia fazer um tutorial fácil para o uso do Sweave()?
att,
waldemar
JÁ APRENDI!!
Não consigo colocar cabeçalhos e rodapés =/
Código resumido é este:
\usepackage{fancyhdr}
\pagestyle{fancy} %estilo fancy
\title{Relatório para experimentar}
\begin{document}
\maketitle
\lhead{\rightmark} % esquerda do cabeçalho
\end {document}
Pode ser que ajude.
http://www.e-projects.ubi.pt/latex/template.html
Ninguém me consegue ajudar? era importante pois preciso de fazer um relatório e não consigo resolver este problema dos cabeçalhos… ando nisto ao tempo e até agora nada =/
Caro Pedro,
Não sei se entendi mas notas de rodapé você coloca assim!
\footnote{contribuindo no acompanhamento da evolução de processos patológicos.}
Cabeçalho veja este link
http://aprendolatex.wordpress.com/2008/06/01/um-cabecalho-de-teste/
Estou precisando fazer glossário! se alguém puder me ajudar agradeço!
Não quero fazer notas de rodapé… o que eu quero é exactamento fazer um cabeçalho como esse exemplo que está aí em cima.
Não consigo.. não me apaerecem cabeçalhos nenhuns =/
Caro Pedro,
Acho que esta faltando um arquivo chamado fancyhdr.sty que você pode obter no seguinte link
http://www.ctan.org/tex-archive/macros/latex/contrib/fancyhdr/
Aqui no meu também não estava funcionando por falta desse arquivo e após baixa-lo e deixa-lo na mesma pasta onde esta o tex tudo funcionou com este exemplo!
no preâmbulo eu coloquei o seguinte código:
\fancyhead{}
\fancyfoot{}
\fancyhead{Viva}
\fancyfoot{}
\chead{Mais}
\lfoot{Muito}
\rfoot{Mais}
experimente!!
Eu tenho esse ficheiro…se não dava erro de compilação acho eu.
Tenho nesta directoria: C:\Program Files (x86)\MiKTeX 2.8\tex\latex\fancyhdr.
Será que não é aqui?
Obrigado pela ajuda.
Alguém pode colocar aqui um documento o mais simples possível em que use cabeçalhos?
Caro pedro,
aqui no meu eu coloquei o arquivo na mesma pasta onde esta o arquivo.tex
aqui esta o exemplo que esta funcionando!
\documentclass[12pt,a4paper]{article}
\usepackage[brazil]{babel} % em portugues brasileiro
\usepackage[latin1]{inputenc} % acentuação direta
\usepackage[T1]{fontenc} % codificação da fonte em 8-bits
\usepackage{fancyhdr}
\pagestyle{fancy}
\usepackage{makeidx} % pacote para produzir indice remissvo (glossário)
\makeindex % ativando o indice remissivo (glossário)
\fancyhead{Viva}
\fancyfoot{}
\chead{Mais}
\lfoot{Muito}
\rfoot{Mais}
\begin{document} % inicio do documento
Para acrescentar ítens no índice remissivo,
usa-se o comando \verb+\index{}+, mas lembre-se de não colocar
espaços entre palavra referida e o comando. Para colocar índice remissivo\index{índice remissivo}
com sub-entrada\index{índice remissivo!sub-entrada},
usa-se o “!” para separar entrada e sub-entrada,
mas evite espaços nos lados de “!” (qualquer espaço
extra pode causar confusões na organização do índice remissivo!).
Para indicar a ocorrencia num trecho,
usa-se o \verb+\index{item|(+ para iniciar e \verb+\index{item|)+
para finalizar.
% inicia o trecho de “índice remissivo !com chave”
\index{índice remissivo!com chave|(}
As vezes, é necessário usar uma “chave” para classificar os ítens.
Isto ocorre quando usamos símbolos matemáticos, aspas,
ou outros caracteres especiais, formatação de caracteres, etc.
Sem a “chave” de classificação, \texttt{makeindex} pode classificar
usando o que está escrito, o que nem sempre corresponde a posição correta.
Para resolver este problema, usa-se o \verb+\index{chave@item}+.
Por exemplo, os ítens em negrito\index{item em negrito@\textbf{ítem em negrito}},
ítens com aspas\index{item com aspas@“ítem com aspas”},
símbolos\index{alfa@$\alpha$}, etc podem ser colocados com ordenação correta.
Lembre também que as letras acentuadas costumam vir antes das não acentuadas.
neste caso também poderá usar a chave para colocar na posição correta.
Observe no índice remissivo deste exemplo, a posição das entradas que
não foram especificadas correspondentes aos “ítem” sem a especificação
das chaves (na posição incorreta) e os que foram usadas chaves
(sem acentuação nas chaves) que estão na posição correta.
Podemos especificar sub-entrada com chaves como em
ítens em negrito com
sub-entrada\index{item@\textbf{ítem}!\textbf{em negrito}!\textbf{com sub-entrada}}.
Observe a ordem que usa o @ e ! na especificação de ítens com chave e subentrada.
\newpage % somente para testar o “trecho” para indice remissivo (se trecho for uma página, colocará somente a página)
% finaliza o trecho de “índice remissivo !com chave”
\index{índice remissivo!com chave|)}
Quando um ítem referê-se ao outro, usa-se
o \verb+\index{ítem|see{referencias}}+.
grossário\index{grossário|see{índice remissivo}}.
Para mudar a fonte usada na enumeração da página,
coloque a especificação após “|” ou “|(”
dependendo de ser página ou trecho.
Índice com páginação em negrito\index{item e enumeração em negrito@\textbf{ítem e enumeração em negrito}|textbf}.
\
\end{document} % final do documento
já percebi qual é o problema… é que estou a usar “report” e não “article”. Sendo assim, alguma solução?
Problema resolvido…
Caro Pedro,
Os cabeçalhos e rodapés não aparecem no seu documento apenas porque estes, por defeito, só aparecem na segunda página de cada capítulo.
Cumprimentos
Pedro. Boa noite!
Pode me dizer se o seu problemas com cabeçalho foi resolvido e como você conseguiu resolvê-lo?
Na minha opinião é que a grande vantagem do Latex é a facilidade em criar uma formatação padrão e conseguir mante-la ao longo de 60,100 ou 200 páginas.
Por outro lado alguém garantir que em Word escrever um artigo de 200 páginas com uma formatação perfeita, pode ser perigoso. Ainda mais quando falamos de trabalhos profissionais… não é muito sensato apostar nisso…
Ms Word é em tudo mais prático e qualquer garoto ou pessoa de meia idade trabalha com ele no que se refere a coisas básicas. Seria estúpido discutir quais as vantagens entre word ou latex para um artigo de duas páginas.
E já agora existem formações para ambos no sentido profissional.
E acredite que um certificado passado pela Microsoft em Word vai lhe custar bem mais de uma centena de euros… porque será?
Boa Tarde.
Alguém me consegue ajudar a fazer a bibliografia utilizando o bibtex?
Eu criei um ficheiro com a extensão .bib e depois no documento fiz:
\begin{abstract}
Ola ~\cite{ola}
\end{abstract}
\bibliography{Bibliografia}
Boas,
É necessário compilar o documento com pdflatex( ou latex), correr o bibtex e compilar mais 2 vezes com pdflatex (ou outro).
correr o bibtex quer dizer o quê mesmo? =/
Eu estou a utilizar o texmaker…
Na seta onde carrega para compilar existe um combobox ao lado com opções do género:
-latex
-pdflatex
-quick build
-etc..
“correr bibtex” significa executar o bibtex (ao selecioná-lo na comobobox) para o ficheiro em causa.
em outras palavras:
pdflatex
bibtex
pdflatex
pdflatex
ao executar o bibtex irá ser criado um ficheiro bbl com a bibliografia que depois o pdflatex irá integrar no documento em pdf.
ou seja, o pdflatex é em relação ao ficheiro main (não sei se posso dizer assim), o bibtex em relação ao .bib.
certo? É que quando faço o bibtex no ficheiro com a extensão bib não me é criado bbl…
Problema resolvido!
Boa Tarde.
Preciso de numerar as páginas até um certo sítio com numeração romana e depois numerar normalmente (1,2,3,…).
Alguém me consegue ajudar?
Obrigado.
Cumprimentos.
Veja aqui.
http://www.e-projects.ubi.pt/latex/template.html
Para mumerar em algarismos romanos no início tente colocar
\begin{document}
\renewcommand{\thepage}{\roman{page}}
%——————————————
e quando precisar de algarismos arábicos coloque:
\addtocounter{page}{16}
veja se funciona!
att,
waldemar
Olá,
Gostaria de saber como faço para enumerar os itens do sumario
1.1 , 1.2..
@Juliana
\begin{enumerate}
\item Os itens s~ao numerados automaticamente.
\item No primeiro nivel utiliza-se algarismos arabicos.
\begin{enumerate}
\item No segundo nivel sao utilizadas letras minusculas.
\begin{enumerate}
\item No terceiro nivel sao numerados com algarismos romanos.
\end{enumerate}
\end{enumerate}
\end{enumerate}
—
eu quero saber se eu posso colar uma imagen entre o título eo nome do autor, por exemplo, o logotipo da universidade
Pode ser que ajude, porque não percebo muito bem a sua questão.
http://www.e-projects.ubi.pt/latex/template.html
Estou aqui em 2016, lendo o artigo, para quem falava que estava desatualizado o LaTeX estava errado. Mas a minha duvida é a seguinte, estou iniciando, algum dos senhores conhece algum site etc que tenha já algum grande bib montado na area de Estatistica?
Ola, gostaria de saber como alterar a margem do texto, quandoa classe é um livro, pois já usei o pacote geometry, porém nada acontece.
grato!
Olha, quem não gosta do LaTeX, acho bom visitar:https://dnlatex.wordpress.com/ e ver o arraso que ele produz. Chora Word-Pirata.
Impressionante a falta de seriedade desta página! Um tutorial com duas partes e não há link para a segunda. Nem disponibilizam o código num ficheiro para descarregar.
Ó jovem, tu tens ideia que a pesquisa ajuda-te a encontrar o artigo e as etiquetas colocadas no artigo vão diretas à temática? Tens essa ideia? 😀 é que sobre o tema há centenas de artigos e tu nem ouses colocar em, causa a seriedade do trabalho… nem ouses. Aqui está a segunda parte que se encontra em menos de 1 segundo: http://bit.ly/2WK2R2Y
Aquele abraço.