Quantcast
PplWare Mobile

Adeus e-mail da IOL… é hora de criar um e-mail no SAPO

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. mik says:

    lol. criar email no sapo porque? muito melhor o gmail

  2. SP says:

    O Clix ainda funciona e podes criar um no mail.pt

  3. Pedro Monteiro says:

    Publicidade publicidade…

    • Pedro Pinto says:

      Publicidade a um serviço que é gratuito?

      • mik says:

        se o pplware não fosse sapo que serviço email falavam? diga la

        • Vítor M. says:

          Isso é pergunta dos livros do totós 😀 então não se falou já do ProtonMail? E Do Gmail? E do Outlook?

          Nem parece teu mik estas “cenas”. Do Pedro Monteiro sim, ele persegue todos os artigos e fala-se no parafuso e ele “publicidade”, fala-se na porca e ele “publicidade” 😀 por isso, é quístico já.

          Outra coisa errada é que o Pplware não é do Sapo, é como dizer que tu és filho do padeiro só porque frequentas a padaria (comparação sem qualquer maldade). Não, nós somos parceiros SAPO e com muito orgulho 😉 mas somos independentes.

          • Pedro Monteiro says:

            Não é na porca a publicidade. É nos artigos diários da HUAWEI!

          • Vítor M. says:

            Tu dizes da Huawei, disseste da Samsung, vieste dizer da Apple, disseste de um smartphone da Xiaomi… tu tens problemas com isso ponto. 😀 mas isso não tem nada a ver com a realidade, apenas és perseguido por algo.

            Tu no post da MEO foste dizer que era publicidade, na NOWO foste dizer que era publicidade, quando há dias demos a conhecer um serviço da Vodafone, foste dizer que era publicidade… que te posso dizer? Tens alguma cena que não ficou bem arquivada, mas a culpa não é nossa. Informação é informação e o que fazemos não é publicidade, mais ainda a assuntos como este que são serviços gratuitos.

          • mik says:

            la esta a parceria. se não fosse isso nem falavas do sapo mail ou criavas este artigo.

          • Vítor M. says:

            Mas isso é mentira, até porque não temos parceria com o Gmail (Google) e temos os melhores guias para o Gmail. Não temos parceria com mais nenhuma entidade e temos conteúdos sobre todas. 🙂 como tal, não, não tens razão nem verdade factual 😉

  4. Roberta Miranda says:

    Não obrigado. já basta o Gmail para saber o que uma pessoa faz. Agora colocar os dados em servidores tipo sapos. É que é já! Mas acham mesmo que alguém nos dias de hoje vai instalar emails do sapo?

    • Vítor M. says:

      Sim, muitas pessoas não querem o seu correio fora de portas, em servidores que não sabemos onde estão e preferem um serviço nacional, alias, há vários serviços nacionais, o SAPO Mail é um deles. Assim como o serviço da cloud que armazena em Portugal o seu conteúdo com segurança e privacidade. 😉

      • Jorge says:

        Quais são os outros serviços de email portugueses de confiança para além do sapo? Pergunta séria.

        • Vítor M. says:

          Não há muitos é verdade e deixo-te pesquisares na web pelos outros serviços dos portais para veres o que te serve. O Sapo, pela sua estrutura, pelos sistemas de segurança, pelo cuidado em termos de privacidade é um dos melhores sim, com a massificação do Gmail, provavelmente foi desviado o foco deste portal, mas ainda hoje, quem quer trabalhar com o seu conteúdo dentro de portas, isto é, em servidores nacionais, o Sapo é uma óptima e segura solução.

      • Rui says:

        Sim porque na sapo sabes onde os e-mails estão, lol
        Enfim.

      • Zelga says:

        Segurança e privacidade….olha que piada. Ainda acreditam no pai natal?

        • Vítor M. says:

          Mas claro que estas empresas estão sujeitas às regras, como todas, mas estão muito mais escrutinadas, face ao seu cumprimento, que as gigantes internacionais, pois essas fazem o que querem é o que lhes apetece. Isso sim acredito.

        • Vítor M. says:

          Mas claro que estas empresas estão sujeitas às regras, como todas, mas estão muito mais escrutinadas, face ao seu cumprimento, que as gigantes internacionais, pois essas fazem o que querem é o que lhes apetece. Isso sim acredito.

        • martins says:

          Basta saber que o RGPD é europeu, e se uma empresa estrangeira que opere na Europa tem de cumprir… Quanto mais uma empresa MESMO europeia.

  5. lalaland says:

    Para mim Portugalmail chegou até a ser uma alternativa portuguesa, mas o suporte tornou-se péssimo, muito pior do que lidar com os estrangeiros…..

  6. Jorge says:

    O Sapo Mail é lento e contém artigos de noticias que não me interessam para nada. A caixa de correio deve ser simples e clara sem distrações.

  7. Alexandre says:

    Tenho um e-mail Sapo desde sempre, nunca tive problemas!.
    Mas tenho que admitir o Outlook ou o Gmail oferecem uma entrada num grande ecossistema (Gmail- Google Drive, YouTube, Google photos, etc) (Outlook- OneDrive, Office 365 etc..

  8. Rogerio Sameiro says:

    Vou experimentar porque tinha uma conta da IOL associada a um serviço de notificações das minhas câmaras e ia meter no Gmail mas o Sapo com 16gb de armazenamento é interessante. Obrigado pela dica.

  9. David Guerreiro says:

    Eu nunca mudaria do Portugamail para o Sapo, nem pensar, mas isso sou eu…

    • lalaland says:

      …..possivelmente até não conseguires entrar na tua conta e pedires ajuda e não ta darem, nem sequer te responderem! Não direi Sapo mas simplesmente mudar para outro fornecedor…..

  10. F Gomes says:

    Tenho duas contas no Sapo há anos (já nem me lembro, ainda trabalhava com modems de 14 400 bps da USRobotics), numa altura em que usava o serviço ADSL da Sapo. Nunca me deram problemas, utilizo esses endereços no Outlook do Office diariamente, apenas precisei, que me lembre, de 3 ou 4 intervenções técnicas da Sapo que foram prontamente resolvidas mas também tenho contas no MS Outlook, no GMail e em outros serviços lá fora. Penso que não é pub ao Sapo mas uma forma de dar a conhecer o que existe cá dentro para os que desconhecem.

    • helder says:

      Totalmente de acorde, orgulhosamente com email sapo desde 2000. Sem problemas. Empresa portuguesa, paga a portugueses, e está presente Tenho a minha vida lá. Gmail só para subscrições da Google e afins .

  11. Tiago Amorim says:

    O importante é como fazer backup do iol, a caixa é apagada? Então os anos de email sao lixo? E os nossos contatos temos que reencaminhar?

  12. Rui says:

    Sapo? Criei uma conta e todos os dias recebi publicidade.. ao final de 60 dias tinha 60 mensagens de publicidade todas com links de afiliados… Tomem juízo!

  13. Rui Alexandre Silva says:

    Os meus mails recebidos da iol desapareceram todos a semana passada, já andam a adiantar serviço! Enviei mail para o suporte mas nada!!

    • lalaland says:

      Para evitar uma catástrofe dessas, na minha opinião, o melhor é sempre descarregar os mails para um cliente de e-mail offline instalado no PC, descarregando as mensagens via POP3 (Thunderbird, Outlook, etc)

  14. Carlos says:

    Tenho Sapo, Gmail e Outlook. Gmail uso pouco, o Outlook só em termos profissionais e o Sapo como E-mail pessoal. Dos 3, sem dúvida que prefiro o Sapo. É daqueles casos em que o que é nacional é bom!

  15. Anonimo says:

    A minha empresa abriu candidaturas para contratações no âmbito do seu programa de expansão nacional, quem tiver vontade de trabalhar e seja ambicioso é só candidatar-se e mostrar o seu valor 🙂 Formulário de candidatura: https://goo.gl/AdcdQU

    • mico says:

      Ambicioso…
      A atender ou fazer chamadas…
      Esepro que o fato de bom corte que se ve na publicidade seja exigencia da empresa e por isso fornecido por esta.

  16. Miguel says:

    nope… nao estou convencido. tenho gmail e tenho um servidor pessoal, sedeado em Portugal.

  17. Duarte2121 says:

    Sapo? nem dado, prefiro o Outlook, porque não apresentam o Outlook ou o gmail? sapo ninguém usa

  18. jjbrockhausen says:

    criar um email no sapo?? Envia-se mail e não aparece nos enviados!

    • João Namorado says:

      Olá jjbrockhausen,
      Obrigado pelo alerta. Isso não é o comportamento “normal” das contas. Só analisando em detalhe seria possível ter certeza do que aconteceu nesse caso específico, mas no limite pode ser uma configuração (ou falta dela) do cliente de email usado, que pode estar a guardar as mensagens enviadas numa pasta alternativa.
      Um abraço!

      • bob says:

        Boas. João.

        Gostava de colocar algumas questões relativamente ao mail sapo visto que o próprio website não dá aos users grande informação.

        É possível usar o autenticador 2 factores da red hat ou da google ao invés do envio de uma sms para fazer login

        Em termos de privacidade, quem é que tem acesso aos emails? Somente as autoridades com um mandato, ou qualquer entidade incluindo os funcionários da Sapo ou Altice.

        Existe alguma forma de alterar a font do sapo mail para algo menos complicado para a visto de um utilizador?

        Eu gosto do sapo pelo facto da informação ficar cá e não num servidor fora da Europa, mas as questões da privacidade como as do Protonmail, Tutanota, etc. São um peso forte para voltar ou não ao Sapo, no caso deste seguir uma prática que protege a privacidade dos utilizadores!

        Abraço

        • João Namorado says:

          Olá Bob,

          O login/autenticação é gerido pelo SAPO ID (https://id.sapo.pt). É aí que mudas a password e geres outras opções.

          O SAPO ID permite usar autenticação de 2 fatores. Não conheço especificamente o autenticador de 2 fatores da Red Hat, mas o SAPO ID permite usar telemóvel, Yubikey, Google Authenticator e TOTP genérico. O autenticador da Red Hat poderá funcionar com o TOTP genérico. Podes aceder ao SAPO ID e testar.

          O acesso a informação das contas de email só é fornecido a autoridades competentes, com ordem de tribunal ou equivalente, e o processo obedece a requisitos legais de segurança.

          Em relação à font do SAPO Mail, assumo que te refiras aos menus, dado que o texto das mensagens pode ser formatado por quem envia. Não há uma opção específica para isso porque nunca tivemos reclamações e nos testes de usabilidade nunca foi identificado nenhum problema. Mas se quiseres partilhar mais detalhes sobre o que achas que funciona mal, temos todo o gosto em analisar.

          O que podes fazer é alterar as cores da interface, que pode ajudar com o contraste do texto. Ou no limite forçar alguma coisa a nível do browser.

          Um abraço!

          • Bob says:

            Sim, o autenticador da Red hat é tipo o da Google e funciona d mesma forma, só que é open source salvo erro, estando disponível na play store da Google

            A font refiro me a font de leitura, a da UI é menus é moderna e está boa, a dos font quando se abre um email é que não bate certo com a do resto do mail (pensei que fosse do Browser ou do OS, mas é igual no Chrome ou no Firefox).

            O calendário também tem um look de 2005, enquanto que os contactos e a página de email em si têm um design moderno.

            Gostava de saber onde posso partilhar estas nuances, porque o blog em sí parece não ter feedback, ou pelo menos nunca recebi

            Fora isso é excelente! Also a vossa política de privacidade tem o link quebrado. Tentei ler ontem mas a página não existe

          • João Namorado says:

            Olá Bob,

            A font de leitura dos emails é definida pelo remetente quando escreve a mensagem, exceto, claro, nos mails em plain text, onde a versão desktop usa uma monoespaçada.

            O Calendário é separado do serviço de email, mas sim, está a precisar de um redesign 🙂

            Quanto ao link da política de privacidade, testei agora mesmo e está correto. Em que página apanhaste o erro?

            Se precisares de enviar algum tipo de feedback sobre o serviço experimenta usar o form em https://ajuda.sapo.pt/contactos-8745

            Um abraço!

          • bob says:

            http://ajuda.sapo.pt/politica-de-privacidade-portal-sapo-7675, este link está quebrado, e vem referenciado na página: https://ajuda.sapo.pt/condicoes-de-utilizacao-sapo-mail-61206

            Sim é isso, a font monoespaçada é assim um tanto para a feinha mas vou aproveitar a deixa e usar esse link para dar algum feedback quanto à UI e UX do Sapo mail!

  19. JCFB says:

    Mais vale agarrar num pc velho, criar o meu próprio servidor de email e registar um domínio no freenom.
    Acabam-se logo os problemas de privacidade

  20. Jorge Cunha says:

    Outlook.pt

  21. Nuno says:

    Ainda uso o email netc e da iol, estou registado em vários sites, é pena que vá acabar, será que não conseguem manter este serviço? é uma pena.

  22. Nuno says:

    será que o sapo não pode ficar a gerir estas contas de e-mail (iol, netc, ..), em vez de acabar?

  23. hommer says:

    já deixei de usar sapo desde que surgiu o gmail e nunca mais olhei para mais nada, e não é agora que vou voltar a usar, mesmo com estas polémicas todas da privacidade, ninguém me diz que o sapo não venha a ser outro IOL a curto prazo…

  24. Paulo says:

    Já tive mail do sapo. Após algum tempo sem utilizar voltei ao e-mail e….NADA. Fotos, emails, contactos…tudo apagado…
    Já agora o PPLWARE tem alguma coisa a ver com o MEO?

    • Vítor M. says:

      Esses casos estranhos ouvimos todos os dias em todos os serviços. Pergunto: ligou ao suporte? Tem a certeza que não apagou alguma pasta via cliente de mail, quando configurou o POP?

      Existem sempre dúvidas relativas a certos problemas, não digo que é sempre culpa de quem está à frente do ecrã, mas muitas vezes é. Sendo falha do sistema, o que dizem os responsáveis?

      Era interessante saber.

    • Vítor M. says:

      Esses casos estranhos ouvimos todos os dias em todos os serviços. Pergunto: ligou ao suporte? Tem a certeza que não apagou alguma pasta via cliente de mail, quando configurou o POP?

      Existem sempre dúvidas relativas a certos problemas, não digo que é sempre culpa de quem está à frente do ecrã, mas muitas vezes é. Sendo falha do sistema, o que dizem os responsáveis?

      Era interessante saber.

  25. Helder says:

    A ultima vez que vi….. A sapo de portuguesa ja nao tem nada. Ridiculo este post. Ou é gmail ou é outlook.

  26. Smugen says:

    Como podem importar dados para a vossa conta de e-mail: http://www.iol.pt/webmail-migracao

    • dedro says:

      Muito agradecido pela informação Smugen.
      Esta informação devia de ter sido mencionada no artigo como “migração para outros serviços, GMAIL. A própria IOL não sugere o SAPO como alternativa mas sim o GMAIL.

  27. Pedro Carvalho says:

    Aqui Sapo desde 2000. Problemas com mails 0.

  28. Boris says:

    O serviço não esta disponível para brasileirosl?

    • Matheus Alexandre says:

      Sim, está!

      Inclusive tenho uma conta, que uso geralmente para contas em sites – seria estranho colocar endereço @sapo o pessoal acabaria estranhando hahahaha

  29. Paulo Ferreira says:

    Sapo nunca mais. Foi a minha primeira conta e fecharam-na sem aviso e não consegui recuperar.

  30. Moneldr says:

    Linha de apoio 24h/dia…
    “30,49 cêntimos por minuto”

  31. Samuel says:

    Pessoal do SAPO, eu crio um email convosco, se me ajudarem a transferir anos e anos de emails para os vossos servidores.
    O IOL nao me deu ajuda nenhuma… Quando reclamei, a resposta que obtive foi: “Desculpe, mas foram ordens superiores…” Claramente a sacudir a água do capote.
    O problema é que infelizmente eles podem fazer isso. Nada na lei os proíbe… Assim lixam a vida de uma pessoa que confiou neles anos a fio!!!
    Enfim, nao desejo mal a ninguem, mas podia desaparecer tudo o que é IOL, nao sao sérios, nem capazes.

    SAPO Ajude-nos a transferir tudo o que temos no IOL para voces (caixa de entrada, pastas e mails enviados) e terao muito novos users.
    O IOL só mostra como transferir a caixa de entrada para gmail… Mais nada! Típico de prestadores de sevicos incapazes.

    • lalaland says:

      Samuel, antes que perca todos os conteúdos que lá tem no IOL experimente configurar a sua conta IOL num cliente de email offline (Thunderbird, Outlook) usando a configuração IMAP (basicamente terá um espelho das pastas todas, incluindo enviados, recebidos e outras).

      http://ajuda.iol.pt/index.php?/Knowledgebase/Article/View/33/5/configurar-o-outlook-thunderbird-windows-live-mail-etc

      Depois dentro do cliente de e-mail offline crie um segundo arquivo de backup offline e copie manualmente todos os conteúdos do ficheiro online IMAP para o offline. Terá assim uma cópia integral dos seus dados.

      O que creio ser mais difícil de migrar é a lista de contactos e/ou calendário se existir.

      • João Namorado says:

        Samuel,
        A sugestão do lalaland é uma boa dica para fazer um backup da tua conta atual.
        Se configurares uma nova conta (SAPO, por exemplo) no mesmo cliente de email, em princípio deves conseguir selecionar as mensagens e pastas da conta IOL e copiá-las para a nova conta. Não é uma solução “elegante” mas deve resolver o problema.
        Para os contactos, se o IOL tiver uma opção de exportação, o SAPO Mail tem um importador para CSVs ou VCards.
        Um abraço!

  32. Paulo says:

    “Seguro, com eficazes filtros anti spam das entidades mundiais de referência;”

    Isto é uma ENORME mentira. Eu recebo SPAM que é uma coisa muito séria. O suporte disse que eu poderia ir declarando como SPAM no botão, que eles eventualmente iriam parar. Não pararam… Tive que criar filtros para cada endereço e eles são mais que as mães! Todos os dias surgem endereços novos e eu já tenho dezenas e dezenas de filtros e enviar esses endereços para a pasta de Lixo.

    Recebo mesmo imenso SPAM, dizerem isto aqui é uma aldrabice descomunal!

    • Paulo says:

      Já agora… há muito tempo, muito mesmo, que quero mudar-me para o Gmail. Mas como o SAPO é o pessoal… Vou ter que estar sempre ligado a ele porque tenho o SAPO dado em tudo… Finanças, Universidades, Família… Se for criar um reencaminhamento para o Gmail, vou continuar a receber o SPAM…. :\

    • João Namorado says:

      Olá Paulo,
      Obrigado pelo alerta. Fizemos recentemente melhorias no anti-spam. Notaste alguma diferença?
      Se o problema se mantiver, por favor contacta-nos para investigarmos.
      Um abraço!

      • Paulo says:

        Olá João, grato pela atenção.
        Não, não tenho notado… Tem sido uma batalha impossível. Eu tenho centenas de filtros para os endereços de SPAM e todos os dias são gerados novos. Já investiguei se o meu endereço estava exposto em algum lado na internet e a ser alvo de bots de farejam endereços para SPAM, não é o caso. Não entendo como tenho tanto SPAM… Todos os dias recebo em média uns 2…

      • Tiago Silva says:

        Eu preferia ter uma blacklist e não algoritmos anti-SPAM.

        • João Namorado says:

          Olá Tiago,
          O Anti-Spam usa várias abordagens em simultâneo. Mas também podes usar os Filtros do webmail para fazer blacklists personalizadas.
          Um abraço!

  33. drom says:

    Uso o Sapo Mail sem quaisquer tipo de problemas, adoro!

  34. Tiago Silva says:

    Tenho bastantes dificuldades em aceder ao e-mail do Sapo através de navegadores mobile.

  35. RJCA says:

    Actualmente estou a usar 3 serviços de email para uso pessoal:
    – Sapo.pt (porque me interessou ter uma email com terminação .pt)
    – Outlook.pt (por causa do Windows 10 e a minha conta Google funciona com este email)
    – Mail.com (dá jeito para os emails de gaming)

    Gmail? Não preciso…

    Tudo a funcionar no Thunderbird. 5 estrelas.

    • Marco Lopes says:

      Não confio, nem no SAPO nem no mail.com
      É uma questão de tempo até fecharem os serviços.

      • Vítor M. says:

        O problema de fechar, na minha opinião, não se coloca no Sapo, pelo menos não no que toca à recursos e clientes. O que não falta ao Sapo são recursos, então com o Data center da Covilhã, mais qualidade e quantidade de recursos agregaram.

        Os clientes, como já foi referido, podem querer um serviço nacional, com servidores nacionais e os 16GB gratuitos são um trunfo importante.

      • Vítor M. says:

        O problema de fechar, na minha opinião, não se coloca no Sapo, pelo menos não no que toca à recursos e clientes. O que não falta ao Sapo são recursos, então com o Data center da Covilhã, mais qualidade e quantidade de recursos agregaram.

        Os clientes, como já foi referido, podem querer um serviço nacional, com servidores nacionais e os 16GB gratuitos são um trunfo importante.

      • RJCA says:

        E em quem confia? Pode-se saber? Gosto de conhecer alternativas fiáveis e não intrusivas se possivel…

        • Marco Lopes says:

          Eu confio no GOOGLE e nada mais! PONTO!
          A ZON/NOS tramaram-me!!!
          A MICROSOFT tramou-me!
          O IOL (Media Capital) TRAMOU-ME!
          Sério?? Vou agora confiar no SAPO, um serviço “obsoleto” com interfaces “corta e cola? É uma questão de tempo até fecharem
          GOOGLE. Quando a google fechar, eu estou morto.

  36. Marco Lopes says:

    Já agora, estive a rever o meu email sapo (que até tinha configurado no Thunderbird) mas no painel web não encontro como consultar os ALIAS da conta! O IOL (depois da catástrofe que foi a mudança de plataforma à uns anos fez o mesmo… o sistema passou a ser uma amostra do que era antes…)

    Com isto quero dizer que, tenho anotados 2 ALIAS relativos ao meu endereço principal (gerado pelo sapo). A única forma que vejo é no SAPO ID https://id.sapo.pt/a/manage_logins (onde aparecem o email principal e os meus 2 alias!), mas a pergunta é: ONDE faço a gestão!?!

    É por isso que não irei usar sistemas destes! É tudo muito falacioso… muitas falhas, discrepâncias, inconsistências, sistemas que apontam uns para os outros (corta & cola), etc etc…

    • Vítor M. says:

      Este já é um assunto diferente do outro. Atrás era o receio de fechar, aqui já é uma questão de gestão dos ALIAS…. se atrás o problema não se coloca, neste caso poderá ser resolvido com uma consulta ao suporte, certamente eles explicam ou até resolvem. Pode ser essa a simples solução.

    • RJCA says:

      O Sapo tem essa opção dos ALIAS? Desconhecia. Para isso uso o Mail.com, permite-me ter (se eu quiser até 10 sub-emails (ou os ditos ALIAS) para gestão pessoal. Agora duvido que um serviço como o Mail.com acabe mas é apenas a minha humilde opinião…

      • Marco Lopes says:

        Tinha!!! Eu criei 2! Agora consigo-os consultar através do SAPO ID…
        Vejam bem a confusão! Estão lá como “LOGIN autorizado”… mas, onde os consulto na secção de email? Onde os configuro? Zero…
        Não confio nestes serviços.

        • RJCA says:

          Se não confia tem bom remédio. Apague o registo no Sapo. Termine de vez as suas 2 contas. A Google agradece…

          • Marco Lopes says:

            Não preciso de apagar nada… até posso usar o email do sapo como “alternativa” para recuperação de credenciais, etc… mas usá-lo como email principal, nunca.

  37. Mario says:

    para mim ainda continuo a usar o ms outlook configuradas com POP e assim nao perco nem informação nem contactos uma vez que fica tudo gravado num ficheiro*.pst. todas as semanas faço uma copia desse ficheiro para um hd externo e ate a data nao tive problemas. Tenho configuradas contas do gmail, sapo, walla e hotmail, e mail.pt

    • Marco Lopes says:

      O problema não são os backups! EU não confio nestes serviços, e já tinha o GOOGLE a sacar imediatamente os emails do NETC / IOL há anos! E uso o thunderbird… tenho cópias locais. A questão aqui é ficarmos SEM o endereço que email!
      Aconteceu com a NETCABO / ZON / NOS, que os passou para a Microsoft, e esta fez uma grande calinada: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/atencao-aos-utilizadores-de-enderecos-netcabo-5111
      Depois aconteceu-me a endereços OUTLOOK (uma salgalhada de todo o tamanho na configuração fez com que NUNCA mais conseguisse recuperar o meu outlook.pt! NINGUÉM resolveu NADA!!! Dezenas de reclamações!)
      Agora vem a Media Capital que acaba com o IOL…
      Sério?? Dão 2 meses para resolvermos tudo! Sempre é melhor do que ficar sem um endereço do dia para a noite, como me aconteceu DUAS vezes em grandes empresas!!!!!!!

      GOOGLE meus amigos. Agora é de vez… só tenho de migrar umas centenas de LOGINS, alguns dos quais as empresas se recusam a migrar, e lá vamos nós pela via “legal”. Casos como a GearBest, por exemplo, são muito complicados…

      • Mario says:

        a verdade é que ja tenho o sapo desde que a pt começou os testes com o servidor nacional sapo.pt. ainda nem havia tv cabo(estava na altura em testes no CET em aveiro) onde estagiei.
        e ate à data nunca me deu problemas.

        quanto ao POP este permite o bacup de todas as contas no pc. sim eu ainda sou do tempo do ms outolook e nao quero outro. cumps.

        • Marco Lopes says:

          Eu também tenho o meu endereço NETC há quase 20 anos!!! TELECEL passou para o VIzzavi, que passou para o IOL, e embora com alguns problemas de mudança de plataforma pelo caminho, sempre ok! Até agora! E não é a falta de CAPITAL da empresa… é simplesmente algo que não lhes interessa! Porque é que o SAPO deveria ser diferente!? O SAPO vem de um serviço antigo da PT que não faz sentido hoje em dia! É uma questão de tempo para que o portal, email, etc, fechem. É como o CLIX. Confiar nestes serviços? É um tiro no escuro.

          • RJCA says:

            Ainda existe o Netc? Foi o meu primeiro serviço de Internet e email.

          • Marco Lopes says:

            O NETC existe sob a alçada do IOL! A telecel criou o NETC, comprou a VIZZAVI, passou tudo para a Media Capital, que tinha o IOL!

            Endereços NETC / VIZZAVI / IOL conviveram debaixo da mesma gestão por quase duas décadas! O meu endereço de sempre é o NETC… nunca me dei ao trabalho de migrar as centenas de registos, e continuava a usar como email primário. Até há 2 dias atrás…

  38. Marco Lopes says:

    Já agora, alguns serviços que me dificultaram a vida (ou estão a dificultar a vida!) no que toca a EDITAR os meus DADOS PESSOAIS! (lá porque usam o EMAIL como LOGIN não é desculpa para as suas “dificuldades técnicas!”)

    – EDP: Tive de ligar ao suporte, enviar emails, pedidos… tanto na EDP distribuição como no EDP online (mas resolveram!)
    – VIA VERDE: tive de ligar ao suporte, que me disseram para enviar o pedido por EMAIL… 3 dias e nada!
    – WORTEN, SPORTZONE e CONTINENTE: tive de os ameaçar legalmente com o RGPD… depois de 2 dias de luta, Worten e Sportzone resolveram o problema. Continente continua a resistir!
    – PORTAL da QUEIXA! Tive de contactar o suporte já por diversas vezes! Dizem que TALVEZ consigam migrar contas, não alteram emails… já criei a NOVA conta, mas 2 dias e nada! Talvez tenha de abrir uma queixa contra o portal da queixa…
    – CP: tive de enviar um email para o responsável da protecção de dados! Até agora nada!
    – NOS: alterei na área de cliente… mas pasmem-se! Existem mais bases de dados INTERNAS onde o nosso email está espalhado… e não se reflete na área de cliente! Tive de ligar ao suporte… alterações feitas, MAS… continuo a receber as comunicações do FÓRUM no email antigo. Parece que agora tenho de pedir suporte a um moderador do fórum (não… não existe configuração no fórum… são os mesmos dados da área de cliente!)
    – GEARBEST: não mudam, não mudam e não mudam! Quer? crie uma nova conta! Perco os históricos? Tickets abertos? Encomendas PENDENTES?!? Se ficar sem email amanhã? COMUNICO como?? É foda!!! Como os obrigo a fazer a alteração!?!
    – Serviços de CRIPTOMOEDAS: Um pagode de todo o tamanho que nos faz querer dar um tiro na cabeça!!! Nem me apetece começar a relatar o que estou a passar…

    Se quiserem a lista continua…
    Ainda acham que vão agora migrar tudo para o SAPO para daqui a uns “anos” passarem por tudo isto novamente?

  39. Mario says:

    caso o sapo feche, tenho os meus backups em *.pst . no ms outlok é so importar para a nova conta. facil e barato.

    • Marco Lopes says:

      Não estamos a falar da mesma coisa! Eu não perdi email do IOL / NETC… tenho tudo sincronizado com o GMAIL!
      E os serviços?! Com que EMAIL é que se regista nos serviços!? Bancos, energia, água, facturas, lojas online, etc etc etc??!
      Olhe que a transição NÃO é assim tão pacífica! Veja o meu post sobre isso…

      • RJCA says:

        Desde que saiba quais os serviços em que se registou não pode “mudar” o email nesses mesmos serviços?

        • Marco Lopes says:

          Não percebi bem a lógica da pergunta? Será isto que pretende?

          – EDP: Tive de ligar ao suporte, enviar emails, pedidos… tanto na EDP distribuição como no EDP online (mas resolveram!)
          – VIA VERDE: tive de ligar ao suporte, que me disseram para enviar o pedido por EMAIL… 3 dias e nada!
          – WORTEN, SPORTZONE e CONTINENTE: tive de os ameaçar legalmente com o RGPD… depois de 2 dias de luta, Worten e Sportzone resolveram o problema. Continente continua a resistir!
          – PORTAL da QUEIXA! Tive de contactar o suporte já por diversas vezes! Dizem que TALVEZ consigam migrar contas, não alteram emails… já criei a NOVA conta, mas 2 dias e nada! Talvez tenha de abrir uma queixa contra o portal da queixa…
          – CP: tive de enviar um email para o responsável da protecção de dados! Até agora nada!
          – NOS: alterei na área de cliente… mas pasmem-se! Existem mais bases de dados INTERNAS onde o nosso email está espalhado… e não se reflete na área de cliente! Tive de ligar ao suporte… alterações feitas, MAS… continuo a receber as comunicações do FÓRUM no email antigo. Parece que agora tenho de pedir suporte a um moderador do fórum (não… não existe configuração no fórum… são os mesmos dados da área de cliente!)
          – GEARBEST: não mudam, não mudam e não mudam! Quer? crie uma nova conta! Perco os históricos? Tickets abertos? Encomendas PENDENTES?!? Se ficar sem email amanhã? COMUNICO como?? É foda!!! Como os obrigo a fazer a alteração!?!
          – Serviços de CRIPTOMOEDAS: Um pagode de todo o tamanho que nos faz querer dar um tiro na cabeça!!! Nem me apetece começar a relatar o que estou a passar…

          Se quiserem a lista continua…
          Ainda acham que vão agora migrar tudo para o SAPO para daqui a uns “anos” passarem por tudo isto novamente?

          • RJCA says:

            Ok Marco não chores mais. Abraço…

          • Marco Lopes says:

            Estou BEM lixado :\\\\
            Tenho DEZENAS de serviços com quem reclamar… que não permitem a edição do email, mesmo indo contra o RGPD… é tudo muito bonito, mas grande parte das empresas NÃO cumpre com nada!
            Nesta migração, detectei problemas do arco da velha…

  40. Marco Lopes says:

    Já agora, para quem defende SAPOs e Hotmails… Na página do site da Rádio Popular, em destaque!
    “ATENÇÃO! – Utilizadores com Outlook/Hotmail/Live/MSN, devido a falhas nestes serviços, devem preferencialmente utilizar outro serviço de e-mail ou então proceder da seguinte forma…”

    Depois do que eu passei com a INCOMPETÊNCIA TOTAL da microsoft, nunca mais confiaria nessa empresa para nada…

    • F Gomes says:

      Sinceramente, já estou FARTO de tanta choradeira contra o Sapo e quejandos ou então sou CASO ÚNICO no universo dos fornecedores de contas e-mail, porra! tenho duas contas no Sapo desde que ele apareceu; tenho conta no Outlook.pt; tenho contas (várias) no GMail; tenho contas (várias) no mail.com e em nenhuma delas surgiu qualquer tipo de problema e recebo e emito dezenas de e-mails diários!!! Pena a minha “sorte” com os fornecedores de e-mail não ser a mesma com o acertar no €uromilhõe$…

  41. Lino Pinto says:

    Posso fazer uma pergunta meio parva? A migração é só pros mails existentes ou também para correspondencia futura? Isto é: Embora o endereço @iol.pt deixe de ter “sede”, se eu migrei a conta pra outro serviço, o que acontece aos emails emviados após 30 Novembro? batem na trave ou vão reencaminhado para o novo serviço?

    E por consequencia: O que acontece aos serviços nos quail o Login é essa conta? Bate na trave o Login ou continua a ser aceite?

    • Marco Lopes says:

      Isto não é uma MIGRAÇÃO compulsiva de nada! Isto é o FIM da GESTÃO de correio dos domínios que são responsabilidade da Media Capital (IOL, NETC, Vizzavi, MaisFutebol?). A gestão simplesmente CESSA! A partir da data indicada, não existe gestão. Os emails enviados para os domínios que citei, simplesmente voltam para trás com erro de endereço desconhecido!

      Esse é que é o grande problema! Estou-me lixando para a MIGRAÇÃO! A questão principal aqui é migrar todos os serviços onde o email possa estar registado, porque depois, não há correspondência, não há recuperação de passwords, não há PROVA de que os registos são nossos (excepto nos casos onde existem emails secundários / formas alternativas de recuperar credenciais)

      • Lino Pinto says:

        Pois o problema é mesmo esse. Tou lixado.

        • Marco Lopes says:

          Acho que consegui migrar 99% dos logins… alguns foram uma LUTA… não consegui migrar o da GEARBEST, por incrível que pareça… não cedem!!! Nem com ameaçadas do RGPD (lol). É criar um NOVO registo, e o outro fica “morto” (pois comunicações, já eram…). Alguns serviços em PT tive de contactar o SUPORTE (ex: VIA VERDE, WORTEN, SPORTZONE… continente não altera o email!). Enfim… um pagode! As coisas que eu descobri e as falhas com que me deparei neste processo são de bradar!

  42. João says:

    Não queria criar aqui polémica porque o pplware é um serviço da sapo mas resumidamente vou explicar porque a marca sapo vai ser mais uma vitima do processo que se iniciou com a PT:
    1. Vendeu emails para marketing que neste momento tem uma média diária de 40 emails de spam ( emails antigos )
    2. o Filtro anti spam que tem não funciona com 98% do spam. Todos os dias caem emails de fungos e afins
    3. tem tido uma taxa de serviço indisponível impressionante. neste momento está indisponível
    4. a plataforma parece dos anos 80 e tem uma péssima performance em termos de fluidez. so com um cliente de email é que disfarça.

    Para provocar diria que podem reciclar este artigo e colocar o serviço email do sapo vai fechar, crie um email gmail. 🙂

    PS: é em tom de brincadeira mas os problemas estão lá… não me admirava muito que este serviço fosse a p´rxima vitima da derrocada da Portugal Telecom.

    • João Namorado says:

      Olá João,

      Obrigado pela tua opinião. Mesmo sabendo que falaste em tom de brincadeira, há uma alguns erros que preciso esclarecer:

      “1. Vendeu emails para marketing (…)”
      Isto não é verdade. Os utilizadores podem aceitar ou não receber mails publicitários enviados pelo SAPO. É uma opção que o utilizador pode mudar a qualquer altura e que está funcionar de acordo com o RGPD.
      Isso é diferente dos emails de spam que referes, que não são enviados pelo SAPO nem o SAPO vende ou disponibiliza os endereços. Podem ser obtidos através de outros meios, como sites de passatempos, testes de personalidade no Facebook, fugas de dados em outros sites onde o utilizador esteja registado, etc.
      O importante é que as pessoas tenham noção de que algumas coisas aparentemente inócuas que fazem na internet podem estar a revelar dados pessoais seus e ter consequências imprevistas. O Facebook é o exemplo mais recente e notório disto.

      “2. O filtro anti-spam que tem não funciona (…)”
      Nenhum sistema anti-spam é 100% eficaz, mas usamos uma plataforma de renome mundial e temos vindo a melhorar e afinar o sistema para o SAPO Mail. Dito isto, é algo que também pode variar muito de utilizador para utilizador. Pessoalmente, tenho recebido zero spam e há outros utilizadores que dizem o mesmo. Aos utilizadores que recebam um volume invulgar de mensagens de spam, pedimos que nos reportem para que o problema possa ser investigado e resolvido.

      “3. tem tido uma taxa de serviço indisponível impressionante (…)”
      Houve de facto problemas hoje para alguns utilizadores, por volta da hora de almoço. Foi uma situação excecional e já está normalizado.

      “4. a plataforma parece dos anos 80 (…)”
      Um pouco exagerado. Eu nos anos 80 usava Pine, que era em texto. E mesmo esse é de 1989 🙂
      Renovámos e temos mexido mais na versão para telemóveis, que recomendo que espreites. A versão para desktop exige mais cuidado e estabilidade, porque apesar do desejo de novidades muitos utilizadores têm os seus hábitos de utilização e a mudança acaba por atrapalhar. Mas é algo a que estamos atentos.

      Já agora, o Pplware não é um serviço do SAPO. É um site parceiro, com plena autonomia.

      Um abraço!

      • Vítor M. says:

        Além de parceiro Sapo, o Pplware tem total interesse que quer este serviço Sapo, quer qualquer outro possam estar perfeitamente alinhados com as necessidades dos utilizadores. Caso existem dúvidas como neste caso, ou críticas a fazer, só permite que o serviço melhore. Não temos qualquer problema em refletir essas dúvidas aos responsáveis dos serviços Sapo.

    • Marco Lopes says:

      É uma questão de tempo até desaparecer… Aliás, quem diz que prefere o SAPO ao GMAIL não está no seu perfeito juízo…

  43. José Pompeu de Proença says:

    O SAPO não é aquela coisa que também já acabou com o alojamento das ‘páginas pessoais’ que se chamavam ‘nome.nosapo.pt’ e deixou os utilizadores pendurados?
    Não, obrigado!
    A netc acabou mas transferiu o seu correio eletrónico para a vizzavi; esta acabou mas passou para o iol; este não acaba mas manda o correio eletrónico para as urtigas – isto é que é de ‘competentes’. Para mim o SAPO está no mesmo saco.
    Fico na clix – ao menos acabou o portal mas mantêm os correios eletrónicos clix e todos os que também herdou, tipo oninet.
    Cumprimentos,
    J.Proença

    • João Namorado says:

      Olá José,

      O serviço de páginas pessoais foi descontinuado mas foi assegurada a disponibilização dos conteúdos aos utilizadores do serviço, para que não se perdessem. Houve um aviso prévio de muitos meses e continuou-se a dar apoio aos utilizadores que precisaram até muitos meses depois da data oficial de fecho.

      Não é um tipo de tratamento que se consiga ter da Google 🙂

      Um abraço!

      • José Pompeu de Proença says:

        Bom dia,
        A questão não é o avisar atempadamente nem o assegurar a disponibilização do conteúdo – o IOL está a fazer o mesmo. O problema é o acabar simplesmente sem transferir o serviço para outros mantendo os mesmos endereços – como o não fizeram a Telecel (netc), a Vizzavi e outros, que garantiram a continuidade aos utentes. Por isso considero o SAPO e o IOL no mesmo saco, e a Telecel e Vizzavi noutro saco.
        Por enquanto, posso dizer que a CLIX parece estar no 2.º saco – acabou com o portal mas mantêm o correio eletrónico e as ‘velhas’ páginas pessoais.
        Cumprimentos,
        J.Proença

      • N says:

        Há uns anos atrás (provavelmente em 2014), contactei um endereço de suporte do SAPO para perguntar se podiam considerar alterações na comunicação “entre servidores” (S2S) no servidor do “SAPO messenger”. Nessa altura, vários outros serviços “jabber” decidiram bloquear servidores que não encriptam comunicações S2S, e isto parece ter deixado o SAPO messenger de fora.

        Não sei se será mesmo necessário alterar alguma coisa ou se o problema é outro, pois não sei o que se passa dentro do SAPO. Também já não me recordo dos detalhes, recordo-me é que na resposta que me enviaram diziam simplesmente que não podiam fazer nada porque o serviço já não existia. Se havia planos para o encerrar, nunca soube de nada, e continuo a poder ligar-me ao servidor.

        Mais recentemente, houve essa decisão de encerrar definitivamente o serviço de páginas pessoais. Penso que, por muitos anos, este já tinha sido “descontinuado”, mantendo-se activo para as páginas existentes, mas sem a possibilidade de criar novas páginas. Desagradou-me o encerramento e também que, no anúncio do encerramento definitivo, o serviço de blogs do SAPO tenha sido indicado como alternativa, pois são duas coisas diferentes.

        Não tenho ilusões, isto são/eram serviços gratuitos. E não duvido que tenham prestado apoio aos utilizadores no caso do serviço de páginas pessoais. Mas que estas duas situações que refiro me fizeram ter menos confiança na qualidade dos serviços do SAPO, isso fizeram.

        • João Namorado says:

          Olá N,
          Essa resposta que recebeste em relação ao SAPO Messenger foi um pouco estranha. O serviço mantém-se disponível, mas sem novos desenvolvimentos.
          Quanto às homepages, foram sugeridas várias alternativas. Os Blogs eram apenas uma delas (que serviria para alguns utilizadores) e outra era a MEO Cloud, que permite fazer as mesmas coisas que o serviço de Homepages permitia (a MEO Cloud não se limita a guardar ficheiros). E também houve um longo período de transição (mais de 1 ano) para garantir que ninguém ficaria prejudicado com o fecho do serviço.
          Um abraço!

          • N says:

            Só agora tive oportunidade de responder:

            Seria então possível utilizar a MEO Cloud para alojar um sítio web? Com um nome curto, legível e memorizável?

            Outra coisa do antigo serviço de homepages que me vem à cabeça é a possibilidade de gerir os ficheiros fora do navegador web, através de algum protocolo aberto (no caso das homepages, havia FTP).

            A verdade é que nunca espreitei a MEO Cloud, talvez esteja na altura de o fazer…

            (Votos de um bom 2019!)

    • Marco Lopes says:

      CLIX, SAPO, Portugalmail, whatever… não confio em nenhum destes serviços. Ponto. Aliás, estou contra este artigo… Aconselhar as pessoas a mudaram para o SAPO, quando temos o GMAIL, é quase irresponsável… Basta ver a quantidade de serviços descontinuados… é uma questão de tempo até desistirem também da gestão do email.

  44. Paulo Couto says:

    SAPO MAIL… Pior serviço de email que já me passou pelas mãos… um Mail Server que não consegue, ou quer, fazer recovery/reset da password de uma conta, seja grátis ou não, esteja ou tenha estado associada a qualquer tipo de serviço contratado… MAU DEMAIS…

  45. Paulo Cruz says:

    Boas,
    Tenho conta com a IOL.
    Mesmo que termine este serviço posso continuar a logar outras contas com o meu email iol?
    Tenho basicamente tudo com a IOL.
    Obrigado

    • Marco Lopes says:

      Continuar a LOGAR sim… mas… COMUNICAÇÕES importantes, MAILING LISTS, RECUPERAÇÃO de PASSWORD e afins… NÃO! Como tal… recomendo que trate de MIGRAR imediatamente todos os logins (na prática, TODOS os registos que tenha efectuado com o NETC) para um email novo (recomendo o GMAIL), principalmente BANCOS, FISCO, SEG. SOCIAL, VIACTT, VIA VERDE, EDP, AGUA, GAS, SEGUROS, etc etc (eu tive de migrar CENTENAS de logins e registos, e senti resistência em alguns, como EDP – tive de criar novos registo, e lojas WORTEN, SportZOne e Continente, que tive de insistir diversas vezes…)

      • Carlos Alves says:

        Maior… Eu não me chateei muito com isso, mas, acho que deveríamos fazer uma petição para pelo menos a iol fazer como a clix! Pode fazer-se logins, não se pode é criar contas!
        Fonix! É muito mau ficar sem este email que tenho praí desde 2000! :/
        Eu tenho tantos registos com este email que tirando as redes sociais, nem sei como terei de fazer agora! :/
        PKP

        • Marco Lopes says:

          Desculpa, ESTOU OUT!!! Insisti, pedi… a decisão deles está tomada. Perdi 2 a 3 semanas da minha vida a alterar CENTENAS de logins, emails de registo, contactos, etc… consegui quase tudo… ficaram uns resquícios. Foi uma tarefa morosa e burocrática? Foi… mas agora está… GMAIL até morrer! Foi o fim de uma era… (já o deveria ter feito antes quando o IOL teve graves problemas em diversas alturas).

  46. Paulo Raimundo says:

    O e-mail do sapo tem muito pouca qualidade, é muito lento e tem muita publicidade.

  47. Carlos Pipa says:

    Bom dia, neste momento uso o sapo com o operador MEO, será que posso usar a mesma conta de mail com outro operador?
    Obrigado.

  48. Marco Lopes says:

    Para quem AINDA não acredita que é uma questão de TEMPO… desengane-se: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002

    A 15 de fevereiro de 2020 vamos descontinuar os endereços de email:

    clix.pt
    kanguru.pt
    mail.pt
    oniduo.pt
    optimus.clix.pt,
    oninetspeed.pt
    oninet.pt
    mail.optimus.pt

  49. ze says:

    sapo é bom pra receber spam!

  50. helder says:

    Tenho email sapo desde 2000. Estou satisfeito. é prático e resolve as minhas necessidades a todo o nivel. Tenho tudo , inclusive arquivos de documentação pessoal importante. Tenho conta Gmail apenas para uso do Google e das suas aplicações/Android

  51. Álvaro de Campos says:

    Vim, propositadamente a este artigo comentar que em Outubro de 2020 decido minimizar a dependecia a Gmail e Microsoft Outlook, só não sei se escolho sapo/Portugal, ou outro país da UE, distancia geográfica tb dificulta a venda de dados para fins de marketing.., isto depois de ter email Google praticamente desde a sua criação,e apresento aqui algumas razões:
    – Privacidade1: a acreditar que as leis de privacidade que cada país tem são realmente aplicadas, de longe a Portuguesa e Europeia respeita muito mais o utilizador do que a Norte Americana, Google e Microsoft.
    – Privacidade2: a única maneira de ter privacidade nas mensagens é utilizar criptografia, PGP existe faz décadas e quem se preocupa com este tema tem chave pública para isso, e deve usa-la!
    – Bolha Google, o algoritmo da Google está erradamente enviesado no meu perfil, e é-me impossível hoje fazer pesquisas de qualidade com o Google, isto porque o mesmo acha, e ultimamente muito mal quais os artigos que me deve mostrar, dai mudar para motor de pesquisa qwant.com, que é um projecto europeu e na versão em inglês tem-se demonstrado especialmente util.
    – Se no telefone móvel não partilho os meus contactos nem calendário com a Google,visto que uso servidor privado Nextcloud para isso, faz todo o sentido tentar utilizar um servidor de email que esteja regido por leis de privacidades mais sérias.
    – Estou farto dos avisos da Google de login desconhecido,uma vez que uso Firefox e Gnome Web em Arch Linux parece que a Google não consegue seguir o rasto,pelo menos de modo tão fácil,e ao invés de respeitar a privacidade e a password correcta, está-me sempre a queixar que o computador é desconhecido, isto teria lógica se falha-se no login, mas o objectivo da google é outro, no Android tambem tenho firewall a bloquear a cusquice da empresa de MountainView… entre outras.

    • ElectroescadaS says:

      Servidores de email europeus não conheço mas para além do Sapo e Outlook que eu tenho, uso também um email do site “www.mail.com”. Aqui fica a minha sugestão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.