PplWare Mobile

Depois de 18 anos… serviço de e-mail da IOL chega ao fim


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

43 Respostas

  1. Asdrubal says:

    Tinha uns mails do serviço IOL mas deixei de poder aceder por algum motivo que desconheço há mais de 10 anos. Tal como em clix, mail.pt, portugalmail…. etc.
    Passei a aceder apenas aos do hotmail, yahoo e gmail.
    Ainda tenho um do sapo vivo, agradeceu o meu regresso… 😛

  2. sfasxc says:

    Sinceramente estou mais preocupado com o sapo. Gosto bastante do sapo mail, mas informações relativas à qualidade do serviço, e reviews são escassas. E com a aquisição da Altice da PT…. Não sei o futuro do mail da sapo… Gostava que seguissem o caminho do tutanota e do protonmail e abrissem o codigo para auditorias externas em termos de segurança. Mas enfim…

    • João Namorado says:

      Olá sfasxc,
      O SAPO Mail realiza auditorias de segurança internas e externas. Também estamos atentos a vulnerabilidades que vão sendo descobertas (a nível de SO, aplicações, etc.) e aplicamos o mais rapidamente possível patches para as corrigir.

      • Tiago S. says:

        Olá João Namorado.
        Presumivelmente trabalhas no SAPO. Gostaria de sugerir que filtrem um pouco mais o spam porque mesmo sem usar particularmente a minha conta, salvo para registo em fóruns etc. praticamente todos os dias entra uma quantidade de lixo impressionante. E o mais incrível é que é tudo de origem portuguesa.
        Fica o reparo.

        • João Namorado says:

          Olá Tiago,
          Obrigado pelo alerta. Fizemos recentemente melhorias no anti-spam. Notaste alguma diferença?
          Também podes tentar aumentar o nível de sensibilidade do anti-spam nas definições (no webmail, em mail.sapo.pt).
          E sim, sou gestor de produto do SAPO Mail 🙂
          Um abraço!

          • Redin says:

            Boa tarde João.
            Como gestor de um serviço de email, sabes que um modelo de proteção baseado em filtro, nunca funcionou. Lamentavelmente continua-se a atirar areia para os olhos dos utilizadores.
            Mas a culpa não é vossa. A estrutura na qual os serviços de email estão suportados, nunca poderão ser resolvidos colocando o encargo de solução do lado do destinatário. Com quem poderei falar da vossa equipa de forma a propor e explorarem um modelo de proteção diferente?

          • João Namorado says:

            Olá Redin,
            Obrigado pelo comentário. O SAPO Mail usa vários sistemas de proteção (Anubis, RBLs, Anti-Vírus, sistemas in-house, etc.). Não está dependente de filtros do lado do destinatário.
            Um abraço!

  3. Fábio says:

    Boa tarde, fiz os passos para a exportação do mail iol para outro mail e chego á parte de importação para o atual mail, depois de me pedir a passe do .iol nao me deixa continuar, diz-me sempre que a password está errada(e tenho a certeza que nao está errada). Alguem está com o mesmo problema?

  4. hommer says:

    mail IOL, eia pá, pensava que isso já nem existia há anos com os actuais e mais conhecidos serviços de mail…

  5. Rui says:

    Finalmente algo de jeito se fez. Embora promovam o anti-spam, a evrdade por tras das cortinas era exatamente o contrário. Criação de email, nenhum email enviado e montes de lixo diário.

  6. JS says:

    Tinha três serviços o IOL que foi para mim o primeiro depois criei á cerca de um ano o Hotmail por motivos do Windows10 e o sapo que para mim é o de referencia.
    Como foi o primeiro fica sempre alguma nostalgia e primeiros mails guardados la,como vai acabar já reencaminhei para o de referencia que é o unico

  7. David Guerreiro says:

    Ainda vejo empresas com mail @netc.pt

  8. Redin says:

    Ainda uso como forma de registrar servicos suspeitos. Vou ter de escolher outra cobaia.

    • hommer says:

      para isso fazes uma conta qualquer ao acaso no gmail só para isso que é o que tenho, e o que realmente interessa é que vai para a conta principal…

      • nop90 says:

        Alguns serviços não aceitam gmail/hotmail e outros; Ter um .pt para alguns sites é sempre uma vantagem; eles desconhecem que iol.pt é de certa forma equivalente a um GMail.com, regem-se apenas pelo TLD

        • hommer says:

          até hoje não tive qualquer problema com isso, se me disseres que á umas décadas atrás isso ocorria, nos dias de hoje já não, pois é os emails mais utilizados neste momento há uns bons anos, gmail e hotmail(este principalmente a nível empresarial)…

  9. Paulo Jorge says:

    Foi o meu segundo endereço de email em Portugal.
    O primeiro email ainda me foi atribuido por carta em mão própria na sede da Telepac, outros tempos.

    • LR says:

      Também foi o meu segundo mail. O primeiro era o da Esotérica (se é que alguém ainda se lembra disto). E também me foi entregue em mão, em carta fechada.

    • hommer says:

      também tive o primeiro email assim atribuído pela Telepac em 1998 quando usava a velha Internet dialup com um modelo de 28kb’s(outros tempos), mais tarde passei para o sapo na Adsl e ai passei a ter um mail da sapo, e da yahoo e actualmente já com fibra óptica uso somente o gmail e o hotmail por causa da Microsoft…

    • Tiago S. says:

      Teleweb, Megamail, mail.pt, Portugalmail…

  10. tone biclas says:

    E o chat da aeiou?

    • hommer says:

      isso são coisas que nos dias que correm morreram com o aparecer do messenger(igualmente já extinto também), e depois das actuais redes sociais, ainda se encontra por ai salas de chat, mas não tem ninguém…

      • hommer says:

        para não haver confusões, no que toca ao messenger estou-me a referir ao” Microsoft live messenger” e não ao actual “Facebook messenger”…

  11. nuno says:

    Tenho o endereço de email iol como user em varios sites, vai deixar de funcionar?

    • Redin says:

      Provavelmente não, mas terás de entrar nesses serviços e se te interessar, terás de configurar o endereço de contacto para um email diferente no caso de ser necessário entrar em contacto contigo.

  12. IOL desgraçado says:

    Que trabalheira me vai dar.!!
    Tenho tantos serviços registados através deste email!! E agora o que fazer?
    Há alguma solução ou vou ter de alterar o registo em tudo?

  13. Isaac says:

    Está bonito. Estou registado em dezenas de sites com o email iol. Agora acaba-se. Faço o quê?
    O email iol agora é gratuito mas quando comprei a internet da netc nada era gratuito. Paguei para ter este email.

  14. Carlos Alves says:

    Estou tramado!
    Era o meu principal serviço de e-mail…
    Agora gostava de saber se existe a possibilidade de criar género um alias sempre que me enviarem um email para esse!
    Tenho o meu email da iol seguramente à 18 anos!
    Será que alguém sabe se isso vai ser possível, de forma a não prejudicar quem usa o email com regularidade?

  15. Rui says:

    Ainda bem há 3 anos que tento encerrar a minha conta de email iol mas é impossível! O Sapo é igual!

  16. Aj says:

    Ainda tenho 2 @oninet.pt

  17. Ricardo says:

    Sou do tempo netc.pt… saudades… tambem tenho sites registados com iol… bem la vou perder uma tarde a rever

  18. nop90 says:

    Vai ser giro, sovinas que nunca compraram domínio e os preguiçosos que nunca quiseram criar uma conta em serviços mais conhecidos agora vão chorar. Refiro-me a pequenas empresas, claro.

  19. Paulo says:

    Eu não estou a conseguir fazer a importação dos e-mails. Sigo certinho direitinho todos os passos que dizem para fazer, mas… nada!

  20. Paulo says:

    Bom, parece que se tem de ir insistindo no pedido de importação até dar! lol. Aconteceu agora comigo e lá consegui migrar os mails.

  21. Manuel says:

    E como ficam as contas de facebook, criadas com o mail IOL.pt????

  22. José Silva says:

    E como ficam as contas de facebook, criadas com o mail IOL.pt????

    EXATAMENTE!

    Alguém pode explicar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.