Windows 10: Saiba o que o seu PC envia para a Microsoft
Ao longo dos últimos anos a Microsoft tem vindo a ser acusada de recolher dados dos utilizadores. A empresa assumiu que recolhe alguns dados mas que estes são "irrelevantes". No entanto tal justificação parece não convencer governos e utilizadores.
Recentemente ficou a saber-se que a Microsoft tem já operacional uma ferramenta onde os utilizadores podem ver quais os dados recolhidos. Aprenda já como ativar essa ferramenta.
Chama-se Windows Diagnostic Data Viewer e vai chegar, oficialmente, com a próxima grande atualização do Windows 10. Esta ferramenta permitirá que os utilizadores vejam os dados que estão a ser recolhidos pelo sistema... ao estilo de um sniffer.
Como ativar o Diagnostic Data Viewer?
Esta ferramenta está, por agora, apenas disponível no Windows 10 build 17083. Para ativar basta seguirem os seguintes passos:
Ir a Definições > Privacidade e depois do lado esquerdo escolher Diagnóstico e Feedback. Depois basta ativar a opção Diagnostic Data Viewer.
Como ver os dados?
Para consultar os dados que são recolhidos por esta nova funcionalidade, basta que abram a app Diagnostic Data Viewer. Aí dentro são apresentados todos os dados que a Microsoft recolhe.
No fundo desta interface, do lado esquerdo, pode ainda aceder a uma interface que permite aplicar filtros, selecionar por categorias, etc.
Como referimos, esta ferramenta está por agora disponível apenas para quem tem o Windows 10 build 17083. Em breve, segundo informações da Microsoft, estará disponível para todos os utilizadores.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Há uma coisa que não percebo e é o porque simplesmente não colocarem uma opção para desligar a recolha de dados. Quem quer manda, que não quer não manda e pronto. Ficam todos contentes
Quem manda pode,quem deve obedece
Código fechado, quem manda é a empresa!
Mas isso já existe há muito tempo..
“No entanto tal justificação parece não convencer governos e utilizadores.”
Governos detestam concorrência
Só se forem utilizadores que não convencem, governos, incluindo agências já estão convencidos há muito, é só ver o DoD, que tipicamente levam 2 anos a aprovar um novo SO, o W10 foi aprovado em 6 meses.
Na era do terrorismo, quanto mais informação houver, melhor.
sim, porque todos são potenciais terroristas…
E já agora porque o Facebook não tem uma “ferramenta” como esta?… A sério, se não querem ser “espiados” basta apagar as contas que tiverem nas redes sociais e na Google e Microsoft…
Desligar se da net é melhor, mas atenção que o teu vizinho te pode espiar
mas como ninguem tem nada a esconder porque nao e ladrao entao temos todos paredes transparentes em casa.
Third-party tracking…
sempre a mesma cantiga….