Problemas de privacidade do Windows 10 têm os dias contados


Destaques PPLWARE

44 Respostas

  1. Miguel Nóbrega says:

    Boa 😉

  2. Gustavo Garcia says:

    Hahahaha… E vocês acreditam mesmo nisso?
    A Microsoft mudou o seu foco de negócio já há algum tempo. Oferecer o W10 gratuitamente foi o grande sinal expresso de que a Microsoft resolveu entrar no jogo da venda de informação de utilizadores, concorrendo com Google, Facebook e outros.
    O lucro da Microsoft já não virá com a venda dos SO. Isso já era. Pelo menos no que concerne aos consumidores não empresariais.
    A adopção do W10 está a correr razoavelmente e a recolha de dados que daí advém também. O grande problema e obstáculo actual é o fiasco e fracasso do Mobile. E a alternativa já foi definida: disponibilizar apps nos ecosistemas concorrentes (Android e iOS) e ir buscar a informação desse modo, uma vez que não conseguem convencer quase ninguém a usar Windows no telefone.
    Se algum dia alguma entidade independente verificar a informação enviada pelo W10 para a Microsoft e garantir que a mesma não viola a privacidade, talvez acredite. Enquanto for a Microsoft a dar estas “garantias”… Está bem, está!

    • PeFerreira98 says:

      Faz tu isso, instala o wireshark e vê tu mesmo o que a MS te está a ‘roubar’. Simples. Após isso manda print para a malta.

      • Gustavo Garcia says:

        Fiz com o Kaspersky Security Center e o W10 faz uploads para a Microsoft, em vários domínios, várias vezes por minuto e de forma constante. Máquinas W7 na mesma rede fazem-no com muito menor frequência.
        Se fosse só para monitorizar a saúde do siatema, não era necessária tal frequência.
        Print? Queres que te envie um papelinho? É isso?
        Acho que não dá para

        • PeFerreira98 says:

          Uploads faz isso sem duvida. Bolas até eu quando faco um software mando os logs para um servidor se puder já que o feedback dos users é 0 ou ‘isto não dá’.
          Quero saber é o quê (que passwords, que contas, que info, que fotos, que files é que ele manda do teu pc para os servers deles!’

    • António Fagundes says:

      Já tens N empresas de segurança que o fizeram, é só procurares, gostas de formulares juízos sem te informares..

  3. Eric Mac Fadden says:

    Aham, “funcionará exatamente como o usuário quiser”.

    Apenas uns pacotinhos marotos irão “vazar” de vez em sempre….

  4. pois..... says:

    Depois vem malta dizer que a informação gerada por esse Data Viewer é falsa 😀
    Os haters nunca vão estar contentes 😀

  5. António Fagundes says:

    Quero ver agora queixarem-se da questão da privacidade do W10.
    Já antes era ridículo, mas quem não sabe gosta sempre de falar mal.

    • Gustavo Garcia says:

      Experimenta instalar um analisador de tráfego na tua rede, ligar um PC W10 à mesma e ver a frequência com que dados são enviado para a Microsoft. Depois, quando souberes, podes vir falar bem à vontade… Ficamos à espera.

  6. Carlos Bonaparte says:

    Isso é o que vocês pensam. A Microsoft não vai deixar de recolher dados. A diferença é que vai tornar a descoberta mais difícil e a recolha mais obscura. Acho que a única que é transparente nisto é a Google. Porque a Aple faz o mesmo que a Microsoft. A única diferença é que na Apple ainda vão estando caladinhos; a Microsoft finge que muda as políticas. Mas só lhes muda a forma. Não acreditem em tudo, ou melhor, acreditem em quase nada, o que estas empresas dizem. O que elas elaboram é esquemas para vender mais e mais, como aquelas famosas atualizações dos processadores Intel que para além de mandarem para o espaço muitos SO’s, sobretudo 7 e Ubuntu (olha que boa altura veio isto), tornaram processadores mais lentos, obrigando a comprar máquinas mais potentes… e claro, mais, como é que eles dizem… atualizadas… Apple a mesma coisa. E estas atualizações do Windows 10 são apenas para ser feitas. Mudam uns grafismos, aumentam-se uns bons mb com estas atualizações, e a coisa fica “resolvida”. Felizmente cada vez mais pessoas começam a estar atentas a isto. Percebo o vosso papel em informar e é isso mesmo, Pplware, mas, vocês mesmos, façam o vosso trabalho mas não acreditem no que a Microsoft vos diz.

    • Joao says:

      Podes fundamentar? Não estou a dizer que não tens razão mas não podes esperar que acreditem no que dizes simplesmente porque o Carlos Bonaparte o diz. Seria interessante ver fundamentos e informação concreta.

      • E-Lektro says:

        O problema é e continuará, na minha opnião, a ser sempre o facto do Windows 10 ter uma telemetria muito evasiva, independentemente de dar para “personalizar” a informação não quer dizer que toda a informação que esteja a ser enviada tenha sido colocada nestas novas janelas, eles podem continuar a recolher informações por segundo plano tal como têm feito nos últimos tempos de coisas que nem aparecem nessas janelas.

        Cumprimentos a todos!

        • PeFerreira98 says:

          Isso não responde ao que o João perguntou, aliás é um simples copy-paste de todos os haters da telemetria do W10.

          • E-Lektro says:

            Tenho todo o gosto de explicar. E não sou “hater”, se conseguires ler vês que é apenas uma opinião 😉
            Ora, para quem não sabe Windows é um sistema Closed Source agora o que é isto de Closed Source ?

            Closed source é um termo usado, em algumas línguas, como antônimo de open source, embora também exista o termo a software proprietário, closed source refere-se a qualquer programa onde foi suprimido o código fonte.

            Código-fonte é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica.

            Isto para dizer que como dá para ter a certeza se não dá para ver o código fonte ? É que uma coisa era se desligasses todos os programas (até os de segundo plano) que consomem o recurso Ethernet e o consumo para-se, mas isso não acontece, a sempre um processo, da autoria do Microsoft sempre a debitar Ethernet.
            Fonte Wikipedia.

          • E-Lektro says:

            Se a telemetria do W10 fosse tão boa, ou se os utilizadores gostassem tanto o mercado do W7 já tinha terminado como não está a acontecer se fores ler a seguinte noticia:

            https://pplware.sapo.pt/browsers/windows-10-nao-passar-7-mozilla/

            Cumprimentos malta!

    • Hugo says:

      Esta é boa, então se calhar é melhor não acreditar no que o senhor Carlos Bonaparte diz então seguindo o seu raciocínio, de qualquer forma o Windows 10 só vai ganhar com isto e ainda bem que algo de bom está acontecer no campo dos dados recolhidos pela Microsoft, mas quem é que nos dias de hoje não recolhe dados… Muitos queixam-se da Microsoft e da privacidade mas depois vão para o Facebook expor a vida toda…

      • Anónimo says:

        Já desde do Windows 2.1 já se recolhia dados, as operadoras de Internet pagam para calar muito os espiadores. Se deixarem de pagar ai vai haver ataques.

    • Hugo Gomes says:

      Mais um que pensa que as notícias aqui aparecem do céu e sem fundamento na selecção de importância.

    • Diogo says:

      A Google também o faz garantidamente…

    • JJ says:

      A tua argumentação, apesar de escassa, simplesmente perdeu qualquer valor ao dizeres: “Acho que a única que é transparente nisto é a Google.”

      Isto tendo em conta que o negocio da Google e recolher informação dos utilizadores e vender essa mesma informação. Agora se a forma como o faz é transparente, será algo muito subjectivo, talvez é considerado transparente porque todos os utilizadores sabem que a Google recolhe informação, que “ninguém” se sabe bem quanta é recolhida, mas aceitam essa recolha ser ser a Google.

      A Microsoft ou a Apple recolhem exactamente a mesma informação, e já são considerados violadores de privacidade, recolhendo informação de forma obscura…

    • Jorge says:

      Se fores do tipo de pessoas que gosta de tirar fotos aquilo que comes a google até sabe a quantidade de calorias que ingeriste nesse dia e usa isso para te apresentar publicidade de produtos dietéticos.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Quando comprei um computador, vinha com o Windows 10. Instalei-o na minha rede, e quando dei por isso, estava ele a varrer a minha rede e a enviar informação. Escusado será dizer que o computador foi retirado da rede e formatado. O novo sistema operativo é Linux, visto que o Windows 10 está banido.

      • António Fagundes says:

        Com que vassoura estava ele a varrer a rede? Ficou limpinha?
        Quem não sabe é como quem não vê..

        • José Maria Oliveira Simões says:

          A vassoura é minha e é toda xpto. Sim, a rede ficou limpinha. Garanto que não ficou lá nenhuma maquina com o Windows 10. Posso passar o algodão, porque o algodão não engana ….

      • Joao says:

        Como assim, a varrer a rede? Como se apercebeu? Que tipo de informação enviava?

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Nos log’s das outras maquinas, a maquina com o Windows 10 estava lá. Fez vários acessos. Isto fez-me lembrar um incidente que aconteceu à muitos anos atrás quando um computador nos USA pertencente aos Post Office tentou entrar no meu windows 95. O firewall mostrou no terminal o que estava a acontecer e fez soar o aviso sonoro. Como é evidente, fiz um ping e o outro computador desapareceu da net. Na altura, não conseguiram entrar no meu computador com o Linux. Desliguei o modem e o problema ficou na altura resolvido.

          • JJ says:

            Post Office… nos USA!?
            Que eu saiba a Post Office é UK e a UPPS é dos USA.

            Por isso… enganas-te dos correios ou no país… ou então estas simplesmente a inventar. Apostaria mais na segunda opção, pois qual era a razão para ir visitar o teu PC.

            Alem disso, se era o Win95 e isso aconteceu nos últimos 15 anos é bem feito! Porque já devias ter o PC mais que actualizado. Depois a culpa é da Microsoft…

          • José Maria Oliveira Simões says:

            Em resposta a JJ. Não entendi porque você ficou tão ofendido. Foi você que tentou e não conseguiu entrar no computador ? Olhe, então fui bem sucedido. O objectivo do firewall era esse mesmo. Não dar hipótese a que você ou outra pessoa conseguisse entrar no computador. Pelos vistos as regras no firewall estavam correctas.

    • António Fagundes says:

      LOL.. a google é a mais transparente, és comediante?

  7. segurado says:

    Isso do CENSUS está sempre a aceder a minha camera web, o Kaspersky bloqueia essa situação

  8. Ele há cada um says:

    @joao: não acredites que é a terra que anda à volta do sol, mas o sol à volta da terra. Acredita nos teus olhos que te dão provas concretas …

  9. Jorge says:

    Ja teem tudo que precisam, agora abrem o jogo kkk

  10. Allez says:

    Quando vi o título pensei que a Micro soft iria disponibilizar o código fonte integral do seu sistema operativo, pois é a única maneira de verdadeiramente saber o que se passa!
    Há sempre motivo para os utilizadores desconfiarem enquanto o código for fechado.
    Quem prefere ignorar este facto só se está a enganar a si próprio.

  11. informado says:

    olha o Windows LOL… primeira coisa que faço quando compro um portátil é deitar o Windows fora… Mais um portátil salvo por muitos anos.

  12. polo says:

    Desde que instalei o w10 também vejo os dados a passarem à minha frente, a entrarem no router e a irem em direção aos states!

  13. Anónimo says:

    Espiar qual Espiar? Tudo mentira arranjada pelo antigo governo Obama, alguém acredita nisto? Eu sinceramente não, tive anos w7 e quando mudei para o w10, está igual nada mudou. A cabeça de muitas crianças mimadas é que nunca mudaram. Agradeço a Microsoft por lutar e defender o direito dos consumidores.

    • Hugo says:

      Acho que não vem do antigo governo Obama, esse era até bem melhor que este ou outros, de qualquer forma o que mudou foram os datacenters foram os isp’s foi a tecnologia eu não tenho qualquer duvida que o que muitos whistleblowers disseram seja verdade como o caso do Edward Snowden de qualquer forma eu não estou nada preocupado com isso o que não quer dizer que dados meus sejam usados contra mim se necessário um dia, em relação aos dados para fins comerciais esses é como o antigo funcionário de x ou y que nos batia á porta a dizer que saiu isto ou aquilo, agora recebemos mails mas também é verdade que os millennials estão muito mais atentos a está “coisa” da privacidade e ainda bem.

  14. Aitkens says:

    Então as maiores e (principais) funcionalidades deste modelo de (negocio/utilização) que o windows 10 trouxe vão ser bloqueadas? Mas windows phone home sempre existiu, desde o Windows 2000. E vão apara agora?
    Scott beam me up!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.