Troque o DOS pelo Power Shell no Windows 8.1
O DOS acompanhou o Windows durante muitos anos. Era uma ferramenta que apesar de não ser conhecida por muitos mostrava-se extremamente útil e importante.
Reconhecendo a sua importância a Microsoft desenvolveu-o e acabou por trazer para o Windows o seu substituto, o Power Shell.
Esta nova ferramenta está já disponível no Windows, mas ainda não acessível directamente como o DOS. Mas querem torná-la mais acessível? Vejam como o podem fazer.
A dica que hoje vos vamos trazer consegue colocar o acesso à Power Shell num menu que muito utilizadores do Windows 8.1 se habituaram a usar.
Depois de terem perdido o Menu Iniciar, muito passaram a usar um acesso directo que pode ser encontrado ao clicarem com o botão direito do rato em cima do novo ícone de acesso à ModernUI. Este menu, que também pode ser acedido com o atalho Win + X, tem precisamente o nome desse atalho (WinX).
Ai encontram o acesso a várias ferramentas do Windows, permitindo um acesso directo a algumas das áreas principais do Windows.
Um das opções que aí encontram é precisamente o acesso à linha de comando, com o utilizador normal ou com o utilizador de administração.
Mas com a utilização cada vez mais massificada da Power Shell porque não ter aí directamente o acesso a ela? A Microsoft pensou nisso e com uma simples alteração numa configuração podem fazê-lo.
Como ter a Power Shell no WinX
Como podem ver na imagem abaixo, o acesso à linha de comandos está simplificado através do menu WinX.
Basta clicarem com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo da barra de tarefas e imediatamente ele aparece.
Se preferirem podem simplesmente usar o atalho Win + X e ele é mostrado.
As opções disponíveis encaminham o utilizador para a linha de comando com as permissões do utilizador em uso ou para as permissões de Administrador, caso necessitem.
Mas para alterarem essa entrada, trocando o acesso ao DOS pelo acesso à Power Shell, apenas precisam de aceder às configurações da própria barra de tarefas.
Para isso devem clicar com o botão direito do rato numa qualquer zona da barra de tarefas, excluindo apenas a zona que dá acesso ao WinX.
Do menu de contexto apresentado devem escolher a opção Properties. Na janela que de seguida for aberta devem escolher o separador Navigation.
Nesse separador apenas precisam de activar a terceira opção, que substitui a linha de comando pelo Power Shell.
Depois de aplicarem essa alteração podem de imediato aceder ao WinX e vão de ver que a opção para acesso à linha de comando foi substituída pela opção do Windows Power Shell.
Tal como antes podem aceder ao Power Shell com as permissões do utilizador em uso ou com permissões de administrador.
Esta pequena alteração dá-vos acesso directo à nova versão do DOS, muito mais poderosa e com muitas mais capacidades, se comparada com a anterior.
Se são utilizadores intensivos, ou mesmo moderados, do Power Shell então aproveitem esta dica e tenham-no muito mais acessível.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo que percebi há tempos, não é bem um substituto do simulador do DOS. Seria mais para elaborar scripts. O comando dir /s no powershell dá erro.
Em Powershell o “dir /s” acho que foi substituído pelo “dir -s”
É dir -r, e depois é só para familiarizar com o Get-ChildItem. Get-ChildItem -r, neste caso. É mais para scripts do meu ponto de vista.
powershell é um DOS com esteróides… por norma uso já o powershell à uns anos… sempre que não consigo um comando no PWS, escrevo CMD no mesmo e passo para o command line tradicional.
Qual é a vantagem mesmo deste para o DOS? fiquei na mesma
continuo a achar que continua-se a confundir a shell do DOS, com o command.com. A shell do DOS estava intimamente ligada ao DOS. Acontece que no DOS após o arranque do sistema operativo era invocado o command.com e a partir daí essa passava a ser a única interface com o utilizador.
Até ao windows 95, o sistema operativo arrancava, era excecutado o command.com e depois o windows. A partir daí o sistema operativo passou a ser o proprio windows e daí podiamos invocar o command.com, que é uma shell.
o Powershell é uma outra shell, muito mais poderosa que qualquer outra shell, mas com propositos diferentes. No Powershell podemos invocar directamente objectos do .net programar quase como em vb.net ou c#. Como já foi dito o grande proposito é a elaboração de scripts ou administração de sistemas super avançada.
Obviamente que percebo porque muitos lhe continuam a chamar DOS. Mas existem muitos mais a acharem que aquilo é o DOS mesmo, do que aqueles que sabem que aquilo é apenas uma shell do command.com.
Acho que aqui no pplware já foram escritos artigos de outras shells, como por exemplo aquelas do genero “linux style”
Atenção que “command prompt” não tem nada a ver com DOS. O “command prompt” é apenas um command line interface ou linha de comandos, para o sistema operativo. Apenas partilham um conjunto de comandos. Não é DOS.
Tens razão, nem sei porque disse DOS, queria dizer Shell na minha pergunta.
Disseste provavelmente porque é o que está no artigo…
Não sei porque haveriam de trocar.
O Power Shell nem sequer é um sucessor directo ao MS-DOS.
E não deixei de reparar que o Power Shell tem mais delay que o MS-DOS.
Provavelmente essa demora para a resposta aparecer na tela é considerada um avanço gráfico pela Microsoft, assim como as animações de transição de conteúdo do Windows.
De qualquer forma, talvez a grande quantidade de confusões nos comentários acerca do PowerShell indique a necessidade de mais artigos sobre o assunto…
Quanta confusão! 🙂
Tão simples fazer apenas: Tecla Win+R, depois digitar powershell, e esta la!
O porwer shell nao substitui o DOS. Tem funcionalidades diferentes. Os comandos são diferentes e as potencialidades são diferentes. O DOS não necessita do windows.
O windows vai deixar de ter a linha de comandos DOS e vai aparecer no seu lugar o power shell?… OK!