Sinta o power… Não! Ajuste o power
Comprei um portátil novo há coisa de uns meses e tenho estado a ambientar-me ao Vista depois de anos a fio com o XP. Tarefa não muito complicada, mas ainda assim algo penosa. Não porque tenham desaparecido funcionalidades, mas porque estão em sítios diferentes. Mas eu ainda me torno um power user de Vista, vocês vão ver!
Ainda não sou por isso um utilizador rendido ao Vista muito por causa de no trabalho ainda estar agarrado ao bom e fiel XP que não tem (muitos) segredos para mim.
Uma das coisas que mais me atrai no Vista é sem dúvida o novo "Menu Iniciar". Está simpático, é o que de "menos bem" posso dizer dele. Escrever um comando e ele mandar-me para a aplicação, mostrando ainda outras hipóteses possíveis é delicioso, evitando ter de andar a navegar em menus à procura do que pretendemos. A fazer lembrar o famoso e muito útil "Tab Tab" de Bash. Quem usa sabe do que falo! Sim, o XP já tem isso em DOS, eu sei!
Mas o que menos gosto é a propensão que o Vista tem para Suspender. Não por vontade própria, mas porque todas as definições apontam nesse sentido sendo as que vêm configuradas por omissão! O botão de Power do Menu Iniciar que tudo aponta que seja para desligar a sério mais não faz do que suspender o sistema operativo, gastando aos poucos e poucos a preciosa bateria...
Como isso me deixa irritado! Eu não gosto de suspender, gosto sim de hibernar ou de desligar! Suspendo o sistema operativo apenas se vou ter o portátil por 5 minutos fora de uso, não mais! Por isso considerava um desperdício ter um botão bem interessante, num local "porreiro", mas com pouco ou nenhum uso!
E se eu mudasse o comando do botão? Tem de haver um hack de registry para isso! Toca a chamar o Google ao barulho. E a solução saiu-me mais simples do que eu esperava!
Afinal não temos de ir para o núcleo do Vista mexer em chaves de registo que não sabemos bem se apenas vão alterar o que pretendemos. Basta chamar o gestor de perfis de energia do Vista e temos o problema resolvido. Na verdade não é apenas isso, mas não é muito mais complicado!
E vamos a isto!
- Chamem por favor o Menu Iniciar e preparem-se para lhe dar um comando. Energia (ou Opções de Energia) é o comando que devem introduzir. Se têm o vista em inglês devem executar o comando "Power".
- Nova janela, conhecida por todos de certeza! Aqui devem escolher a opção "Alterar definições do esquema", e pode ser em qualquer um dos 3 (ou mais) perfis que tiverem. Vão ter de repetir estes passos (este e os próximos) para cada um dos perfis, se acharem necessário.
- Nova janela, novo link! "Alterar definições avançadas de energia".
- E eis que chegam ao sumo das definições do perfil que escolheram!
- Naveguem até "Botões de energia e tampa" -> "Botão de energia do menu Iniciar". Ai dentro têm duas entradas "Em bateria" e "Ligado à corrente"
- Basta carregarem em "Suspender" para terem acesso a todas as opções.
- Escolham então o que pretendem "Suspender", "Hibernar" ou "Encerrar". No meu caso, e porque sou um hibernador nato fiquei com a opção "Hibernar" mas são livres de fazer o que quiserem com o vosso botão de power!
- Para finalizar basta fazerem "OK" e fechar a janela das definições de energia.
- Por forma a terem a certeza que a alteração foi bem sucedida e, claro, sem carregarem no botão, basta que deixem o rato por alguns segundos em cima do botão de power do menu iniciar. A mensagem que aparece é auto-explicativa.
Passámos de
para
Podem, e devem, antes de fecharem a janela das definições de energia dar uma olhada às que têm definidas e ajusta-las para os vossos desejos.
Apenas mais uma dica. O meu "Hibernar" andava desaparecido desde sabe-se lá quando... Mais uma experiência mal sucedida e com resultados surpreendentes e que apenas agora dei por ela! Mas como sempre, existe solução para quase tudo.
E é simples. Menu Iniciar e ai dentro executem o comando. Mas antes de clicarem ou darem Enter devem, com o botão direito do rato escolher a opção "Executar como Administrador".
Na janela de DOS que abrir coloquem o comando "powercfg /hibernate on" e passam a ter a opção "Hibernar"
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica que de muito me teria valido há uns meses atrás 🙂
Só uma correcção: “E se eu muda-se o comando do botão?” -> “E se eu mudasse o comando do botão?” 😉
muito bom. obrigado 🙂
ora um bom comentário sim sr.
deixa muitos Vista user’s contentes, pois afinas já não precisam de usar a seta minúscula para executar o “Desligar”.
Mas o meu comentário é mais porque me chamou a atenção, é porque eu uso sempre o “pausa” ou suspender, e quando deixo o portátil neste modo o consumo de energia é mesmo muito reduzido, quase nem sinto que gastou alguma energia… assim sempre que chego ao destino, tampa para cima e estou pronto a trabalhar.
Faço isto tem anos, e nunca tive qualquer problema… mas eu uso Mac
No Windows XP quando se carrega no botão “Encerrar” aparecem (no meu caso, e penso que é o normal) três opções: Suspender, Encerrar e Reiniciar. Se manter pressionada a tecla “Shift” então o botão de Suspender muda para o Hibernar.
Óh Pedro, se o teu problema era mudar as opções de energia já podias ter dito… E já agora, na mesma janela das definições avançadas podem tb definir o que fazer quando carregam no botão de power e quando fecham a tampa do portátil.
Não me leves a mal mas é das coisas mais básicas de alterar e já no XP tens algumas destas opções…
Mas a dica de activar a hibernação (desactivada no Vista por defeito) é boa, eu tb penei para descobrir porque é que a opção tinha desaparecido.
Bom post.
Eu tb tenho travado umas lutas com o vista exactamente como a experiência citada. Só ainda não o mandei borda fora porque na altura tinha que andar à procura de drivers para o XP, e foi apenas reformatado com um windows livre de lixo que os fabricantes teimam em meter. Partição para o Ubuntu já tem … falta tempo para o meter 😉
Mas não me consigo ver livre do trauma do vista. Como foi dito, anos de XP em cima deram “n” tweaks e ajustes personalizados. No vista a primeira coisa que saltou borda fora foram os temas, aeros e outras mariquices.
Mas tou desconfiado que se trabalhasse nele o Vista já tinha desaparecido em prol do XP + Ubuntu … como para trabalho ainda uso o anterior e outros … vai-se andando.
Venham mais posts destes 😉
Thanks! Estava mesmo à procura disso 🙂
@Pedro,
É uma dica básica não duvido, mas quantos já o fizeram?
E quantos já a sabiam?
Tens de entender que no Pplware escrevemos para os IT’s Prós mas também para os “end users” que pouco mais sabem que “apontar” o rato, mas que têm uma sede de conhecimento tão grande ou ainda maior que os outros.
Muito bom esta informaçao, obrigado
De facto podem mesmo experimentar no Windows 7, penso (ainda não testei) que o método é o mesmo.
prefiro o notebook hardware control, o tempo da bateria dura muito mais, o processador aquece menos, e posso alterar para modo “dynamic” ou seja se estiver a fazer alguma coisa em word ou a usar um browser a velocidade do processador passa para metade pois não é usado, logo gasta menos bateria, e aquece menos, mas se precisar de jogar o processador fica a 100%!! Outra coisa boa que faz é informar a temperatura do processador e do disco muito util!!
eu queria ter mesmo era a opcão que havia no XP, que ao carregar no botão de ligar do portatil este desligar-se sem perguntar mais nada… utilizava muito… mas no vista não encontrei essa opcao :S Com esse botao so me permite hibernar, suspender, e não fazer nada, se não me engano.. Agora não sei se e do meu portatil que não deixa, ou da versão do windows, ou burrisse minha 😀
Muito fácil de facto, já utilizo faz tempo! Pessoalmente prefiro suspender pois o desligar e ligar é praticamente imediato. Quanto ao gastar bateria isso é apenas um pormenor comparado com o conforto da rapidez ao ligar 🙂
Eu era um fã do hibernar no XP, mas no vista infelizmente deixei de ser, porque ele demora bem mais tempo e nem sempre recupera nas melhores condições… O meu portátil vinha originalmente com o XP, se calhar poder ter alguma coisa a ver, não sei….
Cumprimentos
Por a caso há alguém que me saiba responder a uma pergunta?
Sempre que eu fecho o ecrã do meu portátil (Com o Vista Instalado) ele suspende me a sessão, como é que eu tiro isso… é que as vezes estou a ver um filme com o portátil ligado ao LCD 42Pol e tenho de ter aberto com a luz toda virada para mim…. é gastar energia para nada…
Já agora, Pedro Simões, qual o portátil que adquiriste há coisa de uns meses? Mera curiosidade. É que nas opções de energia tens lá algo do tipo “Definições do TOSHIBA Power Save V8.03.01” e fiquei curioso em saber qual o portátil 😉
Boa dica. Já conhecia a da hibernação, mas a do botão nãp 😉
@Picas
E facil! No mesmo menu referido neste post tens la um ponto que e “accao ao fechar a tampa” ou assim, é so pores “nao fazer nada” e ta resolvido! 🙂
Já encontrei! Muito obrigado 🙂
eu ja fiz isso, mas tenho um problema no menu opçao de energia para desligar tenhu a opçao desligar, mas o portatil n desliga suspende para aí 10 min e depois rinicia, alguem me pode ajudar a solucionar o problema?