Pplware

O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)

3º artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!”.

Lançado a 9 de Dezembro de 1987, a versão 2.03 do Windows prometia alguma inovações e um aspecto mais agradável.

Foi uma versão bastante melhorada que fez com que os computadores baseados em Windows se parecessem mais com um Mac.

Windows 2.03

Esta versão do Windows já tinha ícones representativos de programas e tipos de ficheiros, permitia a sobreposição de janelas (minimizar e maximizar), atalhos de teclado mais aprimorados e tinha um suporte melhorado para hardware de memória expandida.

Após a Apple ver estas melhorias no Windows, estando algumas delas muito semelhantes ao seu sistema operativo, em 1988 abriu uma acção judicial contra a Microsoft alegando a quebra de um acordo de licenciamento de 1985.

A Microsoft, em sua defesa, alegou que foi esse próprio acordo de licenciamento que lhe deu o direito de usar recursos da Apple. Esse processo judicial arrastou-se durante 4 anos, saindo a Microsoft vencedora. Wiki: Apple vs. Microsoft

Além de todas as melhorias já enumeradas, esta versão do Windows tornou-se viável para o desenvolvimento de outras aplicações, tais como o Excel e Word for Windows, Corel Draw, Ami, PageMaker, etc). As vendas foram fortemente impulsionadas pelas versões do runtime (“Single Application Environment”), fornecidas por comerciantes independentes de software.

Pouco tempo mais tarde sai a versão Windows/386.  Esta versão, em aplicações de Windows, era equivalente à versão anterior, Windows/286, mas agora tinha a capacidade de correr simultaneamente múltiplas aplicações de DOS na memória expandida.

Como novidade de aplicações integradas em relação à versão anterior, apenas existe o Paint Conversion Utility, CVTPAINT.EXE, uma ferramenta de conversão de imagem.

Os requerimentos deste sistema operativo são:

Vamos testá-lo!

Vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, mas desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se apenas a 2ª parte do ponto 8 do procedimento desse 1º artigo. Note-se que a 1ª parte desse mesmo ponto é essencial, caso contrário o rato não funcionará correctamente.

Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. Somos de imediato confrontados com um menu de opções simples que fiz no autoexec.bat.

Como já referido, finalmente já há suporte para o rato nesta versão! Cuidado com a tentação de usar o scroll!!

Artigos relacionados:

Unidades virtuais


Requisitos: Virtualbox


Download: Disco virtual do Windows 2.03 [675 KB] (password: pplware_trial30dias)

Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.

Aceito                        Recuso

Exit mobile version