Instale o LibreOffice 3.3.0 PT no Ubuntu
O LibreOffice é um fork do OpenOffice e foi criado por antigos developers face à possibilidade da Oracle (que comprou a Sun, detentora do OpenOffice) descontinuar o projecto. É uma suite de produtividade compatível com os formatos de documentos bem conhecidos e está disponível para uma série de plataformas.
Depois do lançamento do novo OpenOffice 3.3.0, alguns dos nossos leitores sugeriram o LibreOffice como um bom substituto do já conhecido OpenOffice. Hoje mostrar-vos-ei como é simples fazer essa substituição no Ubuntu.
Depois desta pequena contextualização, vamos então substituir o OpenOffice, a suite de produtividade por omissão do Ubuntu 10.10, pelo LibreOffice 3.3.0. Uma das suas grandes vantagens é o facto de já existir a sua versão em Português.
O processo abaixo indicado utiliza comandos introduzidos na Consola, mas o mesmo poderá ser executado de forma gráfica, embora seja mais moroso. Siga este screencast para saber como adicionar o repositório e este screencast para remover/instalar os pacotes necessários.
Os comandos foram testados no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, mas deverão funcionar em qualquer distribuição similar. Aceda à Consola através de Aplicações > Acessórios > Consola.
Introduza os seguintes comandos:
Remova totalmente o OpenOffice.
sudo apt-get purge openoffice*.*
Confirme a remoção do mesmo e espere uns momentos. Adicione o repositório PPA do LibreOffice.
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
Actualize os repositórios.
sudo apt-get updateInstale a última versão do LibreOffice.
sudo apt-get install libreofficeInstale o pack de Português de Portugal (pode substituir a sigla 'pt' por 'pt-br' ou qualquer outra).
sudo apt-get install libreoffice-l10n-ptPara que o LibreOffice fique de acordo com o seu ambiente de desktop, instale um dos seguintes pacotes.
Gnome
sudo apt-get install libreoffice-gnomeKDE
sudo apt-get install libreoffice-kdeE com isto o LibreOffice 3.3.0 em Português já está instalado.
Instale também o corrector ortográfico de Português de Portugal (obrigada ao nosso leitor João Dias pela sugestão):
Para aceder aos vários programas que o compões clique em Aplicações > Escritório e escolha um dos programas listados:
- Base
- Calc
- Draw
- Impress
- Math
- Writer
Repare na rapidez de abertura de cada uma destas aplicações. Não se deixe enganar pelo prefixo BrOffice, trata-se do LibreOffice, como poderá verificar pelo menu Ajuda > Acerca dentro de cada uma das aplicações.
Lembre-se que poderá também instalar o LibreOffice 3.3.0 noutras plataformas como em Windows e em Mac através desta ligação.
Deixo uma pergunta para o leitor:
Acha que o LibreOffice ultrapassará o OpenOffice em termos de qualidade?
Este artigo tem mais de um ano
qual a diferença entre o libre office e o open office? eu acho que deve mudar é mais no nome
1 – O LibreOffice está a ter um desenvolvimento bem mais activo que o OpenOffice, dado que este último está agora sob alçada da Oracle, enquanto que o primeiro é desenvolvido livremente pela comunidade. Foi pelo medo de estagnar o OpenOffice, que os seus antigos developers decidiram criar o fork LibreOffice.
2 – O LibreOffice é apoiado por grandes organizações como a Google, RedHat, Canonical e Novell. Logo aí se vê o interesse em apoiar o desenvolvimento.
3 – O LibreOffice será a suite de produtividade predefinida do novo Ubuntu.
4 – Libre Office inclui a mudanças do Go-oo, das quais se destacam a maior compatibilidade com os formatos da Microsoft e uma maior rapidez. Ver aqui a diferença entre o Go-oo e o OpenOffice: http://go-oo.org
5 – O LibreOffice tem a interface de utilizador mais polida.
6 – Destacam-se as seguintes novas funcionalidades:
Load and Save ODF documents in flat XML to make external XSLT processing easier
Import SVG pictures* into Draw and edit them interactively
Lotus Word Pro import filte
MS Works import filter
SVG import into Writer
PPTX chart import feature
“Experimental” mode, to allow users to test out as-yet-unfinished features
Show all appropriate formats by default on “Save As”
New easy-to-use dialog box for creating and managing title pages
AutoCorrections match case of the words that AutoCorrect replaces
Vastly improved RTF export fixing many critical data-loss bugs
Many Wordperfect import improvements
Embedding of standard PDF fonts
Ver aqui todas as novidades: http://www.libreoffice.org/download/new-features-and-fixes/
Espero ter sido esclarecedora.
“Acha que o LibreOffice ultrapassará o OpenOffice em termos de qualidade?”
Não duvido!
No dia em que saiu, instalei o LibreOffice a partir do instalador que foi disponibilizado pela TDF. Mas bom bom é instalar através de um repositório, para me manter a par das actualizações. Alguém me sabe dizer se a instalação descrita neste post vai ser “inteligente”, ou seja, será que vai reconhecer que já fiz uma instalação e evitar a duplicação do programa?
À partida não.
O ideal é sempre que se instala uma aplicação sem ser pelos repositórios desinstalá-la e só depois usar o repositório para instalar a mesma.
Caso a instalação tenha sido feita usando um .deb, tente correr novamente o mesmo pacote e deverá aparecer a opção “remove”, ou em alternativa, sudo dpkg -r *.deb na pasta onde tem o pacote .deb do libreoffice
Obrigado. Infelizmente essa dica não funcionou (qualquer coisa sobre ter de fornecer o nome dos packages e não dos ficheiros), mas desinstalei através de apt tudo o que tinha libreoffice no nome.
Podes sempre tentar pela linha de comandos qualquer coisa como:
sudo apt-get purge libreoffice*.*
“*.*” é uma carinha com estrelinhas nos olhos ou faz parte do comando?
@Ecchin
Faz parte do comando, sim. 🙂
É uma expressão regular, isso desinstala todos os pacotes cujo nome começa por “libreoffice”.
Agora nem open nem libre:
eduardo@eduardo-laptop:~$ sudo apt-get install libreoffice
A ler as listas de pacotes… Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado… Pronto
E: Não foi possível encontrar o pacote libreoffice
Ooops! Peço desculpa, esqueci-me da linha:
sudo apt-get update
Só assim são actualizados os repositórios. Faz essa linha depois de adicionar o repositório e antes de fazeres o install.
Vou corrigir o artigo, obrigada. 🙂
Fixe, mas já estou a instalar a partir do Ubuntu Tweak. Obrigado.
Usar o Ubuntu Tweak é mesmo a maneira mais fácil 🙂 .
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/01/yet-more-libreoffice-mock-ups-roll-in/
Ana, queres experimentar a fazer um tutorial a por o libre como fez o pauloup? eu tentei e desisti e já lá vai o temopo que tinha pacicência para tentar resolver eu.
Mas isso não é apenas um mockup? Não passa de uma ideia desenhada (e bem).
A ideia é os developers pegarem nisso e implementarem… isso agora é mais complicado. 🙂
É um mookup sim, eu por exemplo adoro o look do symphony, mas como aquilo é muito bugoso não uso. Este Paulo já foi “contratado” pela Open Document Fund, por isso devemos ter novidades brevemente.
Esse mockup fez furor na secção de comentários do OMG!Ubuntu.No dia em que o LibreOffice tiver uma interface assim é o dia em que o instalo sem pensar duas vezes. Mas por enquanto, vou continuar com o OpenOffice, porque honestamente ainda não encontro razões suficientes para mudar. E sim, LibreOffice é um mau nome, mas não é por isso que não o uso! A Oracle podia era entender-se com a TDF e por fim a este feudo.
OpenOffice a meu ver continua a ter um mto melhor nome q LibreOffice, digam-me que raio de nome é Libre? Lol
“The name is a hybrid word with the first part Libre, which means free (as in freedom) in both Spanish and French and the English word Office. As free software, users are free to download, modify, use and distribute LibreOffice.” http://en.wikipedia.org/wiki/LibreOffice
O nome não é tudo.
Eu sei o q significa Libre, mas sinceramente destoa mto em termos de nome, podiam ter pensado mais, parece q foi uma solução as 3 pancadas a meu ver.
Amanhã alguém compra sei lá que e lá se vai o Libre Office e o OpenOffice e lá vamos ter de andar com licenças MSOffice… diga-se de passagem o melhor deles todos. Mas como o que queremos e participar no desenvolvimento do produto e ter uma palavra a dizer… opa que haj algo mais interessante em termos de estabilidade nisto tudo. Eu gosto do Ubuntu mas também eles estão a mudar tudo. Daqui a nada volto à raíz Debian e acabam-se certas confusões
As razões 1 a 6 (…) fizeram-me instalar o LibreOffice.
Tive que utilizar:
sudo apt-get purge “openoffice*”
Em vez de:
sudo apt-get purge openoffice*.*
Isto é uma grande vergonha para o desenvolvimento de softwares livres. É preciso que todos estejam unidos e desenvolvendo da forma mais conjunta possível, pois a segregação atrasa o desenvolvimento e no final quem sai perdendo é o usuário.
Mas infelizmente essa foi uma atitude necessária, pois empresas como a oracle não dão aos usuários devida atenção e espaço no desenvolvimento.
E que viva o libreOffice !!
pois…
realmente a Oracle revela-se ainda pior que a MS, no que toca as comunidades de desenvolvimento de Software Livre, e tem tentado destruir, ou pelo menos na sua politica reductora(que so olha para o seu umbigo)não tem sabido interagir e enquadrar-se com essas comunidades.
Mas eu penso que deve ser mais a primeira hipotse.
Pena pois a Sun tinha o que de melhor se faz a nivel de engenharia, começando pelos recursos e valores.
cmps
Interessa-me saber se o LibreOffice apresenta o mesmo “problema” no que diz respeito à formatação de documentos quando abrimos ficheiros no Libre e depois no MS Office.
Se resolvessem esse pequeno “atrito”, não hesitava em usar o Libre.
Esse “pequeno” grande atrito de que fala dificilmente será resolvido. E a culpa é da Microsoft para não variar, que não implementa decentemente standards abertos no Office. O ODF utilizado pelo Open/LibreOffice é um standard aberto, o mesmo não me parece do OOXML, apesar de todo o FUD que a Microsoft dispersa sobre ele.
o ofice da MS ja vem com suporte para odf, pelo que se usares o libreofice para produzires algo em odt pelo menos deve ser aberto com a mesma formatação em ofice da MS.
cmps
Então eu desinstalei o Open Office, instalei este, segundo o que disseram, e aparece lá isto?
http://img340.imageshack.us/img340/5007/menu027.png
BrOffice? E o Splash Screen/Menu Principal do LibreOffice com uns nomes esquisitos?
Está bem que eu posso mudar os nomes no menu, mas instalo o LibreOffice, a pensar que vai ficar tudo decente, e fica assim. É um problema menor, mas é um problema na mesma.
Já agora, fica aqui o download para o dicionário em Português de Portugal (acordo ortográfico)
http://darkstar.ist.utl.pt/openoffice.org/pt/oo3x-pt-PT-AO.oxt
E sem o acordo ortográfico:
http://darkstar.ist.utl.pt/openoffice.org/pt/oo3x-pt-PT.oxt
(posts originais dos utilizados Cool-Man e JGomes noutro tópico)
Muito obrigada, esqueci-me completamente deste pormenor. 🙂
É normal. Tal como indiquei no artigo:
“Não se deixe enganar pelo prefixo BrOffice, trata-se do LibreOffice, como poderá verificar pelo menu Ajuda > Acerca dentro de cada uma das aplicações.”
Se observares os pacotes instalados, são todos referentes ao libreoffice.
Não é isso que está em questão. O que está em questão, se é que me faço entender, é a instalação disto.
Ou seja, se este é o PPA final, onde serão actualizadas as novas versões do Libre Office, e aquela é a versão final em Portuguẽs, é mau para o utilizador que vá à procura do Libre Office e apanhe com icons a dizer BrOffice (que é uma modificação do Open Office feita para o público-alvo Brasileiro).
Ora eu sei resolver isso, alguns daqui saberão resolver isso, mas como é que podemos querer um Sistema amigável às pessoas se vamos instalar alhos e o instalado parecem bugalhos (embora, neste caso, sejam alhos na mesma)?
Acho que é uma questão importante na instalação.
Como colocar o LibreOffice com o seu nome original em vez de BrOffice (visto que não somos brasileiros!!!)
É bastante simples, basta seguir estes passos:
Sistema > Administração > Suporte de Idioma
em “Suporte de Idioma” (se surgir uma janela a referir que “O suporte de idioma não esta instalado completamente” devem efectuar a respectiva instalação), irão encontrar, em “Linguagem para Menus e Janelas”, 3 idiomas pela seguinte ordem:
Português
Português (Brasil)
English
aqui devem arrastar o “Português (Brasil)” para baixo do “English”. O primeiro ira ficar a cinzento.
Assim ficarão com LibreOffice x no menu em vez de BrOffice x
espero ter ajudado
Cumprimentos
Esqueci-me de referir, após estas alterações devem escolher:
Aplicar Globalmente ao Sistema
Sorry :S
Fiz as alterações propostas e pareceu-me tudo na mesma…
Descobri, mais abaixo, a cinzento, ‘português de portugal’ e coloquei-o no topo, mas nada…
OK!
Basta reiniciar!
Obrigado!
[Java framework] Error in function createSettingsDocument (elements.cxx).javaldx failed!
so executa de correr como sudo….