Dica IFTTT: Guardar fotos do Facebook no Google Photos
O IFTTT tem várias áreas onde pode ser usado. Para além de interagir diretamente com os smartphones, pode ligar-se a serviços e até a hardware que temos em casa. Todas estas possibilidades são controladas diretamente por si.
Uma área onde podemos explorar e usar o IFTTT a nosso favor é nas redes sociais. Hoje ensinamos como guardar automaticamente todas as fotografias onde formos identificados no Facebook.
Com estas integrações o IFTTT deixa de ter barreiras e está presente em praticamente todas as áreas da Internet. Uma delas, que tanto interessa aos utilizadores, são as redes sociais.
Facilmente podemos criar uma receita que, automaticamente, guarde todas as fotografias onde formos identificados. Claro que isto se processa de forma organizada e sem qualquer intervenção dos utilizadores.
Como criar esta receita do IFTTT
O início desta receita é igual a todas as outras que encontram no IFTTT. Basta lançarem a app e procurarem pela zona de criação. Lá encontram o + que dá início ao processo.
Uma vez iniciada a receita devem carregar em This, para que possam escolher o serviço que querem usar. No caso desta receita, e obviamente, a escolha irá recair sobre o Facebook.
Qual a ação a ser usada no Facebook
De seguida devem escolher o que fará iniciar a ação. Para o Facebook o IFTTT tem muitas regras que podem ser exploradas, mas a que procuram é You are tagged in a photo.
De seguida, e para avançarem na receita, devem escolher a reação do IFTTT. Para isso escolham That.
A reação para a ação definida
O passo seguinte depende de onde querem guardar a fotografia que o Facebook irá servir. No nosso exemplo vamos usar o Google Photos, mas podem também usar o Dropbox ou até o iOS Photos
Dentro deste serviço as possibilidades não são muitas, mas a que procuramos é mesmo a sua base. Escolham upload photo to album, para que o IFTTT grave e arrume a imagem no local certo.
O que fazer com a fotografia no Google Photos
Por fim, e esta é a parte onde o utilizador vai intervir, devem escolher em que álbum do Google Photos querem guardar a imagem do Facebook. Não devem alterar o Photo URL, mas podem mudar o título a dar à imagem.
Terminados estes passos, esta receita fica pronta a ser usada e, como definido, quando alguém vos identificar numa imagem do Facebook, esta vai ser arrumada diretamente no Google Photos.
Está assim mostrada mais uma das muitas potencialidades do IFTTT, não apenas na interação com os equipamentos, mas também com os muitos serviços e redes sociais que estão na Internet.
Mais dicas IFTTT
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom. Mas afinal, o que vem por traz de tudo isso? Um pouco de privacidade no século XXI é mesmo importante. Mapas de todos os locais por onde passo… sinceramente, é complicado!
Esqueceram-se que não irá ficar com a Data correta nem hora nem nada
Do Uglybook para a Cuscoid… Passar de ser queimado para ser frito em óleo… Venha o diabo e escolha…