Facebook: Será que alguém o anda a “espiar”? Saiba já…
O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Esta rede tem crescido bastante nos últimos anos seja ao nível de funcionalidades, seja ao nível da segurança. No entanto, tal como outros serviços digitais, a total segurança é sempre questionável e são vários os utilizadores que têm revelado ter "perdido" acesso aos seus perfis.
Será que alguém o anda a "espiar" no Facebook? Saiba o que pode fazer.
Será que existe alguém a espiar a sua conta? Aparentemente, se nada de estranho for publicado, parece estarmos em segurança, mas nem sempre é assim. O Facebook tem investido bastante na segurança de plataforma e os utilizadores têm à disponibilização algumas ferramentas para implementar ainda mais segurança.
Facebook: Afinal quem está ligado à minha conta?
Através da app do Facebook ou da versão Web, é possível ver se há inícios de sessão suspeitos no nosso perfil. Para ver tal informação devem ir a Definições e Privacidade e depois escolher a opção Definições. Se estiver na versão Web, aceda aqui.
Em seguida, já nas Definições do Perfil, façam scroll até Segurança e escolham a opção Segurança e início de sessão
Por fim, basta verificar a secção Onde tens a sessão iniciada. Caso exista alguma localização suspeita, devem remover de imediato e mudar a vossa password. Para tal podem usar a opção Proteger Conta.
Em próximos tutoriais iremos dar mais algumas dicas de como proteger melhor a vossa conta do Facebook.
Infelizmente esta rede social não tem muito suporte em Portugal, pelo que a segurança deve ser altamente mantida pelo próprio utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
O Facebook vende e dá acesso aos dados dos utilizados. Porque estamos a falar de pessoas usadas, utilizadas pela rede anti-social. Estas definições de “privacidade” servem para absolutamente nada, a partir do momento em que alguém tem uma conta no Facebook ou simplesmente tem um smartphone, de qualquer marca, porque o Facebook paga a sério aos fabricantes para incluir a app do Facebook, e mais 3 app’s escondidas, que continuaram a gravar áudio e tudo o que se passa no dispositivo. Não estamos a falar de usar um serviço por iniciativa própria, estamos a falar de espoionagem pura sem o conhecimento do dono do smartphone. No caso da www, a coisa é quase igual, e é preciso em ambos os casos, tomar medidas técnicas complexas para combater esta invasão.
Quais são as 3 app’s e alguns exemplos de medidas técnicas complexas?
Perdi a minha resposta anterior mas cá vai de novo porque tenho muita coisa bloqueada no browser e este pplware é um dos maus exemplos de páginas, já que tem um script do Facebook na página, logo o Facebook continua a seguir-vos mesmo que não tenham conta.
O comando é o adb que é do próprio SDK do Android. Ver examplos aqui https://adbshell.com/ mas é basicamente “adb shell pm list packages>lista.txt” e depois ir vendo o nome do que não interessa e apagar com adb shell pm uninstall –user 0 nome-do-package
Isso varia muito.
Quem tenha a app em 3 telemóveis e num computador, pode ter ips de meia dúzia de países diferentes a aparecer lá, mesmo estando na mesma rede.
O mais importante é ver se não tem logins/posts feitos fora das horas de uso. Se tiverem algum post feito enquanto estão a dormir, então alguém tem acesso à conta…
Tens 100000000x de certeza?
E é só o Facebook? A Google faz o mesmo…
Banir o facebook, google e twatter seria uma das melhores coisa que poderia acontecer ao mundo
sai da gruta anda…
A parte final do texto.. acho que la faltam umas palavras.. melhor solução é apagar o Facebook…
também penso|