Dica: Windows 10 está seguro? Ative a proteção em tempo real do Windows Defender
A segurança do Windows 10 deve ser uma preocupação constante dos utilizadores deste sistema. Os perigos são constantes e, por isso, este deve estar salvaguardado, recorrendo a uma solução de segurança.
O mais lógico e prático é usar o Windows Defender, a proposta da Microsoft que acompanha este sistema e que está cada vez melhor. Em particular, deve ser garantida que uma opção especial está ativa. Falamos da proteção em tempo real, que vai defender de todos os ataques.
Mais segurança no Windows 10
O Windows Defender está dividido em várias áreas, cada uma com uma responsabilidade diferente. Todas se focam na segurança do Windows 10 e em garantir a melhor proteção dos utilizadores e dos seus dados.
Para ter uma proteção que olha para o sistema e para o que acontece a qualquer momento, o Windows Defender tem de estar preparado. Para isso, é essencial que a proteção em tempo real esteja ativa. Esta deverá estar já pronta, mas importa garantir esse elemento.
Ativar a proteção em tempo real
Para o fazer devem abrir o Windows Defender, escrevendo Segurança do Windows na pesquisa. O resultado será imediato e vão poder assim abrir este elemento de segurança do Windows 10.
Na interface apresentada, devem agora aceder à área onde podem confirmar e ativar a proteção em tempo real. Da lista de opções presentes, devem assim escolher Proteção contra vírus e ameaças.
Escolher as proteções do Windows Defender
Para continuarem, devem encontrar a área Proteção contra vírus e ameaças, situada abaixo das Ameaças atuais. Aqui, e para continuar, devem escolher a opção Gerir definições.
Da lista de opções presentes, devem encontrar a que procuramos. Falamos da Proteção em tempo real, que deverá estar ativa e a funcionar. Esta opção tendencialmente está ativa, mas pode ser desligada.
A Microsoft refere que esta opção ativa-se automaticamente, mas importa confirmar o seu funcionamento. Apenas desta forma é garantida a proteção do Windows 10 a todo o momento e contra ameaças que cheguem ao sistema.
Claro que podem explorar mais esta área e garantir posteriormente que as restantes opções do Windows Defender estão ativas e a proteger o utilizador. Caso não estejam, avaliem e garantam que a proteção fica ativa e presente.
Este artigo tem mais de um ano
Essa opção vem sempre liagada por omissão.
Que disparate! Se a proteção em tempo real não estiver ativa, o Windows Defender dá logo avisos.
Eu desligo a proteção em tempo real para ativar o office 2019.
Mais um totó a viver em 2007.
Sabes que já se compra o Office 2019 Pro para 1 máquina a menos de 10€, às vezes 1€ e pouco, em plataformas tipo Amazon?
Não encontro nada disso, onde?
Ainda no mês passado comprei uma licença dessas na amazon espanhola.
win10 + office 2019 pro menos de 20 euros.
No meu portátil não me deixa ligar diz a amarelo que estou a utilizar outros fornecedores de antivírus… Tenho o AVG Free a minha questão é:
Mais vale o AVG Free ou usar apenas os recursos de segurança que o Windows 10 dispõem e neste caso ativar a proteção em tempo real? Ou é a mesma coisa?
Sei que não é nada este AVG Free, mas é o que uso desde que tenho PC e nunca tive problemas nenhuns, sinceramente nunca senti necessidade de avançar com a compra de um antivírus como deve ser, embora também não seja aventureiro e uso o essencial portanto secalhar dai a minha sorte, sabendo antemão que ainda assim não querer dizer nada e estou igualmente exposto!
Marquinho, usa só um antivírus. Escolhe um dos dois. Se o AVG nunca deu problemas, para quê mudar? Ou deixa só o Defender. Funciona bem e é integrado no sistema.
Uso apenas o defender do windows, é na boa.
Também!
Eu dira assim:
1. Se tu tens alguns cuidados onde navegas na Net, não descarregas softwares de sitios manhosos nem estás constantemente a partilhar PEN e similares com amigos, então o WINDOWS DEFENDER vai ser mais que suficiente, não necessitas de mais nada
2. Caso o ponto um não se verifique, subscreve a anuidade de um anti-virus a sério (um que não seja gratuito e te ofereça segurança), estas coisas gratuitas vem sempre com algum trade off e nem sempre quem sai a ganhar é o utilizador. Lembra-te que não há almoços gratuitos…
Muito obrigado a todos desde já que em segurança sinceramente sou um 0 à esquerda, sei que a vários antivírus bons e mais conhecidos mas qual o melhor ou mais que isso…
É assim eu uso apenas para ler aqui este site/blog como se queiras entre outros de tek, jornais desportivos, email, baixo uma ou outra música, é um ou outro filme (aqui sim tenho arriscado) via utorrent mas naqueles sites que conheço e nunca tive problemas, office e Google apps Maps, Keep, e pouquissimo mais sinceramente…
Sim o AVG nunca me deu problemas dado o meu uso que acredito que seja limitado comparado com outras pessoas, mas como vi esta notícia fiquei na dúvida se ambos fizerem o mesmo efeito e tiverem o mesmo tipo de proteção fico com o do Windows, se o AVG oferecer mais alguma proteção por mínima que seja melhor face ao do Windows mantenho como está!
Ao que percebo ambos fazem o mesmo efeito, certo?
Se for desinstala o AVG é fico só com a proteção do Windows…
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda!
Hoje acabei por desinstalar o AVG e ficar apenas com os recursos de segurança do Windows 10!
felizmente o meu Ganoo/Shittux não apanha gripres.