Dica: O seu smartphone é à prova de água? Esta app testa-o sem ter de o molhar
Muitos smartphones prometem aos utilizadores uma proteção adicional, podendo até funcionar debaixo de água e noutros ambientes menos favoráveis. Este é um cenário em que todos acreditam, mas que não querem testar.
Uma nova app surgiu agora na Play Store do Android e promete testar esta proteção sem que o smartphone receba uma única gota de água. Usa toda a tecnologia presente no smartphone e assim ajuda a perceber se o seu smartphone é à prova de água.
Toda a proteção que as marcas oferecem para os seus smartphones ajudam a mantê-los salvaguardados e longe de problemas. Uma das proteções mais simples e mais importantes é mesmo a proteção contra a água.
Esta tendencialmente não é testada e os utilizadores assumem a sua presença, até ao momento em que têm de a colocar à prova. Nessas situações, e infelizmente, muitos descobrem que afinal esta proteção deixou de funcionar.
Para testar se o seu smartphone é à prova de água, existe agora a app Water Resistance Tester. Recorrendo ao barómetro presente no smartphone, garante que as certificações IP67/IP68 ainda estão ativas e funcionais.
Após instalada, o utilizador precisa apenas de colocar os 2 dedos no ecrã para que o teste seja realizado e seja dada a informação esperada. Basicamente, irá indicar se o smartphone é, ou não, à prova de água.
Quem testar a app e tiver uma nota positiva poderá facilmente validar os resultados. Basta remover temporariamente o cartão SIM, deixando esta gaveta aberta. Neste caso, o teste terá obrigatoriamente de indicar que o smartphone não é à prova de água.
Esta é uma app que explora ainda mais o que um smartphone Android oferece aos utilizadores. Com um simples barómetro conseguem saber se os selos de proteção estão ainda funcionais e se o telefone é ainda é à prova de água, sem terem de o molhar.
Water Resistance Tester
Este artigo tem mais de um ano
A sério??
Não, a brincar
O meu não tem barómetro, mas também já sabia que não se pode molhar !
Mais uma app para gamar dados, enfim!!!
É!
Isto tem todo o aspecto de ser mais uma aplicação “fake”!
Um smartphone com hardware minimamente decente tem uma espécie de válvula que permite equalizar a pressão interna com a exterior. Como tal, a pressão medida pelo barómetro não vai dizer praticamente nada sobre a condição da selagem do aparelho… Usar o barómetro para tal objectivo só seria possível se comparássemos com uma primeira medição do aparelho em condições perfeitas e se aplicássemos sempre a mesma, exacta, força no ecrã. Só assim teríamos dados suficientes para avaliar.
Pensei o mesmo !
Smarphones à prova de água ? Não tem nenhum (sem ser aqueles construídos para quase resistir a uma bomba).
Os que têm a norma do IP68, são só resistentes. Nem vale a pena baixar essa app.
Sabes que o termo “à prova de água” não deve ser levado à letra, OK? O termo em inglês é water resistance, ou seja, em tradução direta, resistência à água e resistentes à água todos os telemóveis são desde que não tenham a placa à mostra. Daí advém as normas IPxx, que define se é mais “resistente” ou menos. É que se levas o termo à prova de água à letra, simplesmente não há nada que o seja, pois atingindo uma determinada profundidade tudo vai ceder por muito estanque que seja. Um telemóvel IP68 pode cair à água e lá ficar 4 ou 5 segundos e muito provavelmente não vai ter problemas o que nunca acontecia com os telemóveis antigos que nem norma tinham, logo pode-se dizer, e muito bem, que é à prova de água.
Permite-me discordar, o meu Nokia 5510 viu muitas festas da espuma e esteve na frente de muitos concertos com jactos de água e nunca se constipou. Conseguia espremer 1L de água das minhas roupas, mas o telemovel o máximo que acontecia era apagar o ecra e no dia seguinte de manhã estava a 100%.
perdão, Nokia 5110
Toda a gente sabe q as leis da física não se aplicam a Nokias
O meu caiu um copo de agua em cima e nunca mais foi telemóvel, não é que não acredite em ti mas acho que estás a exagerar só um bocadinho.
Os danos com líquidos são completamente imprevisíveis, já vi placas cheias de verdete e ferrugem, limpei bem limpinho e os telemóveis funcionaram sempre bem até serem descartados, outros só com marcas ligeiras de humidade e avariaram para sempre. É uma questão de sorte.
Isso das duas digitais é para quê? Coletar dados biométricos?
“copyrighted Raymond Wang”. É preciso dizer mais alguma coisa?