Dica: Criar uma unidade de recuperação para reinstalar o seu Windows 10
Todos sabem da importância das cópias de segurança e da proteção dos dados dos utilizadores. Este é um elemento essencial e que garante a qualquer momento podem ter acesso aos dados em caso de problemas.
Claro que muitas vezes o próprio Windows 10 fica comprometido, tendo de ser reinstalado. Nesses casos não basta reinstalar o sistema, pois perdem-se os documentos e os dados do utilizador. É neste momento que entra em ação a unidade de recuperação.
É simples criar uma unidade de recuperação
Não é complicado criar uma pen de reinstalação do Windows 10, mas esta fica sempre com uma lacuna. Não dá acesso aos processos de reparação do sistema e parte do processo fica assim com problemas e com mais passos a serem seguidos para recuperar também essa parte.
Para facilitar este processo, a Microsoft tem no Windows 10 a possibilidade de criar uma unidade de recuperação. Esta contém o Windows 10, mas também todas as fermentas para recuperar e reparar uma instalação. Assim, tudo fica mais simples e principalmente mais rápido.
Tudo acontece dentro do Windows 10
Para criarem uma pen com uma unidade de recuperação devem inicialmente abrir o Menu Inciar e escrever o seu nome na caixa de pesquisa. Isso mostrará a opção que devem de seguia escolher para iniciarem o processo.
Após autorizarem a sua execução, via UAC, vão ter o primeiro ecrã dos vários que vão surgir. Aqui é dada a explicação do que é a unidade de recuperação e da forma como poderá ser usado para resolver problemas do Windows 10 ou fazer a reinstalação
Rapidamente os problemas desaparecem
É ainda perguntado ao utilizador se este pretende que seja feita uma cópia dos ficheiros do sistema para a unidade de recuperação. Caso concordem, necessitam de uma pen de 16GB, mas ficam com a capacidade de instalar o Windows 10.
Ao avançarem, o processo irá recolher informação e também todos os ficheiros necessários para avançar. Este passo demora alguns minutos, mas é acompanhado por uma barra de progresso para ajudar o utilizador.
Não precisam de fazer a reinstalação do sistema
No final é pedido que o utilizador que ligue uma pen USB ao PC, para que sejam copiados os ficheiros necessários. Caso seja completo, necessitam de uma pen de 16GB, caso seja apenas o essencial, é apenas necessária uma pen de 1GB.
No passo seguinte será informado e explicado ao utilizador que todo o conteúdo da pen será eliminado. É recomendado que seja feita uma cópia destes, caso pretendam que sejam guardados.
Por fim, e depois de concordarem com a informação apresentada, todos os ficheiros vão ser copiados para a pen. Antes, esta será formatada e pronta para este processo que vai ser continuado de seguida.
Mais uma vez o processo irá demorar, graças ao que está a ser realizado. No entanto, este permite que o utilizador continue a utilizador o seu computador sem qualquer problema durante todo este processo.
No final, e sempre que necessitarem, os utilizadores podem usar esta pen como unidade de recuperação. Vão conseguir recuperar problemas do Windows, corrigir falhas que surjam ou, no limite, reinstalar o Windows 1o se necessitarem.
Este artigo tem mais de um ano
Este procedimento permite fazer a passagem do windows de um HDD para um SSD? Ou seja, fazer upgrade ao armazenamento e instalar o windows com a mesma key do pc actual.
Normalmente os SSD já trazem software que permite fazer essa transposição sem problemas (os de marca, pelo menos).
Bom dia a todos, perdoem-me a ignorância neste tema, mas é possível desta forma, fazer a pen como descrito no artigo, e trocar de disco no laptop, de HDD para SSD e depois no disco novo reinstalar o W10? É necessário a chave? Isto porque eu tinha W7 e foi atualizado para W10. Obrigado.
Se o problema é a instalação por causa da chave, o Windows 10 aceita a chave de instalação do Windows 7, por isso se tiveres a chave de ativação do Windows 7, podes ativar o Windows 10.
A chave nem é tanto o problema, a minha questão é retiro o hdd, coloco o novo sdd e depois coloco a pen, ligo o pc e siga reinstala tudo…funciona?
Podes usar um programa de clonar discos. Por exemplo: Macrium Reflect
Ligas o SDD via adaptador SATA/USB ao PC e fazes clonar o HDD para o SSD, depois é só trocar os discos fisicamente e seguir viagem 🙂
tenho a chave original do WIN 7… nao aceita mais nao para instalacao win 10
O windows 10 instalado a partir do windows 7 tem uma licença digital ou seja licença de utilização. eu já migrei de um HD para SSD e posteriormente de SSD para um M.2 NVMe instalado num adaptador PCIe sem qualquer problema. Tive que instalar de raiz o windows 10 no SSD sem qualquer problema.
Para migrar utilizo o R-Drive Image na sua função de clonar discos do mesmo tamanho ou de um menor para outro maior sem qualquer problema. Ao instalar de raiz não tive qualquer problema porque abri uma conta microsoft. A licença de utilização está associada a MotherBoard e CPU julgo eu por isso qualquer troca de disco não tem qualquer problema
será que posso copiar a unidades de recuperação um disco externo em vez de uma pen?
Claro q pode!
nao. este procedimento e caso, o windows fique com problemas, por ex ficar corrumpido assim conseguimos recuperar a data q fizemos o bkup
Com uma pen de instalação do Windows, é possível reinstalar o sistema sem perda de ficheiros e aplicações. Na altura de reinstalar basta escolher a opção:”manter ficheiros e aplicações”. Já o fiz e deu tudo certo.
Depende… Ainda o tem fiz isso num PC e foi impossível. Havia problemas com o MBR e essa opção simplesmente dava erro.
Boa tarde, dois pontos que não entendi: 1º “Abrir o menu iniciar e escrever o seu nome…”, a que nome se refere ?
2º Guarda também os ficheiros que tenho nas pastas pessoais e os programas instalados ?
Obrigado pela ajuda e que o covid fique longe de todos nós.
1- “unidade de recuperação” ou, para ser perfeito, escreva “unidade de recuperação”.
2- Não vai levar ficheiros do utilizador. Apenas as ferramentas para resolver problemas no Windows ou, se assim o pretender, a própria ferramenta de instalação do Windows 10
Qual é a diferença entre este processo e o da criação duma “unidade de recuperação” com a ferramenta de criação de suporte de dados (a Media Creation Tool que também serve para instalar as actualizações)?
Nenhuma diferenca
Qual a vantagem/diferença em relação a “Criar um ponto de restauro”
Varias diferenças, ao utilizar um ponto de restauração vc “volta no tempo” o seu pc, os programas q estavam instalados qndo o ponto foi criado ficaram la, ja os posteriores nao, algum problema no sistema q possa ter, continuara la.
A minha experiência diz-me que quando os comps estão mesmo todos marados, format e reistalar o SO. Tenho um tablet Win 8.1 RT que fiz a pen de recuperação mas quando tento re-instalar ou refresh… faltam ficheiros ..mas a imagem está lá.. mas não só só eu. A Asus deita as culpas á M§ e a M§ á Asus…. A ùnica coisa que posso fazer é criar um utilizador novo apagar o antigo e voltar a criá-lo. É que ferramentas x86 não correm em RT…Portanto estou limitado ao que está no disco. Se fuzer uma nova pen de recuperação, só me cria um Winre…e nem a porcaria do winlocker consigo desativar… não é suportado pelo SO mas o disco está bitlocado. Metro apps só me liam música das bibliotecas do disco (6Gb) livres. Felizmente já consigo indexar o Cartão apôs ter perdido horas com tweaks que nunca davam…
Simples e fácil, obrigado pplware pela dica.
Esta é uma boa ferramenta na hora de aflição (win update).
No entanto eu uso a ferramenta da Macrium Reflet que cria diariamente uma imagem do disco do Sistema, caso tenha problemas, boot com pen e repor sistema do dia anterior.
Cump’s
Ver aqui https://1drv.ms/u/s!AlL7JOP8meHRgox_pkGzdh8IK7D2JA?e=bojadX