Windows 11 pode ser o culpado? O desempenho dos PCs deverá cair em 2025
O Windows 10 marcou um momento importante para a Microsoft e para o mercado dos PCs. Este sistema garantiu muito em máquinas que nem sempre eram o ideal para o melhor desempenho, algo que querem repetir com o Windows 11. A verdade é que isso pode não acontecer e tudo parece apontar para que em 2025 o desempenho dos PCs venha a cair. A grande pergunta é se o Windows 11 é o culpado.
A Microsoft está a fazer um grande esforço para tentar convencer a maioria dos utilizadores do sistema operativo Windows 10 a migrar para o novo Windows 11 antes do próximo dia 14 de outubro. Se a Microsoft tem promovido o Windows 11 como o melhor sistema operativo do momento, com a melhor otimização, segurança e desempenho, parece que alguns benchmarks não pensam o mesmo.
Os dados partilhados pelo PassMark são interessantes, um benchmark que partilhou os dados mais recentes sobre o desempenho dos PCs com Windows em 2025. E pela primeira vez na história, assistimos a uma quebra no desempenho do Windows nos computadores, e é aí que começam as especulações sobre se a mudança do Windows 10 para o Windows 11 não é totalmente positiva no que toca ao desempenho.
So this is unexpected.
Average CPU performance in 2025 is going down.
Maybe first time in history?
Why, we don't know....
Maybe people buying cheaper hardware or low (electrical) power machines?
Maybe crap bloatware? Maybe Win11 vs Win10?https://t.co/WLhmTtHV81 pic.twitter.com/AkaoJ1zB9j— PassMark Software (@PassMarkInc) February 10, 2025
Também pode ser uma infinidade de coisas, incluindo o facto de haver cada vez mais bloatware nos sistemas operativos mais recentes em comparação com o que tem acontecido nos últimos anos. Explicam: “Este gráfico de desempenho ano após ano é composto por milhares de resultados de benchmark do PerformanceTest e é atualizado quinzenalmente.”
Outros dados que partilharam é que a maioria dos PCs não ultrapassa os oito núcleos e, no entanto, estes são os mesmos dados que tinham em 2020, por exemplo. Por outro lado, grande parte do software atual depende da aceleração de hardware que a GPU pode fornecer, o que significa que CPUs com mais núcleos não fazem muito sentido.
Seems people aren't upgrading to CPUs with higher core counts. Percentage of people with more than 8 cores is the same today as it was in 2020. pic.twitter.com/DY9rgoobl1
— PassMark Software (@PassMarkInc) February 12, 2025
Não sabemos se a mudança do Windows 10 para o Windows 11 está a afetar o desempenho dos PCs dos utilizadores, mas a Microsoft ainda tem um longo caminho a percorrer para tentar convencer muitas pessoas a atualizar antes de 14 de outubro.
Muitos parecem determinados em permanecer no Windows 10 e assumir os riscos deste sistema sem atualizações. Os requisitos para instalar o Windows 11 estão longe de muitos, que não querem ou não podem simplesmente trocar de máquina. Este será um problema que a Microsoft terá de resolver para garantir uma solução para muitos PCs.
No inicio do Windows 10 eu tinha uma raiva muito grande com ele, afinal, era eu que efetuava a manutenção dos PCs por aqui. Meus maiores problemas da época eram:
– Drivers de rede limitavam a internet (o Windows mexia neles não sei porque);
– Touchpads de notebooks viviam parando de funcionar;
Hoje, acreditem se quiser, tive de reinstalar o driver do Touchpad de um notebook, porque ele parou de funciona no… Windows 11.
¯\_(ツ)_/¯
Eu tenho dois computadores com 8 anos de idade e Windows 11 funciona muito bem em ambos. o maior problema reside nos controladores que os vendedores de hardware nunca mais atualiza logo o sistema operativo que tem que ir Volo indo se os fabricantes só se preocupam em ganhar dinheiro na venda mas não no serviço de pós-venda e atualização do software, é óbvio que em algum momento vao dar problemas.
Todo o windows é um bloatware. Se alguém algum dia achou que uma nova versão seria mais leve que a anterior, o melhor mesmo é pedir um PC novo ao pai natal… sim, porque se acreditam no que a MS diz também acredito no zé das barbas
4 portateis (2018 a 2023). Todos W11 a atualizar-se automaticamente, zero problemas
Exato. O mesmo se passa aqui. Zero problemas.
Não percebo muito bem alguns comentários que vou lendo, acredito que sejam questões mais relacionadas com drivers que os fabricantes não atualizam.
Distris de Linux meus caros para quem pode e deixar estas palhaçadas da MS ! A MS está a criar uma história do Pedro e o Lobo (MS).
Actualmente pessoalmente lá em casa uso Linux porque gosto mais que Windows, acho mais estável e leve nos recursos, além que o Gnome é bem mais bonito. Mas também uso windows 11 na empresa onde trabalho e nunca tive problemas…
O Linux é básico e limitado!
Não tanto como o Windows ou MacOS. O Linux tanto dá para instalar nos PC win ou nos PC mac.
“migrar para o novo Windows 11”, acho que “migrar” não é a palavra certa…eles basicamente querem que as pessoas deitem os PCs que possuem ao lixo e comprem novos com o Windows 11, mesmo para as pessoas que o PC atual cumpre bem as tarefas para a qual as pessoas precisam deles. Se eles realmente quisessem que as pessoas migrassem, colocavam os requisitos mínimos que permitisse uma fácil migração para cada um fazer a atualização sem andar com esquemas contornar os requisitos.
eu tenho dois portáteis de 2018 íamos funcionam perfeitamente com o Windows 11. se dois portáteis já muito antigos com 8 anos e Hardware bastantes atualizado conseguem funcionar bem com esse sistema operativo, não entendo como é que estão à espera que Hardware ainda mais desatualizado funcione bem com a última versão. muitos dos problemas advém dos controladores que as marcas não se dão mais ao trabalho de atualizar e obviamente não será a Microsoft a atualizar ou resolver os problemas dos fabricantes de computadores. eu tive que trocar de impressora porque após 3 anos HP nunca mais atualizou os controladores e eles deixaram de funcionar corretamente, é óbvio que o sistema operativo e a marca não vão deixar de melhorar um sistema operativo Por que o fabricante de hardware vendeu o ar Where e nunca mais se deu ao trabalho de ir atualizando os controladores. troquei pela Canon e neste caso Sim é uma marca que tem vindo sempre a atualizar os controladores à medida que o sistema operativo vai progredindo. de resto estes portáteis que na sua maioria são da ASUS, a marca em si não atualizou mais os controladores mas a Microsoft e as respectivas de marcas dos componentes foram atualizando e eles funcionam muito bem. o que eu aconselho É as pessoas a comprarem de marcas que sabem que Atualizam os controladores e tem bom serviço pós-venda.
solução: Windows X Lite .com
Sim, mete-te em versões modificadas do windows modificadas não sei por quem e sabe-se lá a bicheza que aquilo trás. No meu PC é que não arriscava.
Solução: instalar o Windows 10.
No meu PC não.
windows xp 2025 saquem que e bom
Nunca tive problemas com o Windows 11. Sei que há muita gente que não gosta dele mas cada um cada qual.
Dois PC com w11, um através do Rufus (com todas as atualizações a correr bem desde o início!) e outro nativo num portátil. Não me aventuro mais pelo Linux!
Windows 7 is the best.
Windows10 not bad.
Windows11 is very confuse.