Dica: Backups dos dados do seu Android? Use o Google One
Os backups no Android nunca foram uma área que a Google tenha tratado de forma definitiva. Existem muitas formas de o fazer, mesmo oficiais, mas nunca foi um processo transparente e que seja completo.
A maioria recorre a soluções das marcas e acaba por ficar limitado se trocar de fabricante. Com a chegada do Android One este processo ficou mais simples e tem agora um suporte oficial muito maior. Veja por isso como pode fazer os backups dos dados do seu Android usando o Google One.
Os backups são essenciais em qualquer sistema operativo, para salvaguardar os dados do utilizador. Devem ser processos automatizados e que garantam que os dados são realmente copiados e ficam disponíveis para reposição em caso de problemas.
Usar o Google One para salvaguardar os dados
Com o Google One este processo ficou simplificado no Android, com a possibilidade de fazer backups a qualquer momento. Bastará clicar num botão e este processo acontece. Em fundo e de forma automática, estes vão também acontecer.
Comecem por instalar e aceder ao Google One, via Play Store do Android. Depois devem abrir a app e aceder ao separador inicial. Aqui encontram a configuração das cópias de segurança.
Simples de escolher os dados do Android que querem guardar
Ao abrir esta área vão ter disponível as 3 opções disponíveis para backup. Falamos dos dados do dispositivo, das mensagens multimédia e das fotos e vídeos. Qualquer um destes pode ser ativado para assim ser enviado para a Google e para o seu serviço cloud.
Ao carregarem no botão Criar uma cópia de segurança agora este backup será iniciado de imediato. Irá demorar algum tempo na primeira vez que a cópia de segurança for realizada, dependendo sempre do volume de dados que tiver de ser carregado para a Google.
Os backups são simples e rápidos de recuperar
Se mais tarde necessitarem de recuperar os dados que carregaram para a Google, devem aceder ao separador Armazenamento. Aqui vão encontrar uma área dedicada às cópias de segurança, com todos os dispositivos onde esta acontece presente. Podem também ver a data da última cópia realizada.
Abaixo encontram a opção Obter cópia de segurança e ao entrarem encontram os dados recolhidos. Presente está também a opção para restaurar esses dados, separados por mensagens, fotos e vídeos. Só precisa de escolher o que quer recuperar.
Esta é uma ajuda importante para os utilizadores Android que assim têm mais uma forma, oficial, de fazer backups dos seus smartphones. A recuperação, outro ponto importante, é também simples e rápida para todos.
Este artigo tem mais de um ano
não falta mencionar que é um serviço pago?
Ou estou a ver mal? No meu plano actual (grátis) não deixa avançar…
Sim, é pago.
O meu também não estava a deixar avançar e hoje já deu para aceder as configurações de backup.
Ele vai usar os GBs gratis do Google Drive.
Imagens feitas com uma conta que não tem nada pago. Logo podemos assumir que se tiveres espaço, o backup é feito com o free
acho que tens um certo limite de GB
Seria um artigo mais completo se informasse sobre os preços.
Concordo.
Mas, a google já não faz bakup automático e de borla para a conta google de cada um?
Faz das fotos, redes wifi, livro de endereços, calendário e mais umas coisas..
Qual a grande diferença para este?
Boa pergunta.
Também tenho essa dúvida
o problema é que esse backup não tem os dados das apps, como progresso dos jogos por exemplo
a pergunta é faz backup de todos os dados, incluindo a informação de cada app?
Duplicação. O Google já fazia isso de forma completa. Com dados e sem dados, app’s senhas, sms, etc.
No meu telemovel nem me deixa avançar para o menu inicial, pede me para escolher um plano de pagamento e não dá para ignorar
No meu também não me deixava avançar. Abri o Chrome e Acedi a https://one.google.com e também me apareceu a página de upgrade. Então abri https://one.google.com/storage e já me abrir a página relacionada com o storage sem pedir upgrade. Fui ao menu lateral e cliquei em Início, e abriu-me a App no screen apresentado no início do artigo… grande volta 🙂
Terei que tentar de novo