PplWare Mobile

Dica Android: Fazer backup e restaurar todos os dados sem root


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

14 Respostas

  1. Ricardo says:

    Excelente artigo, para para preguiçosos de rooting como eu!

  2. Sérgio says:

    Para um leigo como eu nesse aspecto, com esse backup e restauro ficamos com tudo o que tinhamos no telemóvel ? Notas, Mensagens,etc ?

  3. Pedro Monteiro says:

    Isto sim é um bom artigo. Podiam criar uma seção de tutoriais e colocar lá montes de coisas. Por vezes é dificil encontrar alguma informação no pplware.

  4. Ricardo says:

    Cria cópia integral? So de dados, que não sistema operativo?
    Ou seja: Se fizer um backup, com o android 8.1 instalado, depois instalar o 9.0 e, restaurar o Backup, fico com o 8.1 ou 9.0?

  5. the oneee says:

    A partir de que versão android é possível fazer isto?

  6. Rui Cruz says:

    Tentei e não consegui, ainda fui pesquisar um bocado sobre os porquês e etc, mas desisti.
    O que me acontece é que, usando o comando de backup no artigo, aparece na powershell “Now unlock your device and confirm the backup operation.” desbloqueio e nada tem no telemóvel.
    Após as pesquisas que fiz, encontrei o mesmo comando com diferente ordem, i.e.: “adb backup –all -apk -shared –f c:\backup.ab” aparece a mesma mensagem de desbloquear o telemóvel e confirmar, mas neste caso aparece mesmo, coloco uma password para encriptar e assim que faço para iniciar o backup termina logo de seguida, gerando um ficheiro com 3kb, ou seja, nada feito. Telemóvel: OnePlus 5 com 8.1 e sem root.

  7. Pedro says:

    Treta! Este comando já existe há que tempos e é pouco fiável: O sistema operativo não é totalmente gravado mesmo com a opção própria activada (ou seja, nada de cópia integral do estado do telefone como estava antes).
    Não só isso mas por vezes o “/DATA” de certas apps (definições dessa app, preferências, pontuação e progresso de jogo etc) não ficam guardados, além disso o desenvolvedor de apps pode, ao escrevê-la, activar uma opção anti-backup à qual o ADB obedece, ou seja o backup dessas apps não é efectuado.
    Mesmo para gravar só apps diria que 1 em cada 6 não é gravada totalmente, e que me lembre sem mensagem de erro para o utilizador. Para backup NÃO SERVE.

    Backup total só de 2 maneiras: apps próprias para backup *tendo o telefone root*, ou então uma cópia nandroid (feita através de um recovery que não é original, e que (em alguns casos) só com root foi lá colocado. Ou então com o bootloader desbloqueado.
    Há ainda a app helium que faz backups a partir do PC mas nunca a consegui pôr a funcionar.
    Ou seja, backups dignos desse nome, num android, e sem ter que alterar bootloader ou a recovery (ou seja, violar a garantia), são uma anedota em pleno 2018…

  8. dio says:

    Sempre usei Roms alternativas, mas nunca me entendi com os backups, ou seja, sempre que mudo de Rom volto a instalar e configurar tudo.
    Este tipo de backup funciona se eu fizer um clean flash e depois fizer um restore, fica com as configs e aplicações que tinha antes?
    Senão, com que apps se pode fazer isso?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.