Proteja-se e faça cópias de segurança dos drivers do Windows 10


Destaques PPLWARE

66 Respostas

  1. Carlos Antunes says:

    Excelente post

  2. Iurie Solomon says:

    penso k alguns drivers sao fornecidos pelo windows update

  3. João Pedro says:

    Sempre que instalo os windows 10 aqui, todos os drivers vem direto pelo windows update.

    • Sim, a maioria dos drivers podem vir dai, mas em muitas situações é necessário instalar drivers de forma manual para teres tudo afinado e a funcionar na perfeição.

      A maioria dos problemas dos utilizadores com o Windows 10 vem de drivers em falta que os fabricantes não criaram.

      Por vezes encontras drivers que simplesmente estragam os sistemas e que precisas de reverter para a versão específica.

    • Rui says:

      Nunca tiveste um Sony Vaio ou outro até :)
      Enquanto não instalares os drivers das marcas x, y e z, não funciona correctamente a 100%, apesar do Windows 10 instalar praticamente tudo o que seja necessário para qualquer marca.

      • Anti-obnóxios says:

        Com 2 Vaios, de 2006 e 2013, nao tive quaisquer problemas. Funciona tudo. Por aqui, ninguem os usa para jogar (tvz ai se note, n sei).
        Streaming, videos, filmes, kodi, bola borla, etc…

  4. P says:

    Obrigado!

    Arranjei um mini pc sem drives, e isto vai dar um jeitão para um clean install!

  5. Abílio says:

    Já conhecia mas, sem dúvida, é um bom post.

  6. José Luiz says:

    Dá pra fazer no windows 7 também

  7. MauFeitio says:

    Tive agora um problema em resolver após a actualização de aniversário com um pc velhote, o win 10 recusou-se a aceitar o driver da radeon x1200, mas com esforço e dedicação e pesquisa, a malta do xda fóruns deram uma solução engenhosa e esta a bombar como novo… E usaram-se os driver velhotes.
    Tive problemas quando instalei o win 10 com esta grafica, resolvi, agora com esta actualização mais problemas, e mais uma vez estão resolvidos, vamos ver se na proxima grande actualização ainda dá para enganar o sistema!!

    • Ceroulas says:

      Olá MF, nas tuas pesquisas, encontraste como poder usar/converter drivers XP para W10? No meu ACER antigo não consigo encontrar drivers para o W10 :/

      • Insider says:

        Se colocares o W10 em “Modo de teste” consegues que os drivers do Windows XP funcionem. O único problema (bem, não é mesmo UM PROBLEMA…) é que ficas com informação no Ambiente de Trabalho, no canto inferior direito, em como o W10 está em “Modo de teste”.

        • Ceroulas says:

          Mas e depois de instalar posso voltar ao modo normal, ou fico obrigado a ficar sempre em modo de teste?

          • Insider says:

            Ficas sempre no “Modo de teste” mas isso não traz problemas ao normal funcionamento do W10. O que o “Modo de teste”´, entre outras coisas, é desactivas a assinatura digital dos drivers que o W10 exige.

          • Insider says:

            Ficas sempre no “Modo de teste” mas isso não traz problemas ao normal funcionamento do W10. O que o “Modo de teste” faz, entre outras coisas, é desactivar a assinatura digital dos drivers que o W10 exige.
            Atenção que para nós o modo de compatibilidade, colocado aqui por outros e até muito utilizado, não funciona porque após reiniciares o PC o W10 sobrepõe de novo os drivers genéricos aos originais e voltas a ficar com uma péssima resolução.

      • MauFeitio says:

        Eu estou a usar um toshiba satelite A210, com a grafica ATI Radeon® X1200, sempre tive problemas em instalar a driver, o windows não aceita, na primeira vez, tive de espetar o driver sem o software, agora apos a edição de aniversario, consegui instalar o software para poder meter o driver, tentei o inverso e não deu como antes.
        Tem um preço, fazer isto, o kodi funcionava correctamente deixou de funcionar, mas ate ver, foi a unica coisa que deixou de funcionar. O driver esta a trabalhar normal sem modo de compatibilidade associado. Cada arranque que faço com o computador desligado, o primeiro arranque é sempre para mandar a abaixo no botao de power, so na segunda tentatica o windows arranca bem, isto sera certamente do driver, mas tem funcionado, não vou mexer, mas ando a equacionar instalar o win 7. Cada vez que ocorrer um upgrade, estou sujeito a andar a partir a cabeça para actualizar os drivers, que já foram duas vezes. Não existem drivers antigos para o win 10, existem drivers antigos que podes tentar martelar o win 10 por forma a aceitar os mesmos, nada mais que isso, pode funcionar ou não….

    • Insider says:

      Boa tarde MauFeitio, podes dizer-me a solução encontrada? Tenho uma ATI Mobility Radeon x1600 num portátil de 2006 da qual o W10 não gosta. Depois da actualização de aniversário só consigo que os drivers funcionem colocando o W10 em “Modo de teste”.

        • Insider says:

          O modo de compatibilidade não funciona porque após reiniciar o PC o W10 sobrepõe de novo os drivers genéricos aos originais e volto a ficar com uma péssima resolução. Acreditem, a única coisa que ainda não testei foi uma instalação nova porque o portátil é um HP Compaq nx9420, linha profissional, com botões específicos, e tenho algum receio, como já aconteceu com alguns utilizadores, de não conseguir colocar o software original a funcionar de novo. Assim, vou adiando aquela decisão.

          • carlos says:

            Tive um problema semelhante com a placa Radeon mobility 1700, funciona bem no 8 mas no 8.1 e 10 só fazendo assim resolvi.
            Arranjando os drivers do vista que colocavam a resolução em condições, segui este manual:

            Como posso instalar drivers que não são assinados digitalmente?

            O Windows 10 impõe assinaturas de drivers por padrão. Isso pode ser desativado para que você instale drivers que não são assinados digitalmente. Use as seguintes etapas para desativar a imposição de assinatura de controladores:

            Clique no botão de inicio e selecione Configurações;
            Clique em Atualização e Segurança;
            Clique em Recuperação;
            Clique em Reiniciar agora em Inicialização avançada;
            Clique em Solução de Problemas;
            Clique em Opções avançadas;
            Clique em Configurações de inicialização;
            Clique em Reiniciar.
            Na tela de configurações de inicialização pressione 7 ou F7 para desativar a imposição de assinatura de controladores.
            Seu computador será reiniciado e você será capaz de instalar drivers não assinados digitalmente. Se você reiniciar o computador novamente a imposição de assinatura de controladores será reativada.

            ou então aqui:
            http://escreveassim.com.br/2014/01/28/como-desabilitar-verificacao-de-assinatura-de-driver-windows-8-1/

      • Anti-obnóxios says:

        Por aqui, num Asus A6j de 2006, exatamente com essa placa, td a funcionar normalmente, sem truques. Tanto apos atualizaçao direta do win7, como instalaçao limpa depois e de aniversario e subsequentes.
        Álias em 6 pcs, 2 desktop 2007 e 2009 e 4 laptops, (2 de 2006, asus e sony vaio, um de 2013 outro vaio e outro de 2014, toshiba),que td esta perfeito. Sem precisar de truques. So tenho o driver boster, de prevençao, mas mm antes do o lançar funcionavam sem problemas.
        Nao teras por aí conflitos “extra” ?
        P ex., o Asus antes no win7 e com tralha e mais tralha de aplicaçoes disto e daquilo, era uma lesma, apetecia atira-lo a parede ou da varanda, so pa ligar eram mais de uma duzia de minutos e a correr bem…agora com win10 pro, em menos de 1m ta on ( mas ta limpinho).

        • Insider says:

          O modo de compatibilidade não funciona porque após reiniciar o PC o W10 sobrepõe de novo os drivers genéricos aos originais e volto a ficar com uma péssima resolução. Acreditem, a única coisa que ainda não testei foi uma instalação nova porque o portátil é um HP Compaq nx9420, linha profissional, com botões específicos, e tenho algum receio, como já aconteceu com alguns utilizadores, de não conseguir colocar o software original a funcionar de novo. Assim, vou adiando aquela decisão.
          No entanto, e apesar deste problema, o portátil funciona na perfeição e está muito rápido. Com o Edge, e apesar da gráfica só ter 256MB de RAM, consigo ver de forma totalmente fluída vídeos em 1980×1080, inlcuíndo os do Youtube (o Chrome engasga-se todo…LOL)

        • Insider says:

          Comigo só funciona em modo de teste e já tentei de tudo. No modo de compatibilidade, depois de reiniciar o PC, volto a ter os drivers genéricos do W10. A única coisa que ainda não fiz foi uma instalação nova porque o PC é um HP Compaq nx9420 profissional de 2006 com botões exclusivos para algumas funções e tenho receio de perdê-los como aconteceu a muitos que efectuaram uma instalação nova do W10 naquele modelo (nem conseguiram colocar os botões a funcionar no modo de teste.
          Por isso, sugestões aceitam-se.
          E sim, com o W10 aquele PC está maravilhoso, e a placa gráfica, apesar de velhinha e só com 256MB de RAM, consegue, no EDGE, porque o Chrome engasga-se todo, passar vídeos do YouTube a 1980×1080 de uma forma tão fluída que faz inveja a muito portáteis actuais de entrada de gama.

      • MauFeitio says:

        Vou ser mais simples, segue o que aparece neste Link:

        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1536711

        Segui os passos que aí estão e ficou tudo a funcionar devidamente, sem modos de teste, é só seguir os passos dados!!

  8. Amilcar Alho says:

    Muito bom!
    Uso uma versão portable do Driver Easy para ir buscar quando não os tenho em mais lado nenhum.
    Para backup uso uma versão portable do “Double Driver Portable” e/ou o “Driver Magician Lite”.

  9. Cristiano says:

    Alguém saberia dizer se este comando salva drivers de impressora também?
    Seria muito útil em casos onde necessita formatar o computador.

  10. Yanick Anjos says:

    Nice!!!

  11. Décio says:

    Sensacional, parabéns pelo post.

  12. José says:

    Pedro, por favor, como se faz o “primeiro passo lógico …”, ou seja, onde estão os drivers já instalados e porque copiá-los para uma determinada pasta?
    Obrigado,
    José

  13. NT says:

    Excelente artigo e muito útil… Espero que cale os “velhos do Restelo” que sempre que o site tem que pagar contas (publicidade) dizem que é só para encher chouriços.

  14. Pedro Ribeiro says:

    Mas que grande dica!!!
    Obrigado PPLWARE

  15. Joao Torres says:

    Vou “tentar” resolver os “Updates mal acabados” do Windows10. Se algo correr mal, pelo menos ao nível dos drivers, sei que com esta dica posso conseguir um “Driver Restore” até à situação atual. 😉

    • Carlos Palito says:

      instala o linux e acabam problemas de drivers…tudo funciona out of the box..so um burro usa windows

    • EzequielR says:

      Up-dates mal acabados, hein?!
      O meu Acer ficou “alterado” depois da última atualização ao W10Pro e eu perdi os mosaicos do Iniciar, o Edge e também deixei de poder receber mensagens no Thunderbird. O técnico acha que resulta de um erro do Windows provocado pelas atualizações que foram corretamente realizadas. Estou a fazer cópias de segurança dos meus e-mails e vou tentar reinstalar o SO durante o fim de semana. A máquina é de 2007 e estava a funcionar a 100%. Alguém teve uma experiência semelhante? Como resolveu a situação?

  16. Alvega says:

    Isto é serviço publico, refiro-me ao post, deveria ser este o móbil do blog e nao umas discussões espúrias entre andoid vs win ou fruta vs linux, como é usual por estas bandas.
    Adiante…,
    é somente a mim que o já por aqui falado DRIVER BOSTER, (independentemente da versao), por vezes me dá cabo do sistema ao instalar drivers antigos e desadequados ao pc em questao ?

    Sao vários os aplicativos que existem para fazer back-up de drivers e actualização dos mesmos, no meu caso pessoal o que me dá mais garantias de todos os que conheço é sem duvida o Driver Talent, mesmo em maquinas muitooooo antigas, como é o caso desta em que estou a escrever, mas com windows 10, na boa.
    PS: tenho como boa pratica, utilizar os ditos aplicativos de drivers (actualizar), mas NUNCA em modo Automatico, pesquisar e instalar manualmente depois de dar uma vista de olhos a versao e a quem se dedica.

  17. Juliana says:

    Olá, eu tenho o Windows 10 e não consigo acessar a internet via WiFi alguém pode me ajudar? Obrigada.

    • Joao 2348 says:

      É só ligar o botão do wi-fi do computador. Depois ir ali ao pé do relógio em baixo do windows e procurar um ecrã com uma espécie de foice do diabo com três bicos em cima, clicar lá, escolher a rede a que quer ligar-se, meter o código da rede e entrar.
      Nota: se for a net do vizinho, peça-lhe o código. Se for a sua net, costuma ter por baixo do aparelho.

      • Juliana says:

        A questão é que eu já fiz isso por várias vezes e não obtive resultado, aparece sem ” não é possível conectar” asssiti alguns vídeos e falam sobre a instalação de um drive (?)

  18. Lesandro says:

    Olhem oque apareceu para mim:

    C:\WINDOWS\system32>dism /online /export-driver /destination:C:\drivers
    Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
    Versão: 10.0.14393.0
    Versão da Imagem: 10.0.14393.0
    Erro: 1009
    O banco de dados do Registro de configuração está corrompido.
    O arquivo de log do DISM pode ser localizado em C:\WINDOWS\Logs\DISM\dism.log

  19. João Raposo says:

    Aposto que 95% das pessoas utilizadoras de Windows nem fazem a mínima ideia do que são drivers, ou que precisam de copias de segurança dos mesmos. Era como ter um carro para ir trabalhar e ter de saber a mecânica toda do carro….

    • Joao 2348 says:

      Mas este web site é para o pessoal do xuning que gosta de dizer que dá uns toques que mecânica. Já engatei uma loiraça com os toques de mecânica (leia-se computador)… ok, talvez não tenha sido por causa do computador, mas fica engraçado pensar que sim.

  20. Asdrubal says:

    “…um simples comando do DOS.”

    De DOS não tem nada.

  21. Papa Joe says:

    excelente.Thanks

  22. AirCrack says:

    A titulo de curiosidade, qual será o melhor a fazer o mesmo, DISM ou PowerShell?

    Lembro-me que quando tive necessidade de o fazer, que com o PowerShell era possivel distinguir o fabricante, hardware, versão e data (por ex.), o que se tornou bastante util, isto porque a reposição, repõe todas as versões previamente instaladas, e nem sempre é vantajoso.

  23. delaorden says:

    Excelente dica para fazer o backup “manual” … obrigado por compartilhar pessoal do Pplware !

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.