Como fazer anúncios eficazes no Facebook? – Parte 3
Como escolher as imagens, título e corpo de texto
Se ainda não leu o primeiro artigo, onde são dadas respostas às principais dúvidas de quem pretende criar anúncios pela primeira vez, e o segundo artigo, onde explico quais os principais passos para a criação de anúncios e como definir objectivos, deverá fazê-lo antes de ler este terceiro artigo. Pode encontrar o primeiro artigo aqui e o segundo aqui.
Depois de ter configurado a sua conta de anunciante, escolhido os produtos que quer comunicar e os seus públicos-alvo, é altura de criar o primeiro grupo de anúncios.
Passo 2- Após seleccionar o tipo de anúncio, deve definir a imagem, o título e o corpo do texto. Começaremos pelas imagens.
2.1 – Escolha cuidadosamente as imagens dos anúncios
O Facebook permite que os utilizados façam o upload simultâneo de seis imagens, dando-lhes a possibilidade de perceber qual a que melhor se adequa e que tem melhor desempenho. O tamanho ideal destas imagens é de 1200x627 px. Se utilizar imagens com 600x225px, o anúncio já será mostrado no formato mais amplo do feed de notícias (os anúncios tanto poderão ser mostrados na coluna do lado direito, como no feed de notícias do nosso público-alvo). O tamanho mínimo da imagem para qualquer anúncio é de 90x90px (aqui só seria mostrado na coluna do lado direito).
Ao carregarmos as 6 imagens, serão criados 6 anúncios diferentes - o mesmo título e corpo de texto, mas com imagens diferentes. Elas são a parte mais importante de qualquer anúncio, por isso escolha-as cuidadosamente.
Preview de anúncios:
Algumas recomendações:
- Escolha imagens pouco confusas, com cor e que acrescentem informação ao anúncio (quer seja a imagem do produto, alguma característica ou alguma associação).
- Opte por colocar o logótipo no caso de a marca ter muita notoriedade e/ou transmitir confiança.
- Teste pelo menos um anúncio com imagens de pessoas. Compare o seu desempenho com o das restantes imagens.
- Tente entender se as imagens ao serem mostradas na coluna do lado direito ficam perceptíveis e irão captar a atenção dos utilizadores de Facebook (antes de publicar o anúncio poderá ver um preview do mesmo).
- Coloque sempre imagens diferentes e veja se existe grande diferença de interacção entre os anúncios.
- Tenha ainda em atenção os direitos de imagem e autor. A imagem que usar deverá ser sua ou deverá ter adquirido os seus direitos de utilização.
- Não se esqueça que a imagem é também uma oportunidade de acrescentar informação (e até texto) ao anúncio. No entanto, o texto não deverá ocupar mais de 20% da imagem.
Exemplo:
Se o seu negócio é uma ourivesaria (exemplo mencionado no primeiro artigo) e pretende fazer anúncios de alianças para noivos, escolha 3 imagens diferentes de alianças e outras 3 imagens que remetam para o casamento (noivos), para assim chamar a atenção do seu público-alvo. Teste e veja o que resulta melhor!
Se a sua marca está direccionada para grávidas e está a fazer anúncios para esse segmento, coloque imagens do produto, imagens de pessoas grávidas e imagens de bebés no seu anúncio. Mais uma vez, veja o que está a resultar e a trazer-lhe mais seguidores, lead, vendas,...
Ao fazer anúncios para as minhas formações de gestão de redes sociais, procuro colocar imagens com as quais os meus segmentos se identificam. Por exemplo, se o meu público-alvo são estudantes coloco na imagem pessoas com cerca de 18-20 anos, mas para o segmento “profissionais de marketing” colocarei alguém que aparente 30-35anos. Para além disso, crio ainda alguns anúncios com imagens da formadora (aqui correspondente ao produto), e imagens que remetam para as novas tecnologias (relacionadas com a oferta).
As opções são muitas e deverá perceber o que faz mais sentido, tendo em conta o que está a anunciar, e, acima de tudo, testar!
Nota: alguns anúncios poderão não ser aprovados pelo Facebook devido ao conteúdo das imagens usadas. Imagens com o logótipo do Facebook ou com conteúdos que apelam à violência são rejeitadas. Explore as “advertising guidelines do facebook”: https://www.facebook.com/ad_guidelines.php
2.2 –Escolha o título do seu anúncio.
O título é composto por apenas 25 caracteres. Deve aproveitar este espaço para transmitir a informação principal e evitar pontuação excessiva (os anúncios não serão aprovados), e abreviaturas.
Pode optar por colocar uma questão no título, com a qual o receptor se identifique: está grávida? Vai casar-se? ou mais informações como “Produtos para grávidas” ,“Alianças ao melhor preço”, “Formação de redes sociais”.
Se o seu objectivo é aumentar a notoriedade da sua marca opte por colocar no título o nome da marca.
Nota: Nunca coloque os seus anúncios (título e corpo de texto) em caixa alta/maiúsculas.
2.3- Escolha o copy do seu anúncio.
Tal como as imagens deverão ser diferentes para diferentes públicos e produtos, também o corpo de texto/copy (e os títulos) o deverão ser. Mais uma vez, teste vários copys e verifique qual dos anúncios é que tem melhor desempenho.
No corpo do texto tem 90 caracteres para desenvolver a sua mensagem. Tente que o seu anúncio dê o maior número de informações possível sobre a sua página, evento, produto, ou o que estiver a anunciar. Ao fazer uma campanha quer ter um bom CTR (relação entre o número de pessoas a quem é mostrado o anúncio e número de pessoas que clicam), mas acima de tudo quer que aqueles cliques se convertam em seguidores, compras, etc.. Deve, por isso, fazer com que as pessoas percebam qual é o seu produto antes de clicarem. (Excepto se o seu objectivo é fazer uma campanha de teasing)
O anúncio deverá ser ainda conciso, directo e verdadeiro.
Por exemplo, ao fazer anúncios para as minhas formações de Facebook Marketing, tento dar o máximo de informação possível.
Segue o exemplo doa utilização de uma imagem e três copys diferentes, ambos dirigidos a proprietários de PMEs.
Por outro lado, se os anúncios forem dirigidos a estudantes de Marketing o copy 3 já não seria adequado. Para além disso as pessoas seriam tratadas por tu “Inscreve-te já!”, “Sabe mais aqui”.
Algumas recomendações:
- Coloque um call-to-action no final de cada anúncio “saiba mais aqui”, “Clique para saber mais”, “não perca esta oportunidade”.
- Pode optar por colocar questões nos anúncios para além de conteúdo informativo.
- Escolha o tom e mensagem adequado ao seu público-alvo.
- Coloque sempre o nome do produto, empresa, ou o que estiver a anunciar.
- Teste com preço e sem preço, por exemplo.
- Sempre que possível comunique um desconto ou algo exclusivo.
- Dê todas as informações que conseguir e que lhe pareçam pertinentes.
Depois de definir as imagens, títulos e o corpo do texto dos seis anúncios, está criada a campanha. Antes de prosseguirem para a segmentação, podem ainda optar por criar histórias patrocinadas.
Caso estejam a desenvolver anúncios “gosto na página” têm ainda outras “opções avançadas”. Aí podem escolher onde querem que o anúncio seja mostrado (no feed de notícias ou na coluna do lado direito) e para onde as pessoas devem ser direccionadas, por exemplo, para um separador personalizado na vossa página. Desta forma, quando alguém clica no anúncio é direccionado para a vossa página ou para um separador personalizado que criaram para o efeito, com mais informações sobre aquele produto, promoção, passatempo, ...
Resumo:
No final deste artigo, o anunciante deverá ser capaz de criar uma campanha composta por diferentes anúncios e estar pronto para passar à próxima fase: definição de público-alvo e selecção das opções de pagamento.
No próximo artigo veremos então todas as opções de segmentação de uma campanha.
Este artigo tem mais de um ano
E possivel ter um buget imaginemos 50 euros, para aumentar likes nas paginas, e nao passar desse valor? valera a pena ou tem que ser grandes valores?
Claro que sim! Pode fazê-lo com apenas 10euros. Acima de tu deverá testar e ver o retorno que esse valor lhe deu. Se vir que correspondeu às suas expectativas continue a investir.:)
Boa! =) eu so fico com medo que em vez de “10euros” cobrem me mais :S