Como fazer anúncios eficazes no Facebook? – Parte 2
Tipos de anúncios e criação de campanhas
Este é já o segundo artigo desta rubrica. Se ainda não leu o primeiro, onde constam as dúvidas mais frequentes de quem cria, pela primeira vez, uma campanha no Facebook, pode fazê-lo aqui. Com base nos conteúdos do primeiro artigo, deve ter já configurado a sua conta de anunciante do Facebook, definido o que quer realmente anunciar e para que públicos-alvo.
Neste artigo serão explicados os diferentes tipos de publicidade e quais os primeiros passos para a criação de uma campanha na plataforma de self-serve.
Que tipos de anúncios existem?
Fala-se habitualmente em dois tipos de anúncios: Anúncios / Anúncios Standard e de Histórias Patrocinadas. O primeiro tipo pode ser considerado como “a voz da empresa” - entendido pelos utilizadores do Facebook como publicidade feita por empresas/marcas - e o segundo como “a voz dos amigos” – percebido como recomendações de amigos.
Existem vários géneros de anúncios standard, por exemplo, os anúncios de publicação de página que, tal como o nome indica, são anúncios feitos a partir de uma publicação que colocou na sua página. Este tipo de anúncios pode ser de texto, imagem, vídeo ou link. Existem ainda as ofertas, que abordarei com mais pormenor mais à frente. Os Anúncios para gostos na página, são outro género de anúncios standard, aquele que mais frequentemente se utiliza. Para além destes, existem ainda outros para instalação de aplicações, respostas a eventos, entre outros.
Nas histórias patrocinadas os seus amigos do Facebook estão em destaque, como se se tratasse de uma recomendação. Poderá receber a indicação de que o seu amigo x gostou da página, comentou, fez um gosto ou partilhou uma publicação da página, fez check-in num local, respondeu a um evento, usou uma aplicação, jogou um jogo, partilhou um link (os anúncios de domínio / domain ads) ou até que, por exemplo, ouviu a música X no spotify (histórias patrocinadas Open Grah / Open Graph Sponsered Stories).
Este tipo de histórias patrocinadas têm em comum o facto de o utilizador que recebe o anúncio o perceber como um comportamento de um amigo e não como um anúncio da marca. Todas as histórias patrocinadas que lhe aparecerem no feed de notícias terão a indicação que são patrocinadas.
Como posso começar a criar os anúncios e o que significam as opções iniciais?
Passo 1: vá a facebook.com/ads/create e escolha o tipo de anúncio. A plataforma mudou recentemente e nesta primeira fase deverá definir os objectivos publicitários.
O que pretende com os anúncios? Gostos na sua página? Cliques no site? Respostas a eventos?
As principais diferenças entre os vários pontos prendem-se com o que queremos comunicar e para onde queremos que a nossa publicidade direccione a pessoa que clique. Isto é, quando alguém clica no nosso anúncio, onde queremos que a pessoa vá ter (À página? Website? A um evento criado?...). Existem ainda algumas diferenças na definição dos anúncios, as quais veremos a seguir.
1.1 - Gostos na página
Esta opção irá direccionar as pessoas para a nossa página de Facebook. Ao seleccionarmos esta opção podemos construir o anúncio que desejamos (colocar as imagens e copy que pretendemos).
Processo de criação do anúncio:
Nota: os exemplos são de anúncios que recolhi no meu adboard.
1.2 - Interacções com publicação da página
Os anúncios mostrados serão em forma de publicação, ou seja, uma publicação já feita na página será usada para fazer os anúncios. Ao clicarem nestes anúncios os utilizadores de Facebook serão também direccionados para uma página.
Este é um tipo de publicidade indicada para quando se tem algo de muito importante para comunicar e cujo objectivo principal é dar a conhecer essa mensagem, como o lançamento de um produto, datas para a edição do evento, etc.
Se o seu objectivo é angariar mais seguidores na página, este pode não ser o formato mais indicado. Entre anúncios para interacção com uma publicação e de gostos na página é provável que com o mesmo orçamento tenha muito mais gostos na página se escolher os anúncios com essa designação. Por outro lado, tal como o nome indica, conseguirá maior interacção com uma publicação específica se optar por anúncios de interacção com uma publicação.
Processo de criação de anúncio:
Seleccionei a página de Facebook do Upload Lisboa e escolhi uma das publicações. Aqui está o exemplo do anúncio que seria mostrado - o conteúdo do anúncio não é editável, tratando-se de uma publicação que já colocaram na vossa página ou que poderão criar para o efeito.
1.3 - Cliques no Website e Conversões no Website
São indicados quando queremos direccionar as pessoas para o nosso website. A principal diferença é que com “conversões no website” precisa de ter criado um pixel de conversão que lhe vai permitir medir a conversão que definiu (por exemplo, quer ver das pessoas que clicam no anúncio quantas compraram na sua loja online) - assunto a abordar.
1.4 - Instalações da aplicação e interacção com a aplicação
São apenas usadas caso tenha desenvolvido uma aplicação e queira fazer publicidade da mesma. Isto é também aplicável a aplicações móveis. Por exemplo, se tem uma aplicação para iPhone e quer anunciá-la no Facebook (apenas nas “instalações da aplicação”).
1.5 - Respostas a eventos
Nesta opção o utilizador é direccionado para um evento específico dentro do Facebook (o qual poderá ter sido criado por um utilizador). Tomemos o exemplo: quando organizo as minhas formações crio eventos para o efeito. Então, grande parte das vezes, faço este tipo de anúncios.
Depois de seleccionar a opção posso criar o meu anúncio, adicionando as imagens e copys que pretender.
1.6 - Reclamações de ofertas
Durante muito tempo esta era uma opção paga disponível e configurada a partir da página de Facebook (na caixa das publicações, junto à “criação de eventos”). Recentemente o Facebook permitiu que esta opção fosse gerida através da plataforma self-serve.
Quais são os passos a seguir? Deve seleccionar a página.
E depois criar a oferta.
Esta poderá ser uma boa opção se os seus objectivos são aumentar as vendas ou até levar mais pessoas à sua loja. A taxa de conversão entre quem resgata a oferta e quem compra costuma ser baixa, mas mais uma vez dependerá do tipo de promoção que está a fazer.
Nesta opção o anunciante pagará por alcance. O Facebook indica-lhe que aquela oferta será mostrada a entre 100 000 e 190 000 utilizadores e que isso terá determinado custo.
No final deste artigo o leitor (tendo lido o artigo 1 e 2) deverá ser capaz:
- Entender o funcionamentos dos anúncios de Facebook
- Configurar a sua conta de anunciante
- Saber a diferença entre anúncios e histórias patrocinadas
- Saber quais os anúncios que poderá usar
- Entender os diferentes tipos de objectivos publicitários
- Definir objectivos para a sua campanha, produtos a comunicar
No próximo artigo continuaremos com a criação de anúncios. Irei explicar que copy e imagens usar de forma a criar anúncios eficazes.
Durante as próximas semanas, às sextas-feiras, publicaremos um artigo sobre anúncios de Facebook, escrito por Virgínia Coutinho. O objectivo destes artigos é serem entendidos como um “guia online de criação e optimização de anúncios para PMEs”.
Este artigo tem mais de um ano
Para quando um “Curso” de Google AdWords? 🙂
Rui, concordo! também gostava saber mais de adwords!
Cumps
Sim Google Adwords também seria bastante útil… ainda assim considero mais eficaz a publicidade dentro do facebook vs google adwords.
olá pessoal,
Sabem se é possível um utilizador gerir várias contas de anúncio de forma separada de modo a receber o faturamento separador por clientes?
No Adwords e possível através do MCC, no Facebook penso que não.
Olá Carlos,
Sim podes ter. Essa informação estava no primeiro artigo. A uma conta pode adicionar diferentes fontes de facturação e dados.
Disponha sempre