Como criar energia com… Coca-Cola
Nos dias que correm temos acesso a experiências químicas das mais fantásticas às mais loucas, depois da tão falada experiência da reação da Coca-Cola com mentos, que criava um efeito cascatas, desta vez a Coca-Cola volta a ser chamada para mais uma experiência.
A equipa “Experimental Fun” mostra como se pode criar um gerador de energia que funciona a partir de latas de Coca-Cola, da própria bebida e um pouco de hidróxido de sódio para acelerar a reação.
O que acontece é que o alumínio e a água criam uma reação química quando misturados entre si, o que liberta hidrogénio. Normalmente, esta reação é muito lenta e levaria anos para fazer qualquer alteração notável no alumínio mas, com uma “pequena” ajuda do hidróxido de sódio, a reação é acelerada a uma taxa tal que o hidrogénio é produzido muito rapidamente.
Como se pode ver através do vídeo, o que esta equipa criou foi uma câmara de reação que irá produzir hidrogénio e passará do condensador para um filtro, feito a partir de uma garrafa cheia de água. Depois disso, passará através de um filtro de carbono para se livrar de qualquer impureza, e, finalmente, alimenta diretamente um motor de dois tempos.
O motor necessita inicialmente de um arranque elétrico de uma bateria, mas depois do arranque inicial este trabalha apenas com o combustível criado, hidrogénio, sem necessidade de energia auxiliar.
Este artigo tem mais de um ano
Como criar energia com… Lixo
Sustentabilidade agradece!
“Queimar” lixo não é propriamente sinónimo de sustentabilidade. A reciclagem neste caso seria provavelmente muito mais sustentável.
Certo. Melhor seria não produzir Coca-Cola, ops, Lixo.
Marados d´um raio…
hidróxido de sódio é soda cáustica, cuidado com a manipulação, é muito corrosiva
exotérmica com a água, pode causar queimaduras graves
Correcto. Aliás na câmara de reacção está lá escrito a vermelho a chamada de atenção. E o arrefecimento é esclarecedor.
No tube está lá uma informação esclarecedora. Quem tiver conhecimentos de química não terá dificuldade em entender.
It Runs on Coca-cola!!! Chemical Reactions- Aluminum + water 2Al + 6H2O = 2Al(OH)3 + 3H2
Aluminum + water + Sodium Hydroxide 2Al + 2NaOH + 6H2O = 2NaAl(OH)4 + 3H2
Portanto nem precisa de ser com a coca-cola. Parece mais uma promoção. ainda julgava que o ácido fosfórico tivesse alguma intervenção. Só se for como catalisador, que duvido.
Fiquei fascinada pela dedicação mostrada no vídeo.
Só fiquei com um certo receio se isso não é ou se transforma em bomba. Ou ácido.
Pra funcionar basta completar o reservatório e deixar a energia sustentável trabalhar.
Agradeço se me responder
Gasta muita água para arrefecer a câmara em que se dá a reacção química entre o ácido fosfórico da coca-cola e o alumínio.