Armazenamento: tenha muitos gigas de borla para guardar tudo no seu iPhone ou Android
A dica de hoje é uma junção de vários serviços, com um rearranjo de opções que podemos ter em várias aplicações gratuitas disponíveis no mercado. Como tal, vamos usar contas Gmail, um serviço que dá 1 TB de borla e mais algumas boas práticas para não lhe faltar espaço de armazenamento!
O exercício é feito para iPhone, mas funciona da mesma forma nos dispositivos Android. A ideia é ter espaço em cloud que sirva de backup aos nossos dados, fotos, etc. Claro, a premissa é não gastar "um tostão".
Armazenamento: tenha mais do que uma conta Gmail
A ideia é podermos ser inteligentes a gerir os vários serviços que a Google nos disponibiliza. Temos o Google Drive para gerir os nossos documentos. Temos o Google Fotos para gerir as nossas imagens. Então, vamos fazer o seguinte:
- Descarregue, se não o fez, a app Google Drive e Google Fotos;
- Abra uma conta no Gmail do tipo joao.documentos@gmail.com;
- Abra uma conta no Gmail do tipo joao.fotos@gmail.com;
- Abra uma conta no Gmail do tipo joao.mail@gmail.com (esta poderá ser já a sua do Gmail).
Pode colocar a mesma password, forte, claro, em todos os serviços, ou pode dar-lhes um ligeiro toque para cada serviço. Mas, é importante que não se esqueça das palavras-passe. No iOS, pode adicionar tudo ao Porta-chaves.
Obs: Todas estas contas terão como conta de recuperação a sua principal do Gmail, por exemplo. Assim, se algum dia esquecer a password, tem a principal que as pode recuperar.
Gerir cada aplicação com os seus 15GB gratuitos
Agora, abra cada uma das aplicações, como o Google Drive, Google Fotos e Gmail, adicionando a cada conta o seu próprio endereço. Portanto, no Drive, adicione como conta joao.documentos@gmail.com. No Google Fotos adicione a conta joao.fotos@gmail.com... e por aí em diante.
Dica: Se quiser gerir a sua conta do Drive junto com a conta iCloud e, eventualmente, o Dropbox, use a app Ficheiros no iOS.
Assim, o que vai acontecer é ter 15 GB de espaço para guardar os seus documentos na conta Google dedicada aos documentos. Vai ter mais 15 GB de espaço para as suas fotografias (e até poderá criar uma só para vídeo), e terá 15 GB de espaço só para email, na sua conta principal do Gmail.
Fotografias: Amazon Prime oferece espaço ilimitado
Existem muitos utilizadores com contas Amazon Prime. Principalmente aqueles que têm contratos de comunicações com os operadores (a Vodafone, por exemplo). Esta dica é, sobretudo, para esses que desconhecem ter este espaço gratuito.
- Descarregue a app Amazon Photos e abra a conta nesse serviço.
Depois de falarmos com alguns clientes Vodafone, percebemos que quase todos desconhecem que, ao abrigo do seu contrato com a operadora, têm o serviço Amazon Prime. Além do pacote de streaming Amazon Prime Video, os clientes podem também usufruir da app Amazon Prime e ter espaço ilimitado para guardar as suas fotos (a app permite, contudo, apenas 5 GB para guardar vídeos).
Mas nas condições não fala de Portugal...
Verdade. Ao instalarmos an app, podemos verificar que o nosso país não está referido, no entanto, como testamos, este espaço de armazenamento estende-se também a Portugal, aos clientes Prime.
Utilize esta aplicação gratuita para fazer backup, partilhar e organizar as suas fotos e vídeos. Todos os clientes Amazon Photos têm 5 GB de armazenamento para fotos e vídeos em resolução total. Os membros Prime têm armazenamento ilimitado para fotos (disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha e Japão) e 5 GB para vídeos.
Utilizar Álbuns partilhados na app Fotografias no iPhone, iPad e Mac
Outra dica também interessante vem de uma funcionalidade que a Apple introduziu já em 2022 com o iOS 16. Esta funcionalidade permite partilhar até 20 álbuns e 5 mil fotos.
O espaço no iCloud fica por conta da Apple. Se partilhar e apagar essas fotos do seu rolo da Câmara, elas irão permanecer lá, na partilha. E poderá ganhar ali algum espaço no seu iPhone.
Se não sabe criar, deixamos aqui os guias necessários para aprender a criar os álbuns partilhados:
Criar álbuns partilhados na app Fotografia
Criar álbuns partilhados na aplicação Fotografias no iPhone
Com Álbuns partilhados na aplicação Fotografias , pode criar álbuns para partilhar fotografias e vídeos apenas com os assinantes que escolher — e eles podem adicionar as suas próprias fotografias, vídeos e comentários para todos verem. Se configurar um álbum partilhado, também pode alterar o nome ou apagá-lo.
Antes de começar
- Certifique-se de que tem sessão iniciada com o ID Apple no iPhone e em quaisquer outros dispositivos que pretende usar com Álbuns partilhados.
- Vá a Definições > [o seu nome] > iCloud > Fotografias e, depois, ative “Álbuns partilhados” (verde significa ativado).
Criar um álbum partilhado
- Abra a aplicação Fotografias no iPhone.
- Toque em “Álbuns”, toque em na parte superior do ecrã e, depois, toque em “Novo álbum partilhado”.
- Digite um nome para o álbum partilhado e, em seguida, toque em “Seguinte”.
- Digite o nome do contacto que pretende adicionar ou digite o endereço de email ou número de telefone associado ao ID Apple do destinatário. Quando tiver adicionado toda a gente, toque em “Criar”.
Participar num álbum partilhado
Quando recebe um convite para participar num álbum partilhado, surge uma notificação no ecrã do iPhone.
Toque na notificação e, depois, toque em “Aceitar” no álbum na aplicação Fotografias.
Se não tiver participado no álbum partilhado ao tocar na notificação, também pode proceder de uma das seguintes formas:
- Abra a aplicação Fotografias no iPhone.
- Toque em “Para si”.
- Toque em “Aceitar” no novo álbum, por baixo de “Atividade em álbuns partilhados”.
Nota: a pessoa que criou o álbum recebe uma notificação quando um assinante aceita o convite para participar num álbum partilhado.
Alterar o nome de um álbum partilhado
A pessoa que cria um álbum partilhado pode alterar o nome dele.
- Abra a aplicação Fotografias no iPhone.
- Toque em “Álbuns” e, depois, toque no álbum partilhado.
- Toque em e, em seguida, toque em “Alterar nome do álbum”
- Digite um novo nome e, em seguida, toque em “Guardar”.
Apagar ou deixar de participar num álbum partilhado
- Abra a aplicação Fotografias no iPhone.
- Toque em “Álbuns” e, depois, toque no álbum partilhado.
- Toque em .
- Toque em “Apagar álbum partilhado” se tiver criado o álbum ou toque em “Anular assinatura” se for assinante.
As fotografias que guardou ou descarregou de um álbum partilhado para a sua biblioteca de Fotografias permanecem na biblioteca mesmo que o álbum partilhado seja apagado ou que a pessoa que criou o álbum deixe de o partilhar.
TeraBox - Armazenamento cloud gratuito até 1TB
O TeraBox é um serviço da Flextech lançado em 2020, que oferece 1 TB (1024 GB) de armazenamento gratuito na cloud, o que seria equivalente a cerca de 400.000 fotos, 51.200 vídeos de 1 minuto cada, mais de 2500 ficheiros de áudio, ou 6 milhões de documentos.
Este serviço, além de oferecer 1 TB de espaço cloud, oferece gratuitamente a possibilidade de enviar ficheiros até 4 GB sem ter de fazer login, tornando-se uma alternativa a serviços já conhecidos como o WeTransfer. A lista de funções comparando as versões gratuita e paga dá uma boa ideia da força do serviço.
E será seguro enviar para esse serviço os nossos dados?
É sempre uma avaliação muito pessoal. Seja neste serviço, seja num qualquer online. Claro, há serviços e serviços. Segundo conseguimos apurar, a Flextech, empresa responsável pelo TeraBox, recebeu as certificações internacionais ISO 27018, 27001 e 27701 da International Organization for Standardization (ISO) e da International Electrotechnical Commission (IEC), com relação à gestão de Informações Pessoais Identificáveis (PII) e outras questões de privacidade.
Importa também referir que, segundo informações, o armazenamento cloud do TeraBox vem da empresa PopIn que pertence à Baidu (o motor de pesquisa da China) e os datacenters estarão em Hong Kong e na China (e Japão).
Agora é a vossa vez...
Dito isto, importa deixar o desafio aos nossos leitores. Que tipo de backup usam e que estratégia de armazenamento podem sugerir?
Fica o repto!
Não gosto muito desta artimanha de criar contas fragmentadas. Prefiro pagar o serviço Google One – plano Padrão (200 GB) – 29,99 €/ano e com possibilidade de partilhar pelos membros da família
É outra opção sim. Mas, para quem não quer ou não pode pagar, não faltam soluções.
É o meu plano. 🙂
É o meu também …
Desconhecia o serviço do TeraBox e do plano gratuito de 1TB. E só não abro uma conta imediatamente por causa disto pois fiquei de perna atrás—>”Importa também referir que, segundo informações, o armazenamento cloud do TeraBox vem da empresa PopIn que pertence à Baidu (o motor de pesquisa da China) e os datacenters estarão em Hong Kong e na China (e Japão).”, e também do que li nas “informações”—>”Eles coletam todos os seus dados carregados e os compartilham com empresas afiliadas terceirizadas, o que não é apreciável.” Desta maneira nem pensar.
Mas na instalação da aplicação para iPhone podes definir para que empresas queres partilhar os dados (ou nenhuma).
concordo com o @Mestre. 1TB GRÁTIS ? não há nada grátis na net, eles tem que lucrar com alguma coisa, resta saber com o que dos nossos dados. Para minha utilização tenho uma QNAP + 2 unidades de expansão com um total de 36TB acessíveis em qualquer parte do mundo. Paralelamente uso 2 contas onedrive de 1TB cada para backup de dados críticos da QNAP.
Antonio Ferreira, tem o NAS ligado 24h ?
Ou desliga à noite?
Sempre ligado 24h, 365 dias. A própria QNAP faz as copias de segurança de forma automática durante a madrugada.
Desligar um NAS todos os dias é o primeiro passo para a falha prematura…
O mesmo acontece com 99% das empresas / aplicações que usas diariamente.
O que é mais 1?
Excelente artigo, Vítor Martins.
Playbook.com, para criativos oferecem 4TB, tenho uma destas.
Boa dica!
Desconhecia esse, vou preparar o meu portfolio!
Onedrive
Eu uso o Telegram
Exacto. Nc falha.
Sync.com
Meo Cloud – 25 gigas
+1
Synology NAS com 12T raid 5.E um segundo somente para backup do primeiro.
O mesmo aqui. E funciona perfeitamente.
Que tipo de informação tens para precisares de tantos TB?
Filmes provavelmente. Eu só no plex server tenho 8tb de filmes e séries . Depois tenho outro de 4tb para documentos pessoais, fotos, vídeos
O que ocupa mais espaço são efetivamente filmes e series, seguidos de musica, backups integrais de todas as maquinas da família, fotos e filmes familiares desde de antes de existirem maquinas digitais.Sendo que localmente em todas as maquinas não é armazenada qualquer informação tudo está no servidor.E ainda corre todo relacionado com IoT da casa localmente não gosto de ter nada fora.
Sendo que em cima disso ainda tenho outro, que somente é ligado para realizar alguns backups mais importantes documentação da empresa, e fotos e filmes de família e de seguida desligado da rede elétrica,
No total até podem ser uns gigas a mais que os 15gb normais, mas quebra muito a fluidez de uso dos serviços. Se eu estiver logado no meu pc com uma conta, posso navegar entre serviços sem estar a usar múltiplas contas. Ou se quiser por ex anexar um documento do drive num email, como é? :S
Prefiro usar o tempo que gastei a fazer essa geringonça a trabalhar e gastar 5…10 euros numa clouds.
Uso o TeraBox, mas fico como o Sandokan…
Bom artigo Vitor, obrigado.
Podiam fazer um artigo sobre configurar uma QNAP para ficar idêntico ao Google Fotos. 😉
Boa dica.
Eu diria mais, criar um nosso NAS mas com TrueNAS (formerly FreeNAS) ou OpenMediaVault ou Rockstor ou outro.
Recomendaria o TrueNAS ou Rockstor.
Sem dúvida, acho que temos vários guias práticos enterrados nos milhares de artigos feitos no passado sobre esse assunto.
Era bom desenterrar esses artigos e dar-lhes uma noa vida.
Ainda há meia hora falava isso. Temos dezenas, se não mesmo centenas, de artigos que deveríamos desenterrar, atualizar o grafismo e atualizar os comandos/definições e voltar a publicar.
E que tal uma atualização, é que muita coisa mudou!
Merece sim senhor. Temos mesmo de voltar a atualizar esses guias.
Porque não OMV?.
TrueNas muito pesado para homelab..
Rockstor não conheço..
O Terabox faz backup automático das fotos/videos da Galeria?
Terabox é China, se for para nudes força, de resto nah
Playbook.com é seguro?
Nada é seguro na web
eu uso o gmail com o pais de origem turquia…assim pago cerca de 2€ por ano por 100gb ja resolve muita coisa …e depois tenho outra conta “normal”
Interessante…
Está visto, Tuga é o melhor Inginheiro e da Chik espertice
One drive do 365 10€ por mês e super satisfeito
Menos de 10 €
Mas o sincronismo dos ficheiros não chega ao calcanhares do Dropbox.
Uma vez que quando este teima em não sincronizar, a solução passa por desinstalar e instalar novamente e eliminar os ficheiros antigos. E o sinc do OneDrive emperra muito
O OneDrive não me tem causado quaisquer problemas com a sincronização. Tenho lá já mais de 400GB e entra tudo quer venha do PC, do tablet ou do telefone.
Onedrive em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, sem dar problemas desde há 4 anos até hoje
Sem problemas por aqui. Funciona 5 estrelas!
Também estou muito satisfeito. 1TB para cada membro da família/amigos e com o Office sempre atualizado. Aliás, o Office é quase um bónus tendo em conta o espaço na cloud. Tudo por 99€/ano (fica 8,25€/mês). Muito fixe.
Olá. Compro sempre na Amazon.es microsoft 365, 6 contas 55 euros 15 meses..
Não havia um programa ou site que nos permitia aceder aos vários serviços cloud que tenhamos num unico local?
Multicloud
https://www.multcloud.com/
Obrigado!
Por uma questão de segurança e privacidade, recorro sempre a ferramentas como o Cryptomator ou o VeraCrypt antes de carregar qualquer ficheiro neste tipo de serviços.
Se são seguros e convenientes? Sem dúvida. Mas privados…
Ora bem, é mesmo isto que o Landor fala: usem qualquer serviço de cloud, recorrendo a uma ferramenta de encriptação. Com o VeraCrypt, que eu conheço bem e é gratuito – o Cryptomator será idêntico -, cria-se um ou vários drives virtuais encriptados e, depois, para o serviço cloud é apenas um ficheiro, não sendo possível aceder ao seu conteúdo, pois está fortemente encriptado. Naturalmente, que um ficheiro destes será na ordem dos GBs de tamanho, o que não causa um problema para o mecanismo de sincronização com o serviço cloud, porque estes mecanismos apenas enviam os pedaços do ficheiro que foram alterados e não o ficheiro completo de cada vez que sincroniza. O único senão desta solução é que requer que se encerre o drive virtual, para que o ficheiro associado seja fechado pela ferramenta de encriptação/virtualização, pois mantém-no aberto enquanto o drive está montado e isso impede o mecanismo de sincronização do serviço cloud de o operar e actualizar centralmente. É uma situação que se pode ultrapassar criando um “schedule” no SO, colocando-lhe associado um script que feche o drive virtual, faça uma pausa razoável de alguns minutos, para permitir a sua actualização na cloud, e o reabra novamente. Mas, de uma forma ou de outra, não será impeditivo de usar esta solução, que tem uma vantagem enorme: seja qual for o serviço de cloud, os dados estão protegidos, relegando o foco do utilizador para saber qual serviço dispõe de um “data center” robusto, para assegurar disponibilidade e segurança da existência da informação.
Julgo que isso não seja muito prático e funcional quando estão vários utilizadores a trabalhar no mesmo ficheiro.
Tenho que comprar um NAS.
Estou é indeciso entre Asustor e Synology.
Asustor tem melhor hardware mas dizem que o software é uma bela bosta.
Por outro lado, o software da Synology falam maravilhas…
Synology ou QNAP. A nível de segurança, penso que Synology é mais fiável. A nível de funcionalidades, o QNAP parece estar em vantagem…
QNAP é melhor a nível de hardware. Syno em Software.
Tenho 3 QNAPs (TS212, TS453PRO, TS453A), mas os preços que eles custam atualmente, o mais certo é montar 1, com SO TrueNAS ou Rockstor, já que tenho aqui hardware encostado apanhar pó.
infelizmente nao tenho qq experiencia com NAS.
qual o melhor para fazer backup de fotografias num NAS local?
um que funcionasse por exemplo com aplicacao movel?
tenho 2 ou 3T de fotos guardados num disco externo, e faco backup uma vez por ano… manualmente.. para outro disco.. nunca consegui dedicar tempo a pesquisar uma solucao melhor.
tenho muitas fotos antigas, mas hoje em dia nao uso maquinas fotograficas.. sai tudo do telemovel, meu da mulher e do filho…
ha alguma solucao que eu possa insalar esta APP nos varios telemoveis e fazer backup para um NAS caseiro? preferia manter os dados comigo do que na cloud.
tenho google cloud com 100GB para familia mas ja vai em 60% pq da bastante trabalho para curar as fotografias tiradas pelos outros, entao preferia ter uma solucao mais robusta.
alguem consegue ajudar?
@Bruno, eu uso isto: como referi acima, tenho uma QNAP com mais 2 unidades de expansão. Em cada telemóvel, tenho o onedrive instalado e que esta configurado para que as fotos que tiro são carregadas automaticamente para a pasta imagens do onedrive. Depois, com uma aplicação na QNAP que monitoriza essa pasta do onedrive, assim que “cair” uma foto la, a QNAP “saca” essa foto para uma pasta na QNAP. É automatico, não tenho que fazer nada. Espero ter ajudado.
Mas ao usar o OneDrive, as fotos passam necessariamente por uma “cloud pública”. Para evitar isso não bastaria usar o Qfile Pro da QNAP para sincronizar as fotos do smartphone directamente com o NAS da QNAP?
é verdade, mas eu tenho mais confiança na segurança do Onedrive do que na app Qfile Pro da Qnap. Se calhar estarei errado, mas …
Tb entendo q a O eDrive é de confiança. Mas em caso de dúvida, o amigo @Mike pode sempre canalizar o material mais sensível para a pasta segura q sempre acrescenta uma 2ª camada de segurança.
Obrigado Antonio, vou ver as diferencas entre o QNAP e as solucoes da Synology.. o meu router e da Synology e gosto da qualidade.
De nada, mas investiga a fundo as aplicações que ambas teem e se fazem o que precisas. Nao conheço a Synology pelo que não te consigo ajudar.
Pcloud, 2 TB, vitalicio
Como conseguiste isso?
400 Euros se não tiver comprado em promoção…
Qq dia a empresa fecha e lá se vão os 400€
400€ parece-me meio abuso. Comprei um NAS com 2 discos de 8TB há uns anos mais barato…
Sei que há o factor de “segurança” extra da cloud mas ainda assim…
Vitalício para quem não lê os TOS ou para todos?
Se violar os TOS, é banido e perde a conta vitalícia, mas há sempre soluções para evitar isso: https://www.reddit.com/r/pcloud/comments/1aovj8m/comment/kq2yeu7/