VirtualBox 1.3.2
Há poucos dias atrás falamos e apresentamos aqui uma das mais poderosas ferramentas de virtualização que, entre outras opções, lhe permite construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Sem cair em incongruências e salvaguardando as devidas diferenças apresento-vos o VirtualBox, ferramenta de virtualização, gratuita, poderosa que permite "carregar" um sistema operativo e sobre ele desempenhar os papeis que tiver vontade. Seja criativo, teste aplicações, simule cenários, use a realidade virtual que esta aplicação oferece.
Tenho que agradecer ao Miguel Santos, pois sem a dica dele ainda não conheceria certamente esta esplêndida ferramenta open source. Para uma informação mais pormenorizada sugiro que dê uma olhadela aos screenshots que estão devidamente legendados.
Licença: Open Source Download: VirtualBoc 1.3.2 [10.83MB] Homepage: VirtualBox
Este artigo tem mais de um ano
Parece uma excelente alternativa ao Vmware.
Toca a experimentar 😀
O programa é de facto interessante e passou para o mundo livre no dia 15. Tivemos oportunidade de noticia-lo no programaslivres.
Mas na altura, como agora, levantei alguma reticência quanto a designação open source para o programa. O programa em si não é distribuído em licença open source. O código fonte é disponibilizado com a licença open source. Ou seja não nos é possível fazer com o programa o que bem nos apetece. Em rigor o programa não é open source, é freeware. Para ter o programa em licença open source é necessario sacar o codigo fonte e compilar (eles dão uma explicação no site mas não é nada fácil)Explicação no site.
Posso parecer picuinhas mas na verdade acho essencial as pessoas perceber as diferenças entre as licenças. Quando adquiro algo gosto de saber exactamente o que levo para casa.
Nada disso contraria o facto de ser uma excelente alternativa gratuita ao Vmware
Concordo, vou experimentar 😉
Já experimentei e não gosto. prefiro de longo o Virtual Machine da M$
Qual é a compatibilidade com DirectX? Se der para instalar jogos como o Half Life 2, é deta que arrumo o Windows mesmo para o canto!
http://portuguesesaovolante.blogspot.com
@Luís, só um detalhe, vários programas open source, permite você baixar o fonte e compilar ou baixar já compilado (binário) e isso não o faz “menos” OpenSource!
@Evandro
Lamento mas não é assim. A designação open source é bem clara e muito bem registada e gerida por uma empresa : http://www.opensource.org/
Um programa que queira ser designado por open source tem que comprir:
http://www.opensource.org/docs/definition.php
E ja agora um programa livre (free software), a não confundir com freeware, é uma designação gerida por: http://www.fsf.org/
os programas livres (free software) estão associados a apenas uma licença, a GPL, e os open source estão ligados a um conjunto de licenças aprovadas . Ou seja não basta disponibilizar o codigo fonte para ser livre ou open source. No meu site não sou tão rigoroso ao ponto de excluir alguns programas mas gosto de deixar bem claro qual a licença.
Percebeste? Se não percebeste tenta ler este artigo . Ja coloquei este link em cima mas deduzo pela tua resposta que não leste o artigo