Versão web do Photoshop poderá ser gratuita para todos
O software da Adobe para edição de imagens, o Photoshop, é um dos mais populares em todo o mundo, entre profissionais e amadores. Apesar de ser um software pago, o que oferece aos utilizadores é de qualidade e com funcionalidades completas, das mais simples às mais exigentes.
Com cada vez mais entusiastas do mundo da fotografia e edição de imagem, a Adobe prepara-se para criar uma versão online e gratuita para todos. Os testes já começaram.
Photoshop poderá vir a ser realmente gratuito
A Adobe tem em testes uma versão web gratuita do Photoshop e, aparentemente, os seus planos são de tornar o serviço aberto para todos, criando assim uma porta de apresentação do software e das suas potencialidades.
A versão gratuita está a ser testada já no Canadá, onde os utilizadores podem aceder ao Photoshop web através de uma conta gratuita da Adobe.
A Adobe descreve o serviço como “freemium” e, eventualmente, tem nos planos limitar alguns recursos, que serão exclusivos para aqueles que efetivamente pagarem pelo serviço. Assim, de forma gratuita, estarão apenas disponíveis as ferramentas suficientes para executar as funções principais do Photoshop.
Segundo Maria Yap, vice-presidente de imagem digital da Adobe:
Queremos tornar o Photoshop mais acessível e fácil para que mais pessoas testem e experimentem o produto
A versão web já havia sido apresentada em outubro, mas estava mais focada na colaboração, do que propriamente na disponibilidade de ferramentas. O que oferecia era, na verdade, muito básico, face às reais potencialidades do produto.
O objetivo da Adobe passa por tornar a versão web do Photoshop num serviço mais acessível e, potencialmente, atrair utilizadores que queiram pagar pela versão completa e assim tirar partido de tudo o que tem para oferecer.
A versão web do Photoshop é uma oferta particularmente importante, pois abre uma das ferramentas mais poderosas da empresa para os Chromebooks, amplamente utilizados nas escolas. Além disso, a empresa quer que o serviço deixe de ficar limitado a máquinas mais poderosas.
Não há, no entanto, informação de quando o serviço será disponibilizado de forma global.
Este artigo tem mais de um ano
Ya… para o pessoal começar a usar, acostumar-se a não usar Apps, param o desenvolvimento e depois pimba, subscrições!
“acostumar-se a não usar apps”, mas quais apps?
não há app nenhuma no mercado que se aproxime, nem de perto, do que o photoshop é capaz de fazer.
há muitos anos a adobe vendia os seus produtos como licenças perpétuas mas, também desde já há muitos anos, que passou para subscrição.
por isso subscrições na adobe é algo já bem antigo e não é novidade.
novidade é sim a que está referida no artigo, uma versão fremium do photoshop.
se as pessoas se vão habituar ao photoshop e depois quererem a versão mais completa disponível por subscrição? isso acontecerá muito provavelmente com quem está a iniciar mas, como disse, não há nada que se aproxime do photoshop.
há até algum software opensource como o gimp, por exemplo, mas mesmo assim não chega ao nível do photoshop.
capture one e lightroom são coisas diferentes do photoshop embora, para muitas pessoas, sejam mais do que suficientes e ainda permitem organizar catálogos de fotos, etc
Affinity Photo : https://affinity.serif.com/en-gb/photo/
https://www.youtube.com/watch?v=I48BlbEume4
https://www.youtube.com/watch?v=xWNYHMN4QIE
Affinity, Gimp. na parte de pintura digital Krita é melhor que Photoshop.
Os 2 ultimos são freeware. E há outros.
Por acaso ao não usar as apps referia-me às apps Windows mesmo da Adobe.
Como o Office, já tem tudo online, vão aprimorando e tentando que o pessoal use, assim que tiver boa adopção, vão deixar de vender instaladores e todos vão usar na web, aí serás obrigado a pagar subscrição.
É a única forma de prevenir cracks e etc. Vai ser o futuro em tudo, infelizmente…
Tudo dito. Aprenderam com a MS.
Já existia um clone versão web gratuito:
https://www.photopea.com/
Para quem tem uma empresa de design ou faz serviços de design, eu nunca sai do Adobe em algumas coisas é melhor. Mas recomendo experimentarem o Affinity Designer tem praticamente as mesmas coisas e podes mudar do Afiinity Publisher (aka Adobe InDesign) para Affinity Photo (Aka adobe photoshop) e Affinity Designer (aka illustrator) sem sair do programa!
Algo que a Adobe nao faz, ja testei e uso diariamente na empresa e é muito bom, obvio que nao esta ao nível de tudo mas da para fazer quase tudo. O ponto fraco é mesmo o Publisher (o InDesign neste caso é superior) as restantes é igual ou praticamente o mesmo!
Preço bem acessivel recomendo!
https://affinity.serif.com/pt-br/
Para quem quiser poupar uns bons €, prometo que faz o trabalho praticamente igual ou ate melhor que a Adobe nesse sentido.
Boa sugestão. Também recomendo produtos da Corel:
O Paintshop Pro (para Windows), custa cerca de 50€ e não fica muito atrás do Photoshop.
E o CorelDraw ainda se pode comprar como licença definitiva na versão 2021, pois penso que a 2022 já é por subscrição, tal como a Adobe.
Eu uso os produtos da Serif desde o início, e o Affinity quando ainda era Beta e não quero outro faz o que eu pretendo. Recomendo
Se alguma coisa é gratuita o produto somos nós.
Não no Blender, Gimp ou Krita.