TOP 5 – Melhores editores de texto em 2019 para o seu sistema operativo
Um editor de texto é sempre uma ferramenta bastante importante e necessária em qualquer sistema. Com um editor podemos registar notas, modificar informação de ficheiro de texto e não só, programar, entre outras ações. Os sistemas operativos integram normalmente um editor de texto, mas as funcionalidades disponibilizadas são normalmente as básicas!
Conheça já quais os melhores editores de texto em 2019.
#1) Visual Studio Code
O Visual Studio Code é provavelmente um dos melhores IDEs para código e está disponível para os principais sistemas operativos. Este editor gratuito e é direcionado para programadores que procuram um IDE completo e que, ao mesmo tempo, seja fluído.
Tal como acontece no browser, também o Visual Studio Code tem extensões para as mais diversas necessidades. Este é provavelmente o melhor e mais completo editor de texto da atualidade.
Principais características
- Gratuito
- Suporte para extensões
- Leve e bastante estável
- Rápido
#2) Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. Este editor é bastante leve e reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras).
Principais características
- Gratuito (licença GPL)
- Open source
- Disponível em 84 idiomas
- Lightweight
- Baseado em C++
#3) Atom
O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece.
Este editor permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
Principais características
- Gratuito (licença MIT)
- Disponível para Mac, Linux, Windows
- Desenvolvido em Electron, CoffeeScript / JavaScript / Less / HTML (front-end/UI)
- Suporte para drag/drop de ficheiros/diretórios
#4) Sublime
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
Uma das características mais fantásticas deste editor é a função “multi-caret editing” que permite escrever a mesma informação em diversos ficheiros.
Principais características
- Code preview
- Rápido a carregar
- Necessita de baixos recursos
- Bastante estável
#5) Brackets
O Brackets é um editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis. Tal como os que apresentamos anteriormente, o Brackets é um editor de texto bastante completo e flexível.
Principais características
- Baseado em HTML / CSS
- Open Source (MIT)
- Live Preview
- Suporte para vários tipos de ficheiros
- Necessita de baixos recursos
E são estas as nossas cinco sugestões para hoje. Felizmente neste segmento dos editores existem muitas outras alternativas, mas estes são certamente dos mais completos do mercado. Como referido, o nosso destaque vai para o Visual Studio Code, pois, é o editor que mais tem inovado sendo hoje usado por milhões de utilizadores em todo o mundo.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
uma coisa é um ide, outra bem diferente é um editor de texto!
Sim, um editor de texto pode ser um IDE e vice versa 😀 (apesar desta última nao fazer muito sentido)
https://stackoverflow.com/questions/30527522/what-are-the-differences-between-visual-studio-code-and-visual-studio
Concordo. Editor de texto (Word, Write) é completamente diferente de IDE… Baita confusão!!!
notepadqq ?
ups… só funciona em Linux………
eu que não sou grande programador sou fã de notepad++
uma muito má experiência foi o Sway que vem com o office.
Sway?????
falta os melhores pra mim geany e o vim
vim é para os fortes e bravos!
Para os fortes e bravos é o “poderosíssimo” notpad++ lol
Isto é remake dum post do Pedro pinto, praticamente igual, até com os mesmos adjetivos. Notpadd++ poderosíssimo hahaha
Pormenor, diz no início “…Os sistemas operativos integram normalmente um editor de texto, mas as funcionalidades disponibilizadas são normalmente as básicas!”<– o vim, que vem praticamente em todas as ditros, é básico, o notpad++ é "poderosíssimo" hahaha
O pedro é um cromo e todos os “bloguistas” deste pseudo-forum outrora um bom blog
Não, isso é coisa de hipster que gosta de aparecer. Eu desenvolvi parte do core do vim em 1995 e hoje em dia acho uma b*sta. Tem editores muito mais eficientes. Até o nano tem uma usabilidade melhor, apesar de menos funções.
Wagner, eficiência é uma “caixa” muito o grande. No contexto dos editores de texto estás a falar do que?
De consumo de memória?
Se for isso, qual das opções apresentadas no post é mais “eficiente” que o vim?
Depois, afirmas que o mano temaior usabilidade? E rematas com uma contradição, pois tem MUITO menos funções, logo menos usabilidade.
PS: conheço ambos os editores, uso Emacs e apenas recorro ao nano ou vim quando não tenho o Emacs disponível.
Usabilidade não está estritamente ligado a funcionalidades e sim a curva de aprendizado e produtividade. Por vezes consigo ser mais produtivo, mesmo tendo menos funcionalidades num software.
O vim é excelente se você sabe utilizá-lo com maestria, mas como editor cotidiano pra pessoas comuns, ele não atende. Falo isso com base nas centenas de feedbacks que eu tinha na lista de discussão do vim entre 1995 e 1998.
os meus favoritos gedit e nano
Eu ainda prefiro o meu VIM, muito melhor
Aprendi a Programar no Code Blocks que não esta na lista mais hoje eu uso e prefiro o Atom IDE para mim o melhor pelo menos pra Linux