PplWare Mobile

B4x: IDEs de Programação para Android, iOS, Arduino e Raspberry Pi


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Rui Barreira says:

    Excelente! Algumas incorreções e algo incompleto mas já merecia um artigo aqui no Pplware. B4X não é um IDE, é sim o nome dado à suite de desenvolvimento composta por 4 IDE’s: o B4J, como muito bem dito para programar para desktop, server e Raspberry Pi, o B4R para programar para Arduino e boards ESP8266 (não é para Android, está errado no artigo) e faltou mencionar o B4A, este sim para programação para Android e o B4i para programação para iOS, sendo que estes dois últimos requerem o pagamento de uma licença para uso perpétuo, que, na minha opinião está a um preço bastante justo tendo em conta o poderio da ferramenta.
    De referir também que a linguagem usada para programar é uma versão moderna do Visual Basic e que, a par da Microsoft, esta e a Anywhere Software são as duas empresas que mantêm esta linguagem viva atualmente (ou pelo menos eu não tenho conhecimento de mais ninguém que o faça). Para finalizar, parabéns pelo artigo, a quem sugeriu e escreveu, por darem a conhecer estes IDE’s top e que eu pessoalmente recomendo. A linguagem é muito simples e prática, é quase como escrever inglês e o “look and feel” para quem como eu está habituado ao Visual Studio vai sentir-se em casa 🙂

  2. PAULO SANTOS says:

    Boa!

    mais conteúdos assim…

  3. Ricardo says:

    Colocaram links para IDEs concorrentes, links para outros artigos mas não para o B4x (https://www.b4x.com)

  4. Joaquim Alcobia says:

    B4R interessava-me. Mas aquilo pelo que estou a ver não dá para correr em computadores a sério, só dá para aqueles com o windows, não é?

    • Rui Barreira says:

      Sim Joaquim Alcobaia, visto ter sido desenvolvido em .NET só corre em Windows, o que para mim é o único handicap e muito sinceramente o único motivo que ainda me faz utilizar o windows (a par do Visual Studio pontualmente). É mesmo uma pena não existir versão para Mac OS e Linux…

  5. manoel costa silva says:

    Bom dia,
    Sou brasileiro e desenvolvo em Java, Swift e conheço bem IoT. Quero deixar o Brasil e ir morar em Portugal.
    Qual a dica que os srs. me dão?
    Muito grato

  6. Rui Barreira says:

    Olá Manoel. De momento em Portugal temos falta de programadores e toda a gente que conheço na área está a trabalhar. Se optar por vir imediatamente e procurar estando cá, acredito que não tardará muito em arranjar trabalho principalmente se tiver experiência e for realmente bom no que faz. Mas pode também procurar estando aí no Brasil. O meu conselho é que crie um perfil no Linkedin o mais detalhado possível sobre os seus desenvolvimentos e tecnologias que usa, a sua experiência, e siga as empresas que lhe interessam e os eventos que vamos tendo por cá. Na próxima semana vamos ter vários eventos no Porto. Aqui deixo os links para alguns deles. Boa sorte!
    https://hackacity.eu/porto/
    https://www.eventbrite.com/e/developing-skills-for-the-future-tech-industry-tickets-57270102418
    https://www.eventbrite.com/e/cybersecurity-when-data-is-money-tickets-57278613876
    https://www.eventbrite.com/e/workshop-iot-dash-button-with-esp8266-tickets-58634607690
    https://www.eventbrite.com/e/workshop-smart-lighting-with-arduino-tickets-58634699966

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.