Tenha muito cuidado, o conhecido VLC está a ser usado para campanhas de malware
O VLC é um dos media players mais usados na Internet e tem muitos argumentos para ocupar esta posição. Este destaque leva-o a ser muito interessante como um vetor de ataque para espalhar malware e outras ameaças de segurança graves.
Esse cenário sabe-se estar a acontecer agora, com esta proposta a ser usado para espalhar uma campanha de malware com agentes bem identificados. Uma versão alterada deste leitor está a ser espalhada na Internet e já fez muitas vítimas.
A informação mais recente dá conta de que o VLC terá sido o veículo para a transmissão de malware para vários alvos. A forma de o realizar é conhecida há muito tempo, mas foi aproveitado o interesse neste media player para o conseguir.
Ao mudar uma simples DLL do VLC, foi possível aos atacantes incluir a sua carga maliciosa e fazer a instalação do malware nos computadores das vítimas. Em concreto, o malware usado foi o já conhecido Sodamaster, que se torna o backdoor para roubo de dados dos utilizadores.
Os agentes que estão a aproveitar esta forma de propagação de malware é, aparentemente, o grupo Cicada. Este é também conhecido como Stone Panda, APT10, menuPass, Potassium e Red Apollo e estará associado ao governo chinês desde 2006, com outros ataques já identificados.
Para além do VLC, o grupo terá usado uma falha no Exchange da Microsoft para distribuir a versão alterada do media player. Aproveitando este problema do software de email os atacantes conseguiram enviar o VLC para as suas vítimas.
As vítimas parecem estar espalhadas pelo planeta e focam-se principalmente em ONGs, de áreas da educação e religião. Governos e empresas de setores jurídico, farmacêutico e de telecomunicações foram também alvos.
Esta forma de propagar malware depende muito das vítimas, que aparentemente estão a cair no erro. Devem ser usadas apenas versões de software de fontes confiáveis e controladas, para assim manter os utilizadores protegidos e com os seus dados longe de atacantes.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Symantec Enterprise
Também não uso esse software mega valorizado. Prefiro muito mais o Potplayer mais leve e melhor
O problema não está no VLC em si, mas sim em clones desse software que é baixado em fontes que não o site original.
Exactamente!! Se a “malta” tivesse sempre o cuidado de só descarregar software dos sites oficiais, 90% deste tipo de problemas desapareceria! (é claro que mesmo com software original por vezes os hackers encontram falhas por onde aplicam os “exploits”, mas isso já é outra conversa…e eventualmente são lançadas actualizações ou “patchs” para corrigir essas falhas mas a “malta” nem sempre se dá ao trabalho de actualizar o software). Já agora, não conheço nenhum outro Media Player (e o VLC é muito mais do que um media player) que suporte tantos tipos de formatos e codecs diferentes de Audio e Vídeo nem que tenha tantas funcionalidades tão diversas como o VLC, se é “mega valorizado” é porque realmente a sua reputação o precede…
O Potplayer tambem ja foi usado para partilhar malware
Mas o ficheiro de instalação, e os ficheiros .exe .dll estão assinados digitalmente pela Digicert:
CN = VideoLAN
O = VideoLAN
L = Paris
C = FR
Sempre usei o o GOM Player.
Artigo podia ter adicionado como uma das fontes de confiança o site oficial do VLC, Videolan.org
https://www.videolan.org/