Quantcast

Nova versão do SMAC. Vamos falar de Spoofing

15 Comentários

Esta aplicação é… engraçada! OK, não estamos a ser lá muito explícitos, pode até não estar a fazer sentido esta introdução, mas é a possível para vos falar desta aplicação.

Vamos falar de um assunto que o pode incomodar, spoofing, sabe o que é e como se pode proteger?

Ilustração de ataque por spoofing que compromete a segurança da sua máquina

O que é o Spoofing?

O Spoofing consiste em esconder a verdadeira identidade do atacante na rede. Desta forma, é usada uma identidade falsa, isto é, o atacante fornece um endereço de origem que não lhe pertence.

Nova versão do SMAC... vamos falar de Spoofing

Esta técnica não é de todo lícita, mesmo que estejamos a “tentar” proteger a verdadeira identidade do dispositivo que acede a determinados locais. Segundo julgo saber esta técnica não é de todo legal. Deixo-vos a sugestão de ler um pouco mais sobre esta técnica que tem vindo a a recolher cada vez mais adeptos. Veja mais informação recorrendo à Wikipédia aqui.

 

Nova versão da aplicação SMAC

SMAC é uma poderosa ferramenta de fácil utilização que permite alterar o MAC address das placas de rede. Este utilitário permite usar uma técnica denominada Spoofing. Na realidade este utilitário não altera o MAC Adress “cravado” no dispositivo, é feito um bypasse no software que suporta o MAC address evitando que este seja restaurado sempre que a máquina reinicia o dispositivo.

Este software foi desenvolvido com o propósito de proteger a privacidade do utilizador, escondendo o seu verdadeiro MAC address nesta imensa propagação de sinais na redes wireless onde nos podemos encontrar. Também tem o propósito de auxiliar os profissionais TI na segurança das redes que administram, debelando possíveis problemas e constituindo políticas de prevenção a alguns ataques, recuperação de endereços originais sob licença e registo proprietário.

Nova versão do SMAC... vamos falar de Spoofing

SMAC é o primeiro software de modificação de MAC address para Windows, está em desenvolvimento desde 2002 baseado em intensivas pesquisas sobre comportamentos dos dispositivos e estruturas de suporte. É uma ferramenta a guardar, para testes de segurança que o ajudarão a manter afastado qualquer intruso, desta vez terá as armas do inimigo, uma ferramenta importante para administradores, técnicos de segurança e online gamers.

Aproveitando a onda da segurança nas redes wireless que muito aqui se tem falado, referir que este pode ser o programa que os hackers podem usar para “clonar” o MacAddress da vossa placa wireless que esta registado no vosso router Wireless.

Para quem tem apenas segurança na rede através de MacAddress, o hacker necessita apenas de arranjar um snifer e verificar nos pacotes quais os endereços MAC válidos para entrarem na rede (não esquecer que esta informação não passa cifrada). Feito isso, o hacker apenas tem de mudar o MacAddress da sua placa wireless para um dos que apanhou. Como fazer?….usando o SMAC.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: SMAC 2.7 Beta [4.41MB]
Homepage: KLCconsulting

Comentários

15
  1. FB
    Francisco Barbosa

    Olá, caro Vitor.

    Bom artigo, ainda a semana passada andei atrás de algo deste género. E para complementar um pouco mais o artigo, refiro também o MAC MakeUp, que é bastante curioso, possuindo uma biblioteca para quem quiser forjar um MAC de um construtor de placas, obtendo automaticamente os primeiros octetos correspondentes do fabricante.

    Cumprimentos.

  2. ST
    Stênio

    Essa ferramenta é brilhante, bom para acessar internet a rádio de vários locais, já que eles só permitem o acesso atraves do mac address.

    1º comment

  3. VI

    Como é que é ilegal defendermo-nos?

    1º Comment

  4. SH
    sheldon

    Usei uma vez, quando tinha sido banido de um site de torrent, isso tinha sido feito por MAC, alterei, consegui um convite, e voltei a acessar o site …. muito util!

  5. GE

    qualquer router, dos mais baratinhos dá para alterar o MAC.

  6. JM

    @Vic
    Não é ilegal defendermo-nos! Podes alterar o MAC Address das tuas placas Wireless para testar a segurança da TUA rede Wireless.

    O que é ilegal é usar ferramentas como esta para penetrar em redes que não sejam nossas, ou seja, fazer “Cracking”.

  7. EM
    Emannxx

    Nesta coisa de mudar os Mac Adress… segundo o que percebi, ao alterar o Mac Adress a minha identidade fica protegida, mas é só na rede ou é também pela internet fora?

    (O que quero saber é se se Portugal decidir retirar o acesso à internet a quem fizer downloads ilegais, posso com este programa alterar a minha identidade… é possivel?)

  8. BE
    BESTCINE

    Bom post… É claro que esta técnica pode ser usada no bom o mau sentido! A ilegalidade, a existir, estará no seu utilizador e não na técnica em si!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  9. FA
    Francisco Aragão

    Um bocado inútil, mas engraçado… Não é nada que o windows / linux não faça sem precisar de outro software…

  10. SG
    Samuel Gomes

    Muito útil esta aplicação, nunca é de mais estarmos protegidos, e eu sinceramente tenho receio disso.
    De qualquer maneira caso não consigamos arranjar os comprimidos para curar a Evaluation Mode, não nos serve de nada, a não ser que, claro, paguemos pela sua licença.

  11. DE
    desafiador

    Boas,

    Já utilizei uma ferrmanta deste tipo para forjar a minha entrada na rede da escola onde estudava, isto é, como secava demais eles bloqueavam o meu MAC, e eudava a volta alterando o mesmo. Nessa altura utilizava o AMAC.

    Abraço,

    http://www.sondagenspt.net Onde o Teu voto conta!!!

  12. PR
    Pedro Ramalho

    Como se pode dizer que mudar a nossa MAC address nos pode trazer mais segurança ???

    Primeiro – se a alteramos para não saberem a nossa verdadeira MAC address, então temos de “abrir as portas” (configurar) para que se possa trabalhar também com a falsa MAC address, se a “porta” está aberta para a falsa e qualquer sniffer a apanha, de que serve estar a usar a falsa ou a verdadeira. A MAC address é sempre apanhada através de sniffer e para mim não deve ser NUNCA usada como único modo de segurança, visto ser facilmente detectada e duplicada.

    Segundo – como sabemos em que altura usar a MAC address verdadeira e a MAC address falsa? O pirata bateu à porta a avisar que vai usar o sniffer?

    Poder alterar a MAC address é realmente útil para muita coisa, menos para segurança do que quer que seja (em ambientes de utilização caseira), porque o facto de se mudar a MAC address não muda em nada a forma como se pode ser atacado, e quem ataca a placa com a MAC address A também ataca a placa com a MAC address B, até porque a placa é a mesma apenas se mudou o A para B.

Deixe um comentário