Shadow Copy ou Shadow Explorer?
Antes de apresentar esta fenomenal ferramenta, quero elucidar os leitores sobre uma conhecida capacidade do Windows Vista, falo do Shadow Copy.
O Shadow Copy (VSS) é um fantástico recurso implementado agora também no Windows Vista. Começou por apenas estar disponível nas plataformas Windows Server; felizmente foi tomada a correcta decisão de ampliar a utilização do mesmo ao novo sistema operativo . Mas afinal qual é a finalidade do Shadow Copy? Superficialmente falando, é uma opção que diariamente fotografa o sistema criando cópias de tudo o que reside no Windows Vista. Estas cópias diárias incluem mesmo tudo, desde downloads, ficheiros retirados de CD’s ou DV’S, etc.. A copia diária é feita de forma incremental, actualizando somente a diferença do ponto anterior para o ponto actual, fazendo uma gestão inteligente do espaço ocupado.
Com esta ferramenta é possível recuperar documentos de todos os tipos que indevidamente, acidentalmente foram removidos do sistema; digamos que podemos viajar no tempo, recuar nas datas e procurar o ficheiro no seu estado original à data anterior à sua remoção.
Aposto que muita gente desconhece esta fantástica aplicação. Podemos ver neste vídeo um resumo sobre a construção da ferramenta assim como algumas das suas características.
Claro que já se falou bastante neste recurso. Lembro-me de se falar logo nos princípios da era Windows Vista, como sendo uma mais valia para um sistema operativo não dedicado a servidores, mas onde ouvi mais vezes falar deste recurso foi quando saiu o Mac OS X Leopard com o seu Time Machine.
Bom, embora a tecnologia esteja presente em todas versões do Windows Vista, apenas as versões Business, Ultimate e Enterprise têm acesso a esta informação através de um interface nativo, um interface desenhado de raiz, pela casa mãe, para o efeito.
Vemos no vídeo que disponibilizo o link em cima, os responsáveis pela criação da ferramenta a utilizar os recursos tanto a capturar como a restaurar os dados.
Mas nada está perdido. Se não conseguimos, nós utilizadores de versões Home Basic e Premium, activar estas cópias via ferramenta embutida de origem, recorramos pois então a aplicações de terceiros. É aqui que entre o ShadowExplorer.
Esta ferramenta faz o quê? Faz o que deveriam fazer todas as versões do Windows Vista: apresenta as cópias dos ficheiros que o Windows vai fazendo. É super simples lidar com a aplicação, pois basta instalar, executar como administrador e abrir no menu em cima, sim aquele “drop down”…
… uma data onde terá os seus ficheiros em estado virginal nesse dia a essa hora.
Sugiro que instalem a aplicação, ShadowExplorer, que vasculhem nas cópias feitas, para recuperar qualquer ficheiro, apenas com o botão direito do rato façam Export, e terão o ficheiro conforme foi guardado.
Mas… se tiverem a versão Ultimate, Business ou Enterprice, instalada no vosso computador, dirijam-se ao menu iniciar e escrevam na barra de pesquisas: Centro de Cópia de Segurança e Restauro.
Podem ver nesta imagem que fiz no meu Windows Home Premium, a versão pobre da ferramenta:
Agora no meu Windows Vista Ultimate o mesmo serviço mas já com outras opções…
Podem ver também a opção no menu de contexto que permite em cima de determinado ficheiro ou pasta visualizar o ponto de cópia feitos antes das alterações.
Tirando as diferenças de idioma, pois isso é simples de encontrar paralelo em português, verá que a ferramenta é simples de utilizar e não faz sentido não ser nativa em todas as versões.
Fica aqui a apresentação da tecnologia e da estrutura que o Windows dispõe para salvaguardar os seus dados. Quero também frisar que o sistema de cópias de ficheiros foi desenvolvido com a mesma tecnologia da cópias e restauro de sistemas, ferramenta que lhe recupera as aplicações.
Utilizando estes recursos poderá trabalhar mais tranquilamente, sabendo que o seu sistema olha por si. Para todos os que não vêem vantagens em migrar para o Windows Vista, aqui fica uma das muitas que pretendo dar a conhecer.
Licença: Freeware Sistemas Operativo: Windows Vista Download: ShadowExplorer 0.1 [581.67KB] Homepage: ShadowExplorer
Este artigo tem mais de um ano
Alguém me pode explicar o seguinte? A Shadow Copy, ao fazer a cópia dos ficheiros, consome muitos recursos? E estou a falar de espaço e de CPU e afins…
Bastante interessante!!!!!!
Antes de mais, e mais uma vez, quero dar os parabéns ao pplw pelo fantástico trabalho que têm desenvolvido.
Falaram que nas versões server do windows, o shadow está presente. Ora como eu tenho o windows 2003 server, gostava de saber como utilizar tal ferramenta. Até hoje e de vez em quando, lá faço um ghost, não vão as coisas correrem mal, mas se o shadow for o que eu estou a pensar começo é a utilizá-lo.
Cumprimentos
Morbus
“Shadow copy (?)” (cópia de segurança do ficheiro) – é uma cópia de um ficheiro que é armazenada numa localização diferente da original. Em vez de fazer cópias mauais (criar uma nova pasta > identificar os ficheiros a copiar > copiá-los para a nova pasta) estabelece-se a periodicidade (seja, semanal ou diária, e a hora) e os tipos de ficheiros de que o Vista vai fazer a cópia automaticamente. Pode-se indicar se a cópia seguinte é para todos esses tipos de ficheiros ou apenas para os que tiverem sido alterados (cópia incremental)
Assim:
– o espaço em disco depende do tamanho dos ficheiros copiados
– a utilização do CPU existe apenas no curto período em que é feita a cópia e não impede a realização simultânea de outras tarefas.
Cumps
Na 5 imagem tem grande gafe.. “centro de cópia de segurança e RAtauro”
eSkiSo de facto estava engraçado estava… corrigido, obrigado pelo reparo.
Morbus, normalmente para esta cópia estão reservados 15% de espaço em disco, no entanto de os ficheiros forem grandes e houverem grandes alterações, o espaço será extrapolado, mantendo a cópia sem alterar a qualidade dos dados.
Bino existe também um centro de cópia e segurança no Server 2003.
Bom post…
mas e assim eu tinha um portatil sony com o vista Home premium SP1, e eu tenho acesso a essa aplicacao nativa do windows…
nao sei se e alguma alteracao do SP1, mas eu consigo ter acesso a essa interface…
de qualquer das maneiras bom post
Notem que a “cópia de segurança de ficheiros” exige que seja feita num disco diferente (ou numa pen).
LOL Desculpem o meu equívoco no comentário 3, entre “shadow copy” (cópia sombra, que é criada no próprio disco) e “cópia de segurança de ficheiro”, que é criada noutro disco. … É que nunca tinha reparado na “cópia sombra”.
Boas!
Bem fixe! Realmente é ridículo temos o serviço a correr em todas as versões do Vista mas só algumas é que tem a UI, enfim, aqui vai dar jeito pro portátil com Home Premium que diga-se de passagem é a versão que mais se vende, pode ser que o SP1 resolva o assunto como alguém disse mais acima.
PS: @VítorM, bem já mudei de email, já mudei de nome e nada de novo, agora vai ser nome e email ao mesmo tempo.
interessante mas qual e grande magica sendo que no seu antecessor em iniciar>Meu Computador>Acessorios>Ferramentas do Sistema>Restaurar Sistema é a mesma coisa e evidente tem Backup do Sistema, o que tem de tão naravilhoso, confesso que é util restaurar o sistema mas não é nada de novo……
aver exactamente. Existe de forma automatica e nativa a cópia sombra dos ficheiros, mas no centro de copia e restauro de segurança temos mais possibilidades, podemos fazer uma cópia integral do nosso PC tanto ao nível de programas como de ficheiros.
A versão Ultimate está substancialmente mais completa em termos de informação.
Esta sugestão que deixo deve responder a uma dezena de pedidos de ajuda, foram pedidos de pessoas que apagaram ou modificaram ficheiros e que gostariam de saber como reverter, ora com esta forma de recuar no tem podem ter acesso a esses ficheiros.
Bom artigo Vitor M. 🙂
TopPlus aKa TP tens a certeza que o trackback das respostas não está a ficar preso no teu contentor de SPAM?
Como te disse antes, o teu nick e o teu mail estão assinados para envio de notificações sobre os desenvolvimentos nos posts que assinares.
ppl eu sei k nao tem nada a ver, mas eu tenho um disco rigido externo, que agr se infectou com virus….e agr neo o consigo abrir, e tenho la mt dcumentação importante, e claro so o queria formatar dps de salvar algumas coisas….alguem me pode ajudar?????????????’cumps
Vítor
Percebi que “cópia sombra” e “cópia de segurança de ficheiro” não eram a
mesma coisa quando escreveste, no comentário 5, que às “cópias sombra” está reservados 15% de espaço em disco.
Mais difícil foi perceber que no Vista “users” e “utilizadores”, “programas” e “program files” se referiam às mesmas pastas.
Já agora, lá para os meus lados, que temos uma rede – PCs dos postos de trabalho ligados a servidores, hardware partilhado (como impressoras), etc, sensatamente, começámos por ligar á rede apenas alguns computadores com o Vista instalado (e o Office 2007, para aumentar a confusão). Passado um mês (os primeiros quinze dias não contam, porque andou quase toda a gente às aranhas) algumas gostaram muito, outras “aguentam” com pouco entusiasmo (como eu) e outras querem o regresso ao XP. Vamos avaliar a situação mas a ideia é que a passagem para o Vista (mais o Office 2007) precisa de ser mais amadurecida.
Eu não quero tirar moral nenhuma da história – se o Vista é melhor que o XP, ou se o Windows é um desperdício e se deve usar o Linux.
Quero só realçar que há muitos aspectos que não dependem de se o Vista é bom ou é mau, se há drivers ou não há drivers – dependem do conhecimento/experiência dos utilizadores, que ao princípio é nula quanto ao Vista. Dou um exemplo curto, que o comentário já vai longo. Uma das “cobaias” dizia: “Quero o XP, porque não consigo imprimir para uma impressora da rede. Vieram cá instalá-la e desapareceu”. Claro que é o pessoal que não tem prática na instalação, porque outros, também com o Vista utilizavam a impressora.
Caro amigo de facto na empresa onde trabalho também se colocam essas questões, então quando tive de retirar o office 2003 e instalei o office 2007, pois nada agora é pirata e 500 euros por máquina em offices 2007 deve ter feito calor no bolso dos administradores, mas sobretudo o povo das teclas F1 quando se depararam com o WORD e com o EXCEL 2007… bem, andavam e andam metade do tempo à procura das funções.
Quando ao vista, nas máquinas novas, o povo confia desconfiando, as impressoras de rede não desapareceram, acho até que estão mais rápidas a despachar o trabalho e no fundo o funcionamento do Vista pode ser muito facilitado com dois ou três atalhos.
Mas a evolução é mesmo assim, quando na empresa se passou do Windows 3.11 para o 95, isso já foi pela minha mão.. uiiiii o que se gemeu por aqueles lados, depois do 2000 para o XP novamente reclamações, é a vida.
Mas esta função dá cá um jeito!!!
Tenho estado a brincar com este software, e acho-o muito interessante.
No entanto seria util alguma informação sobre como funciona a Shadow Copy, nas versões não abonadas com extras, ou seja as “home”.
O MSBackup do XP Pro era muito diferente do Centro de Cópia de Segurança e Restauro do vista, era mais liberal nas escolhas.
Seria util um post sobre as boas praticas de backups e dicas, tal como software util e organização.
Fica sugerido…
Cumps
StAnger
Não imaginam o jeito que as Shadows Copies já me deram… 😉
Com que regularidade é feita uma Copia Sombra e como se configura?
Oh meus amigos, nao percebo porque ficam todos excitados com o Time Machine e esta nova maravilha da MS. Alias perdao, percebo. É algo que dá muito jeito ter copias incrementais e automaticas, pois é apenas de isso que no fundo se trata. So me irrita ter que ver muitos dizer que é uma nova “coisa”, que é a melhor invenção!!! No mundo Linux ja temos ferramentas que fazem backups incrementais e automaticos ha muitos anos. Por isso disfrutem da nova ferramenta que eu ja disfruto de algo melhor, sem grafismos desnecessário há anos.
Já existe desde o windows xp (2001 ou 2002).
Your point…?
Ina pá grande vantagem que é isto vou já mudar para o vista! Oo… Quer dizer se calhar não… É triste como uma comunidade como esta que até me parece bastante apoiante de Linux e de opensource não saiba que existem simples programas GRATUITOS e OPENSOURCE que fazem o mesmo que essa “maravilhosa” ferramenta do Vista, e talvez, mas só talvez mesmo melhor.
Flameposts contra mim estejam à vontade, mas a sério antes de o fazerem dem-se ao trabalho de pelo menos pesquisar um pouco sobre o assunto…