Quantcast
PplWare Mobile

Shadow Copy ou Shadow Explorer?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Morbus says:

    Alguém me pode explicar o seguinte? A Shadow Copy, ao fazer a cópia dos ficheiros, consome muitos recursos? E estou a falar de espaço e de CPU e afins…

  2. Bino says:

    Bastante interessante!!!!!!
    Antes de mais, e mais uma vez, quero dar os parabéns ao pplw pelo fantástico trabalho que têm desenvolvido.
    Falaram que nas versões server do windows, o shadow está presente. Ora como eu tenho o windows 2003 server, gostava de saber como utilizar tal ferramenta. Até hoje e de vez em quando, lá faço um ghost, não vão as coisas correrem mal, mas se o shadow for o que eu estou a pensar começo é a utilizá-lo.

    Cumprimentos

  3. aver says:

    Morbus

    “Shadow copy (?)” (cópia de segurança do ficheiro) – é uma cópia de um ficheiro que é armazenada numa localização diferente da original. Em vez de fazer cópias mauais (criar uma nova pasta > identificar os ficheiros a copiar > copiá-los para a nova pasta) estabelece-se a periodicidade (seja, semanal ou diária, e a hora) e os tipos de ficheiros de que o Vista vai fazer a cópia automaticamente. Pode-se indicar se a cópia seguinte é para todos esses tipos de ficheiros ou apenas para os que tiverem sido alterados (cópia incremental)

    Assim:
    – o espaço em disco depende do tamanho dos ficheiros copiados
    – a utilização do CPU existe apenas no curto período em que é feita a cópia e não impede a realização simultânea de outras tarefas.
    Cumps

  4. eSkiSo says:

    Na 5 imagem tem grande gafe.. “centro de cópia de segurança e RAtauro”

  5. Vítor M. says:

    eSkiSo de facto estava engraçado estava… corrigido, obrigado pelo reparo.

    Morbus, normalmente para esta cópia estão reservados 15% de espaço em disco, no entanto de os ficheiros forem grandes e houverem grandes alterações, o espaço será extrapolado, mantendo a cópia sem alterar a qualidade dos dados.

    Bino existe também um centro de cópia e segurança no Server 2003.

  6. Diogo Gomes says:

    Bom post…
    mas e assim eu tinha um portatil sony com o vista Home premium SP1, e eu tenho acesso a essa aplicacao nativa do windows…
    nao sei se e alguma alteracao do SP1, mas eu consigo ter acesso a essa interface…
    de qualquer das maneiras bom post

  7. aver says:

    Notem que a “cópia de segurança de ficheiros” exige que seja feita num disco diferente (ou numa pen).

  8. aver says:

    LOL Desculpem o meu equívoco no comentário 3, entre “shadow copy” (cópia sombra, que é criada no próprio disco) e “cópia de segurança de ficheiro”, que é criada noutro disco. … É que nunca tinha reparado na “cópia sombra”.

  9. TopPlus aKa TP says:

    Boas!

    Bem fixe! Realmente é ridículo temos o serviço a correr em todas as versões do Vista mas só algumas é que tem a UI, enfim, aqui vai dar jeito pro portátil com Home Premium que diga-se de passagem é a versão que mais se vende, pode ser que o SP1 resolva o assunto como alguém disse mais acima.

    PS: @VítorM, bem já mudei de email, já mudei de nome e nada de novo, agora vai ser nome e email ao mesmo tempo.

  10. fernando martini says:

    interessante mas qual e grande magica sendo que no seu antecessor em iniciar>Meu Computador>Acessorios>Ferramentas do Sistema>Restaurar Sistema é a mesma coisa e evidente tem Backup do Sistema, o que tem de tão naravilhoso, confesso que é util restaurar o sistema mas não é nada de novo……

  11. Vítor M. says:

    aver exactamente. Existe de forma automatica e nativa a cópia sombra dos ficheiros, mas no centro de copia e restauro de segurança temos mais possibilidades, podemos fazer uma cópia integral do nosso PC tanto ao nível de programas como de ficheiros.

    A versão Ultimate está substancialmente mais completa em termos de informação.

    Esta sugestão que deixo deve responder a uma dezena de pedidos de ajuda, foram pedidos de pessoas que apagaram ou modificaram ficheiros e que gostariam de saber como reverter, ora com esta forma de recuar no tem podem ter acesso a esses ficheiros.

  12. Vítor M. says:

    TopPlus aKa TP tens a certeza que o trackback das respostas não está a ficar preso no teu contentor de SPAM?

    Como te disse antes, o teu nick e o teu mail estão assinados para envio de notificações sobre os desenvolvimentos nos posts que assinares.

  13. Nando says:

    ppl eu sei k nao tem nada a ver, mas eu tenho um disco rigido externo, que agr se infectou com virus….e agr neo o consigo abrir, e tenho la mt dcumentação importante, e claro so o queria formatar dps de salvar algumas coisas….alguem me pode ajudar?????????????’cumps

  14. aver says:

    Vítor

    Percebi que “cópia sombra” e “cópia de segurança de ficheiro” não eram a
    mesma coisa quando escreveste, no comentário 5, que às “cópias sombra” está reservados 15% de espaço em disco.

    Mais difícil foi perceber que no Vista “users” e “utilizadores”, “programas” e “program files” se referiam às mesmas pastas.

    Já agora, lá para os meus lados, que temos uma rede – PCs dos postos de trabalho ligados a servidores, hardware partilhado (como impressoras), etc, sensatamente, começámos por ligar á rede apenas alguns computadores com o Vista instalado (e o Office 2007, para aumentar a confusão). Passado um mês (os primeiros quinze dias não contam, porque andou quase toda a gente às aranhas) algumas gostaram muito, outras “aguentam” com pouco entusiasmo (como eu) e outras querem o regresso ao XP. Vamos avaliar a situação mas a ideia é que a passagem para o Vista (mais o Office 2007) precisa de ser mais amadurecida.

    Eu não quero tirar moral nenhuma da história – se o Vista é melhor que o XP, ou se o Windows é um desperdício e se deve usar o Linux.

    Quero só realçar que há muitos aspectos que não dependem de se o Vista é bom ou é mau, se há drivers ou não há drivers – dependem do conhecimento/experiência dos utilizadores, que ao princípio é nula quanto ao Vista. Dou um exemplo curto, que o comentário já vai longo. Uma das “cobaias” dizia: “Quero o XP, porque não consigo imprimir para uma impressora da rede. Vieram cá instalá-la e desapareceu”. Claro que é o pessoal que não tem prática na instalação, porque outros, também com o Vista utilizavam a impressora.

  15. Vítor M. says:

    Caro amigo de facto na empresa onde trabalho também se colocam essas questões, então quando tive de retirar o office 2003 e instalei o office 2007, pois nada agora é pirata e 500 euros por máquina em offices 2007 deve ter feito calor no bolso dos administradores, mas sobretudo o povo das teclas F1 quando se depararam com o WORD e com o EXCEL 2007… bem, andavam e andam metade do tempo à procura das funções.

    Quando ao vista, nas máquinas novas, o povo confia desconfiando, as impressoras de rede não desapareceram, acho até que estão mais rápidas a despachar o trabalho e no fundo o funcionamento do Vista pode ser muito facilitado com dois ou três atalhos.

    Mas a evolução é mesmo assim, quando na empresa se passou do Windows 3.11 para o 95, isso já foi pela minha mão.. uiiiii o que se gemeu por aqueles lados, depois do 2000 para o XP novamente reclamações, é a vida.

    Mas esta função dá cá um jeito!!!

  16. StAnger says:

    Tenho estado a brincar com este software, e acho-o muito interessante.

    No entanto seria util alguma informação sobre como funciona a Shadow Copy, nas versões não abonadas com extras, ou seja as “home”.

    O MSBackup do XP Pro era muito diferente do Centro de Cópia de Segurança e Restauro do vista, era mais liberal nas escolhas.

    Seria util um post sobre as boas praticas de backups e dicas, tal como software util e organização.

    Fica sugerido…

    Cumps

    StAnger

  17. Nuno Peralta says:

    Não imaginam o jeito que as Shadows Copies já me deram… 😉

  18. StAnger says:

    Com que regularidade é feita uma Copia Sombra e como se configura?

  19. balsagoth says:

    Oh meus amigos, nao percebo porque ficam todos excitados com o Time Machine e esta nova maravilha da MS. Alias perdao, percebo. É algo que dá muito jeito ter copias incrementais e automaticas, pois é apenas de isso que no fundo se trata. So me irrita ter que ver muitos dizer que é uma nova “coisa”, que é a melhor invenção!!! No mundo Linux ja temos ferramentas que fazem backups incrementais e automaticos ha muitos anos. Por isso disfrutem da nova ferramenta que eu ja disfruto de algo melhor, sem grafismos desnecessário há anos.

  20. Newtomic says:

    Ina pá grande vantagem que é isto vou já mudar para o vista! Oo… Quer dizer se calhar não… É triste como uma comunidade como esta que até me parece bastante apoiante de Linux e de opensource não saiba que existem simples programas GRATUITOS e OPENSOURCE que fazem o mesmo que essa “maravilhosa” ferramenta do Vista, e talvez, mas só talvez mesmo melhor.

    Flameposts contra mim estejam à vontade, mas a sério antes de o fazerem dem-se ao trabalho de pelo menos pesquisar um pouco sobre o assunto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.