PplWare Mobile

Se lhe roubarem o portátil o Prey pode ajudar a recuperar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. dúvida says:

    Parece interessante o programa. Mas se o “larápio” for mais dado à inteligência e a primeira vez que tentar ligar, for logo no arranque da bios para apagar tudo o que tem e formatar o PC?

    • Vítor M. says:

      Normalmente e aposto que em 95% dos casos o roubo serve para realizar dinheiro fácil e rapidamente a máquina passa para outras mãos. Mas, o receptor, não a vai formatar logo.

      Vai abrir a máquina, espiolhar e denunciar-se!

  2. BIG BOSS says:

    Se o ladrão reinstalar o windows, isso é ineficaz, para além de não falar em “mexer” no computador sem liga-lo à Internet.

  3. Sergio says:

    e se o portatil for formatado? o prey deixa de ser util, certo?

  4. kelly says:

    quem rouba o aparelho a 1ª coisa que faz é reset de fabrica…

  5. Fantasia says:

    É verdade… afinal a “poderosa e fantástica ferramenta do OS X” não é nada de exclusivo…

    • Marina says:

      queres mesmo comparar uma aplicação com uma ferramenta integrada com o sistema operativo/hardware?
      O Find my Mac permite apagar o disco remotamente e bloquear o computador com uma password de Firmware, o que significa que se for roubado só alguém com conhecimentos avançados é que alguma vez conseguirá pôr a máquina a trabalhar, e é coisa que pode demorar dias ou semanas!
      Com o Prey é relativamente fácil contornar, a não ser que tome medidas adicionais! E não há modo de proteger dados no disco!

      • Francisco Machado says:

        E se o activation lock chegar ao OSX, como vai chegar ao iOS, nem com conhecimentos avançados lá chegam.

        • Nunes says:

          Dificilmente tal irá aparecer no OS X, pois se necessitar de comunicar com servidores não será muito complicado modificar o sistema ou definir uma firewall para impedir essa comunicação. É uma medida fraca num sistema modificável, flexível, sem as medidas fortes de segurança do iOS.
          No iOS, no entanto, deverá resultar pois o sistema foi construído de raiz para manter a sua integridade. Só a Apple é que à partida consegue modificar o código, só se vislumbra o uso do jailbreak para conseguir contornar esta medida, e mesmo isso não é uma certeza! E se for possível com o jailbreak, o hardware roubado perde bastante valor de venda!

          • Nunes says:

            onde diz “ou definir uma firewall para impedir essa comunicação”:
            e definir uma firewall para impedir qualquer comunicação com a Apple!

            O sistema de bloqueio actual no OS X para ser mais resistente que uma implementação idêntica ao do iOS! Para que se tornasse mais resistente necessitaria de comunicar com os servidores no arranque, e não pelo sistema

      • André Fonseca says:

        Infelizmente é possivel fazer reset à Firmware Password com o instalador do OS X. Mas muitos users desconhecem a opção, eu próprio a descobri por acaso enquanto vasculhava os menus no instalador.

        Como um user já referiu, um activation lock como no iOS 7 era 5*. Infelizmente no 10.9 Mavericks ainda não vai ser introduzido tal funcionalidade. Espero renovar o meu Macbook Pro para o próximo ano, gostava de ver tal funcionalidade a aparecer.

        • Nunes says:

          Reset à password?
          Para fazeres isso tens que primeiro arrancar o computador. Se tens uma password de firmware não consegues arrancar com outro sistema/disco sem primeiro inserir a password de firmware correcta.
          O verdadeiro ponto fraco é as pessoas confiarem só na password de administrador, pois é relativamente fácil mudar esta password, mesmo sem um Instalador! Mas se tiveres o sistema bloqueado pelo Find my Mac, vais sempre necessitar de inserir primeiro a password de firmware antes de qualquer modificação no disco!

          • André Fonseca says:

            Correcto, confirmei que nos macs a partir de 2010 não é possivel fazer reset há password por parte do user. O mesmo não acontece nos anteriores que é relativamente fácil para quem quiser descobrir. Por um lado sinto-me mais seguro porque o meu Macbook Pro é de 2010.

        • Rodrigo says:

          Andre, vc acha que é possivel desativar o activation lock no IOS 7?

    • André Fonseca says:

      Yup, bem vindo a 2011

    • Vítor M. says:

      Fantasia, ainda está longe de ser tão bom e preciso, completo e abrangente quanto o produto da Apple, ainda por cima inspirou-se no que a Apple lançou, o que impede determinados passos na sua evolução.

      É uma fantasia pensar como estás a pensar. Mas não deixa descer um excelente produto.

  6. honey says:

    se tivessem um vizinho como o meu nem isto lhes valia

  7. Rui says:

    Há outras formas mais eficazes. Algumas marcas de portáteis, permitem o registo das máquinas e dessa forma é possível caçar o portátil. Mas deveria de haver uma forma mais prática de permanentemente saber onde está o pc, um bocado como a União Europeia vai obrigar os fabricantes de carros a ter um identificador permanente de cada viatura.
    A privacidade é afectada, mas para quem não é mal intencionado só tem a ganhar!

    • Martinho says:

      Confirmo o que diz, que há marcas de portáteis que têm tecnologia montada nos equipamentos, que em caso de roubo, e mesmo com restart e mudança de discos, eles conseguem saber onde está o computador, assim que alguém o ligar á net. +/- á 3 anos, fui assaltado e roubaram-me um Toshiba P200-10C, entre outras coisas. Liguei, ao fim de alguns dias, á Toshiba linha de apoio ao cliente, e eles disseram isso mesmo, sobre essa tecnologia e que nos USA e em mais alguns países essa tecnologia é tão banal, que os roubos sóe existem perto da fronteira, pois caso contrário são recuperados quase todos. Perguntei se podia ser utilizada essa tecnologia para recuperar o meu equipamento – resposta: sim poderia mas a Autoridade para a protecção de dados, não o permite, porque, segundo eles, até um ladrão tem direito á sua privacidade. Este é o País que temos, protege-se o ladrão em prejuízo do que foi roubado. Já fiz uma exposição para este departamento logo nessa altura e até hoje nem resposta.

      • Nunes says:

        Tenho as minhas dúvidas quanto ao que dizes! Só existem roubos perto da fronteira? Em primeiro lugar a tecnologia não existe em todos os modelos vendidos, em segundo lugar as pessoas têm que pagar anualmente para ter o serviço (nada é de graça)!
        O que poderias dizer é que a taxa de recuperação é elevada para quem usa o serviço, talvez menos junto à fronteira!
        Quanto à autoridade para a protecção de dados, é verdade que é muitas vezes um empecilho para se usarem métodos mais avançados de segurança, mas tb é verdade que ela existe para proteger os nossos direitos fundamentais! No caso particular da tecnologia que falas há sérias implicações em termos de privacidade que muita gente desconhece. O seu sistema é impossível de desligar. Mesmo que não tenhas activado o serviço junto da companhia, teoricamente é possível seguir-te remotamente. Por isso não creio que problema se prenda com os direitos do ladrão, mas sim com os direitos de quem comprou

  8. fornost says:

    minha dúvida sempre foi essa: é necessário o uso do 3g (dados) ou wi fi para localizar o telefone? (ou só o Gps..?)

    e para os usuários que sempre deixam esses serviços desligados, (dados, wifi e gps) não há como localizar o aparelho?

    • André Fonseca says:

      A não ser que o dispositivo se consiga deslocar à estação dos CTT mais próxima para enviar uma carta penso que não.

      O GPS apenas serve para o dispositivo saber onde está, precisa sempre de internet para enviar esses dados.

      • Roy says:

        Na realidade, sim o GPS serve para obter as coordenadas… e o wifi/ SMS/ GSM/ GPRS/ 3G/ 4G/ 5G para comunicar esses dados.
        Mas não é obrigatório… podem ter um localizador embutido dentro do próprio aparelho que transmite por VHF/ UHF ou outro, um sinal de X em X tempo e permite localizar o portátil “levado sem querer”… e não se pense que é algo invulgar… é muito utilizado pela polícia no mundo inteiro para apanhar os larápios, e perceber o percurso desde o roubo, intermediários, e comprador final.

        Para o utilizador final o ideal seria o sistema estar embutido e ativado na BIOS, que não desse para fazer reposição de fábrica a essa parte da bios sem um código específico que até podia ser à parte da BIOS normal… naturalmente ligado a um sistema de comunicação WIFI/ GSM/ 3G/ 4G/ 5G já embutido e de difícil acesso, juntamente com um emissor de VHF/ UHF.

        • Nunes says:

          Andas a ver muitos filmes!
          Sendo verdade que isso até pode resultar, nada disso é possível nos equipamentos aqui referidos, nem sequer é prático na generalidade por limitação do alcance do sinal emitido e possíveis interferências.
          E o GPS não é o único modo de obter localização!
          É igualmente possível obter uma localização através do endereço do router a que está ligado (wireless ou ethernet), ou por triangulação das antenas de redes de telemóvel – quase todos os sistemas “anti-roubo” permitem esta forma de localização. É aliás um método essencial pois a maioria dos aparelhos não têm GPS, e dentro de edifícios o GPS raramente funciona!

  9. johnybogas says:

    Acho que a forma mais segura continua a ser ninguém se por a jeito para ser roubado…. If you kmow what i mean….

  10. Carlos Viegas says:

    Metam uma password no arranque do sistema (na BIOS) e dificilmente o larápio vai conseguir burlá-la (salvo raros casos).

  11. Rui says:

    Removendo a pilha da bios fica amnésica e volta a meter os parãmetros de fábrica ou basta chegar ao jumper que faz o reset!

  12. irlm says:

    podiam falar sobre o ComputerTrace que é ativado na BIOS e com serviço de localização pago, é conhecido internacionalmente por todas as marcas de portátil como por ex: DELL, HP, Lenovo

  13. fmnc says:

    na minha modesta opinião o mais inportante seria salvaguardar os ficheiros de trabalho,nesse caso por exemplo em caso de roubo os ditos ficheiros seriam enviados automaticamente para (nuvem)perdia-se o pc mas tudo o resto era recuperavel
    FC

  14. Robert Soares says:

    o melhor é fazer como eu… instalei no interior do meu pc 450gr de c4 ligado a um sistema “que eu próprio criei” alimentado pela energia do pc e usa rede via telefónica com cartão sim incorporado!
    Se me roubarem o portatil, envio uma mensagem e pum… vai portatil, vai gatuno vai tudo cum xxxxxx!
    eheheheh

  15. Isso querias tu says:

    Muito giro, mas nada eficaz, basta ligar o portatil roubado, por exemplo em minha casa, que tenho wireless enao colocar a senha, cd do windows formatar reinstalar e ta feito. Nos telemoveis a mesma coisa, só que no caso é sacar o cartão sim fora e colocar factory definitions. Embora aqui no UK as coisas funcionem um bocadinho melhor no caso dos telemoveis, chegam a ele pelo IMEI, se este não for alterado

    • RevoltadoKomEstesPutosParvos says:

      Em relação a portáteis pode tornar-se mais dificil a vida do gatuno com uma password na BIOS, e aí já não vai ser assim tão fácil como tu e muitos pensam, o gatuno terá de abrir a máquina e saber onde ir para fazer reset à BIOS, como muitos dos gatunos são agarrados que precisam de guito mas nem sequer sabem como se muda de canal na TV, isso é quase tarefa impossível para eles.

      Quanto a procurar telelés por IMEI: já se faz em Portugal há muitos anos. Isso não é novidade.

  16. RubenM says:

    E a password de login no windows, não impede o simples ladrão de espiolhar?

    • LuísGZ says:

      No windows não sei mas no mac convem ter uma conta guest criada, sem login de acesso, para o larápio entrar por ela, andar a bisbiotar, usar o wi-fi de maneira a permitir ao Prey localizar e tirar fotos da cara. Se tivermos à partida o acesso totalmente impedido ao dispositivo, será mais imediato ele coloca-lo de parte ou recorrer logo à formatação.

  17. Ricardo Santos says:

    Prefiro o LoJack For Laptops, é pago, mas funciona mesmo depois de formatado/trocado o disco. Está embebido na BiOS da máquina e é persistente.

  18. Pirata dos Bits says:

    Se tiver o Team Viewer instalado, tb é possivel fazer tudo o que programa faz. A unica coisa que faltou dizer é o local (o sitio físico).
    Como grande parte dos furtos, a preocupação, acaba por ser os dados, ter um encriptador ajuda bastante, como o PGP (http://en.wikipedia.org/wiki/Pretty_Good_Privacy)
    Depois de instalar, sempre que entram na máquina, é solicitada uma password, quem n tiver essa password não consegue fazer nada a não ser formatar. OS dados ficam perdidos mas não ficam acessiveis.

  19. JOSE VIEIRA says:

    Boa noite,
    Depois de instalar o programa ” Prey ” não consigo passar da configuração,

  20. Prelada says:

    Isto do ligar-se a redes abertas e giro na teoria mas na prática se o ladrão tiver em sua casa as únicas “possíveis” redes abertas serão ZON e meo. Nessas redes antes de passarem informação vão pedir login que não vai existir, logo o mais provável e não existirem redes abertas.
    Obrigado pela resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.