PrivaZer, privacidade e manutenção na ordem do dia
A segurança e manutenção da nossa privacidade são como o sal nas batatas: nunca é demais. Por isso uma das minhas principais motivações de pesquisa de software para Windows é a procura de ferramentas do género, pelo que gostaria de apresentar o PrivaZer. Esta aplicação é surpreendentemente poderosa e promete revelar muitos traços de actividades deixadas no nosso PC, antes de ajudar a limpa-las bem como ainda fazer ganhar algum espaço em disco. Vamos conhecer melhor?
A ferramenta começa, na minha opinião, com o pé direito, pois quando corremos o executável somos indagados se queremos instalar o Privazer, correr a aplicação sem a instalar ou até mesmo gerar um ficheiro portátil para poder correr em qualquer lugar - oxalá todos fossem assim:
No meu caso, e como pretendia escrever este artigo, optei por correr a versão sem instalação do PrivaZer. Logo após concordar com os termos e condições do programa, somos indagados para receber ou não ajuda no prosseguimento do programa. Para os utilizadores que não se sintam tão à vontade o ideal será mesmo aceitar essa ajuda, para os restantes bastante dizer que não pretendem receber ajuda.
O PrivaZer pode ser utilizado em vários dispositivos e através de vários métodos de análise e limpeza:
- Varredura Profunda;
- Varredura Específica - esta última subdivide-se em:
- Actividades da Internet;
- Arquivos antigos;
- Uso do Software;
- No Registo;
- Histórico do USB;
- Excluir sem deixar vestígios;
- Esvaziar a Reciclagem sem deixar vestígios;
- Agendar;
- Restaurar.
Contudo, apesar de podermos escolher diferentes «tratamentos» ao nosso PC o PrivaZer destaca-se ainda pelo facto de nos oferecer à escolha o tipo de dispositivo que pretendemos ver analisado e limpo:
- Computador;
- 2ª drive de armazenamento interno;
- Drive de armazenamento externo;
- Pen USB;
- iPod;
- Leitor MP3;
- Cartão de memória SD;
- Armazenamento de rede, NAS.
Para efeitos de teste utilizei a primeira opção: Computador C:, logo após ter criado um ponto de restauro. Já no menu principal, iremos poder assistir ao conjunto de verificações que o PrivaZer efectua de forma intensiva às mais variados cantos do nosso PC. Tudo é minuciosamente esmiuçado para mais tarde, os excessos, serem eliminados.
Depois de executar uma pesquisa completa da nossa unidade de sistema (potencialmente um processo demorado, levando bastante tempo - em média 15 minutos dependendo do PC em que estejam a trabalhar), o programa produz um relatório detalhado das áreas que requerem limpeza: tudo é incluido, desde os cookies do navegador, e histórico de mensagens instantâneas, para o MFT espaço no disco, etc, etc.
Há uma enorme quantidade de informação aqui, inclusive com possíveis problemas com o registo do Windows sendo mesmo capaz de executar uma verificação de baixo nível das nossas suas chaves do Registo, com especial incidência nas chaves antigas deixadas por software previamente desinstalado. Ora o PrivaZer vai tentar corrigir todas essas falhas e eliminar os excessos encontrados conforme previamente anunciado. As primeiras limpezas, segundo o próprio programa podem demorar entre 1 e 2 horas, ficando o processo bem mais curto nas limpezas seguintes que se processem com esta ferramenta.
Todos os vestígios descobertos podem ser substituídos e escondidos com um só clique, ou então podemos guardar os dados de forma segura e limpa usando várias passagens, utilizando um dos sete algoritmos padrão da indústria.
O PrivaZer pode perfeitamente significar uma lufada de ar fresco face a outras ferramentas do mesmo género. Pessoalmente recomendaria esta aplicação com uma utilização frequente mas moderada na escolha de opções e em especial em casos como o meu que possuo um dom natural para acumular lixo atrás de lixo e que me faz roubar precioso recursos ao meu portátil...mas é o que dá testar tanto software com e sem máquina virtual, seja para o PPLWARE seja para este site.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Privazer 1.2.19 | Via KeroDownload [3.70MB]
Homepage: Goversoft LLC
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde ,
Após a limpeza do registo e chaves soltas que por ali andam só a atrasar o Windows , existiu algum problema de algum DLL que tenha sido limpo e que não devia ? … eu uso como toda a gente aqui sabe Linux , mas tenho em minha casa quem use Windows e eu sou sempre o bombeiro de serviço e dá-me sempre uns arrepios quando tenho de recuperar sistemas que a partida já vinham com a indicação do seu proprietário que o melhor é formatar , como eu não sou dessa opinião na maioria dos casos vou ao registo do Windows e manualmente faço as respectivas limpezas , claro que encontro sempre muitos outros problemas estou sempre horas de volta do bicho , este programa pelo que descreves parece-me interessante , mas gostava da tua opinião acerca do seu uso e se de facto é seguro .
Cumprimentos
Serva
Serva, neste caso deixo-te a minha experiência em primeira mão: se reparares no artigo as screenshots que publiquei mudam de umas para as outras, ou seja, testei o programa em duas máquinas diferentes e nas duas os resultados foram brutalmente positivos, sem efeitos colaterais até ao momento.
O único senão que encontrei é que tanto a analise como a limpeza é um pouco excessiva a nível de tempo.
Mas lá está, no meu portátil pessoal o tempo de análise foi super rápido, contudo a limpeza foi uma eternidade: se não recordo mal aproximadamente 35 minutos….Mas cada caso é um caso e quem não se sinta seguro com este tipo de aplicação não deve arriscar, é o meu conselho.
Boa tarde @Mario ,
Os meus agradecimentos pelo esclarecimento , vou adicionar mais este programa a minha ISO de ferramentas .
Cumprimentos
Serva
Acho que mereces um trofeu Serva, limpar registos do Windows manualmente está a um nível que nem um chinês tinha a paciência do fazer.
Qualquer das maneiras, a menos que os putos ai de casa(suponho que sejam os teus filhos…se estou errado desculpa)instalem muita tralha e programas que criem registos duvidosos já não existe uma necessidade no Windows 7 (muito menos no 8) de nos preocupar com isso em demasia, no entanto se me permites o conselho se fosse a ti usava o Tuneup Utilities que é uma autentica máquina para a gestão do SO nesse aspecto…se quiseres uma um software grátis usa o Advanced SystemCare ou se preferires uma coisa mais simples o Ccleaner.
Em 99.9% dos casos não vais ter problemas com estes Softwares (no que toca a eliminar registos necessários do sistema como referiste), no entanto caso alguma corra mal podes sempre fazer um restauro de sistema (é boa pratica fazeres um de vez em quando).
Qualquer coisa diz,
Abraço
Alexandre Amaral
Boa tarde Alexandre ,
Acredita que tenho mesmo uma grande paciência para o fazer , mas de facto o tuneup não me resolve de forma alguma o problema , sabes o que é um Windows 7 que na maior parte das aplicações que abres o explorador deixa de funcionar …. pois é assim que me chegam os pcs dos putos , as ferramentas que uso na maior parte das vezes são muito mais potentes e que trabalham em ambientes de DOS , são muitos DLLs que faltam e sim preciso muitas vezes do DLL FIXE , que só peca por estar em russo e teres de andar a adivinhar muitas vezes o que tens de fazer com o programa , outras vezes após relatórios gerados por outras aplicações que me informa qual o DLL e a versão em falta , este programa apesar de o encontrar muitas vezes não é a versão correspondente , por isso as outras aplicações que falas são muito softs para estes sintomas , como disse no meu primeiro post quando o pc me chega as mãos já vem com a indicação é para formatar , só que eu gosto de luta e geralmente ganho , de qualquer das formas muito obrigado pelas tuas sugestões .
Abraço
Serva
Boa tarde a todos
Serva
Eu uso Linux há anos em dual boot.Qual a programa para limpar o sistema Ubuntu por exemplo. Claro que não é a mesma coisa..Refiro-me ao histórico e tudo o mais. Obrigado
Os melhores cumprimentos
Antonio Ventura ,
Boa noite eu uso o computer Janitor mais ou menos de 6/6 meses dá para limpar antigos kerneis , limpa os pacotes absoletos que ficam dos nos sudo get-apt , limpa os ficheiros temporarios , mas atenção há que usar com cuidado e sabermos o que estamos a fazer , esta ferramenta é muito poderosa , só em temporarios já cheguei a libertar quase 20 GBs , esta ferramenta é util , mas como disse usa-a com cuidado existem outras mais softs que te limpam os cookies e ficheiros temporarios diz-me se pretendes que te informe também deses programas .
Cumprimentos
Serva
DESCULPEM OS ERROS queria dizer ” que ficam dos nossos sudo apt-get ” .
Cumprimentos
Serva
Serva
Agradeço a tua rápida resposta, mas sendo assim e antes que algo corra mal e se fizeres esse favor aponta-me outros programas mais soft.
Grato e os melhores cumprimentos.
Bom dia.
Não vou comentar exatamente o artigo em si mas logo no começo verifico uma incongruencia no que respeita à saude.
“A segurança e manutenção da nossa privacidade são como o sal nas batatas: nunca é demais”
Andas a querer matar a gente com conselhos desses? LOL
😀 o Mário depois das férias tem de fazer uma análises 😉 ai esse colesterol 😀
😀
LOL, já vi que o pessoal cozinha muito pouco lá por casa…
Mario o problema aqui é a tensão que sobe para níveis pouco convenientes com tanto sal , a parte do cozinhar pouco também é verdade admito , mas alguém tem de tratar do parque de maquinas eu sou o empregado da ferrugem tarefa incompatível com a cozinha .
Cumprimentos
Serva
Mas será melhor que o CCleaner?
a questão é sempre a mesma! qual o melhor??
Eu faço uma limpeza de longe a longe, e como o CCcleanner detecta umas coisas o wise disk clean outras e o jetclean outras, quando faço, faço com todos:)
Quanto ao CC, usando com o CC enhancer para mim não há melhor
Este programa despertou-me a atenção porque de facto parece ser um programa que faz uma limpeza em todas as áreas do Windows de uma forma muito diferente do Ccleaner que eu diria faz algum trabalho mas é muito fraquito .
Cumprimentos
Serva
A testar, boa dica.
gostei dos comentários, muito úteis. Obrigado.
Uso o Avira Internet Security. Quando tento fazer download desta aplicação aparecem as seguintes mensagens:
“Warning. In order not to compromise your security, this page will not be accessed.”
“Why has your Avira product blocked this website?
The website you have attempted to access is a known fraudulent website. The following categories of websites are classified as potentially dangerous:…”