PplWare Mobile

Como proteger a sua privacidade online em Portugal com uma VPN?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. SANDOKAN 1513 says:

    As VPN’s e o seu propósito… Enfim… Se soubessem que tudo o que está online está a ser monitorizado globalmente,até na Dark Web,ficariam espantados.Mas não,as VPN’s bastam…

    • SANDOKAN 1513 says:

      “…privacidade online e o anonimato…” Será ?? “Eles”(e vocês sabem bem que agências são),sabem tudo sobre o que qualquer cidadão do mundo está a fazer.Isto se lhes apetecer.Desde há muito tempo,muitos anos,que isto da monitorização global acontece.E não,não é nenhuma teoria da conspiração nem nada disso.É a mais pura e certa realidade.Só quem é trouxa é que não acredita nisto.

      • Mário Sousa says:

        Todos os comentários podem sempre contribuir de forma construtiva, ou não, para qualquer conteúdo. Importante seria demonstrar expressões como:

        “Se soubessem que tudo o que está online está a ser monitorizado globalmente,até na Dark Web,ficariam espantados”

        ou mesmo

        ” “Eles”(e vocês sabem bem que agências são),sabem tudo sobre o que qualquer cidadão do mundo está a fazer.Isto se lhes apetecer.Desde há muito tempo,muitos anos,que isto da monitorização global acontece”

        Numa primeira abordagem, parece-me, em opinião própria, que o fundamento para estas afirmações carece claramente de um suporte que as possa sustentar. Talvez fosse importante conhecer a fonte legítima desse conhecimento.

        Esta é apenas a minha opinião, que escrevi este artigo e sou utilizador habitual de VPNs, seja por motivos pessoais, seja por motivos profissionais.

        • Zé Fonseca A. says:

          eles andem aí, os trouxas é que não sabem

        • SANDOKAN 1513 says:

          O Mário Sousa escreveu um excelente artigo.Não estou contra si,bem pelo contrário nem contra o uso das VPN’s.Cada um sabe o que faz com elas.Estas são apenas as minhas opiniões relativamente às VPN’s.Eu penso mesmo que desde há muito tempo que,se queremos ser monitorizados por que meios forem(e nisso nem túneis nem encriptação nos valhem),o uso das VPN’s é muito redundante.Mas lá está,são opiniões de um leigo.

  2. Enfim says:

    Quem se preocupa com privacidade ou anonimato não usa VPN’s. Mesmo os poucos serviços de VPN localizados nos pouquíssimos países que possuem Leis que protegem a privacidade dos internautas quando sujeitas a ordens do tribunal escancaram tudo. Assim, se procuram privacidade ou anonimato a única solução que resta é a rede TOR, mas é falível como tudo na internet, embora muito menos. Agora se pretendem apenas mudar o IP para aceder a certos serviços, evitar que os vosso ISP saiba o que andam a fazer, etc., então usem uma VPN. Eu nunca usaria uma VPN para efeitos de privacidade/anonimato. NUNCA!

    • Mário Sousa says:

      Mas lá está, a perspetiva que apresenta é, em parte, correcta. Contudo, é uma perspetiva que contempla, na minha opinião, uma visão demasiado específica.
      Porquê? Para a grande maioria dos nossos utilizadores, diria talvez mais de 95%, face à iliteracia informática, esta e outras VPNs são a única forma de se conseguir anonimato e privacidade, já que os outros meios disponíveis são demasiado complexos de configurar ou utilizar.

      Penso que será este o ponto que alguns dos utilizadores ainda não conseguiram destrinçar: os seus avançados conhecimentos e os conhecimentos informáticos da grande maioria dos utilizadores.

      Insisto e sublinho: esta VPN, na perspetiva aqui apresentada, é garante de anonimato e privacidade! Os restantes, igualmente ou superiores, destinam-se apenas a alguns.

      Por fim, existem sempre aquela solução radical: desativar o WIFI e desligar o cabo de rede: maior privacidade e anonimato não podem haver! 🙂

      • Enfim says:

        É um facto que para a maioria das pessoas as VPNs são sinónimo de privacidade/anonimato. No entanto, e corrige-me se estou enganado, a Ivacy VPN nunca foi auditada por uma entidade independente, certo? Também que tenha conhecimento, a Ivacy VPN está registada em Singapura, logo um país pertencente à aliança de inteligência Fourteen Eyes, o que significa que compartilha dados de vigilância com outros estados. Potencialmente, isso pode incluir dados confidenciais, como a nossa atividade na Internet. No entanto, tanto quanto sei a Ivacy VPN não guarda logs e aceita pagamentos anónimos o que é EXCELENTE. De uma forma resumida, só o facto de ainda não ter sido auditada por uma entidade independente, e estar registada em Singapura, nunca a a recomendaria, da mesma forma que não recomendo nenhuma VPN para quem procura privacidade/anonimato.
        Para mim as melhores VPNs em termos de privacidade são a NordVPN, Surfshark, ExpressVPN, ProtonVPN e Mullvad, mas como disse anteriormente, eu nunca usaria uma VPN se procurasse privacidade/anonimato.
        Em relação ao teu artigo acho que só peca por enquadrar melhor a questão da privacidade e do anonimato para quem recorre à Ivacy VPN. A privacidade e o anonimato para mim não existem em VPNs nem na internet em geral, mas penso que percebes bem o que quero dizer.

  3. PorcoDoPunjab says:

    As VPN não conferem anonimato.
    Não foi para isso que foram concebidas.
    Aliás, se são pagas por cartão crédito ou PayPal como raio poderiam dar anonimato?
    Existem algumas que aceitam BTC mas são poucas…
    Eu tenho umas 6 e nem todas estão em meu nome.
    Só as uso para algumas situações específicas.
    Nada de ilegal, claro, mas digamos que não gosto de andar com o rabo ao léu…
    Antes que me perguntem porque tenho tantas, uso em cascata.
    Uma VPN liga a outra e assim por diante…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.