Nexus 10.6 – O Melhor dos dois mundos…
O Windows, desde que o conhecemos, tem um formato muito próprio de disponibilizar os ícones e atalhos no ambiente de trabalho. A barra de tarefas, menu iniciar e ambiente de trabalho, são os locais disponíveis para que o utilizador possa criar as portas de acesso aos programas, documentos e serviços. Mas e para quem não gosta de confusão nesses locais quando iniciamos o Windows?
Para quem não gosta de ter o ambiente de trabalho pejado de ícones, como é o meu caso, o Windows importou, de outros sistemas operativos, as docks. Filosofia que esconde ou minimiza o local onde se concentram os atalhos para pastas, programas e ficheiros.
Há imensos, como todos sabemos, mas o Nexus é um dos melhores. A sua evolução, desde a primeira vez que experimentei... é notável.
Neste preâmbulo começo por referir que é tudo fácil e intuitivo: pode arrastar para cima da barra os seus atalhos, pode remover/incluir/alterar personalizar com o menu de contexto em cima da barra, pode personalizar o idioma colocando o português e pode alterar os temas da dock.
Nexus é uma dock, um local onde se podem situar os programas e documentos para lhes acedermos de forma rápida. Esta ferramenta mostra os ícones num formato grande e com animação, quando lhes apontamos o rato. Além de melhorar e diferenciar o aspecto no nosso ambiente de trabalho, permite um atalhar importante para o destino das nossas acções, dentro do explorador.
Além do aspecto fenomenal, que verão descrito em pormenor mais à frente, contempla um sem número de opções personalizáveis... ou como se diz agora, customizáveis!
Antes de partirmos para as definições, quero apenas deixar o foco da vossa atenção na qualidade das funções directas, com o botão direito do rato, sobre a dock.
Passamos então para a presentação de aspectos relevantes, na área de Preferências:
Posição e Comportamento. O autor desta ferramenta, não sei se será o Jorge Coelho da Winstep Software Technologies, que nos contactou há algum tempo, pensou numa forma simples de oferecer ao utilizador, uma forma prática para manipular as funções... as muitas funções desta dock. Assim, neste quadro podemos definir, entre outras coisas, a posição e o comportamento da dock. Importante perder aqui 3 minutos a experimentar as opções.
No segundo separador, Aspecto, podemos definir alguns parâmetros dos ícones sobre a dock... o reflexo, espaçamento, entre outros pormenores. Como está em português, será simples ler e perceber do que se trata cada função.
No terceiro separador, os Efeitos, podemos definir a animação dos ícones sobre a dock, quando passamos o rato ao solicitar a chamada dos mesmos. São estes efeitos que dão "pinta" ao nosso ambiente de trabalho.
No separador Temas, onde fará as delícias de quem gostas de personalizar e levar ao extremo a originalidade do seu desktop, o utilizador poderá escolher o que mais se adapta de entre os 19 disponíveis. Pode ver aqui um pequeno guia que ajuda a instalar mais temas.
Sons, separador curioso. O utilizador tem um manancial de opções que aumentam qualitativamente a experiência de utilização, em termos de efeitos sonoros da barra podemos mesmo activar o processador de voz e ter as horas repetidas numa voz feminina ou masculina. Interessante, um pouco ao exemplo do que o Mac OS X faz.
No separador Tarefas, podemos personalizar tudo um pouco. Desde os ícones até ao grupos que podem ser criados. É uma área que, se queremos algumas opções avançadas, como por exemplo a acção de um clique do rato, devemos explorar. Aqui temos de perder mais de 5 minutos para podermos compreender e testar as opções.
No separador Geral, o utilizador terá mais funções genéricas, como a velocidade de ocultação da dock, as teclas de atalho se as configurar e muitas outras funções. Digamos que são funções genéricas, se o Nexus arranca ou não com o sistema, se ao tocar na margem do ecrã esta vem rápido ou faz um compasso de espera para saber que é a si que o utilizador chama, etc.
Por fim, no separador Opções avançadas, podemos aqui definir algumas regras importantes ligadas ao acesso à Internet, às actualizações automáticas deste software, à resolução de problemas e conflitos quando aparecem (se alguma vez aparecerem), desempenho, manutenção, etc, etc etc...
Os consumos de recursos do Nexus são muito interessantes, oscilaram entre os 7 e os 17MB quando temos os ícones activos com todos os efeitos ligados. Se a este rendimento adicionarmos a qualidade de opções e o suporte para múltiplos ecrãs, estão podemos dizer que estamos perante uma, se não a melhor, dock disponível!!!. O Nexus apresenta-se num formato gratuito e serve sistemas a 32 e 64 bits.
Aplicações alternativas:
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7 Download: Nexus 10.6 [18.10MB] Homepage: Winstep
Este artigo tem mais de um ano
Muito fixe!!!!!
Recomendo!!!!
(é… parece que foi o primeiro a comentar….. lol…. xD)
foi? não será fui?
Vou experimentar no meu laptop pela primeira vez! Que wallpaper é esse? 🙂
Abraços
O chamado “Orion Nebula”.
( http://www.noao.edu/image_gallery/html/im0349.html )
Realmente, grande wallpaper!
Quem já experimentou que poste sff opiniões acerca do programa (que até agora parece bem interessante).
Qual é o consumo de ram?
“Os consumos de recursos do Nexus são muito interessantes, oscilaram entre os 7 e os 17MB quando temos os ícones activos com todos os efeitos ligados.”
Eu tenho instalado o objectdock free no meu Windows7 com 53 icones e consome 2Mb, por isso não o troco por nada! Fica o download: http://www.stardock.com/downloads/
meu PC é um DELL, e ele ja veio com um dock chamado “Dell Dock”, não tenho do que reclamar, mas se não tivesse esse, certamente testaria esse Nexus.
Uso e recomendo o RocketDock!
Funciona perfeitamente!
Abraços do Brasil!
Muito bom mesmo… RECOMENDO
Já uso á algum tempo, e sendo uma dock com possibilidade de atalho do botão iniciar, da reciclagem, “ocultei” a barra do windows e os icones do ambiente de trabalho!!!!! Fica impecável….
Já agora um pedido:
Alguem conhece algum genero de relógio/calendario que se possa colocar no desktop????
Abreijos:)
Experimenta o Rainlendar.
Eu uso há muito tempo tempo o stardock object plus que é um programa muito semelhante a este e estou muito contente com ele
Todavia vou testar este para ver se funciona melhor.
Pode ter mais um efeito ou outro, mas não bate os meus 2 MB de consumo de ram com o objectdock e tenho 53 icones na dock!
Poxa, bem q podiam postar o link desse wallpaper tbm 🙂
( http://www.noao.edu/image_gallery/html/im0349.html ) 😀
Blz, brigadão 🙂
Dantes usava o Rocket Dock mas desde que surgiu o 7 com a sua b
fabulosa Superbar, dispenso qualquer solução do género.
No entanto, provavelmente trocava o Rocket Dock por esta.
Não acho que seja melhor que o RocktDock. Já experimentei o Nexus e voltei para a RocktDock.
Vitor M., o autor do programa e CEO da Winstep é de facto o Jorge Coelho, portanto há que destacar que este programa além da qualidade evidente (mesmo na versão gratuita), é um programa Português! 😉
Sim, mas a webpage tem idioma português?
Eu sei essa info que me deste e de facto está de parabéns o Jorge Coelho, mas fiquei um pouco admirado pelo facto da webpage não estar em português.
De resto o teu comentário é muito pertinente,. Há que destacar o bom software nacional.
Olá Victor M., Pedro Lino,
De facto, o software é Português, e o Winstep existe há mais de 10 anos (uma das poucas, se não a unica, empresa de customização do Windows que conseguiu sobreviver ao dominio da Stardock). É a vantagem de ser ‘pequenino’. 🙂
Quanto a mim, para além de ser o autor do software da Winstep, fui também o autor do Omicopy II (que os ‘velhinhos’ do Zx Spectrum como eu se vão lembrar certamente) em conjunto com o Eng.José Pedro Mercier Marques.
Quanto ao facto do website não estar em Português, o mercado alvo é global e a linguagem ‘universal’ continua a ser o Inglês. O pouco tempo que tenho disponível infelizmente não me permite fazer uma versão em Português (mas com muito esforço, lá fiz a tradução do software em si, que está desesperadamente necessitada de uma actualização – alguém se oferece?).
Agora que foi implementado suporte para várias linguas, tenho andado à procura de um distribuidor do software da Winstep em Portugal (como a Proxma AG começou recentemente a fazer na Alemanha). Falei com o Mário Valente (um dos fundadores da Esotérica e uma pessoa extremamente inteligente cuja opinião respeito muito) sobre o assunto, e o conselho que ele me deu não foi francamente nada animador: essencialmente que o mercado Português não é o ideal para este tipo de ferramentas.
De facto, com grande desgosto meu, são poucos os registros de Portugueses. Gostaria de pensar que isto se deve apenas ao facto do software se encontrar pouco divulgado em Portugal, mas temo que ele possa ter razão. Nada me faria mais feliz, no entanto, que conseguir provar que ele está redondamente enganado. 😉
O Nexus é, sem dúvida a doca mais completa para o Windows (eu sei, conheço de perto todas as outras 😉 ), e está em evolução constante e acelerada. Brevemente vai sair a versão 10.8, versão essa que vai deixar muita gente de boca aberta. Nada como ver um video ‘preview’ para perceberem melhor o que estou a dizer:
https://www.youtube.com/watch?v=2RL-5tarEEo
Desde 9 efeitos de mouseover novos, à capacidade de emular a “superbar” do Windows 7 (com Aeropeek e tudo), mesmo no Windows XP. E muito mais. 🙂
De nossa parte, tens aqui um espaço, penso que interessante, para propagar o software e as novas versões que vão saindo.
Confesso que gosto e utilizo, embora ultimamente não tenho dedicado tanto tempo como dediquei na primeira vez que instalei a versão que apresentei… há uns largos meses.
Como disse já, é um excelente trabalho e tenho pena que haja tão pouca publicidade ao software nacional. Chega-nos às mãos mais software estrangeiro que português. O que eu continuo a achar caricato.
Seja como for… e como já referi, a cada nova versão será aqui apresentada. Se possível, gostaria de ter alguma tempo de vantagem face ao mercado para a testar e estar alinhado com as datas de lançamento online.
Renovo os parabéns pelo excelente trabalho.
Obrigado, Vitor! 🙂
Se possivel, envie-me um email para o endereço de suporte do Winstep.net para falarmos melhor. =)
“Como disse já, é um excelente trabalho e tenho pena que haja tão pouca publicidade ao software nacional. Chega-nos às mãos mais software estrangeiro que português. O que eu continuo a achar caricato.”
Isso é porque não há ninguém que se dedique à divulgação de tal software. Não existe um site dedicado a isso. Não existe publicidade. Nem ninguém com um espaço e talvez tempo para isso.
À tempos criticaram-me por eu só colocar o meu trabalho no deviantart. Bem.. não sou o único a fazê-lo, e cada vês o DA é sítio para a publicação de trabalhos de design, icons, web-interface para as empresas e pessoas interessadas. Existem centenas se não, milhares de portugueses que desenvolvem programas para todo o tipo de plataformas, mas que pura e simplesmente não têm um sítio onde puder fazer publicidade às suas coisas.
“…pouco tempo que tenho disponível infelizmente não me permite fazer uma versão em Português (mas com muito esforço, lá fiz a tradução do software em si, que está desesperadamente necessitada de uma actualização – alguém se oferece?)…”
Eu ofereço-me 🙂
Quanto ao software, é realmente bom e para mim substitui o RocketDock facilmente (e o ObjectDock) até porque nem consome muito mais (acho que até menos comparado ao ObjectDock) – e em compensação temos muitas mais opções de customização. Estou a falar da versão free, já que na Premium sinceramnete nunca experimentei (o povo português está liso, pelo menos eu…)
Bastante interessado (e babado :P) nos novos efeitos de mouseover!
Ia-me esquecendo de mencionar um dos features do Nexus que realmente sentia falta quando usava RocketDock, era clicar no botão para mostrar o ambiente de trabalho e a dock não aparecer. Com o Nexus esse problemazinho está resolvido 🙂
*sinceramente
Esta coisa de escrever e e estar a olhar para outra coisa qualquer só traz problemas.
“Eu ofereço-me”
Boa! 🙂
Envia-me também um email para o endereço de suporte do Winstep.net, por favor. Quem ajuda nas traduções tem direito a uma licensa do Nexus Ultimate/Winstep Xtreme de presente, claro. 🙂
*licença
Olha, agora fui eu. Raio do Inglês. 🙂
é verdade, só soube que no ano passado se escrevia “licença”. Escrevi sempre licensa antes de saber isso. Até nos testes lá na escola, e curiosamente os professores nem repararam por esse erro 🙂
Não há nada como a barra de tarefas do Windows 7 😀
Alguém sabe como é que se configura o verificador de email do nexus para gmail e hotmail?
Os servidores de email da Gmail, Hotmail e Yahoo todos necessitam de uma ligação encriptada com o protocolo SSL. Infelizmente, no inicio do ano deixaram de suportar a versão 2 do protocolo (a utilizada pelo modulo de email) devido a determinadas vulnerabilidades que foram descobertas entretanto.
Haverá possibilidade de corrigir isso na próxima release?
Proxima release infelizmente não. Nem sei se será possivel nos proximos tempos, uma vez que teria de implementar todo o protocolo SSL v3 de raiz.