Memtest86 3.4
Não é caso virgem o vosso PC começar a dar erros do tipo “ The memory could not be read” garanto-vos. Acontece muitas vezes. Quais as razões? Podem ser muitas, mas uma frequente causa está directamente relacionada com erros nos ciclos de processamento da memória RAM.
Ora como esse pequeno grande componente tem 2 anos de garantia é conveniente testar para assegurar dois anos de qualidade. Recorremos então a uma ferramenta muito eficaz, o Memtest86. Esta ferramenta pode ser instalada numa disquete e deixada na drive no arranque. Certifique-se que está a arrancar com o boot à drive A e corra o teste, ou então num cd e com o boot feito o resultado será o mesmo, arranque executado pelo cd-rom.
Caso o teste encontre alguns erros não se alarme, podem ser normais pois esta aplicação também monitoriza a cache L1 e L2 dos processadores assim como a motherboard. No entanto se no teste reparar muitos erros do mesmo módulo de memória então é um indício de problemas nesse módulo. Substitua para verificar se os erros desapareceram.
Também pode experimentar rodar os módulos de slot, é mais uma forma de saber de onde poderá vir os erros. Mas sugiro uma leitura atenta ao suporte técnico desta aplicação, pois ensina-nos bastante sobre o comportamento da memória RAM.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux Download [win]: Memtest86 3.4 CD [45.99KB] Download [linux]: Memtest86 3.4 CD [45.85KB] Homepage: Memtest86
Este artigo tem mais de um ano
Experimentei este no outro dia.. e até nem se deu mal..
http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp
Bastante facil de entender e rapido….
E muitas das vezes em que se dá o dito erro, pode pensar-se que a memória está “marada” mas, por vezes basta mudar as memorias de slot e tudo fica a funcionar bem! E porquê? Porque é muito frequente não dar-se importância ao valor de CL “CAS Latency” das ditas memórias. Embora elas possam ter a mesma capacidade, a mesma velocidade de relógio, se o CL for diferente, elas vão trabalhar a ciclos (e se não estou em erro, também a voltagens diferentes…) diferentes e logo poderá acontecer, e acontece mesmo, o dito erro. Daí, convém verificar se as memórias são realmente iguais…
Não tenho a certeza mas, se forem diferentes, e se pusermos a de CL mais elevado na 1ª slot e a de valor mais baixo na 2ª, portanto, a coisa parece que até dá pra funcionar! (mas não tenho a certeza…)
Boas,
Concordo com tudo o que aqui foi dito, exceptuando uma coisa. Atribuir este erro à componente fisica das memórias. De todas as vezes que este erro me surgiu (pessoal e trabalho) nunca ele foi causado por defeito de memórias. Acontece sim, é o mau alocar de endereços de memória por parte do windows, o qual muitas vezes (e então desde que surgiu o DEP) tenta alocar ou modificar valores de endereços ‘restritos’, provocando este erro na aplicação que estava a alocar a memória. Mantenham o vosso windows actualizado (aplicações também) e com os mais recentes drivers e verão a grande maioria dos problemas a desaparecer…..
No entanto, usem e abusem desta ferramenta. Saber o estado das memórias é sempre muito importante, principalmente quando se tem grandes quantidades de memória, quando nem sempre utilizamos o total disponivel, ‘suavizando’ o aparecimento de erros, normalmente BSOD. Por isso já sabem, caso sujam BSOD’s em ficheiros diferentes com códigos e descrições diferentes, testem de imediato as memórias. Ou isso ou o disco (quase sempre um dos dois).
Cumprimentos,
Pedro
como é que se instala isto?
@Bruno Silva
Não se instala. Basta descarregar a ISO ou a imagem de disquete da página e depois arrancar o PC a partir daí. Por razões óbvias não se pode testar a memória completamente com o sistema a correr!
Essa aplicação ja vem com o ubuntu, logo se tiverem o cd do ubuntu não precisam de queimar mais um cd 🙂
No Boot do Ubuntu tem essa opção 😛
Boa Ferramenta.
Cumpts