JkDefrag GUI 1.01
Por sugestão do nosso leitor Sideni Pereira fui experimentar o JkDefrag GUI, ferramenta de desfragmentação e optimização do disco extremamente leve e versátil.
Logo uma característica que me caiu no goto foi a de não necessitar de instalação. As características mais importantes são as opções de limpeza e optimização, como por exemplo a desfragmentação do disco, limpeza do registo, limpeza da reciclagem de todos os utilizadores, limpeza de temporários, limpeza da cache de navegação, dos cookies, histórico de visitas web e histórico de ficheiros abertos recentemente.
Falava-se há dias nos comentários que deveria existir uma aplicação gratuita que fizesse uma tarefa de limpeza em todos os pontos críticos, esta aplicação está numa patamar da quase perfeição.
Além das funções que já referi, posso ainda falar noutras importantes como o agendamento de desfragmentação ou do arranque de determinada tarefa no iniciar do Windows, evitando assim que o Windows prenda alguns ficheiros no arranque e não permita a limpeza, posso falar também num gestor da protecção de ecrã, etc.
Enfim, está aqui uma ferramenta que depois de testada com mais cuidado, deve mandar duas que tenho no "kit sos" para as lista de dispensas. Tem idioma português.
Licença: GNU Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista Download: JkDefrag GUI 1.01 [3.46MB] Homepage: Jk Defrag
Este artigo tem mais de um ano
Ha uma coisa importante que normalmente passa ao lado dos utilizadores mais “soft” de computadores e que compram um pc pra tar em casa e irem ler mails. Uma vez vi um tecnico responsavel pela criação de um software de pesquiza e correcção de erros em discos rigidos dizer que é possível criar um disco perfeito com um tamanho mais reduzido e que nunca vai dar chatisses, pelo menos de 5 a 10 anos mas segundo ele “continuam a faze-los maiores e eles avariam cada vez mais depressa”
O software dele é gratuito pelo que nao é uma pessoa suspeita mas todos nos sabemos como isto funciona e ja ninguem fica admirado se isto for verdade. Eu axo piada aos novos discos de 1 e até de 2TB que andam por aí a venda, como raio se desfragmentam 2048GB em menos de 15 dias ? qualquer dia temos um pc em casa so para meter la os discos a serem desfragmentados.
Na minha insignificante e mizeravel opinião axo k se deviam em melhorar as velocidades de acesso aos discos e talvez baixar o ruido aos SCSII de 15.000 RPM e aumentar-lhes as capacidades a cima dos 150GB em vez de fazerem discos impossiveis de formatar em menos de semanas caso estejam com pelo menos 70% cheios. Tenho aqui um SCSII de 80GB e até evito utilizar por causa do ruido e já vendi um pelo mesmo motivo.
bem, foi um desabafo…
ERRATA: no meu comentário onde se lê “FORMATAR” deverá ler-se desfragmentar. De todas as formas uma formatação a fundo deve ser gira…
Apenas queria deixar aqui o meu apoio à opinião do Sr. Paulo Ribeiro… concordo perfeitamente!!
Cumprimentos
@ Paulo Ribeiro
Tenho um SATAII com 16MB de cache da Maxtor de 320GB… Antes tinha um ATA100 da mesma marca que nunca me deu problemas durante 4 anos de utilização intesiva (mesmo). Nunca deu absolutamente problema nenhum. Agora com este, segundo o que diz, será razoável que ele seja mais problemático que o meu antigo só por ser maior?
Eu tenho duas partições, uma de 80GB, a principal, e uma de 220GB, a de armazenamento de trabalha. Demoro cerca de meia hora a desfragmentar a partição de 80GB com este programa… Nos dias mais complicados, claro, quando ela está mesmo uma bagunsa 😛
Eu agora tenho uma partição de apenas 20gb para o XP, sempre desfragmentada, 20gb para linux, que dispensa isso, e depois 200gb de dados… que nem ouso desfragmentar… deve demorar anos! xD
@ Morbus
Meia hora a desfragmentar 80GB, na volta nao tens os 80 utilizados talvez nem 40. eu tenho dois discos de 360GB cada e um a + – 75% comecei a desfragmentar ás 6 da tarde sao agora 8:15 e vai a 19%
um benchmark ao meu disco deu velocidades de acesso de 114mbps reais nos dois
Essa aplicação é excelente !
Não experimentei muitos programas de desfragmentação até agora, e não me parece que o vá fazer, pois estou contentíssimo com o Diskeeper Professional.
Depois de experimentar não quis outra coisa. Foi só instalar e ele trata do assunto sozinho. Não obstante, é possível configura-lo minuciosamente caso o utilizador goste de configurar a seu jeito.
Eu tive a desfragmentar o disco do meu portátil e ficou na perfeiçao, mas por acaso não há qualquer tutorial do JKDefrag, isto por causa de saber o que cada cor representa.
Já usei esse programa em um PC de uma pessoa que após 5 meses de uso sem nunca desfragmentar, ficou impossível de fazê-lo pelo WINDOWS.
Ele realmente conseguiu oque o WIN se recusou a fazer.
Depois testei na minha máquina.
Mandei o WIN desfragmentar e ficou com vários espaços vazios.
O JkDefrag GUI 1.01 desfragmentou e juntou tudinho.