PplWare Mobile

Intel lança software para overclock! Tem um CPU compatível?


Fonte: Intel

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.
Artigo escrito por Micael Pires para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. Filipe Lage says:

    Sugiro que seja atualizado o link para a página do utilitário em si ( https://downloadcenter.intel.com/download/28772/Intel-Performance-Maximizer ) em alternativa ao PDF das release notes que se encontra atualmente na fonte e no link do artigo.

  2. alc says:

    onde está o link do software?

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Só para grandes processadores,enfim… E eu ainda com o meu Intel® Core™ i5-4590 lançado há 5 anos e que bem tem que aguentar mais uns poucos.Tem que ser.Os processadores são caros.E se quiser um novo tenho que comprar uma nova motherboard(placa-mãe),para ser compatível com o processador.Este que eu tenho só é compatível com o socket LGA 1150.É um PC bem desactualizado eu sei,mas não há pilim,que é que eu vou fazer ?? 🙂

    • alc says:

      Uso este programa para overclocking de un intel I5 com 7 anos… De 2500ghz para 3000 sem sobrequecimento.

      ThrottleStop.exe

      • Jorge da Silva says:

        Tal e qual como meu. Mas eu uso para o efeito contrário, desabilitando o turbo da cpu e assim evitar throttling. Ganho estabilidade em jogos sem perda de fps e nada de aquecimentos.

    • Realista says:

      Dual core T4300 Master race aqui!!

    • Mateus Pinto says:

      Se tens um i5 estás muito bem servido, a maioria dos problemas resolvem- se com um SSD e novo GPU. E se chega a altura de mudar de CPU, tens muita escolha na AMD a um preço inferior.

      Eu uso programas pesados e a maioria dos grátis usam o GPU, a maioria dos pagos (adobe) são caros e usam o CPU. Eu já cometi o erro de comprar programas de conversão e edição de vídeo e demoravam eternidades e leiam o cpu ao máximo; agora uso quase 100% de programas grátis e são muito mais rápidos e usam o GPU.

      Já cheguei a fazer algumas edições e conversões de vídeos no meu S9 e eram mais rápidas e com igual qualidade (ou superior) a alguns programas de Windows que usavam o GPU Intel com Quicksync num i7 ……

      Se usas adobe melhor gastares todo o dinheiro num mega CPU; se usas o software correto o teu CPU chega e sobra, só tens que investir num gpu.

  4. Ray says:

    Que droga hein, vão melhorar o que já é bom enquanto o meu que tem clock inicial de 1,60ghz precisa esquentar até virar Brasa pra lembrar que tá rodando algo que precisa de pelo menos o dobro disso

  5. pedro says:

    a Intel sempre na perseguição da AMD !!! haha

  6. helder says:

    E eu com o meu core 2 duo e 6300.

    • Filipe Lage says:

      Tenho um Q9550 que já não uso, com o mesmo socket (socket 775) se a tua board suportar.
      E tb tenho a board que já não uso… e as memorias…

  7. Ask Me says:

    Vou pensar bem se arrisco no meu 6700k

  8. Jose Carlos Lourenco says:

    Eu acho que sou o pior com o cpu tenho um i7 3610qm haha 2.4 com o Turbo a 3.4 mas se fizer overclock só consigo até 3.5 no máximo e já uso 3 ventiladores sem overclock. Temperaturas médias são de 50° em cpu e gpu a 45. A jogar passam para 80° a cpu e a gpu a 99 hehe

    • AndLop says:

      Não tens ai qualquer coisa mal? Isso são temperaturas muito elevadas e lembra-te que o limite de segurança do cpu são 75º.
      Já tentaste manter o mesmo clock mas ir baixando a voltagem? O problema dos perfis já feitos de overclock é que usam voltagens muito mais altas do que na realidade é preciso, o que faz com que a temperatura aumente drásticamente.
      Este programa da Intel não serve absolutamente para nada no mundo do overclock, é apenas um UI para os perfis da bios, que ninguém utiliza (ou pelos menos não deviam de utilizr se quem ter uma coisa feita em condições e com muito mais fiabilidade).

      • Jose Carlos Lourenco says:

        Eu já o formatei a troca da massa térmica foi feita no ano passado e só reduziu 5graus. Tive que abrir 2 buracos de 5cm no Chassis do portátil. Um buraco é para a cpu e o outro para a gpu pois tenho 2 ventilacoes tenho o Asus g75vw. As Voltagens variam do que esteja a fazer nele. Também fiz em casa uma ventilação externa para ajudar o cpu a arrefecer e na gpu tenho outra klim cool a 4200rpm pois as Fans do PC rodam a 2800 a 3900 até chegam a fazer trothling nas Fans quando as temperaturas atingem o limite de 99graus

  9. Ricardo says:

    A ASUS junto com o 8700k já tem um aplicativo na BIOS para overclock seguro, de fábrica.

    • AndLop says:

      Atenção que, tal como eu disse em cima esses perfis não são fiáveis! Usam muita voltagem o que faz com que o cpu corra a temperaturas bastante mais elevadas. Consegues o mesmo valor de clock (ou ainda superior) com voltagens mais baixas e temperaturas bem mais baixas!!!
      Para além que sinceramente para quem tem uma processador recente (eu tenho um i7 9700k) neste momento acho que não há necessidade de overclock a menos que faças coisas mesmo muito pesadas. O meu 9700k com turbo boost faz 4.7 all cores e 4.9 single core a 1.27v (e estou com voltagem muito alta, é a de origem) e rodo o jogo mais pesado do momento que é o Metro: Exodus sem problema nenhum e a temperatura máxima ronda os 61º. Por isso não vejo necessidade para já de lhe fazer OC.

  10. JCFB says:

    Ryzen ftw. Há mais de dois anos que existe o ryzen master para amd.
    Mas sinceramente continuo a preferir fazer OC pela bios

  11. Felipe says:

    Tenho um Intel inside com 2gb de ram, fico até triste…

  12. Joao Pedro Moura says:

    Sempre gostei do Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), usa-se mais para o undervolt nos portateis

  13. Diego says:

    so acho que eles deveria fazer over pro i5 9400f

  14. Nuno says:

    Lol a jogar com temperaturas assim! Nunca vi o meu i5 9400F a essa temperatura, muito menos a gráfica a atingir tão exageradas temperaturas pois até à data nunca ultrapassou os 54 graus.

  15. jose Carlos Lourenco says:

    no programa ThrottleStop para fazer undervolt eu nao tenho essa opcao ” FIVR ” ja no ” Intel-Extreme-Tuning-Utility-Intel-XTU-” nem sei baixar as voltagens alguem me pode informar? sff. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.