GSmartControl – Seja SMART e escute o seu disco
Com a maior facilidade de adquirir computadores e com a sua maior usabilidade é de esperar que estes sejam cada vez mais parte integrante do nosso dia a dia. Associada a essa utilização e dependência vemos aumentar a importância dos dados que temos nas nossas máquinas.
Todos os nossos dados estão, em ultima instância, alojados nos discos rígidos. Para além da necessidade de termos backups regulares devemos também acautelar a saúde dos nossos discos. A tecnologia S.M.A.R.T. veio ajudar-nos, mas devemos munir-nos de ferramentas para aceder aos dados que ela produz. O GSmartControl é um excelente exemplo disso.
A tecnologia Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (tecnologia de auto-monitorização, análise e relatório) ou S.M.A.R.T. é um sistema de monitorização de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiança.
Através dela são recolhidos e guardados registos de parâmetros do disco rígido. Essa monitorização pode prever em 60% se um disco rígido irá falhar. Esta tecnologia (S.M.A.R.T.) tem o propósito de alertar os utilizadores da iminência de problemas nos discos, dando tempo para que sejam tomadas medidas preventivas.
O GSmartControl é um software disponível para quase todos os sistemas operativos e que permite aos utilizadores recolherem e analisarem a informação que o seu disco lhes fornece.
As suas principais características são:
- Relatórios e alertas automáticos
- Permite activar ou desactivar o SMART de um disco
- Permite activar ou desactivar a Automatic Offline Data Collection
- Suporta uma configuração de discos um a um ou global
- Realiza testes SMART automáticos
- Mostra os seguintes dados de cada drive:
- Informação do modelo
- Capacidade
- Atributos
- Resultados de testes automáticos e erros
Outra característica desta aplicação é o facto de ter versões para a maioria dos sistemas operativos existentes no mercado. Desta forma podemos cobrir a maioria das nossas máquinas e, uma vez habituados à sua interface, podemos facilmente utilizá-la em qualquer sistema operativo.
Sistemas operativos suportados:
- Linux
- FreeBSD
- NetBSD
- OpenBSD
- Windows
- Solaris
- Mac OS X
- DragonFlyBSD
- QNX
Infelizmente apenas os discos ATA (PATA e SATA) são suportados por esta ferramenta. São ainda suportados alguns discos USB2ATA. Veja aqui uma lista (incompleta) das driver USB2ATA suportadas.
Esta é uma ferramenta a termos no PC e a ser utilizada com frequência pois é conveniente termos dados sobre o estado de saude dos nossos discos. E convém lembrar que esta ferramenta não pretende substituir os backups regulares que devem fazer. É apenas mais uma ferramenta que vos vai ajudar a prever e prevenir problemas.
Licença: GNU GPL versions 2 e 3
Sistemas Operativos:Windows / MacOS / Linux
Download: GSmartControl 0.8.5 (Windows) [6.42MB]
Download: GSmartControl 0.8.5 (MacOS)
Download: GSmartControl 0.8.5 (Linux)
Homepage: GSmartControl
Este artigo tem mais de um ano
Artigo interessante, já tinha reparado que existia esse S.M.A.R.T. nos discos mas não sabia para que é que servia…
Muito bom, sem dúvida, O Ubuntu já trás um instalado.
alguém sabe se é possível acabar coms o Bad Sectors? ou recuperar o disco de forma a que fique como novo?
alguns discos recentes têm mecanismos automáticos de detecção de sectores danificados e por norma já trazem sectores extra para usar em substituição desses.
quando formatas o disco por completo, todos os sectores são analisados e os danificados não são usados, e é como se estivesse esse espaço ocupado.
no entanto não tenho confiança em discos com muitos sectores danificados, visto que têm maior probabilidade de vir a ter mais…
Tenho a impressão que há bastantes anos que existem discos IDE com tecnologia S.M.A.R.T., mesmo em máquinas pré-Pentium IV.
Ou estou enganado?
Sim, essa tecnologia já existe há imensos anos se bem que cada vez mais tem sido melhorada (internamente). A maior parte dos discos, digamos por exemplo um de 500Gb, nao tem 500 mas uns 550Gb. Os 50Gb extra estao escondidos do utilizador e sao usados pelo SMART para substituir pelos danificados dos 500Gb originais.
Quando o SMART detecta um sector que já começa acusar menos fiabilidade de leitura/escrita, o SMART copia esse sector para um dos “escondidos”, inactiva o velho e activa o “escondido” como se fosse o anterior. Tudo isto sem o utilizador saber ou se aperceber.
Discos em raid0 ele não vai lá… pelo menos comigo não foi.
Eu no CrystalDiskInfo tenho um erro no “Reallocated Sectors Count”, como se resolve este problema? Um tutorial era fixe.
Como referi na resposta acima:
– os HDD têm uma tecnologia de realocamento
– consiste num espaço nao acessível ao utilizador, escondido
– os sectores mais envelhecidos sao copiados (realocados) em sectors novos
– os sectores velhos dao desactivados e mapeados para os novos
– tudo isto sem o utilizador se dar conta
Depois começam a surgir erros quando o disco chega ao limite devido a:
– excesso de calor que já danificou os eixos/materia magnético
– já nao há mais sectores “escondidos” para substituir pelos velhos
– as próprias cabeças já têm muito uso.
Moral da história, nesta altura:
– um disco que é de, por exemplo 5400rpm o SMART pode reduzir a velocidade para 4800, 4200, 3800rpm para ter menos desgaste, calor e nao provocar tantos erros
– o utilizador SÓ se apercebe que o disco está mais lento e barulhento que quando o comprou e NAO faz ideia que o SMART baixou a velocidade do disco.
Só para dar um exemplo um disco de 60Gb 5400rpm 16Mb cache que comprei para um portátil ACER dava (há 5 anos): READ: 50Mb/s, WRITE: 35Mb/s. Agora: READ: 28Mb/s e WRITE 20Mb/s, isto com o disco completamente vazio e formatado. Assim sendo substitui-o e coloquei este disco velho numa caixa USB externa para servir de “pen usb 60Gb” 🙂
Excelente explicação! Assim vale a pena colocar dúvidas. 😉
😉 sempre que puder ajudar 🙂
Já agora nesse programa como se verifica a que velocidade está o disco, ou se este está a reduzir a velocidade
O meu seagate a falhar por todos os lados
só ouço ruidos tipo metal a ser triturado
de vez em quando o windows para completamente e o disco
tek-tek-tek
e este FABULOSO programa a dizer que o disco está IMPECAVEL
Passou nos testes está tudo espetaculor
Fiem-se em bostas de programas destes fiem
Se diz que está impecável, é que o SMART do teu disco já deu o que tinha a dar e deixou de registar o que se passa dentro do disco.
Este programa limita-se a lê-lo, só fornece as informações que o disco fornece, nada mais que isso.