PplWare Mobile

Prey 0.3.73 – Localize o computador que lhe roubaram!


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. night says:

    “Este é o método correcto e legal… há outros claro!”

    gostei deste ultimo comentário 😉

    • Vítor M. says:

      😀 pois… um tipo rouba-nos o computador. Com esta ferramenta detectamos quem foi e amavelmente vamos junto dele solicitar que nos devolva, sff, a máquina que nos pertence.

      Não a parte do olho negro, braço ao peito e uns pontos no “score” não fazem parte do exemplo. 😉

      • chicosoft says:

        Só uma questão… Para esse programa correr: 1º é preciso que o PC seja ligado(no meu não passam da pass de Bios, a seguir vem a pass de acesso ao disco, e por fim o de sessão no windows ou Linux.), e segundo, é preciso que seja ligado a uma rede…

        Era porreiro era haver um Hardware imbutido no PC, que com GPS, e cartão telefónico ele fizesse um call home com as cordeadas, existem 2 ou 3 portáteis com isto…

        • oNIKE says:

          tens razao, mas se o “larapio quissese ficar com o pc, a unica coisa que percisava para usufruir desse teu computador era apenas arranjar um disco rigido novo, e assunto resolvido, e depois se tivesse interessado com esse novo disco poderia aceder aos dados que estão no teu disco, por isso, por mais ferramentas que existam, os “larapios” irao sempre ficar com os pc’s (neste caso sao pc’s), mas por exemplo, como eu ja vi, na motherboard do pc e afins, tinha um pequeno dispositvo que se fosse removido simplesmente partia as peças importantes de um computador (motherboard, disco local, etc,) ai sim, ainda poderia ser com que eles nao conseguissem ter acesso ao computador de qualquer maneira…

        • oNIKE says:

          ah, esqueci-me tambem de dizer, esse tal dispositivo faz com que mal se carrega no botao de ligar, apareca logo para inserires uma password constituido por 10 caracteres, letras maiusculas, minusculas, numeros e simbolos

        • António Mendes says:

          Ou compras um dispositivo de 100 e tal euros (ou mais). A questão é adaptá-lo ao portátil sem causar interferências.

    • Edtec says:

      E ai galera al guem sabe como configuar a parte de localizção geografina no PREY ” o mapa” pois a minha localizazaão esta aoarecendo no cidade vizinha.

  2. M.Braga says:

    Ferramente funcional, penso que o maior problema prende-se com o facto de apos formatação ser eliminada tal como o sistema operativo.
    No meu entender os grandes produtores de portateis devem de instalar de firmware uma aplicação do genero, algo que nao desapareca com uma simples formatação, contudo o maior problema é que nem toda gente quer esse tipo de software instalado devido ao problema de privacidade…
    Contudo, boa ferramenta 😉

    • sérgio says:

      a formatação estraga tudo! tenho lido os comentários e reparo que se preocupam se alguém liga o pc ou o formata logo! a questão é que se temos password de utilizador no SO quem o rouba iria recorrer logo a alguém que formatasse o computador!

      ou desactivamos a password de acesso e ficamos só com isto ou não vejo grande utilidade!

  3. João Carlos says:

    Boas!
    Programa bastante útil!

    Se bem que serviria mais para monitorizar aqueles “larápios de fim-de-semana”. já que alguém com mais “conhecimento” possivelmente a primeira coisa que faria seria formatar o disco, a aí este programa não teria qualquer utilidade.

    Just my 2 Cents.

    • Vítor M. says:

      Pelo que tenho lido e pela análise aos tipos que “gamam” estes equipamentos, não os vejo com grande aptidão para recuperar a máquina e de imediato a formatar.

      Por norma e segundo alguns relatos, há uma curiosidade em saber o que está lá dentro, principalmente pro parte do tipo que comprou a máquina ao que a roubou.

      Mesmo que seja um tipo “com conhecimentos” o facto de ter ali uma máquina com “recheio” de alguém, onde provavelmente terá dados pessoais, deixa-os tentados a abrir o sistema operativo…

      • neox says:

        nem mais, a primeira coisa que se tende a fazer a ver o que têm no disco, musica, vídeos, fotos, documentos e até mesmo programas instalados. o que com alguma sorte se consegue saber quem o tem (se tivermos este programa instalado) uma vez que quem compra roubado ou sabe formatar ou tem um amigo ou não leva a loja porque tem medo que identifiquem a máquina e seja apanhado.

        • Rui Costa says:

          Desculpem, lá, mas seu eu comprasse um portatil sabendo que foi roubado e tivesse curiosidade em ver o que lá tem dentro, a 1ª coisa a fazer era ligar o disco numa caixa por usb ao meu portatil…

      • Ricardo says:

        Estão-se é a esquecer que se o sistema operativo estiver protegido por password ninguém lá entra. Isto é, não sem um live CD, caso em que o software será inútil 😉

      • Ricardo says:

        Sim tens razão, quem gama, tenta tirar proveito da informação que esta no disco, mas para o programa funcionar é preciso o ligar a uma rede. Existe o ladrão comum, que quer uns trocos para fumar, rouba o pc, e vende a outro, este já sabe bem o que fazer, ligar e ver se tem algo que possa tirar proveito, depois formatar. O programa é quase inutel.

  4. op says:

    vou experimentar, obrigado só espero nunca ser roubado 🙂

    • Vítor M. says:

      Sim sem dúvida, mas hoje em dia, se eu andasse com o portátil nalguns sítios, como vejo muita malta a andar com eles à tira-colo, certamente instalava uma coisa destas.

      Há dois anos, salvo erro, uma outra colega minha que estudava na ESE no Porto, mal saiu da porta da faculdade foi também assaltada por esticão. Lá se foi o toshiba e tudo o que ela tinha lá dentro de trabalho escolar.

      Apresentou queixa na policia, deu-lhe uma trabalheira descomunal só em deslocações e apresentação das facturas e números de série para… nada. Como é óbvio a policia não anda atrás disso, eles querem lá saber.

  5. zp says:

    pois…é só ter a sorte de a máquina ir parar às mãos de um “burro”…o que que existe cada vez menos!

    • Vítor M. says:

      Achas?

      Malta a gamar para comprar “daquilo que faz rir” são espertos? Alguns estão a gamar e dois passos à frente estão a vender por uns trocos. Os tipos que compram ligam logo a máquina para saber o que lá tem e se é boa se fraca, se funciona se está avariada!!!

      • pfbatista says:

        Custa-me a acreditar que alguem roube um portatil para comprar “daquilo que faz rir”…

        …é que “aquilo que faz rir” é bem menos prejudicial que uns bons copos de vodka…

        …acredito mais que roubem para comprar “aquilo que provoca picotado no braço” ou “aquilo que provoca comichão no nariz” 🙂

        • NoNick says:

          …acredito mais que roubem para comprar “aquilo que provoca picotado no braço” ou “aquilo que provoca comichão no nariz”

          A mim disseram que estas coisas também faziam rir… Mas afinal estava enganado, é só mesmo para fazer comichão no nariz ou arranjar umas “marquitas” minusculas. 🙂

  6. Fred says:

    Boas ppl

    Dá-me um erro:
    “It seems you’ve reached your limit for devices on the Control Panel. Try removing this device from your account if you had already added it.”

    Eu vou a devices e não tem lá nenhum. :S

  7. Hélio Moreira says:

    Coloquem também palavra passe no acesso à BIOS (é possível “eliminar” essa protecção) mas pelo menos penso que não há assim tanta gente que sabe como fazê-lo num portátil. Assim poderão limitar o acesso às opções de boot, e pelo menos tentar evitar que formatem o portátil.

    Excelente artigo.

    Cumps

    • ms-pt says:

      sim, uma ideia é obrigar sempre o arranque pelo disco rigido 1ro… e eliminar o tempo de boot espera (2/3segs)

      assim, o pc ira sempre arrancar primeiro. pass na bios e se possivel usar truecrypt para encriptar a parte do disco com dados mais sensiveis…

      ok, eu n tenho nenhuma das 2 coisas activas… mas tb guardo o que me interessa de dados online… e o resto em um disco externo… alias,2…

  8. Nuno J says:

    Usei o Adeona durante algum tempo, mas um serviço do qual eles dependiam fechou portas e ficou inutilizado…

    Boa alternativa.

  9. bio says:

    o software esta bem desenvolvido mas a questão é que se não houver net fica tudo perdido.

    Um bom projecto da parte dos fabricantes era meterem localizadores em peças/equipamentos fundamentais como por exemplo uma motherboard/portátil. Inicialmente pode ficar mais caro x preço mas depois acaba por compensar em varios factores, como por exemplo, pagar um seguro para um portatil ou outro tipo de equipamento.

    Se fosse também adaptado aos carros até no carjacking teria boa aderência por parte do publico, mas….

  10. Zé Bino says:

    O que era útil mesmo era activar a WEBCAM e tirar foto ao ladrão!

  11. fran says:

    Tweetie para iphone comprado pelo TWITTER. Vai ser gratuito.
    vejam aqui:

    http://blog.twitter.com/2010/04/twitter-for-iphone.html

    É uma grande noticia, podiam publicar no blog.

  12. maximilian says:

    Então deduzo que o melhor para se poder localizar a máquina roubada o ideal será deixar a máquina toda “aberta”. Nada de passwords no bios ou no windows / linux e rezar para que seja ligada à net o quanto antes…

  13. Hugo says:

    Depois de ler algumas respostas tenho a dizer que a password da BIOS é “fácilmente” ultrupassada e relativamente ao acesso ao disco, basta retirar do portátil e ligar a uma “gaveta” externa todo o acesso fica visivel e formatar é muito simples, o melhor mesmo é não ser roubado 😀

  14. Rodasp says:

    A verdade é que a polícia nada faz…

    Será que o telemóvel da Rita Pereira (acho que foi ela) que tinha este programa?? lol

  15. cartoon says:

    “Só queria o que estava no meu disco”

    Pois, mais um caso de “casa assaltada, trancas na porta”! É de lamentar o roubo do portátil, mas com tanta ferramenta à disposição, é incrível como ainda há pessoas que não fazem backup do seu material, e ainda para mais se é assim tão importante…

    • António Mendes says:

      Mas isso é toda a gente. Até lhes cair um raio em cima, andaram sempre despreocupados.
      Daí achar que deveria haver aplicações de backups intuitivas por defeito nos SO’s, estilo dropbox. Ou o Skydrive no caso da Microsoft.

  16. AirCrack says:

    Bem, se os gatunos virem as noticias do pplware, já vão usar LiveCD’s para acederem a maquinas roubadas…

    Nada é seguro de facto, mas concordo que felizmente ainda existe pessoas desatentas ou “burras”…

    Mas a segurança vê-se antes e não depois…

  17. Navyseal says:

    O melhor sistema continua a ser um dispositivo de localização por GPS que seja colocado no interior do caixote e utilize uma bateria própria que é carregada sempre que o portátil também é carregado.

  18. pedro says:

    não existem soluções perfeitas … mas este software já é uma grande ajuda … pelo menos é melhor que nada !!!
    um abr.

  19. night says:

    wowwwww…
    testei hoje, instalei no portatil, activei o modo de ter sido roubado…

    passado alguns minutos recebi um mail com um scrennshot, com uma foto da webcam(eu =D) e o que mais me surpreendeu foi a foto do google maps a mostrar exactamente onde está o portatil.

    bem, obrigado por este grande programa! sem duvida um programa que todos devemos ter no portatil.

  20. Emannxx says:

    Muito bom mesmo..

    Estava a ler o artigo e pensei.. este programa deve custar uma fortuna … e qual não é o meu espanto chego ao fim da pagina e vejo que é freeware… incrível =)

  21. t@ndre says:

    pois o problema mesmo é a questão da formatação

    • António Mendes says:

      É a tal coisa. Se não tiver com password, quase de certeza que eles vão explorar o computador à procura de documentos imagens/vídeos privados e é aí que se aproveita o programa.

  22. Carlos says:

    E será que os gajos do Prey não vão espiar uns quantos fazendo uso das imagens da Webcam???

    Ai tanta foto “temática” para visualizar… 😉

    • André S says:

      Isto de poder ver a webcam… desculpem-me mas acho que depois de roubado ainda vai o dono dar outro uso ao computador LOL…

      Agora a sério, excelente programa, mostra que há pessoas que sabem criar software, e que sabem investir os seus fundos de investigação… Dá é bastante trabalho, porque não tendo localização GPS ou assim, andar a espiar por pistas pode quebrar a pouca paciência que tem o dono… Mas de resto, Perfeito 😀

    • António Mendes says:

      Depende de quem tiver do outro lado. Se for algum funcionário com rancor da empresa ou um tarado (como já se viu), muito provavelmente fará asneiras.

  23. Nasp says:

    Parece-me que vão dar é outro tipo de utilização a este software, talvez seja útil para controlar “os cá de casa” 🙂

  24. Sky says:

    Experimentei por curiosidade e a georeferenciação foi brutal. A imagem da webcam foi muito má mas deu para perceber quem eu era.
    Só não consegui colocar o tal som tipo sirene? Activei a opção e nada. Alguma ideia?

  25. Nortenho says:

    Esta aplicação é uma treta e parece ser interessante para os nabos que não percebem nada de informática, peço desculpa pela frontalidade.
    A primeira coisa que se faz quando se rouba um portátil é formatar o disco, para que quando se o venda não ir com qualquer rasto de seu antigo dono, passwords na BIOS? Também se resolve o problema!
    Deixo aqui o meu comentário baseado em conhecimentos bem reais..

    • Sky says:

      Há casos e casos. Não tou a ver um toxi a chegar a casa e formatar. É mais despachar o mais rápido possível para fazer dinheiro. Existem casos de se conseguir poder recuperar e outros esquece lá isso.

    • Leandro says:

      ish tanta experiencia na coisa por esses lados…

      Mas parece que o pessoal já chegou a conclusoes mais inteligentes que a tua 😉 como por exemplo, que os dados do pc podem ser bem mais valiosos que o proprio pc ^^

  26. Norberto Silva says:

    e ainda por cima é um freeware…

    Excelente post, como é normal!!!!

    Cumps

  27. dajosova says:

    Ainda há poucos minutos procurava um programa do género e encontrei este. Agora, venho aqui e deparo-me com este artigo… mais uma vez há coincidências fantásticas…. é por estas e por outras que o pplware é “aquela base” ! 😉

  28. Fernando says:

    A primeira coisa que fazia se encontrasse um portátil, que duvido muito, era ver de quem era. Acho que os ladroes fazem o mesmo. Primeira coisa e ver se existe fotos pessoais, pode ser um portátil de uma gaja boa, e ter a sorte de tirar fotos sensuais pela webcam e mandar ao namorado. Depois existe sempre passords, ou do msn, dos emails e sites registados. Imaginem que tem as palavras passe da conta bancaria!? O ladrão primeiro vai tentar sacar do disco as musicas, filmes , fotos e outras tretas que podem dar dinheiro. E só depois é que pode formatar o computador ou mandar fazer isso. Caso existe ficheiros codificados ele vai tentar meter numa pen ou então ir a um local publica com Internet gratuita para sacar um programa. Eu digo que muitas vez é mais valioso o que existe num disco rígido que o próprio portátil em si! Este programa parece ser útil. Mas juntamente com um programa de acesso remoto á maquina roubada era o ideal.

  29. night says:

    Realmente.. o Carlos tocou num ponto importante… a nossa privacidade poderá estar um pouco comprometida com este programa, não conhecemos quem fez este programa(será de confiança?), quem nos garante que ele não acede à nossa webcam?

    • Lynx says:

      Se eu vou a pensar nisso nunca mais quero uma webcam na vida…

      Algum pessoal se está a esqueçer do objectivo deste software, que é ter pelo menos mais uma luzinha ao fundo do túnel em tentar recuperar o seu portátil que acabou de ser roubado!

      Cumpts.

  30. starving says:

    Não funciona no Windows 7.

  31. uasb235 says:

    Há ‘técnicas’- dispositivo, que vc desabilita depois de ligar o notebook, e no caso de remover a bateria, só consegue se a sequencia de ‘pinos’ (que fixa a bateria) forem retirados. O ruim é que o “desgraçado” ao ser socorrido vai entregar o notebook aos pedaços as autoridades. Não compensa pq o dono do notebook é quem vai ser processados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.