PplWare Mobile

Foi vítima do ransomware Crysis? Já há solução


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. José Pereira says:

    Já em novembro havia, com assinatura da kaspersky: https://blog.kaspersky.com/crysis-decrypted/13439/

    ou é um diferente?

    • urms says:

      eset parceiro pplware

    • Nuno says:

      É diferente: “A ferramenta foi atualizada com chaves de descodificação lançadas recentemente. Com esta atualização, a ferramenta da ESET consegue ajudar as vítimas de seis variantes únicas desta família de ransomware específica. Cada uma é identificável pela utilização de uma extensão particular: .xtbl, .crysis, .crypt, .lock, .crypted e .dharma.”

  2. falcaobranco says:

    Uma pergunta que já ando para fazer á muito tempo… este tipo de aplicativos que ajudam a “safar” do ransomware é aconselhavel fazer download e meter numa pen…ou não?

    Digo isto porque na realidade de uma pessoa acontecer isso…como acedemos á net para tirar o ficheiro? Não acedemos…

    • Arkan says:

      normalmente quando se injeta isso no pendrive e este nao tive ro macete de impedir a criaçao de virus de atalho ou qq outro, ele se contaminara.

    • Nuno says:

      A ideia é descarregar os utilitários de removção / descodificação noutro computador e usar a pen por ex. no sistema infectado.

      • falcaobranco says:

        É isso que estava a dizer… o melhor a fazer é mesmo fazer o download da ferramente e meter numa pen pequena para um dia no futuro ser usada…

  3. Arkan says:

    obrigado. resolvi problema de uma prefeitura com essa ferramenta.

    Obrigado pplware!

    • Diego Ferreira says:

      Bom dia, amigos
      Recentemente tive esse problema na universidade em que trabalho, na ocasião não conseguimos sanar o problema, de qualquer maneira antes de formatar a máquina, Fiz um backup de todos os arquivos (mesmo criptografados, sem utilidade alguma) pra quem sabe um dia encontrar uma solução, será que esse programa resolve?

  4. JC says:

    Tenho uma dúvida:
    Instalei um programa de backup para um disco externo. Este está permanentemente ligado ao PC via usb.
    Se o PC for atacado, o meu disco externo também é encriptado ?

    • Nuno says:

      Sim na maioria das situações. Idealmente os discos que armazenam backups devem estar offline (desligados) sendo ligados apenas o processo de backup e durante o período de execução do mesmo.

      Uma alternativa da backups mais segura poderá ser backups para a cloud com recurso a um cliente de backup próprio (que se vai encarregar de fazer os backups) sem acesso directo ao armazenamento da cloud por via do sistema – é importante que estes sistemas suportem também versões ilimitadas de ficheiros salvaguardados de forma a permitir a recuperação em qualquer ponto no tempo sempre que necessário.

      Ainda no tópico de discos externos, não se esqueça que se perder o disco ou se o roubarem, convem ter os backups protegidos por password ou o disco encriptado nestes casos.

      Espero ter ajudado.

  5. Paulo says:

    Alguem sabe de alguma coisa para .OSIRIS ? tenho um PC assim 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.