Clementine 1.1.0 – Player de música multi-plataforma
Como todos sabemos, o iTunes faz parte dos mais recentes Mac OS e é um poderoso reprodutor de conteúdos multimédia, com um vasto conjunto de funcionalidades. Para as pequenas tarefas de ouvir música, por exemplo, estar a ligar o iTunes é aborrecido e muitos utilizadores optam por instalar alternativas.
Já falámos no PPLWARE sobre o Cog ou o Vox, duas extraordinárias alternativas e amplamente utilizadas pelos Mac users. Mas há outras ferramentas, que também já falámos que permitem reproduzir música, mas para o exemplo que se segue, essas são suficientes. Hoje apresentamos de novo a mais recente versão do Clementine, o leitor multiplataforma: Mac, Windows e Linux.
O Clementine é um reprodutor de músicas multi-plataforma. Tem como fonte de inspiração o Amarok 1.4, e oferece uma interface simples para pesquisa e reprodução das suas músicas.
Este reprodutor multimédia, permite de forma rápida, mesmo muito rápida, fazer uma pesquisa e reprodução da biblioteca de músicas que tenhamos apontado. Permite ouvir as rádios Last.fm, SomaFM, Magnatune, Jamendo e Icecast.
Para uma reprodução mais cómoda o utilizador pode contar com listas de reprodução inteligentes e dinâmicas, listas de reprodução em separadores, importação e exportação de M3U, XSPF, PLS e ASX.
Esta ferramenta de áudio suporta a faixas CUE, permite visualizações de projectM, disponibiliza ao utilizador fotos e biografias dos artistas bem como a letra das músicas.
Além das funções lúdicas, pode contar com funcionalidade de conversão de músicas para MP3, Ogg Vorbis, Ogg Speex, FLAC ou AAC, onde poderá editar os detalhes dos ficheiros OGG, MP3 e organizar as músicas.
Se precisar, poderá obter detalhes das músicas na MusicBrainz. Para melhorar o conjunto de informações de cada álbum o Clementine permite transferir as capas dos álbum em falta através da Last.fm.
Como referido,conheci este interessante este player nos sistemas Linux. Pelas notificações nativas em Linux (libnotify) e em Mac OS X (Growl) e pelo controlo remoto através do Wii Remote, MPRIS ou a linha de comandos, o Clementine é uma excelente opção ao player do Mac OS X. Depois podemos usar os seus iDevices, como o iPod, iPad e iPhone para transferir música que o Clementine suporta e agradece essas conectividade. Experimente.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac OS
Download: Clementine 1.1.0 Win/Mac/Linux
Homepage: Clementine
Este artigo tem mais de um ano
continuo a preferir o VLC
Ouvir musica com o VLC?
Podes sempre experimentar o que é, provavelmente, o melhor player do mundo, o foobar2000.
o foobar de facto é uma peça unica de software, mas apenas funciona sem emulação em windows…
Em linux ou noutros terás que emular via wine…
Mesmo via wine funciona muito bem e tem um load muito baixo de cu.
Não gosto muito do rumo que o projecto esta a levar, com a introdução do foobar2000, perdeu-se a assencia do “less is more”!!
Eu gosto muito do audacious, e do clementine, são os meus favoritos para musica e streaming.
O VLC é muito bom de facto, uma peça de software fantastica que permite quase milagres desde satelites,streaming, video, filmes…etc
No entanto para musica não o acho tão “normal” como clementine ou audacious.
cmps
e o aimp? experimenta cumpts
Continuo a preferir o vinyl player
http://vinylsoft.com/
Muito bom, eu já o utilizo a um bom tempo no Linux e Windows.
Recomendo.
Já conseguiste fazer download das musicas pelo programa??
EU faço buscas de musicas nele (tipo o Song’r) mas no Clemenentine
O Clementine é muito mais que inspirado no Amarok, é descendente dele. Na transição para o KDE 4, o antigo Amarok que muitos adoravam passou a chamar-se Clementine, ficando o nome Amarok para a versão mais “evoluida”.
o amarok também é muito fixe
Uso à cerca de 6meses, e acho que ainda tem muito por onde crescer, tem algumas falhas na gestão de memória, entre outros promenores técnicos que deveram ser resolvidos durante o seu crescimento.. No entanto, funciona prefeitamente bem..
tem um load de processador superior ao audacious(16% na minha maquina…um abuso comparado com o foobar por exemplo, mais elevado que o audacious, mas não deve ser superior a nenhum outro)…não gosto muito do clementine por isso…
depois compensa-me com as opções de streaming… e pelo facto da google estar a investir nele, é um descendente do amarok antigo…mas acho que poderiam fazer um melhor trabalho no core da aplicação de forma a reduzir o load do processador…
cmps
boas…
posteriomente voltei a analisar e com algumas alterações ja consegui baixar o load do clementine para valores muito proximos aos do audacious(mas nunca aos do foobar) ~ 7% …isto se a aplicação estiver minimizada, pois se estiver maximizada…uma quantidade de threads enunda o proc e la vai a coisa para os cerca de 17-20%…é impressionante…para quê tanta thread????
nem estou a correr nenhum efeito grafico, nem mesmo o analizador espectral quem vem no fundo…
bom…foi so para corrigir o meu post anterior e dizer que era possivel baixar o load do clementine para valores mais aceitaveis(~ 7%), mas apenas acontecem em determinadas condições..
cmps
Nada que ultrapasse o Spotify!!! O melhor programa alguma vez inventado à face da terra! 🙂
mas isso só faz streaming não é??
aqui falamos de algo que faz um montão de coisas…incluindo streaming.
cmps
Não. Faz muito mais do que streaming. Ah, e já para não falar que tem das maiores bibliotecas de música alguma vez existente . Dá também para adicionar uma biblioteca local. É um programa de louvar. Experimentem.
Só tenho algo a apontar, ser em interface KDE ..
A interface é Qt sim, o toolkit do KDE. Mas já tive instalado em GNOME e “casa” muito bem com o ambiente gráfico na minha opinião. Aplicações GTK (GNOME) em KDE é que normalmente a história é bem diferente. Já para não falar que funciona em Windows.
Gosto muito deste player.
todos as alternativas ao itunes que experimentei sempre trocavam a ordem das listas musicais que criava e isso dava-me uma certa raiva de modo que decidi ficar com o itunes mesmo sendo um programa pesado e se ouvesse itunes portable era ideal eheheheh
Eu gostava do Clementine como opção ao Amarok que nunca funcionou no meu até então Ubuntu 10.04… depois o Clementine começou também com vários bugs irritantes; tanto no Ubuntu 10.04 quanto no Xubuntu 12.04… voltei pro Audacious daonde nunca deveria ter saido! =]
boas..
são dois media players diferents…mas para albuns de musica concordo que em linux não conheço nada com a mesma simplicidade e com um load de proc tão baixo como audacious ~5%, no entanto o foobar do windows a correr em wine …. cerca de 0~2% de cpu…uma vergonha para os media players em linux…apesar do foobar ser um caso a parte!!
cmps
A licença é open source em vez de freeware certo?