Chegou o Opera 51! 38% mais rápido que o Firefox Quantum
O Opera sempre foi um dos browsers mais inovadores do mercado e está, quase sempre, “um passo à frente” da concorrência. Nesta fase a "luta" parece ser com o Firefox Quantum, que se assumiu como um browser bastante rápido, mas o Opera 51 chegou e os números indicam que é 38% mais rápido que o browser da Mozilla.
O browser Opera dispensa apresentações! Apesar de não ser o mais popular no seu segmento, pertencendo esse lugar ao Chrome da Google, é sem dúvida um dos mais inovadores e funcionais, oferecendo, por exemplo, um serviço de VPN gratuito e ilimitado e uma performance invejável. Recentemente, com a versão 50, o Opera passou inclusive a ser o primeiro browser anti mineração de Bitcoins.
De acordo com as informações, o Opera 51 para Windows foi compilado usando Clang e como resultado esta nova versão consegue ser 38% mais rápida que o Firefox 58. Os testes foram realizados no HP Spectre usando o Windows 10
Esta versão do Opera é baseado no Chromium 64 e traz algumas novidades interessantes:
Carregue no separador para fazer scroll
Esqueça as barras de scroll para aceder a todo o conteúdo de uma página. Como o novo Opera 51 basta que carregue no separador.
Importar bookmarks do bookmarks manager
No gestor de marcadores, foi adicionado um botão que permite a importação de marcadores. Esta é outra forma de importar os seus favoritos de outros browsers.
Modo privado tem um novo "estilo"
O Modo privado ganhou um novo estilo. Foi atualizado o estilo do modo privado no MacOS para se tornar parecido ao design do Windows,
Back to tab
Com o pop-out do vídeo, o utilizador tem a possibilidade de navegar na Internet enquanto o seu vídeo é reproduzido numa janela à parte. Agora, com o atalho "Voltar ao separador", você pode voltar para a ter o vídeo a ser reproduzido na página "original".
Backup e reset do browser
Com a nova versão do Opera, passa a ser mais fácil fazer backup das configurações do browser e também a possibilidade de fazer reset.
Escolha o seu wallpaper
Com esta nova versão passa também a ser possível ter o wallpaper que pretende no background do seu browser.
Esta nova versão do Opera está já disponível para Windows, macOS e Linux - ver aqui. Experimentem e testem vocês mesmos o fantástico desempenho desta nova versão.
Este artigo tem mais de um ano
Vou testar!
Lá vou eu testar outra vez… só espero que não me aconteça o mesmo do último…super rápido, brutal…. um dia depois lento…lento… lento….
+1
Same here
Velocidade não é tudo, foi devido ao acharem que a velocidade é tudo, ou quase tudo, que os processadores Intel têm problemas de design, a segurança foi descurada de forma a privilegiar o desempenho.
Outro exemplo é o Firefox, sim, as versões mais recentes são mais rápidas mas tornaram addons úteis incompatíveis, espero que novas versões ou similares desses addons apareçam…
100% de acordo!
Está mais rápido mas, tal como o firefox, passou a consumir quase o dobro dos recursos que a versão 47 consumia. Em vez de voltarem a reduzir o consumo de CPU e RAM, cada vez usam mais. A vantagem do Opera é mesmo a VPN.
O Vivaldi faz 78 (Sem quaisquer extensões) e 69 com 5 extensões ativas
é tudo muito bonito, mas na hora de usar a história é outra
Ja testei no mac, por enquanto estou bastante satisfeito!!!
Opera é otimo no início…dps fica lento. Prefiro chrome e safari, dependendo do dispositivo
chinese spyware…
e não tem vpn nenhuma, é um proxy!!!
O problema nem é do browser ser rápido ou não. se a antena ou fluxo de dados só der até X de velocidade, não vai adiantar de nada
A nova funcionalidade de scroll parece não funcionar em todos os sites.
de que adianta ser rapido se nao bloqueia 99% das propagandas ?
tem opção para isso, pelo menos no youtube desaparece tudo!!!
Daqui a pouco os browsers são tão rápidos que os “filhos vão nascer antes de serem feitos!”
Hahahahaha.
– Quem és tu?
– Sou o vosso filho.
– Nosso!? Mas nós ainda não f….
Aqui fica a receita para sistemas GNU/Linux para gerar uma appimage do Opera ” tipo .dmg ”
https://github.com/AppImage/AppImages/blob/master/legacy/opera/Recipe
ha anos com Opera e nem penso em voltar atras.
Já foi excelente v12 até a google começar com jogadas baxas, tornando tudo ncompativel…
era a forma da Google se puder superiorizar..
Mas o Opera deu a volta, usando o Chrome como base, e está de volta, em força!
O melhor browser do mercado sem duvida.
Chrome, 2 separadores abertos, 5 extensões activas, 103.
O Yandex já tem essas funcionalidades e outras à séculos, nada de novo portanto (apenas novo no Opera), a velocidade é relativa ao número de extenções que ambos têm e também se forem ver benchmarks nada comprova esses número de 38%.
PS: os meus browsers de eleição por ordem que uso:
– Yandex
– Slimjet
– Firefox
– Edge
Estou testando mas com receio, tendo em vista que os chineses da Qihoo compraram dos noruegueses. E eles tem fama de colher dados dos utilizadores. Mas como o Google e Microsoft idem e n tenho nada de importante no meu dado e uso apps de Bancos separados, uso sem medo. Mas o Opera é muito bonito, leve tem muitas finalidades que o FF e Chrome n tem. Vivaldi, n importa favoritos de outros browsers, como o Brave também. Agora uso também o Yandex Browser Russo, sensacional. Leve, muito seguro, intuitivo e interface linda e com notícias da localidade. Vale apenas testar. Aqui no Brasil, muitos desistiram do Opera, por causa dos chinas.