Chegou o Firefox Quantum, o browser que vai destronar o Chrome

Firefox Quantum

SO: Windows, Linux, macOS e Android
Licença: Gratuito
Tamanho: Depende do sistema operativo


Destaques PPLWARE

81 Respostas

  1. Spoky says:

    As pessoas só estão no Chrome porque a Google tem um poder enorme de Marketing quase tudo o mundo usa o Google só a partir dai é uma peça chave para o sucesso juntando o útil ao agradável fazendo publicidade do navegador

    Só poderia ter sucesso, garanto vos que o Firefox se fosse da Google estaria a ser o mais usado atualmente.

    A maioria não quer saber se o Firefox é melhor ou não, desde que trabalhe e funcione não é problema, mesmo que não tenha características que o Firefox tem e o Chrome não.

    É tão simples quanto isto, e isto aplicasse tanto para canalha como seniores.

    Dai o Firefox não ter tanta quota, opera, Vivaldi

    É preciso mudar mentalidades e isso não se muda de um dia para o outro

    Experimentem o Firefox quem sabe não se surpreendem (não me venham com aquela de que trava por vezes muitas extensões faz subir o uso do CPU e RAM) e ter um PC antigo também não ajuda em nada.

    Firefox é um bom browser.

    • RATM says:

      Há mais de 10 anos como browser preferido. Mesmo quando foi necessário ir buscar a versão ESR para poder ter java, flash entre outros. Nunca me deixou mal!

      • Pérolas says:

        +1 e se o teu SO for linux podes usar o midori para algumas coisas que tenhas que fazer, por exemplo, no portal das finanças, pois, ainda não migraram todas as declarações para html…

    • sfaf says:

      O que é preciso é aprender a escrever em condições.

    • Luis Silva says:

      Nem todos são assim, usei o firefox muitos anos, mas de repente começou a dar problemas de lentidão e lags, ainda tive muito pé atrás com o chrome, mas hoje posso dizer que o chrome ainda está melhor que o firefox, pra mim, pelo menos tem-me funcionado melhor, o firefox em algumas coisas dá melhor, mas pronto, pra mim não é essa coisa do marketing, porque não fui por esses lados, acredito que há quem vá pela pub, mas nem todos.

    • Rudolfo Correia says:

      +1 🙂

    • Daniel says:

      O Firefox não tem tanta quota porque a Mozilla matou a galinha dos ovos de ouro há uns anos, ao dar cabo do Firefox. Foi o que bastou para o Chrome ganhar quota e passar à frente, firmar-se no mercado e nunca mais largar… só muito depois disso é que consolidou definitivamente a posição ao trazer para o Chrome a experiência integrada do seu eco-sistema (Chrome apps, sync, etc).

    • João says:

      Vou adicionar que muitas das pessoas só estão no Chrome (além da publicidade e dos outros pontos, que o Spoky referiu) porque alguns auto-proclamados (pseudo-)informáticos vieram dizer que aquilo é bom (sem sequer perceberem o que vai por baixo) e como é “Google e tal” pegou moda toda a gente dizer que aquilo é bom.

      mas fundamentos para essas afirmações tão de greve.

      Deixa-los andar… ehehehe

    • Bruh says:

      Comentário típico de quem nunca na vida deve ter tido um computador fraquito. É que, infelizmente, a grande parte da população no mundo não tem dinheiro para estourar em computadores de última geração, e são essas pessoas que realmente têm noção se o browser é bom ou não, porque o sentem quando usam o browser.
      Eu usei o firefox durante muitos anos mesmo sabendo que o chrome era bem mais rápido. Mas a certa altura quiseram parecer um clone do chrome e, se é para ter um clone, mais vale ter o “original” que é bem mais rápido.
      Lá por teres um bom computador que te disfarça os defeitos do firefox isso é problema teu. Não venhas é com tretas que a culpa é da publicidade. As pessoas usam o que funciona bem com elas.

      Posso dizer, no entanto, que desde que instalei a beta da versão 57 do firefox, tenho usado bem mais o firefox do que o chrome. Pode ser que o firefox esteja finalmente a entrar nos eixos. Espero que continue assim.

      • Spoky says:

        Amigo Bruh o que tu queres é que o Chrome, Firefox funcionem em PCs de 512MB isso é praticamente impossível, se não tens hardware para correr a nova geração seja software ou navegadores, não é culpa do Firefox. O Firefox e o Chrome tem requesitos minimos, se tiveres a baixo disso é normal que a coisa não corra melhor.

        Nesses casos o melhor, é usar Linux e deixar o Windows de lado! Ninguem te obriga a comprar PCs novos, nem ninguem te exige que tenhas um PC melhor, mas tens de ter em mente que nem tudo dura para sempre, os PCs de 1GB RAM daqui a alguns anos não servem para absolutamente nada!

        Se não tens dinheiro, para comprar um não te podes queixar de algo que não podes! Usa aquilo que tens, agora não deites a culpa TODA! Em cima de um browser, quando nesse tipo de problema, a maioria é do teu hardware! Que culpa têm os browsers de teres um PC de 512MB (mero exemplo) e um processador bem antigo?

        Nenhuma, nesses casos assim o melhor é usar navegadores muito simples tal como midori-browser.org
        SeaMonkey
        Maxton Cloud Browser
        K-Meleon

        Esses são browsers “light” não tem extensões? Olha, paciência é o que há.

        Tens de reconhecer os limites do teu PC, não é por não dar no PC que o firefox passa a ser mau, mau para ti!

        La por o Firefox travar, bloquear no teu PC do qual não tens dinheiro para comprar, isso significa que ele passa a ser mau no geral? Porque no teu pc corre mal? É isso? Generalizas dessa forma?

        Aprende a generalizar de forma própria, tua. Se isso acontece no teu PC, não significa que o Browser em si, passa a ser mau!

        Tal como disse, adapta. Eu se tivesse no teu lugar ponderia usar uma distro linux com pouco consumo (kubuntu, lubuntu, linux mint, peppermint os etc)

        • Bruh says:

          O que eu sei é que até há 9 meses tinha um portátil com 8 anos e 2 gigas de memória e o firefox arrastava-se todo enquanto o chrome funcionava 5 estrelas. Agora tenho um portátil novo, continua a não ser um “topo de gama” mas é bem melhor que o pisa papeis que tinha antes, e a verdade é que não noto tanta diferença entre os browsers. A minha conclusão é que um browser que funciona bem melhor que outro em computadores mais fracos, é então, mesmo melhor. É a minha perspectiva. É diferente da tua, não deixa de ser menos verdade por causa disso.

          • khidreal says:

            Bruh
            então segundo a tua comparação, então um Honda civic normal é melhor que um civic V-Tec porque consome menos e funciona com material mais rasca, é isso que tás a dizer então………………………………..

  2. Ângelo Brito says:

    Desde o velhinho netscape que torço pela equipa firefox e era o browser que usava quando o chrome dava problemas, pois o browser da google era muito mais rápido. Agora com esta nova versão a coisa inverteu-se, não vou entrar em aspetos tecnicos até porque não os domino, para mim um user +, o Firefox é o browser mais rápido, visualmente atrativo, que me permite colocar add-ons e ver videos sem problemas, como tal é o browser que tenho pré-definido.

  3. Spott says:

    está bonito e intuitivo, consome mesmo menos ram e está super rápido
    firefox é dos melhores navegadores que existem, sem qualquer duvida

  4. Nuno says:

    É uma lufada de ar fresco, e sendo eu um utilizador do antigo Netscape desde 1995, continuo a ter uma relação muito especial com o Firefox, que agora parece voltar a ter o desempenho que o caracterizou no passado.
    É sempre bom ver a Mozilla a mostrar que está de boa saúde, para se continuar a ter mais uma opção de escolha de browser, e parece estar muito bem conseguido, sendo que a versão beta já estava bastante estável, e integra-se visualmente muito bem com o windows10.

  5. Asantix says:

    Bom dia;

    Como funciona o Firefox com o chromcast?
    Existem alternativas no Firefox ou não será necessário me preocupar com a transmissão do PC para a TV?

    Obrigados

    • Luís says:

      O Chrome cast é a razão porque uso o Chrome. há a hipótese de usar outro browser instalando uma extensão que simula o Chrome cast como placa de som, mas já me habituei ao Chrome.

  6. eu says:

    Testado e desinstalado na hora.
    Precisaram de meses para garantir que era de longe o mais rápido do mercado.
    Eu só precisei de alguns minutos para validar em como o Chrome continua a bater o Firefox.
    O Firefox estava lentíssimo (dai não o usar há anos) e agora está deveras muito mais rápido (quase que parece um browser a sério) mas estar mais rápido do que era não quer dizer que esteja mais rápido que o Chrome. Está um pouco atrás em termos de performance.
    Muito provavelmente o Chrome gasta o dobro dos recursos se não mais “but who cares”. A consumo de memória ainda não custa € como a gasolina.

    Como a máquina de marketing da Google alias ao sincronismo entre devices que funciona muito bem (para mim um dos pontos fortes), dizer-se que vai destronar o Chrome é muito exagerado para além de futurismo.
    Do ponto de visto técnico até pode ser (embora eu discorde por factos são factos) mas um produto não se pode medir só por aspectos técnicos. O que conta são os resultados e nesse aspecto tem sido, é e provavelmente vai continuar a ser o Chrome.

    • Hugo says:

      Isto. Concordo a 100%. O sync entre dispositivos continua a ser o que me mantém agarrado ao Chrome. Está num nível muito superior

    • darkvoid says:

      -1
      O firefox Quantum superou em muito as minhas expectativas. Achava o firefox pesadíssimo. Agora o Quantum mudou isso por completo.
      Depois de vários testes que fiz o firefox está bem melhor e mais leve que o chrome.
      Há 2 duas que só tenho usado o firefox e acho que (para mim) destronou o chrome!

  7. Bruno Neves says:

    Isto é sempre uma boa noticia, quem fica a ganhar é o utilisador.
    eu aqui uso 4 browsers, IE, chrome, firefox e UC browser, sendo este ultimo o que uso mais, os outros é para quando há alguma imcompatibilidade do que estou a fazer, do tipo, “quando não dá com um, dá com o outro”.
    mas o firefox é bom…experimentem

  8. Asdrubal says:

    O que mantém a concorrência à frente é a força do principal motor de busca estar sempre a obrigar a instalar outro browser, ou antivírus e outras aplicações aquando a sua instalação, estarem sempre a obrigar a instalar esse browser.

  9. Pedro Pinto says:

    O meu browser há anos e sou fiel 🙂

  10. ze ninguem says:

    Firefox ate nem me lembrava que ainda existia

  11. Hugo Gomes says:

    Por acaso ja o uso desde que saiu o xp muito bom, chome nao gosto muito complicado para mim nos menus

  12. João Ribeiro says:

    Uma novidade que parece não ter sido aqui explorada ainda, mais direcionada para os programadores.
    Nas versões anteriores, os elementos HTML Input type=”date” não tinham interface de calendário e nesta versão já têm. Para mim já é uma alteração digna de considerar usar o Firefox, porque anteriormente esse fator colocava logo esse browser de parte. Consumo de RAM não é problema para mim e para a maioria dos utilizadores atuais, porque temos 8GB ou mais. Eu tenho 16, por isso não me queixo.

  13. Ti says:

    Já tinha o Firefox instalado. Fiz a actualização para esta versão 57. Resultado= NÃO QUERO OUTRO.

  14. Crow- says:

    “A Mozilla tem expectativas elevadas para esta versão” > e tem que ter, porque tendo em conta o market share atual do Firefox ou começa a recuperar share ou morre de vez.

    Segundo o NetMarketShare o Firefox tem atualmemte apenas 13% quota, menos que o IE e muito longe do Chrome.
    Segundo o StatsCounter, que conta com base em page hits, o Firefox só tem uma quota de 6%.

    São tempos dificeis para o Firefox e a Mozilla está a arriscar tudo com o Quantum, mas sinceramente não me parece que seja suficiente.

  15. WF says:

    Versão 58 b (beta) encontra-se no FTW lol

  16. Hugo says:

    Uso ambos.
    Há muito tempo que a minha preferência, quando formato o pc por exemplo, é o firefox, mas, invariavelmente, ao fim de alguns meses começam os problemas. Ora deixa de memorizar os separadores abertos, ora o histórico simplesmente não regista a actividade. Apenas por esta razão acabo por voltar ao chrome, embora coma mais memória que o AI JESUS.

    • XYZ says:

      Hugo nao sei pprque te acontece isso.
      Atualmente nao uso firefox, mas usei durante anos. Cheguei a ter o firefox sem desinstalar por quase 1 ano e nunca tive esses problemas alem da usual lentidao por causa dos ficheiros de cache penso, que ficam grandes que se farta…

  17. jaugusto says:

    “The new WebExtensions framework is going to kill about 80-90% of all extensions, minimizing the significant strategic advantage that Firefox used to have over its rivals…”
    – Vamos a ver no que fica a coisa…

  18. Sharp o verdadeiro says:

    Não sei o que é usar outro diariamente desde o Netscape, sou fiel á Mozilla Firefox/Thunderbird . Já agora façam a vossa doação anual. Eu já contribui como sempre faço. 😉 🙂

  19. João Ribeiro says:

    É só comigo que me da erro na tela de video do youtube, aparece-me a tela com tom verde. Até estava a gostar da experiência, mas parece que tem ainda mais falhas que os outros. Espero por uma atualização.

  20. Asdrubal says:

    Desde a version 1.5 sempre a bombar o firefox. 😉

  21. thomas says:

    esse firefox tem tradutor automatico igual chrome?

  22. Belmiro says:

    Era bom era ter aqui já um comparativo a nível de velocidade, CPU/RAM, bateria, funções e compatibilidade entre Opera, Firefox, Edge, Chrome e mais algum que queiram. Assim tínhamos algo mais isento do que cada um mandar postas de pescada.

    Na minha casa estou com o Edge (rápido mas muitas pancas com os favoritos) e com o Opera (adoro, está super atual) mas queria usar só um e gostava duma análise isenta.

    • Francisco Santos says:

      Exato. Nunca leio comentários sobre o Edge e o browser é muitíssimo bem conseguido. A Microsoft desenhou-o mesmo à medida do utilizador Windows (muito semelhante ao que o MacOs faz com o safari). Em termos de compatibilidade com o sistema, é perfeito. Pena, claro está, o pouco leque de extensões e opções de personalizações. Mas com tempo tudo se faz. Agora que é um excelente browser, é.

  23. Cfpinto says:

    Sempre gostei do Firefox. E apesar de usar mais recursos que o Chrome continuei a usar até há 3 anos atrás. Depois as ferramentas de desenvolvimento do Chrome passaram a ser tão boas ou melhores que o firebug. Mudei e nunca mais voltei. Testei a nova versão hj. Encrava sempre que abro as ferramentas de desenvolvimento. Pode ser que daqui a mais uns anos cheguem lá.

  24. Marques says:

    Parece estar mesmo muito bom! Vou deixar o Chrome porque há coisas em que sempre gostei muito mais do Firefox mas já há alguns anos que era batido a nível de velocidade e bugs.

  25. Correia says:

    Quem tem ou quer trabalhar no site das finanças não deve actualizar estes browsers, pois já não suportam java. Enfim, refêns das finanças.

    • Hugo Freitas says:

      Não dá para correr em máquina virtual java? Eu pelo menos na entrega do IRS nunca usei browser nenhum, faço o download do Java Runtime Environment e corro o jar directamente. Não sei se para o resto há esta solução de descarregar a java app separadamente.

    • Rodrigo says:

      Já para não falar nos profissionais da justiça, com as novas versões dos browsers nem sequer podemos trabalhar no Citius. São tão bons e modernos que nem nos deixam trabalhar. Eu uso uma versão portable mais antiga do Firefox só para esse efeito.

      • Pérolas says:

        O problema talvez não esteja nos browsers… não é? E dou mais um exemplo de mais outro portal que ficou tecnológicamente parado no tempo: IEFP; quem tentar entregar alguma candidatura vai ter uma surpresa idêntica…

  26. Jorge Fernandes Mendes Magalhães says:

    Boas, já se sabe alguma coisa sobre os consumos de bateria? Uso o Opera porque é o que se porta melhor com a bateria do tablet, testei todos os browsers e o Chrome é o piorzinho, uma bateria que aguenta 5 horas online com streams em HD e no browser da Google vai-se em 2 horas. O Firefox até então não andava muito longe das 3 horas e picos. Hei-de testar quando tiver tempo mas se mais alguém souber algo, agradecia alguma informação sobre este detalhe. Obrigado

  27. Hugo Freitas says:

    Desde que deixei de usar o ie6 que passei a usar o firefox (creio q era o 2 ou 3 na altura) e nunca mais mudei. Sei que nem sempre é/foi o melhor browser, mas é o que prefiro.
    Esta versão 57 está-me a impressionar pela pouca memória que usa, coisa que é (era) absurda em qualquer browser da actualidade. Só não percebo o pq da alteração da UI, gostava mais da anterior. O menu está mt confuso (tudo ao molho) e deixou novamente de ser amigo de touch. Certamente que ainda irá ter mtas outras evoluções, mas para primeiras horas estou verdadeiramente impressionado. Finalmente surge algo em que se nota realmente diferença em relação a versões anteriores. Quando tiver tempo (chegar a casa) quero também ver como corre no Xubuntu.

  28. jedi says:

    finalmente mudaram a interface, que quase parecia o chrome, isto principalmente nas Tabs.

    Mas irei continuar com o Opera por ter a funcionalidade de Notícias. 😉

    Mas usarei estes dois (FF e Opera). 😉

  29. a says:

    Há alguma forma de colocar o firefox a sincronizar com um smartphone android como se fosse o chrome?

  30. vector says:

    Actualizou automaticamente e está significativamente mais rápido e mais bonito!
    Bom trabalho

  31. Carlos costa says:

    Finalmente posso abandonar o Chrome sem levar uma facada na performance.

  32. Sandro Santos says:

    Pelo menos no macOS, tenho usado a beta desde que saiu e comparativamente ao Chrome são 10x menos RAM usada. Embora continue a usar o Safari como “main browser”, o segundo browser é o Firefox sem dúvida.

  33. Luis Silva says:

    Ofirefox quantum faz juz ao nome é quantum pesado pro CPU e RAM mais de 2000Mb de memória :O

  34. Rodrigo says:

    A cada versão que sai, dizem sempre que está não sei quantas vezes mais rápido do que a anterior. Por esta altura, o Firefox já deveria estar mais rápido do que a sua própria sombra, mas não é nada disso que constato.

  35. KNIGHT says:

    Chris Beard
    CEO, Mozilla

    Não tinha um layout melhor não, precisava o fire ficar com a cara do navegador da microsoft?

  36. kkkkk says:

    Eu uso o browser que vem no SO. Não faço coleção de browsers!

  37. Silvio says:

    2 vezes mais rápido que a versão 52.

  38. José Mário Machado says:

    Está mais rápido mas também está um bocadinho mais feioso.

  39. Edilson Ferreira says:

    Eu uso ambos, mas não se pode negar que o Chrome é mais pratico em muitas coisas. Sobre marketing, ambas empresas tem dinheiro para fazer isso. O que aconteceu com o Firefox foi o mesmo com o IE pensaram ser o melhor em tudo. Daí veio o Google com as suas ideias sobre produtividade e chegamos ao dias atuais. Vou testar a nova versao do FF e comento depois.

    • Edilson Ferreira says:

      A Mozilla lançou a versão FF Focus para Android, um browser super rápido, seguro e muito eficiente, mas por alguma mágica esta versão não foi lançada para PC/MAC e até agora não consegui entender esta atitude

  40. Helder says:

    Testei esta versao, mas ainda prefiro o chrome, pois a vantagem de sincronização e nao ter de instalar o flash tem a sua vantagem

  41. Marco says:

    Deixo aqui o meu humilde contributo que vale o que vale, e antes mais a vista de olhos que dei pelos comentários sinceramente acho que não há um browser melhor ou pior, cada um sabe o que é melhor para si e o que for melhor para si é o melhor. Agora claro que cada um de acordo com o que for melhor para si avalia como sendo o melhor, é normal e acho que gostos, opiniões pessoais não se descutem, nem lamentam… respeitam-se!
    No meu caso e dando a minha opinião, até acerca de uma semana ainda usava o Internet Explorer e até então achava bom para as minhas necessidades, embora últimamente acha-se bastante lento na abertura de certas páginas, e retrocedendo idem demorava imenso ao ponto de estar em multitasking a entreter-me a espera, e por boas indicações, reviews, feddbacks embora já tivesse experimentado aos bocadinhos acabava por voltar ao velhinho IE, até que na semana passada tentei novamente o Chrome para ver como estavam as extensões noticiadas etc, mantendo o IE por precaução e pois bem… há dias desinstalei o IE e fiquei com o Chrome.
    As páginas que o IE demorava séculos a abrir e a retroceder o Chrome entra e retrocede espetacularmente, os marcadores ficam numa barra com 14 favoritos para rápido e fácil acesso, intuitivo ao ponto de em minutos me converncer a trocar de browser, sinceramente gostei imenso e fora publicidades que a mim apenas servem para conhecer as coisas depois se não gostar, ou for de encontro as minhas necessidades não passa disso mesmo… publicidade.
    Dadas as noticias, publicidade, reviews e feedbacks acerca do novo Firefox Quantum e sua rapidez instalei e tenho estado a experimentar e sinceramente em termos de rapidez também acompanho alguns comentários aqui dados não noto diferença de rapidez face ao Chrome pelo contrário até o Chrome abre mais rápidamente, acho que está com um interface engraçado, mas sinceramente não me está a convencer, a parte dos favoritos/marcadores um bocadinho simples a meu ver e sem graça, não me posso alongar se é bom ou mau como disse cada um sabe o que é melhor para si, para mim e ao contrário do que se sucedeu com o Chrome não me está a convencer em nada, e como tal prefiro e vou manter o Chrome no meu portátil que não sendo nenhum topo de gama é bom e têm cumprido bem o seu propósito, já no smartphone e no tablet prefiro o browser da Samsung que é simples e prático.

  42. Kendimen says:

    O meu Firefox pediu para instalar ontem mesmo e está a funcionar muito bem!

  43. Rui says:

    Tive que abandonar o firefox à umas semanas porque aquilo estava mesmo lento. Tentei o chorme e apesar de não ter problemas havia pequenos detalhes, existentes no firefox, que me faziam falta (que gestão horrível dos bookmarks e motores de busca no chrome). Voltei a instalar esta nova versão do firefox e se não for pesadão, como tinha sido nos últimos tempos, volta a usá-lo como browser principal (e praticamente único)

  44. Diogo says:

    Um breve feedback do FF tanto em MacOS High Sierra e Win 10 Pro: “estupidamente rápido”!
    Importei o possível do Chrome, conta Firefox e sincronização em todos os devices. Com algumas horas de utilização estou bastante agradado e também com o layout minimalista mas elegante.

  45. Carlos Almeida says:

    Boas,
    alguma Alma sapiente como ter de volta os sons do internet Explorer? É que esta versão a extensão Navigational sounds deixou de funcionar.

  46. Chauke Stephan Filho says:

    Eu gostava mais da ‘lista de leitura’ do Firefox como era na versão anterior.

  47. Bruno M. Dias says:

    Basearam-se no edge e na interface do windows 10. pena não dar para configurar o menu onde acedemos ao extras, opções, … como na versão anterior

  48. Alberto says:

    Tenho instalado o Chrome, o IE, e o Edge. O último só para ocupar espaço e o IE para aceder a sites em que tenho necessidade do Java. Instalei o último Firefox, testei, comparei com o Chrome em particular a velocidade e o resultado foi a desinstalação, já que não me convenceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.