O Firefox 57 prepara-se para conseguir arrasar o Chrome


Destaques PPLWARE

72 Respostas

  1. João Ferreira says:

    Sempre utilizei o Firefox, mesmo quando era o único na empresa que não utilizava o Chrome.
    Agora já quase toda a gente utiliza o Firefox aqui, esta actualização será muito bem vinda!

    • José Rodrigues says:

      Quase ninguém usa Firefox, não sei onde foste buscar isso, e a nível empresarial muitos dos IT já terminaram com suporte ao firefox ou até mesmo bloqueiam a sua utilização por este ter ficado parado no tempo a nível de arquitectura de browser o que impede gestão centralizada por gpos de muitas funcionalidades.
      Sempre usei firefox independentemente disso, mas admito que neste momento nenhum bate o edge.

  2. joaquim says:

    Isto é para rir?

    • Vai lá ver o vídeo novamente e faz melhor as contas. Mas vê mesmo e até ao fim, contando quem ganha e quando.
      O que eu vi foi o Firefox a ser melhor que o Chrome na maioria das situações.

      • The Onee says:

        Pedro, eu não ia comentar, mas vi o video de novo e tanto o firefox como o chrome ficaram empatados a 5.

      • Zé Zé Camarinha says:

        Não quero implicar com ninguém mas segundo o video houve um empate (5-5).

        • Compara as diferenças de tempos e vais ver que sempre que o FF ficou para traz foi por escassos segundos. No caso contrário as diferenças são bem maiores.

          • AFontes says:

            Dá uma diferença de cerca de 4 segundos (se não me falham as contas, alguém pode confirmar) em todo o teste, resumindo a média da menos de meio segundo em cada site com vantagem para o Firefox.
            Não me parece significativo, nada mesmo, muito menos a isto podemos chamar “arrasar”…

      • M says:

        … Firefox 5 vs Chrome 5.. olhando para esta amostra dá empate. Ou seja não dá para concluir grande coisa (ainda para mais tendo em conta os sites que fazem parte da amostra). Ou o video que anilizaram é outro ou então não se percebe esta vossa afirmação “Num teste real, que podem ver no vídeo abaixo, o Chrome acaba por ser constantemente batido pelo novo Firefox, prometendo muito para os utilizadores”. Constantemente batido? Onde?

      • celso says:

        Pedro, tenho que admitir, se não me enganei a contar, ficou 5×5. Ficaram em pé de igualdade. O que entendi do video foi que as vezes que ganhou, a maior parte deu um “bom avanço” ao chrome e as que perdeu, foi por um triz.

      • Pedro says:

        Que vídeo é que foste ver? O deste artigo tem 10 sites e ficou 5/5. Na minha terra isto é um empate. Eu vi o vídeo 3 vezes só para ter a certeza mas por favor, se eu estiver errado (posso estar com sono), alguém que responda aqui com a lista dos sites e quem ganhou.

        Aviso: não estou a dizer que um é mais rápido que o outro, nem a alegar qualquer outra estatística.

      • Miguel Costa says:

        Pedro, testa com 2 scripts simples como o Block ads, e vais assustar-te com o Firefox a ir aos 100% do CPU durante mais de 30 segundos e comer quase 1gb de ram até estabilizar nas 18 comedouras de RAM… tal e qual como está a acontecer agora com o 55. Pode ser que ainda exista alguma alteração nos scripts para usar coisas que o firefox, actualmente, não deixa usar.

        • Celso says:

          Scripts ou addons? É que uso o firefox no linux e não vejo esse tipo de comportamento. Nao uso qualquer tipo de addons ou mods excepto o modo de privacidade sempre ativado, nas conf. do firefox. Se usares addons, olha que pode ser a causa para o uso desse consumo, ou entao algum site que anda praí a minerar bitcoins

        • Celso says:

          Ja agora, outra da vantagem do firefox, é ser open source. Enquanto que o chrome, não é. Tens é o chromium , do qual a google fez o chrome, em alternativa.

      • Gerson Silveira says:

        Concordo, também temos que ter em conta para Beta já estar superior é mesmo um grande trabalho por parte do Firefox porém também temos que analisar os testes em páginas mais pesadas vs o Chrome.
        O Chrome nunca fui muito de utilizar porque passado 1/2/3 meses o browser apresentava-me problemas de performance mesmo testando ele com várias versões, utilizei o Firefox durante bastante tempo e sempre gostei simples e prático, porém convém analisar este novo Firefox ao longo do tempo a utilização se vai ter problemas de desempenho.
        Ps: neste momento testo o Opera, esta um grande browser também.

  3. Fernando says:

    “Esperam-se dias difíceis para o Chrome, isto se a Mozilla cumprir o que prometeu para esta versão.”

    Não concordo muito… a maioria das pessoas não estão à espera das versões para as comparar e usar a melhor.
    Vão fazendo update… e vão usando o seu browser de eleição.
    Ora se o Chrome tem a liderança… deve continuar assim.

    A maneira que normalmente despoleta a mudança é quando alguma versão começa a trabalhar mal…. e depois os updates seguintes não melhoram o comportamento, aí a pessoa vai procurar um browser melhor, por isso… basta a Google não fazer grande asneira com o Chrome.
    Mesmo assim… isso pode não chegar… lembram-se do Internet Explorer? O tempo que ele esteve na liderança mesmo passados anos de a coisa estar preta? Está certo que é um caso um bocadinho diferente, porque já vem instalado no Windows… mas mesmo assim, mostra a inércia que a maioria das pessoas tem para este tipo de mudança.

    Digo isto com pena, porque o que uso no dia a dia é o Firefox e já é assim desde que me lembro (dos tempos do suite mozilla).

    • BG says:

      Totalmente de acordo, as estão habituadas a trabalhar de uma forma, a única forma de mudar é adquirir um computador novo, onde tudo vai ser novo e ai talvez estejam abertas a mudar….

    • Francisco Neto says:

      Costumo usar o firefox diariamente devido ao hábito, mas de vez em quando utilizo tb o chrome.
      Mas o velhinho Netscape é que era andar.

  4. Migo says:

    Vcs viram o vídeo ? O chrome constantemente supera o Firefox e não o contrário…pelo menos no vídeo. Há muito que andam a perder qualidade..

    • Celso says:

      Nao é verdade. Se reparares, ficou empatado. A vantagem, do firefox, se for verdade, pode ser é na gestão da RAM, mas nao mostra a eficácia comparada com o chrome. Nada melhor que ser o utilizador a testar e tirar as suas ilações.

  5. ze ninguem says:

    brincadeira tem hora

  6. Luis Silva says:

    Já usei o firefox, mas comecei a perceber lentidão em abrir e nos sites, gostava de o usar, maa ainda não voltou a me convencer de novo, embora a cada actualização vou experimentando.

  7. Pjs says:

    …o problema é que o chrome tb atualiza….

  8. Baptista says:

    A leitura de PDFS no Chrome é melhor.

  9. jAugusto says:

    youtube: chrome: 6.8 // firefox: 9.6;

  10. Psi says:

    Bom eu após anos a saltitar entre Firefox e Chrome estou de pedra e cal com o Opera.
    De todos é o que funciona melhor em Linux (a melhor gestão de memória) e em Android não esta nada mau. Tem um bloqueador de publicidade incorporado muito eficaz deixando a rapidez do dia a dia a milhas dos outros dois. Para não falar na vpn grátis em um click.

    • Belmiro says:

      Eu também estou de pedra e cal no Opera excepto em sites de banco que confio mais no Edge por ser Microsoft. De resto o Opera é rápido, o manejo de favoritos é ótimo e selecionar palavras e procurar é um sonho. E é o melhor quando uso no Surface Pro estilo tablet.

    • naoliveira says:

      Por acaso comecei agora a usar Opera no Linux por causa disso mesmo, no Firefox volta e meia ficava com a memória cheia.
      Instalei o Opera para ver se melhorava esse aspeto, espero que tenhas razão 🙂

  11. Jose says:

    outra vez arroz

  12. AJMS says:

    Só espero que os addons que eu tenho instalados se actualizem para esta nova versão, senão metade deles ficam pelo caminho 🙁

  13. swrutra says:

    Só não gosto é do novo logotipo… preferia a versão com mais franjas. Malditas simplificações….

  14. Maynard says:

    Uma questão… Alguém reparou que o Google search aparece duas vezes? Uma em segundo, com vantagem para o Chrome e uma em último com vantagem para o Firefox. Na segunda a diferença é gritante.

  15. Pedro Pina says:

    a integração do Chrome com mobile é muito eficaz!

  16. Victor F. says:

    Venha ele, de momento torna-se impossível abrir mais que 4 separadores ao mesmo tempo no Firefox enquanto que no Chrome parece manteiga

  17. Pedro says:

    Testei a versão Beta (Beta é sempre Beta) com vários Sites, não notei grande diferença tenho que ir testar com a Fibra.

  18. josé lopes says:

    Já ouço isso aos anos e no entanto…nada ….

  19. Belmiro says:

    Eu já usei quase todos os browser e de momento o Edge e o Opera são os meus preferidos, com vantagem para o Opera que está muito eficaz, otimizado e simples. Além disso no Opera podemos ter economia de bateria ou acesso aos favoritos de todos os PC na conta e sincronizar só o que se necessita. Muito bom.

    A nível de Windows já deixei o Chrome e Firefox pelo consumo de RAM e falta de fluidez no scroll comparativamente aos que falei. Travessa num futuro vir a experimentar mas de momento Opera/Edge são os meus favoritos: rápidos num Atom, voam num i7.

  20. J.Fernando says:

    Sempre fui um fã do Firefox e não o deixei de utilizar, mas o 55 fica lento ao arrancar…ao carregar certos sites,há alguns bloqueios…dá a sensação que está em execução e não é fluido, como já foi noutras versões anteriores, apesar de dizerem o contrário, mas utilizo o Chrome quando quero ver coisas mais rápidas, youtubes e afins…é tudo muito mais rápido e até tenho menos extensões no Firefox…esperemos então que a nova versão corrija estes meu problemas, pois é dos que mais gosto.

  21. Alvaro Campos says:

    Utilizador Firefox (versão Nightly….) aqui: para quem diz que há um empate, o que é verdade à primeira vista, some todos os segundos do Firefox (em versão beta) e Chrome (em versão produção, assume-se isso pois nada é dito a contrariar a assunção) e no final veja os somatórios.
    Acontece o mesmo num rali onde dois pilotos ganham 5 etapas cada um mas quem ganha é aquele que no final gastou menos tempo e neste caso foi o Firefox que gastou menos 10,20 segundos, o que em 98,60 segundos do Chrome significa ser quase 10% mais lento…. O que é demasiado!

  22. Rui says:

    Esses tempos são uma mentira!
    Tenho o chrome, por exemplo, demora +- 1.1s a abrir a pagina do login da google.
    Aposto que esses testes são influenciados!

    • Pjayk says:

      Já experimentou o Firefox na sua máquina?
      Se ai o Chrome faz isso, experimente o Firefox.
      Mania das pessoas mandarem calinadas antes sequer de experimentarem…
      Se calhar aquela máquina não é nada de ultima geração, é a máquina de testes, ponto.
      Por isso é que eles dizem para cada utilizador tirar a sua conclusão.
      Portanto, invés de difamar faça algo útil e experimente, e for boa pessoa ainda posta os seus tempos para o resto da malta 😉

      • Rui says:

        Sim já experimentei o Firefox, é bom? Sim, mas para mim e para a maioria das pessoas o Chrome é melhor.
        Já agora, aposto que 75% das pessoas que utilizam o Firefox são fanboys Linux.

  23. kekebeba says:

    Boa tarde!
    Independentemente dos resultados demonstrados, o meu grande entrave ao uso do Firefox é o seu arranque e posterior uso, que depois de algum tempo fica lento! Mas este ponto, já la vou….
    O Chrome é, para já, o meu browser de eleição, por que uma pessoa pensa, clica e ele abre! Cumpre a rapidez desejada e no normal uso… apesar de que, com as últimas actualizações e questões de privacidade, tem me deixado de pé a tras!
    O firefox, usei muito tempo, até aparecer o Chrome! Uso o Firefox como browser de recurso! Descobri que o motivo pelo qual ele começa a ficar lento, é por causa das extensões, da própria mozila! Só resolve fazendo um reset ao firefox!
    A nova versão, a ser assim tão boa, a ver vamos se volto ao firefoz, pelas suas extensões, personalização e respeito pelo utilizador, quanto à recolha de dados!

  24. irlm says:

    destaco a nova interface, tanto nas definições como o próprio browser em si, como se altera a nova tab top sites?

  25. Juliano Eduardo says:

    Sou usuário assíduo do Google Chrome e Opera, porém hoje ao testar o navegador Firefox Quantum, puder ser sua vasta diferença em relação ao Google Chrome, Opera e até mesmo ao próprio Firefox Stable (que é muito lento). Não há comparação, pois o Quantum é muito mais rápido e fluído. Façam um teste..!!
    Apenas minha opinião..!!

  26. SmileX says:

    O resultado final foi de:
    Firefox 5 vs 5 Chrome

    Quando o Firefox foi mais rapido, em média foi mais rapido 2.28s que o Chrome

    Quando o Chrome foi mais rapido, em média foi mais rapido 1.44s que o Firefox

    No total o Firefox foi mais rápido 11.4s e o Chrome 7.2s. O Firefox ganhou por 4.2s.

    Ou seja, no final o firefox é mais rápido que o Chrome neste teste. No entanto não consegue ser muito superior.

  27. Hugo says:

    Um dos grande problemas é a dependência que algumas empresas promovem. No meu caso concreto tenho os separadores as notas os contactos etc etc etc que utilizo intensivamente no trabalho, sincronizados com o telemóvel com o meu gestor de tickets etc etc . E possível correr isso tudo noutros Browsers? sim é. Mas não é a mesma coisa. Para migrar totalmente para firefox seria muito complicado mesmo que reconheça uma grande melhoria justificável para uma migração .

  28. anonimo says:

    Não era o Chrome que espiava tudo o que fazemos online quando o usamos?

  29. Jorge says:

    Não é o chrome que espia… É o Google, a Microsoft, a Amazon, o estado, a vizinha e aquela prima boa, estás a ver?!

  30. KNIGHT says:

    FirefoX ti amuh.

    GAnhei um pc novo?

  31. Hefesto,o Grande says:

    Esperem pelo Basilisk,o novo browser dos criadores do Pale Moon.Há-de estar aí a chegar(penso que no início deste próximo mês de Outubro).Se quiserem dar uma espreitadela ao website ei-lo(http://www.basilisk-browser.org/preview/).Quem tiver o Pale Moon ele vai correr à parte,sem constrangimentos.Eu vou dando notícias e dou uma apitadela quando chegar a primeira versão,ok ?? Fiquem bem e um abraço. 🙂

  32. Joao ptt says:

    Estou para ver essa revolução toda do Firefox… andam há muito a dizer que melhoraram na memória e tal, mas neste e em outros computadores onde o uso aquela porcaria está continuamente a bloquear nos web sites e depois chega a determinada parte que tenho de reiniciar o browser porque consome a memória virtual toda e não a liberta de maneira nenhuma mesmo fechando os separadores… e tem sido assim com todas as versões desde há anos.

    Mozilla promete muito mas até ver nunca cumpriu o melhoramento substancial na qualidade, pelo menos para mim… pois é de tal forma irritante que me tive de forçar a utilizar o Google Chrome… e até resolverem os problemas só utilizo pontualmente. Até já deixei comentários no feedback deles, mas nunca resolveram.

    O Google Chrome a visitar os exactos mesmos web sites nunca me dá problemas e até tenho mais extensões no Google Chrome.

  33. zé boné says:

    o chrome só ganhou notabilidade porque é impingido pela google em cada pesquisa que o user faz, ainda por cima não é preciso permissões de admin pra instalá-lo! firefox é o melhor de todos!

  34. informado says:

    Quando acabaram com a interface clássica e meteram a nova destruíram o Firefox.. a cada actualização ficam sem funcionar os add-ons que são necessários… Ainda bem que existe o Palemoon com a interface clássica maravilhosa , com os add-ons que sempre funcionam e com aquele estilo vintage do Firefox .

  35. Nameless says:

    No processamento de Vídeo ainda não consegue superar o Chrome 🙁 na versão developer é claro a única disponível até ao momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.