Assistência Remota: 5 Ferramentas para o ajudar
Uma grande parte dos utilizadores dos meios informáticos não domina alguns problemas e funcionalidades que os sistemas operativos apresentam. Também têm algumas dificuldades em resolver determinadas situações que ocorrem na utilização dos computadores, o que é perfeitamente normal. Pedir ajuda a alguém é uma forma de ultrapassar esses problemas e pode ser um amigo, um colega ou mesmo um técnico especializado... e estes nem precisam de se deslocar junto do computador.
Uma forma simples de nos poderem ajudar ou de podermos ajudar alguém, além de outras funcionalidades, é usar software de Assistência Remota. Se não conhece, hoje vamos deixar 5 óptimas sugestões.
Cada vez mais as empresas de suporte técnico ou as pessoas que têm conhecimentos de software de assistência remota, em vez de se deslocar às instalações do computador com problemas ou o requisitar para ser inspeccionado num determinado centro de assistência, usam ferramentas que permitem o acesso à máquina de forma remota e resolvem ao longe, sem gastar tempo e dinheiro nas deslocações.
Que aplicações de Assistência Remota podemos usar?
Há várias, muitas mesmo, umas pagas outras gratuitas, umas mais completas e complexas e outras mais simples e populares. As 5 de hoje são as que oferecem um pouco de tudo nas quantidades certas.
1 - TeamViewer
Esta será a mais popular, não só pela sua oferta muito abrangente mas também por ter uma modalidade gratuita para uso não comercial.
Com o TeamViewer o utilizador consegue ter acesso total a qualquer dispositivo ligado e, através desta ligação, poderá dar assistência, nomeadamente, configurar um PC, resolver problemas pontuais, pode mesmo usar esta ferramenta para dar formação e até usar o modo reunião para fazer uma videoconferência com várias pessoas em simultâneo. A aplicação permite partilhar ficheiros, conversar pelo chat de texto, pode usar voz/ vídeo e tem um relatório onde todas as movimentações feitas ficam gravadas.
Esta última versão traz muitas novidades. Uma interface mais fresca mais simples, traz uma barra de ferramentas mais completa e intimista, simples das pessoas darem com a ferramenta certa. Optimizaram a versão para consumir menos dados e ser mais fluída. Deram suporte às mais recentes versões dos sistemas operativos. Mas há mais, até há muitas boas novidades nas versões mobile, onde também as pode instalar e dar assistência remota.
Homepage: TeamViewer
2 - Aeroadmin
O primeiro lançamento da AeroAdmin foi publicado em 2014. Foi concebido para ser uma alternativa leve ao software comum de ambiente de trabalho remoto.
Trata-se de um dos melhores softwares, tudo-em-um, que permite o controlo remoto completo do computador, incluindo:
- acesso sem necessidade de presença,
- ligações remotas simultâneas de e para um único computador,
- transferência de ficheiros e a capacidade de ligação a um número ilimitado de pontos terminais.
O AeroAdmin é uma aplicação portátil que não requer instalação. Além disso, isto permitirá aos utilizadores remotos obter o seu apoio em segundos, uma vez que não é necessária qualquer configuração avançada. Literalmente, não é necessária qualquer configuração. Funciona de forma imediata.
A licença AeroAdmin é FREE e inclui ligações remotas totalmente encriptadas por ID e endereço IP directo, acesso sem vigilância, livro de contactos, suporte a múltiplos monitores, botão SOS, gravação de ecrã, etc.
Homepage: AeroAdmin
3 - Supremo
O Supremo é uma das mais completas soluções de acesso remoto simples e minimalista. Podemos definir o Supremo como um software gratuito, de acesso remoto, que nos permite oferecer assistência remota aos nossos clientes e ou amigos.
Com apenas um ficheiro executável, muito pequeno, dispensa qualquer instalação. Com apenas alguns cliques é possível oferecer – ou receber – suporte via o Supremo.
Então o que é o Supremo?
O Supremo funciona através de um poderoso protocolo de transferência de dados que permite conectar a computadores remotos por trás de routers e firewall sem precisar de nenhuma configuração.
O Supremo não precisa de instalação ou configuração e sua conexão é extremamente segura graças à criptografia integrada.
Homepage: Supremo
4 - LogMeIn
Esta será, provavelmente, a solução mais usada ao nível profissional. Conta com mais de 3 mil milhões de utilizadores e tem muitos anos e experiência. Com este sistema, o utilizador poderá aceder remotamente a computadores que tenham o software da LogMeIn instalado e ter controlo sobre todos os recursos presentes nessa máquina.
Com facilidade terá acesso a computadores e ficheiros de qualquer pessoa para obter colaboração instantânea. O LogMeIn recorre ao serviço LastPass para armazenar todas as contas num serviço seguro de palavras-passe.
Então o que é o LogMeIn?
Resumidamente, o LogMeIn é um sistema que permite a um utilizador controlar de forma remota o seu computador (ou o de terceiros), com Windows ou Mac, desde que este esteja ligado à Internet por Wi-Fi ou 3G/4G.
A simplicidade do sistema vai ao ponto de ser possível realizar um acesso remoto recorrendo a qualquer navegador, desktop ou dispositivo móvel com Android e iOS. Basta, para isso, ter a sua versão para PC instalada de forma a que o LogMeIn consiga mostrar os conteúdos, executar aplicações e controlar o que for necessário remotamente.
Com uma interface simples e directa, o utilizador pode controlar a máquina como se estivesse sentado em frente a ela e ter acesso indiscriminado ao seu conteúdo, mesmo podendo exercer capacidades de edição.
Homepage: LogMeIn
5 - Kickidler
Kickidler é a nova geração de software de monitorização de funcionários. Basicamente, o programa possui um poderoso conjunto de ferramentas para aumentar a eficácia dos funcionários.
O conjunto de ferramentas do Kickidler inclui:
- contabilização do tempo de trabalho,
- análise da eficácia dos funcionários,
- dinâmica de eficiência,
- visualização de um número ilimitado de ecrãs em tempo real
- gravação de vídeo de ações no computador dos dias anteriores.
Em 2020, os programadores do programa lançaram uma atualização denominada "Autokick", que permite democratizar o controlo dos funcionários. Estas são notificações automáticas e uma interface de automonitorização.
Agora o próprio programa notificará o funcionário se ele ficou muito tempo lendo as notícias e também permitirá que ele veja as estatísticas da própria produtividade. Além disso, com o auxílio desta funcionalidade, o próprio funcionário poderá ligar e desligar o Grabber-agent do programa, isso permitirá utilizá-lo em computadores domésticos.
Homepage: Kickidler
Sugestões EXTRA:
6 - AnyDesk
Com a aplicação do AnyDesk terá o seu PC com todos os dados e programas consigo - sempre e em todo o lado. Todos os ficheiros importantes foram copiados? Será possível utilizar o software do seu PC de escritório também em viagem no seu portátil? O que acontece quando alguém furta o seu portátil com dados sensíveis? Mas será que quer mesmo confiar os seus mais importantes segredos de negócio aos serviços da nuvem? Este serviço afirma que o utilizador deixará de se preocupar com tudo isso.
Sem limite velocidade
O AnyDesk implementa o DeskRT um codec de vídeo inovador, que foi especialmente desenvolvido para a transmissão de conteúdos de imagem. Deste modo, o AnyDesk refere apresentar-se à frente de todas as soluções de desktop remoto e screensharing disponíveis no mercado no que se refere à velocidade e qualidade de imagem.
Os servidores que suportam esta solução apostam na Erlang, uma tecnologia, que foi criada especialmente para redes telefónicas de grandes dimensões e seguras contra falhas, o que torna o AnyDesk muito fiável. Assim, a nossa solução está sempre disponível para quando dela precisar.
Sem dores de cabeça
Acreditamos que o bom software deve aumentar a sua produtividade. O AnyDesk executa o seu trabalho em pano de fundo, sem o atrapalhar. Trabalhar com CAD, editar vídeos ou trabalhar descontraidamente com software Office durante várias horas, não constitui problema com o AnyDesk.
Apesar desta versatilidade, o AnyDesk é surpreendentemente fácil de utilizar: todas as funções podem ser acedidas com alguns cliques numa interface de utilização de fácil compreensão. Experimentem.
Homepage: AnyDesk
7 - showMyPC
Um ilustre desconhecido da maioria das pessoas, mas que traz boas referências de quem o utiliza. O ShowMyPC oferece serviço de suporte e reuniões à distância a todos os utilizadores. O serviço inclui acesso premium ao computador remoto, partilha do Desktop, partilha do ecrã, entre outras funcionalidades genéricas. Mas há aqui um ponto que sobressai: esta é uma ferramenta grátis e acrescenta ainda outros recursos pagos mas a baixo custo, recorrendo a tecnologias abertas.
A empresa refere que com o acesso ao PC de forma remota, o ShowMyPC revolucionou a forma como se operam os negócios removendo todas as barreiras geográficas, permitindo empresas colaborarem com os seus colegas, clientes e parceiros em tempo real, tudo isso apenas utilizando um PC e a ligação à Internet. Esta aplicação torna possível aos utilizadores alcançarem os seus computadores em casas ou no trabalho, basicamente não há barreiras e podem chegar a qualquer lugar para receber ou fornecer suporte à distância, agendar reuniões, suporte informático e conferências online.
Mais produtivas e rentáveis
ShowMyPC oferece um conjunto de recursos às empresas, tornando-as mais eficientes. Ao permitir o acesso a computadores remotos, ShowMyPC transforma a maneira como as empresas operam. Agora, um funcionário pode colaborar com os colegas de trabalho à distância, via conferência na web. Uma reunião online pode ser agendada sem que fisicamente tenha que se deslocar para o sítio. Apresentações e demonstrações de vendas podem ser feitas usando radiodifusão e webinars. Se um cliente tem um problema, as soluções podem ser oferecidas via mecanismo de suporte tecnológico, ganhando acesso remoto ao PC.
O melhor de tudo é que não há necessidade de treino ou formação especial para instalar ou utilizar o ShowMyPC no seu sistema. A aplicação e o sistema envolvente é confiável e seguro. Esta é mais uma solução para ter em conta. O contra nesta ferramenta é que tudo se paga, mas para profissionais pode ser uma vantagem ter uma ferramenta de excelente performance.
Homepage: showMyPC
7 - TightVNC
TightVNC é uma ferramenta gratuita de controlo remoto. Com o TightVNC, o utilizador pode ver o que se passa num desktop remoto e controlar todas as opções disponíveis, isso inclui controlar o teclado, rato e outros periféricos.
O TightVNC é de utilização livre quer para o uso doméstico quer para o uso profissional e tem todas as funcionalidades totalmente disponíveis. É uma ferramenta útil para administrar um parque informático, para dar suporte técnico, para a educação e muitos outros cenários académicos.
A riqueza de ser open source e multiplataforma
Sem dúvida que esta ferramenta ganha a muitos competidores no mercado da assistência remota pelos atributos que presenteia o utilizador. É open source e multiplataforma, quer isto dizer que não paga nada e pode usar quer no seu Windows, masOS ou Linix. E mais! Ainda inclui um cliente Java. É compatível com o standard VNC software e está em conformidade com as especificações do protocolo RFB.
Com o TightVNC, o utilizador pode:
- Cortar nas despesas de deslocação e no tempo para dar assistência ou receber ajuda;
- Ajudar os amigos e familiares a resolver os problemas nos computadores remotamente;
- Controlar os seus computadores quando está longe deles e gerir tudo com a maior segurança;
- Ter uma ferramenta de assistência remota na sua empresa sem gastar um euro.
É verdade que a interface não é tão rica como as soluções que deixámos anteriormente, mas o preço e a robustez valem por isso tudo. Fica a dica.
Homepage: TightVNC
No passado, já havíamos deixado aqui várias sugestões, este novo compêndio traz à luz outras ferramentas mas ainda iremos aumentar mais o leque de sugestões, dada a imensa oferta existente neste segmento. Contamos, contudo, com a vossa sugestão.
O que usam para acesso remoto?
Este artigo tem mais de um ano
Falta aí o MSP Anywhere antigo BeAnywhere, também muito usado a nível empresarial:
http://www.mspanywhere.com/en
Sem duvida!!! Um dos melhores que conheço… inventado por portugueses e há uns anos comprado por uma empresa canadiana, sem duvida uma das melhores soluções para profissionais e ainda com excelente departamento técnico e comercial em Portugal. Uma falha terrível não o referirem!
Sem duvida!!! Um dos melhores que conheço… inventado por portugueses e há uns anos comprado por uma empresa canadiana, sem duvida uma das melhores soluções para profissionais e ainda com excelente departamento técnico e comercial em Portugal. Uma falha terrível não o referirem!
Ammyy http://www.ammyy.com/pt/index.html
Supremo http://www.supremocontrol.com/
O link do AnyDesk e do ShowMyPC é o URL do logmein.
Para uma pequena média empresa o mais seguro é um pc antigo com linux a correr openvpn ou em alternativa túnel ssh. Sobre isso rdp.
Dá, mas não é o mesmo que colaborar com o cliente para resolver os problemas.
Mas uso RDP 90% dos casos.
Top. Não conhecia os 3 últimos.
Ammyy
E agora app que usem RDP, e gratuitas… Isso sim era uma analise para sysadmin
mremote
terminals
https://terminals.codeplex.com/
depois de experimentar vários o melhor é mesmo o mremote. Principalmente depois de ter alterado o código fonte para melhor a função de “search”.
A última opção, é diferente das outras… enquanto nas 4 primeiras opções só necessitam de ter um acesso à internet, não necessitando de ligação de rede directa (qualquer um dos computadores, ou ambos podem estar atrás de firewalls e proxys) para se ligarem, nas opções VNC, os IPs dos computadores precisam ter caminho de um até ao outro.
Mas, isso é um pormenor, dentro de redes empresariais… é uma óptima solução, porque normalmente há sempre pelo menos um nó que vê toda a rede da empresa. E sendo uma opção gratuíta, mesmo para uso empresarial, é sempre interessante para quem pretende estas funcionalidades, mas não pretende gastar dinheiro.
Já agora, quanto a ferramentas VNC… há alguma razão importante que aponte para o TightVNC? Pergunto isso, porque o Tight tem a última versão de 2013, e por exemplo, o ao UltraVNC tem sido actualizado com bastante frequência.
o problema do teamviewer é quando aparece o user account control do windows!
O teamviewer permite fazer login com a user account do windows e neste caso so precisas de ID e nao da pass gerada pelo teamviwer.
Não se esqueçam do Ambiente de Trabalho Remoto Chrome.
O Supremo também é uma boa ferramenta para acesso remoto.
Vai chegar uma nova ferramenta da Microsoft Quick Assist já disponivel na Build 14388
http://mspoweruser.com/microsoft-working-teamviewer-competitor-windows-10/
No emprego uso 3: SCCM2012 e MSRA para Windows e Ayudame para Linux RHL6
Notei que em vários posts misturam soluções de cloud com outras .
Penso que deveriam deixar claro estas diferenças:
– cloud / não clould ((TeamViewer/TightVNC)
– se for de cloud seria bom saber se e preciso abrir conta ou não (no Team Viewer não é preciso, não sei em relação aos outros)
O UlttaVNC http://www.uvnc.com, tem varias soluções VNC normal, SingleClick, PCHelpWare , …
A ideia não era separara as águas, era falar de produtos que podem ser com uma tecnologia ou com outra. Mas podemos de futuro, até como já fizemos no passado, apresentar separado, mas desta forma as pessoas ficam a conhecer os vários sistemas.
Para linux podem consultar: https://sourceforge.net/directory/os:linux/?q=vnc%20linux
Boa parte dos projectos estão parados, alguns ainda mexem-se: turbovnc, Apache Guacamole (incubating)…
Avast free antivírus também vinha com assistência remota antes da ultima atualização no mês 6. Não sei se a versão paga traz
Aeroadmin
http://www.aeroadmin.com/
Mais completo
https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_remote_desktop_software
+1
JoinMe
https://www.join.me/pt
Vitor: “seu Windows, masOS ou Linix”, enganaste-te no macOS e Linux…
Bom artigo.
Um desafio, controlo remoto usando só Open Source.
Outra solução interessante Mikogo
https://www.mikogo.com/
“Conta com mais de 3 mil milhões de utilizadores ” ??? Não me parece que quase metade da população mundial use o LogMeIn.
existe algum que seja possível configurar num servidor interno ?
Sim, o SimpleHelp… Compras uma licença vitalícia (upgrades apenas durante 1 ano se não renovares) e instalas no teu próprio servidor: https://simple-help.com 😉
ShowMyPC é o único intuitivo.
Então e o windows remote assistant ? Free, já incluído no so e funciona bem.
Ainda conheço mais dois:
– O SimpleHelp que pode ser instalado num servidor próprio: https://simple-help.com
– O (famoso?) Radmin que agora também suporta acesso através de NAT: http://www.radmin.com
Algum permite WoL?
Configurar isso no zonHUB is a pain…
Tenho ideia que o teamviewr permite
Ammyy >>>> Medo !!!!! Aconteceu hoje num posto de trabalho. Foi tudo para *.cerber3
Ammyy Admin Website Hacked, Drops Latest Cerber Ransomware.
The popular website for remote desktop management tool Ammyy Admin has been compromised to distribute a malware for the seventh time in the past year.
Fonte: http://virusguides.com/ammyy-admin-website-hacked-drops-latest-cerber-ransomware/
Guacamole
http://guacamole.incubator.apache.org/
Teamviewer
Ammy
Já usei o Mikogo e gostei, mas é raro.
Boa tarde,
Alguém sabe a forma de me ligar de um PC Linux (fedora) através de RDP para um servidor Windows server 2012 r2, fazendo Shadowing de sessão ?
A nível de legalidade, qual o melhor e freeware para se utilizar numa empresa como helpdesk ?
Julgo que é essencial o utilizador autorizar o acesso, certo ?
Uma boa questão!
algum k de para aceder remotamente a um sistema Android!? tipo eu no pc conseguir aceder ao tablet do meu filho?
profissionalmente uso este https://www.netop.com/remotesupport.htm, cada maquina tem um nome de domínio, onde o user esta identificado e registado, basta a maquina estar ligada a aguardar o login de cada utilizador para se poder controlar, não é preciso dar senhas de acesso nem qualquer tipo de autorização.
+ LiteManager como alternativa à administração gratuita