Adeus, Word! China emite documentos apenas acessíveis através de software doméstico
Pela primeira vez, o Ministério do Comércio da China anunciou alterações políticas em documentos acessíveis apenas por via do WPS Office, a resposta do país asiático ao Office da norte-americana Microsoft.
Na semana passada, o Ministério do Comércio da China emitiu novos documentos sobre controlos de exportação de terras raras. Contudo, ao mesmo tempo que estes marcaram uma escalada do conflito entre os Estados Unidos e o país asiático, representaram outro problema, quase em jeito de provocação.
Os documentos emitidos pela China não puderam ser abertos com o Microsoft Word ou qualquer outro processador de texto americano. Pela primeira vez, o Ministério do Comércio usou um formato de arquivo que funciona exclusivamente com o WPS Office, o equivalente chinês ao pacote da Microsoft, de acordo com o South China Morning Post.
Desenvolvido pela empresa de software Kingsoft, com sede em Pequim, na China, o WPS Office usa uma estrutura de codificação diferente do Microsoft Office. Por isso, os arquivos de texto WPS não podem ser abertos diretamente no Word, sem conversão.
Embora o ministério divulgasse documentos de texto no formato Microsoft Word, anteriormente, parece estar a enviar um aviso aos Estados Unidos.

O WPS Office é uma suíte de escritório em C++ que roda em plataformas Windows, Linux, Android e iOS. Criado pelo desenvolvedor de software chinês Kingsoft, dá forma a um conjunto de softwares, nomeadamente WPS Writer, WPS Presentation e WPS Spreadsheet.
Um aviso aos Estados Unidos?
Esta mudança aparentemente simples, que visou o formato dos documentos emitidos pela China, ocorreu entre tensões comerciais crescentes entre os dois países, que têm visto o país liderado por Donald Trump a usar a sua vantagem tecnológica como alavanca.
Depois do anúncio da China sobre os novos controlos de exportação de terras raras, o Presidente dos Estados Unidos ameaçou que o país restringiria a exportação de "todo e qualquer software crítico".
Esta mudança no software deverá servir de aviso aos Estados Unidos, mas reforça, também, a procura pela autossuficiência tecnológica que a China tem protagonizado, especialmente em relação às soluções norte-americanas.




















Será difícil conseguir aceder aos ficheiros de instalação do WPS Office?
Já usam no HarmonyOS pra PC.
perdidos não. alguem os ganhou
WPS Office é uma praga….vem sempre agarrado a qualquer coisa.
Calado eras um poeta…
Quando é que estes iluminados, quer americanos quer chineses vão perceber que formatos proprietários não são o futuro? Enfim…
O futuro da China, são só um bilião e qualquer coisita mais de u8trilizadores. Concerteza que tem toda a legitimidade de produzirem software proprio e não estarem a aturar a regras da Microsoft e qualquer outra companhia com oas manias que já lhe são conhecidas. É tudio uma questão de numeros. Estou noentanto de acordo que seria conveniente o uso ionternacional de software não proprietário. Mas perante as regras e regrazinhas do Microsoft e outros também …
Muda-se para free Office e softmaker, alemãs, e compatibilidade total. Muito bons, para mim melhores ainda que o libre Office. O WPS é pesado e só consume recursos…
e a compatibilidade ? há quanto tempo usas e qual tua opinião?
A compatibilidade com o MS Office é praticamente total, raramente desconfigura, e é fácil corrigir. Para além disso, quando fores gravar dá para escolher qual a versão do Office, 2010, 2016, etc, que pretendes, tem as mais recentes versões da MS, nisto bate o libreoffice. É um Office muito completo. Já usei muito o softmaker, não lhe falta nada. Mesmo no layout dá para escolher frisos clássicos ou modernos, simples mas completo, nada da complexidade do libreoffice. Na versão paga praticamente tens atendimento personalizado se tiveres algum problema, mas a free 2024 também é muito boa e completa, não fica atrás. Eu já usei muito no PC, agora no PC uso MS Office porque tenho acesso por motivos profissionais, não por incomtibildade, já no tablet android, que uso quando saio, trabalho com o freeOffice 2024 e tenho sempre compatibilidade, sem problemas. Tem bom dicionário português e boa correção. Muito bom, acho é que está mal divulgado…
Um cavalo de troia Alemão?
Não obrigado!
O que é que o alemães te fizeram rapaz?
Se for software russo já te interessa?
Para abrirem os WPS, no Word, mudem a extensão para .doc. Abram, vão ver que abre mas, não mostra nada. Gravem como Doc para office 97/03. Fechem, abram o ficheiro novo. Está lá tudo. Só algumas imagens ficam fora do sítio, por causa da formatação, do mandarim (se instalarem o pacote de idioma e o dicionário, fica tudo alinhado).
Único revês: no Office 365, não podem converter, para Pdf. Terão de escolher impressão e impressora PDF. Assim já faz PDF normais.
Dupla estalada em ambos os presidentes. LOL!!
O WPS permite a gravação directa para pdf. Possui editor de pdf com funcionalidades muito interessantes. O mais agradável desta suíte é a possibilidade ter ficheiros de texto, cálculo ou pdf abertos em abas podendo mudar rapidamente entre eles. Uso este software em vários sistemas e o único onde sinto alguma lentidão é na versão Linux.
LibreOffice já abre .wps desde que o WPS Office foi criado.
Mais um vez reitera-se o trabalho da The Document Foundation na importância de utilização de formatos abertos.
Que baboseira. Eu aqui perdendo meu tempo com essa briga de 2 softwares proprietarios. Se soubesse que o WPS era software propretario (nao foi avisado no artigo) eu nem continuava ler mais esse artigo. Eu ja uso Libreoffice é suficiente para tudo ja esta otimo. Estou aberto para testar outros officea open source melhores se existir claro
O softmaker é melhor. O libreoffice é demasiado complicado!