Top 5 plataformas gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos
A Virtualização é uma das mais importantes tecnologias dos últimos anos. Através desta tecnologia é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros da máquina nativa.
Conheça 5 interessantes plataformas gratuitas para virtualizar Sistemas Operativos.
#1 – VirtualBox
O VirtualBox é uma das plataformas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual não permanente.
É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de clonar máquinas virtuais.
#2 – Proxmox
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
#3 - XCP-ng
Baseado no XenServer, o XCP-ng é o resultado de uma cooperação entre uma comunidade de utilizadores e empresas, para conceber uma plataforma de virtualização sem limites e sem qualquer tipo de restrições.
O XCP-ng é caracterizado por ser uma plataforma totalmente open source e por oferecer um conjunto de funcionalidades que foram retiradas da versão gratuita do popular hypervisor XenServer.
#4 - oVirt
oVirt (Open Virtualization Manager) é uma poderosa plataforma open-source (projeto que foi iniciado pela Red Hat), direcionada para a virtualização distribuída.
Esta plataforma tem como base o poderoso hypervisor KVM e outras plataformas, como, por exemplo, Gluster ou Ansible.
#5 - Hyper-V
O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que atualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.
E são estas as nossas 5 sugestões para plataformas de virtualização gratuitas. Para ambientes mais empresariais a nossa sugestão vai para o Proxmox. Para ambientes domésticos sugerimos o VirtualBox.
No segmento das soluções pagas existem outros produtos interessantes como, por exemplo, o VMWare, Citrix, Parallels, entre outros
Este artigo tem mais de um ano
Então e o VMware Workstation Player?
Não é gratuito…
o player é.
De acordo, mas quais são as vantagens em relação a qualquer um dos que aqui foram apresentados?
Eu uso Hyper-V e VirtualBox (em cenários deiferentes), e das vezes que fui obrigado a utilizar o VMware Player, pareceu-me muito “curto”…
Tenho ideia que é gratuito apenas para fins não comerciais. Claro que a fronteira é impossível de controlar, mas na prática, tecnicamente não é 100% gratuito.
É gratuito sim, tenho no meu note, mas roda somente uma máquina virtual.
Só uma?? EU sempre corri várias VMs com a versão free…
player é gratuito para uso não comercial, para uso comercial é pago
e da sim para rodar mais de uma vm, basta abrir outra instância do player e arrancar a segunda vm
é o vsphere esxi
O hyper-v emula o driver da grafica? ou é como o virtual box? é que tenho tido problemas com o thinapp por causa do driver que usa o virtual box
Já não a partir da versão 9.0
“plataformas top gratuitas” parece-me ser um excelente exemplo da lingua Portuguesa ao serviço do jornalismo…
Enfim que comentário tão pertinente e que tanto trás à discussão em causa.
Pedro! Muda-me esse título então para “Top 5 de palataforma gratuitas” – melhor, não uses a palavra top que o doutor (deve ser licenciado certamente) Manuel Pereira fica ofendido, esquece o estrangeirismo e arranja aí um sinónimo que depois vai deixar o título gigantesco.
Deixem-se de ser uns coninhas de primeira, foda-se, que virgens ofendidads.
João Silva, a tua linguagem é um exemplo que a educação em portugal (ou de portugueses fora de portugal) anda muito na mão de baixo…
João Silva, Manuel Pereira tem todo direito a ter uma opinião sem ser censurado.
João Silva, usando a sua própria terminologia, você está a ser bem mais “coninhas” do que o Manuel Pereira. Manuel Pereira pelo menos usou o seu tempo para defender um bem precioso. Você, deu-se ao trabalho para quê? Apenas para faltar ao respeito e defender a falta de zelo?
Manuel, não é propriamente um titulo para um romance, mas para um artigo serve 😀
O comentário mais intelectual do momento
Proxmox é TOP?!
Já usei há uns anos, mas duvido que tenha melhorado muito. Só tive foi problemas!
Tens de dominar a plataforma 😀
Exatamente, uso e recomendo. Nunca tive problemas com o Proxmox.
Eu só tive problemas, desde lentidões diversas (I/O disco, cpu), “crashes”, etc.
Desde que uso VMware e Hyper-V nunca mais tive problemas desse género.
Mas como disse, foi há cerca de 4/5 anos que usei.
Nem sequer instala num HP que segundo o site é 100% compatível.
Meu rico ESXi
Há mais soluções interessantes para uso doméstico, especialmente quem usa Linux, como KVM e QEMU. Com um GUI como o virt-manager ou o Gnome Boxes funcionam impecável.
O Ovirt entrega um plataforma robusta para virtualização de servidores e também permite entrega de VDI para Desktops
Nao sendo gratuito :/ a Vmware arrasa toda a competiçao
é possível ter um windows 10 numa pen ou hdd externo e correr em qualquer pc? tipo no trabalho arrancar a partir do hdd externo e logo trabalhar como se fosse em casa? ou correr do hdd externo uma máquina virtual “live” em que na realidade é o windows 10 lá de casa?
@Mateus Pinto, Por tudo que li, e experimentei, ainda não existe nada acerca de correr o Windows em modo virtual num Disco externo como se fosse uma pen, e em casa e no trabalho.
Não era mau pensado, acho que, quem conseguir fazer isso funcionar, será TOP.
Até lá , tem a ver sempre com o ID da máquina no sitio instalado, tinhas que andar sempre a Importar a VM tanto no trabalho como em casa, para poderes efetuar isso, e depois tinhas que reativar o Windows devido ao hardware
Windows To Go
Recentemente na empresa onde trabalho instalou-se o Debian no servidor e depois Proxmox. Apesar de funcionar tudo 5 estrelas, com o Windows Server 2016, nota-se que não é fluído quando se acede remotamente comparando quando estava instalada sem nenhum sistema de virtualização. Parece que tem Lag (tipo teamviewer)
É normal?
Obrigado
@Diogo, desculpe mas tou a tentar perceber o que pretendes saber ?
Se o Proxmox está com lag, ou tens WIN server 2016 em cima ?
O Windows server 2016 GUI (não e muito fluido) , eu tive que desinstalar e desativar (através de PowerShell) N serviços que vem preinstalados e a correr sem uso nenhum, para poder usar o SQL Server management sem lags
No sevidor tenho Debian, depois Proxmox para virtualizar e tenho depois o instalado o Windows Server 2016 o SQL Server e o Primavera…
Acontece que antes de usarmos a virtualização, tinhamos o Windows instalado normalmente no servidor e o mesmo quando acediamos remotamente para manutenção o Windows era fluído como se tivesse aceder no próprio PC.
Com o Windows virtualizado pelo Proxmox ao aceder remotamente nota-se lag do rato arrastar, abrir pastas. Não é fluído.
Queria saber se é normal.
O disco é HDD não SSD.
Em termos de virtualização, o Windows server 2016 tanto esteja num HDD ou SSD, ele será sempre lento, se não desativar esses serviços (há PowerShell scripts na NET próprios para fazer isso, não e nada de especial)
O meu Windows Server 2016 está num raid 1 SSD e a base de Dados está numa partição (que e um raid 5 SSD), mas o próprio SO não foi muito pensado para modo GUI, mas sim em modo Core, em modo GUI e menos fluido que o Windows server 2008 ….
Faz uma pesquisa simples n Google scripts to disable windows server 2016 services, serviços inúteis
Eu uso Hyper V, mais intuitivo, e até agora sem chatices.
Tenho uma VM no meu PC de trabalho, aonde faço o trabalho quase diário,
programação e projetoss…etc
Depois tenho 2 servidores, 1 a correr o Hyper V 2016 Core (free edition)(sem acesso na internet) que tem 4 VM’S uma das quais e o Servidor de Domínio, e 1 a correr o Windows Server 2016 (sem acesso a net) com a VM Server 2016 que tem a plataforma/sistema da empresa, todo o backup e feito através de PowerShell scripts por meio de JOBs, para uma NAS externa , 1 Vez por mês e 1 vês todas as semanas.
Simples e eficaz.
Hyper-v
Citrix Xenserver também.
Mas instalando a ESXi como ela “sabe” que é uso comercial? tempo que as maquinas ficam ligadas no dentro dela?
Nba YoungBoy – Walking Dead